O PowerPoint é um dos programas que compõem o Pacote Office da Microsoft. A ferramenta é usada para criação de apresentações visuais com o uso de vários recursos como gráficos, imagens, vídeos, sons, organogramas, dentre outros.

Quando uma apresentação está pronta, o usuário consegue projetá-la em monitores de dispostivos - como em computadores, data-show e várias outras plataformas. Na apresentação você pode utilizar diversos recursos para incrementar os slides usando ferramentas de estilização de conteúdos, mudanças de fonte das letras, usar áudios e vídeos e até mesmo animações.

Para adquirir o PowerPoint e os outros programas que fazem parte do Pacote Office 2016 é preciso acessar a página oficial da Microsoft e comprar a licença do produto. Por lá você pode escolher o melhor plano de acordo com as suas necessidades.

Depois de adquirir a sua licença, procure o programa clicando no botão "iniciar", "todos os programas" e ache o "PowerPoint". Para criar um slide novo clique em "apresentação em branco" ou escolha um modelo pré-formatado do aplicativo.

Pacote Office e os primeiros passos com o PowerPoint

O Pacote Microsoft Office é uma ferramenta que une 9 aplicativos com diferentes funções, recursos e possibilidades. Contudo vamos falar dos 5 principais, são eles o Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Access e o Outlook.

O Word basicamente é um processador e editor de textos, o Excel é uma planilha com inúmeras possibilidades de cálculos matemáticos complexos, Access é um banco de dados, Outlook é um gerenciador de e-mails e o PowerPoint, que vamos falar hoje, é um aplicativo de criação de apresentações visuais com diversos recursos.

Para dar início, o melhor é começar com uma apresentação do zero, assim você vai descobrindo e aprendendo todos os recursos do programa pouco a pouco. Dos 5 aplicativos do Pacote Office, talvez o PowerPoint seja o mais fácil de aprender. O programa é bem intuitivo.

A barra de ferramentas do programa é igual ao dos outros. É uma guia que oferece diversos recursos de criação, edição e formatação de objetos. Na tela principal você vai encontrar a página para dar início a criação de um documento e no painel à esquerda você encontra uma guia de slides, que são os quadros que compõem a apresentação. 

No curso Pacote Office do portal Foco Educação Profissional você conhecerá mais profundamente os recursos oferecidos pelo PowerPoint e terá um conhecimento maior para aplicá-los tanto em sua vida pessoal como no seu trabalho. Na plataforma você encontra também outros cursos online para seu aprimoramento.

Criar e formatar slides

Na primeira página do programa tem uma folha em formato paisagem em que te dá a opção de digitar um título e subtítulo para a sua apresentação. Ela será a "capa" do seu documento.

Na barra de ferramentas, na aba "página principal" você pode criar um novo slide para dar continuidade na criação da apresentação. Também pode criar um novo slide clicando com o botão direito do mouse em qualquer local da guia de slides.

O segundo slide será gerado com um layout um pouco diferente do primeiro. Esse é para ser usado como o início do seu documento, a partir do segundo você tem um layout com "título" tema do slide e um campo abaixo para o seu texto. Dentro desse campo você pode colocar também vários outros objetos como gráficos, imagens, vídeos, organogramas, tabelas, dentre outros. 

Você não precisa ficar preso ao layout criado automaticamente pelo PowerPoint. Pode alterá-lo diminuindo sua caixa de texto, pode adicionar mais campos de textos, mudar as cores das letras pela barra de ferramentas e outras possibilidades de formatação. Ainda pode criar seu próprio layout ou escolher um outro em "página inicial" e "layout".

Na formatação dos seus slides, você pode usar tanto a aba "página inicial", "inserir" - para incluir imagens, gráficos, smartarts, wordarts, equações - "design" para mudar o estilo e aparência da apresentação, "transições" e "animações". 

O Pacote Office 2016 acrescentou vários temas diferenciados para personalizar os slides. Por isso é importante ficar por dentro do assunto para conhecer as atualizações feitas pela Microsoft e aprender a usá-las para o seu trabalho e desenvolvimento profissional.

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Layout personalizado

Como vimos no tópico anterior, na aba "design" o PowerPoint oferece diversas opções de modelos de slides. Mesmo o programa oferecendo esses temas já pré-formatados, você pode alterar e persnalizar os seus slides de acordo com as suas escolhas.

Na aba ao lado dos temas, você encontra as ferramentas de "variantes", em que é possível escolher novas cores, fontes, efeitos e estilos de planos de fundo. Mais ao lado, bem no canto superior à direita, encontramos mais uma caixa de ferramentas chamada "personalizar" em que você pode mudar o tamanho dos slides e formatar tela de fundo, aplicando efeitos personalizados.

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Inserir e configurar imagens

Para inserir uma imagem no slide clique em "inserir". Dentro dessa ferramenta você tem duas opções: "imagens" ou "imagens online". Através do ícone "imagens online" é exatamente como o nome já diz, você pode inserir imagens da internet.

Pelo "imagens" você busca objetos que estão salvos no seu computador. Quando incluímos mais de uma imagem é possível formatá-las de forma automática para que todas elas fiquem alinhadas de forma proporcional. Como fazer isso?

É muito tranquilo, o Pacote Office 2016 atualizou os recursos e hoje é possível configurar e formatar documentos de maneira mais fácil. Basta selecionar as imagens com as teclas "ctrl + T", clicar na aba "formatar", depois em alinhar. O ícone vai abrir submenus para você escolher. São várias opções, mas primeiro você deve definir se quer "alinhar ao slide" ou "alinhar os objetos selecionados".

Quando você define "alinhar ao slide" a formatação acontecerá de acordo com o slide. Se quiser alinhar na parte inferior do documento e com espaçamentos iguais, clique em "alinhar parte inferior" - que elas irão para o rodapé da página - e depois "distribuir horizontalmente". Assim que você clicar nesta opção as imagens ficarão distribuídas com espaçamentos idênticos e de forma proporcional. Assim seu documento ficará organizado e alinhado. Legal né?

Você pode alinhar os objetos em qualquer parte do seu slide, pode ser na parte inferior, superior, ao meio, à esquerda, à direita, centralizada etc. Você consegue definir as imagens do seu documento de diversas formas, de acordo com suas necessidades e gosto pessoal.

Ainda na aba "formatar" percebemos que existem outras opções para formatação da imagem, como alterar o tamanho ou altura do objeto - que mantém a proporcionalidade das imagens - inserir bordas, efeitos ou mudar o layout da foto. 

No curso Pacote Office você vai aprender mais profundamente esses e outros conhecimentos que vão ajudar muito o seu trabalho e na criação de apresentações. É importante aprender as funcionalidades e recursos do PowerPoint para que suas apresentações fiquem organizadas, criativas e atraentes.

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Pacote Office

Gráficos

Os gráficos são muito usados em apresentações de trabalho e de estudos e aqui vamos dar algumas dicas de como criá-los e personalizá-los. Para começar clique na aba "inserir" e depois em "gráfico". Logo em seguida vai abrir uma janela com diversas opções de gráficos para você incluir no seu slide.

O mais legal da última versão do Pacote Office é que os aplicativos estão mais integrados uns com o outros. Isso porque você vai ver que assim que inserir o gráfico no seu slide vai abrir automaticamente uma janela com uma planilha bem parecida com a do Excel para você colocar os números do seu gráfico.

Se você não quiser mexer nesta planilha agora, tudo bem, pode abri-la mais tarde clicando com o botão direito do mouse em cima do seu gráfico e abrir "editar dados". Dentro deste ícone tem duas opções: uma com o mesmo nome "editar dados" e outra "editar dados no Excel". A primeira vai abrir a mesma janela automática quando se cria um gráfico, a segunda abre o Excel com todas as ferramentas do programa. Muito bacana essa ligação entre os aplicativos, né?

Quando o gráfico está na página do seu slide, aparecem ao lado três pequenos ícones de configuração. Um serve para adicionar, remover ou alterar elementos do gráfico, o segundo altera o estilo - como cores e formatos - o terceiro cria filtros para você escolher se algum dado vai aparecer no gráfico ou não.

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Animações

As animações do PowerPoint existem para criar efeitos dentro dos seus slides. Para abrir a ferramenta, clique em "animações". Para que suas animações fiquem mais organizadas clique em "painel de animação".

Para inserir uma animação, você precisa antes clicar em cima da parte do seu slide em que quer colocar efeitos. Por exemplo, clique em cima do título do seu slide e perceba que os temas de animações ficam disponíveis para você clicar e inserí-los.

Se você clicar em "adicionar animação" tem vários efeitos diferentes para você escolher e inserir no seu objeto. Nas opções vai perceber que tem as animações de entrada, ênfase, saída e caminhos de animação.

As de entrada são aquelas que fazem com que seu objeto "suma" e depois apareça com um efeito no slide. Ênfase inclui um efeito de animação como piscar, rodar, pulsar, vibrar, dentre outras possibilidades.

O de saída realiza um efeito contrário ao de entrada, ou seja, o objeto vai "sumir" do slide com algum tipo de efeito que você escolher. O ícone "caminhos de animação" funciona parecido com o ênfase, a diferença é que você quem escolhe a rota dos efeitos que o objeto vai fazer.

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Aprenda a salvar seu arquivo PowerPoint como vídeo

A última versão do Pacote Microsoft Office, como dissemos anteriormente, trouxe mais funcionalidades e recursos aos aplicativos. Uma das novidades mais atraentes do PowerPoint é a possibilidade do usuário salvar suas apresentações como vídeo.

Não é difícil salvar uma apresentação do PowerPoint como vídeo, mas vale lembrar que as versões mais antigas do aplicativo do Pacote Office essa opção não existe.

Com a apresentação pronta, você pode salvar o seu arquivo com um som de fundo para tocar quando o vídeo estiver sendo apresentado ou não. Se quiser colocar um áudio, clique na aba "inserir" e no canto direito superior o ícone "áudio". Você pode colocar um som do seu próprio computador ou gravar o seu áudio.

Logo que o áudio aparecer no seu slide, abrirá na barra de ferramentas algumas opções de configuração. Marque as janelas "ocultar durante a apresentação" - para que o ícone de áudio não apareça no slide - "iniciar: automaticamente" e "executar entre slides" - para que o áudio não pare de tocar quando um slide passar para outro.

É importante também ir na aba "apresentação de slides" e clicar em "testar intervalos" para você configurar o tempo de cada slide de acordo com o som que vai tocar. Vale lembrar que você pode inserir animações na sua apresentação para aparecerem no vídeo que será criado. 

Agora chegou a hora de salvar sua apresentação como vídeo. Clique em "arquivo" depois em "exportar" e "criar vídeo". Logo em seguida escolha a qualidade do arquivo e por fim clique no ícone que aparece logo embaixo dessa opção em que estará escrito também "criar vídeo". Muito simples não é mesmo?!

Pacote Microsoft Office criou para sua última versão várias possibilidades ao usuário para facilitar a criação de documentos com mais recursos, organização e criatividade. Se você ficou interessado com essas dicas, comece hoje mesmo o curso Pacote Office e conheça mais novidades para personalizar seus arquivos!

Pacote Office, vale a pena aprender?

Hoje a maior parte das empresas exige que os candidatos a uma vaga de emprego tenham no currículo um curso de Pacote Office. O conhecimento das ferramentas que compõem o pacote é necessário para qualquer área, já que os programas abrangem diferentes funcionalidades.

No portal Foco Educação Profissional você encontra além de Pacote Office, diversos cursos online com certificado para complementar o seu conhecimento em informática, como o Curso Online Excel - Básico e Avançado.

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