Home / Blog / Mercado de Trabalho / Consultoria empresarial: aplicações, ferramentas e curso
Consultoria empresarial: aplicações, ferramentas e curso
curso de consultoria
Conheça algumas das ferramentas utilizadas pela consultoria empresarial que dão resultados para criar o diagnóstico e depois o planejamento e plano de ação.
Equipe Foco Educação Profissional
13/08/2018

Independentemente das tendências econômicas apontarem cenários positivos ou negativos, empreendimentos têm sempre o desafio de sobreviverem e se manterem competitivos. Muitas vezes estão somente estagnados, sem perspectiva de crescimento, por não saber para onde direcionar o foco.

Para isso, utilizam todos os recursos, ferramentas e meios que os ajudem nessa empreitada. Um desses elementos é o serviço de consultoria empresarial, que ajuda a identificar problemas e a encontrar soluções para qualquer tipo de negócio, seja qual for seu porte ou natureza.

Neste artigo vamos abordar esse tema, que dá nome a um dos cursos online com certificado mais buscados no portal Foco Educação Profissional, o Curso Online Consultoria Empresarial.

Aqui você conhecerá aspectos importantes da consultoria organizacional e tudo que um consultor de negócios pode fazer para que as empresas definam metas tangíveis e ações para alcançá-las. Tenha uma boa leitura!

 

Consultoria empresarial: ferramentas para estratégia e planejamento

Análise, diagnóstico empresarial, plano de ação, estratégias e estudo de oportunidades são alguns exemplos de tarefas que um consultor de negócios desenvolve ou aconselha gestores a desenvolver.

Para isso, precisa ter domínio de metodologias e ferramentas essenciais para a execução eficaz do planejamento empresarial. Algumas delas ajudam a identificar pontos fortes e fracos, outras a direcionar as estratégias

Que tal você conhecer alguns desses recursos administrativos estratégicos?

Execução da estratégia usando o Balanced Scorecard

O alcance de metas propostas pela consultoria organizacional e definidas no planejamento empresarial estratégico dependem do foco nas questões prioritárias: as estratégias, detalhadas para execução no plano de ação. Esse é um grande desafio para executivos e gestores, que podem contar com uma ferramenta eficaz para isso: o Balanced Scorecard (BSC).

O BSC foca na execução das estratégias e promove uma visão de futuro por meio de objetivos distribuídos em diferentes perspectivas de análise, correlacionadas. Dessa forma, são estabelecidos metas, projetos estratégicos e indicadores de desempenho, que garantirão que a estratégia seja alinhada e executada, além de implementar um processo de revisão e monitoramento contínuos.

5W2H: o que é e como aplicar

Diretamente ligado ao planejamento estratégico e plano de ação, a ferramenta 5W2H ajuda com a execução e controle de atividades, apontando as responsabilidades, determinando como a tarefa será feita e todo o resto que envolve a execução, como departamento, motivo e prazo.

A sua nomenclatura é formada pelas letras iniciais de sete palavras da língua inglesa, que respondem as importantes questões no plano. Veja só:

5W

What: o que? – a ação em si

Why: por que? – o objetivo

Who: quem? – os responsáveis

Where: onde? – a localização

When: como? – tempo ou condição

2H

How: como? – meios, métodos etc.

How much: quanto? – custo, intensidade, duração, nível de detalhamento etc.

Exemplo prático:

Planejamento para aumento da carteira de clientes de uma empresa de acessórios automotivos

What – o que? = Aumento da carteira de clientes de uma empresa

Why – por que? = Fidelizar cliente e aumentar a receita

Who – quem? = Departamento comercial e de marketing

Where - onde? = Seção de alimentação de combustível

When – quando? = De 1 de julho a 10 de agosto de 2018

How – como? = Promoções na instalação e descontos nos produtos dessa linha/ Criação de um sistema de fidelização

How much – quanto? = R$ 3.800,00 em materiais de divulgação – mídia impressa e virtual

É um exemplo simples, mas dá uma ideia do que pode ser feito. Digamos que o diagnóstico empresarial tenha apontado essa necessidade e o estudo de oportunidades identificou que o concorrente, apesar de oferecer valores parecidos, está em um local de difícil acesso e não tem uma gestão de relacionamento com o cliente.

Essa é uma das melhores ferramentas utilizadas para conduzir as demandas e nortear todos os envolvidos no processo.

A análise SWOT

SWOT é um anagrama para as palavras em inglês: strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Há um equivalente em português, a matriz FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

A finalidade da SWOT é a avaliação tanto dos ambientes internos quanto externos, e a elaboração de estratégias de negócios para as organizações, a fim de melhorar seu desempenho e posição no mercado.

Ao identificar os pontos fortes e fracos da organização, assim como tudo que ameaça seu crescimento e as oportunidades – pode ajudar a dar um novo gás ao negócio, promovendo seu crescimento e vantagem competitiva.

Exemplo de análise SWOT:

análise SWOT

Benchmarking: por que é importante conhecer e estudar o concorrente?

Em um cenário competitivo no meio corporativo é natural que as empresas queiram se destacar e ter sucesso – ter um diferencial para oferecer aos clientes é uma forma de conseguir isso.

Uma forma é ofertar um produto ou serviço com um adicional – uma melhoria, por exemplo. Mas para isso é preciso saber o que a concorrência oferece, vantagens, diferenciais ou benefícios – o Benchmarking é uma ferramenta que ajuda nesses casos.

Como conceito, podemos dizer que o Benchmarking é uma investigação adotada pelas organizações como forma de verificar se está sendo competitiva em relação à concorrência. Mas atenção, não se deve confundir com algo que incite a cópia do que o concorrente faz e sim, para aprender práticas bem-sucedidas de empresas do mesmo segmento e com isso se aperfeiçoar.

É outra forma de estratégia que pode ser aconselhada por uma consultoria empresarial, assim como uma solução para a empresa que precisa traçar metas e atingir seus objetivos.

O curso de consultoria mostra de forma objetiva como essas ferramentas estratégicas e de planejamento são úteis para colocar em prática o que é designado pelo consultor. Esse aprendizado pode ser complementado por outros cursos online do portal, como o curso de planejamento estratégico e plano de negócios.

Consultoria para Gestão da Qualidade

Nosso curso de consultoria empresarial aborda também o trabalho de consultoria voltado à qualidade total nas organizações, bem como certificações ISO. A consultoria organizacional para implementação de um sistema de gestão da qualidade pode ter vários vieses, como:

  • Consultoria de Qualidade;

  • Consultoria ISO 9001;

  • Consultoria ISO 14001;

  • Consultoria Ambiental;

  • Gestão Participativa;

  • Gestão da Qualidade Total;

  • Garantia da Qualidade;

  • Controle da Qualidade.

Cada uma dessas interfaces representa a necessidade das empresas em determinado momento, ou de acordo com a natureza de seu negócio. A proposta de uma consultoria em qualidade é promover a melhoria da gestão de uma organização e incrementar seus níveis de competitividade.

Por meio de um diagnóstico empresarial, a consultoria avalia as áreas da empresa e sua inter-relação com as demais, proporcionando uma visão sistêmica abrangente do negócio.

O objetivo de uma consultoria empresarial voltada à Qualidade é ajudar empreendimentos a competirem em um mercado de concorrência acirrada e alto desempenho operacional e financeiro.

Alguns de seus resultados são:

- Criação de valor e vantagem competitiva;

- Melhor organização interna;

- Melhoria contínua;

- Ganhos de qualidade, eficiência e produtividade;

- Redução de custos, entre outros.

consultoria empresarial

Novos modelos de gestão e trabalho

Os modelos de gestão contemporâneos colocam em xeque os moldes tradicionais, burocráticos e extremamente engessados. As mudanças passaram a ocorrer, principalmente, a partir da década de 90, como resultado do efeito da globalização.

A principal característica dos novos modelos é ter como principal diferencial o capital humano, reforçando as premissas das teorias das relações humanas.

São vários os desafios dessas gestões atuais, entre eles o de tomar decisões rápidas e objetivas, considerando o ritmo acelerado em que tudo acontece na era da informação. Além disso, cada decisão tomada pelas organizações deve ser pensada em garantir seu desenvolvimento sustentável, o cuidado com o meio ambiente e, é claro, a sua sobrevivência no mercado.

Uma consultoria organizacional pode atuar nessas várias interfaces e auxiliar as corporações em processos de melhoria, competitividade e produtividade, além da gestão de pessoas.

Os vários tipos de consultoria abrangem os diversos setores empresariais, como financeiro, recursos humanos, marketing etc. e são fundamentais aos novos modelos de gestão.

Consultoria para Governança Corporativa

Outro tema tratado no Curso Online Consultoria Empresarial do portal diz respeito à consultoria voltada à governança corporativa. Como vimos no tópico anterior, as pessoas, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são preocupações presentes na pauta das novas gestões. Acrescentamos aspectos como transparência e confiabilidade, que caracterizam a Governança Corporativa (GC).

Compromissada com valores como ética e responsabilidade, a GC busca auxiliar as organizações nos seguintes aspectos:

- Aumento do valor da sociedade;

- Contribuição para a longevidade da organização;

- Recuperação da confiabilidade da organização perante seus acionistas;

- Melhorias no desempenho das empresas;

- Maior acesso a fontes de recursos (capital);

- Desenvolvimento econômico e sustentável.

Para isso, a consultoria empresarial ajudará a criar uma série de mecanismos de incentivos, desenvolvimento e monitoramento, para que as decisões e o comportamento dos executivos estejam alinhados com o dos acionistas.

São conceitos ligados à governança corporativa: administração de riscos, poder compartilhado, geração de valor e longevidade do negócio.

Esse sistema de gestão organizacional é relativamente recente e ainda pouco difundido. Apesar de o meio administrativo ainda conhecê-lo superficialmente, é uma forte tendência.

Por isso estude bastante os materiais sobre este tema, que disponibilizamos neste curso de consultoria, e esteja um passo à frente no mercado de trabalho. Conheça também outros cursos online com certificado do portal e reforce o aprendizado sobre consultoria empresarial.

Até aqui vimos alguns aspectos relacionados à consultoria, um pouco sobre cada tipo, sua relação com o planejamento empresarial estratégico e outros tópicos. Agora vamos ver como é o processo de uma consultoria, do início ao fim, etapa por etapa. Vamos lá?

Cronograma da consultoria empresarial

Independentemente de ser interna (feita por alguém do quadro de funcionários) ou externa (feita por empresas de consultoria ou consultores externos), ela deve ser estruturada por etapas lineares, seguindo um cronograma.

Veja quais são suas principais etapas:

aApresentação da consultoria: nesta primeira etapa ocorre o contato do consultor de negócios com o cliente (em casos de consultorias externas). O profissional apresenta seu portfólio, e conta sobre suas experiências e resultados obtidos em seus trabalhos. O cliente, por sua vez, apresenta empresa e expõe suas expectativas com relação à contratação do serviço e à parceria formada com a consultoria.

aNegociação do contrato: feitas as apresentações, é hora do consultor apresentar sua proposta de venda, explicar cada ponto e as fases que virão na sequência. É importante salientar que aqui ainda não são discutidos valores, somente após a elaboração do plano de ação.

aDiagnóstico e criação do plano de ação: aqui é feito um levantamento de dados, de todos os departamentos da empresa, bem como de seus processos. A análise SWOT, que vimos em um tópico anterior, pode ser a ferramenta utilizada para o diagnóstico. A seguir tem a elaboração do plano de ação, que indicará quais ações serão feitas, qual o tempo para isso, quem serão os responsáveis pelas tarefas e outras informações. A ferramenta 5W2H, que você conheceu há pouco, é uma das melhores opções para dar respaldo a essa atividade.

aExecução das ações: coloca-se em prática as ações do plano. Este ponto exige bastante atenção a três aspectos básicos:

  1. O apoio da direção da empresa é fundamental;

  2. O processo de transformação deve ser bem gerido. Os colaboradores devem estar cientes de tudo que sofrerá alteração – esse processo é chamado de mudança organizacional;

  3. O cumprimento do cronograma preestabelecido, com prazos fielmente seguidos e cumpridos.

aConclusão da consultoria: conclui-se o trabalho do consultor. Neste ponto a organização deve estar pronta para absorver todas as mudanças e abraçá-las como rotineiras. Na conclusão o profissional já apresenta alguns resultados decorrentes de seu trabalho. Ele faz isso por meio de indicadores de desempenho, mostrando o antes e depois da organização.

aMonitoramento pós-consultoria ou gestão do contrato: esta última etapa é realizada paralelamente com a de conclusão. O resultado de cada implementação feita é acompanhado pela consultoria. É nesta fase que também acontecem reuniões, correções, readequações e revisão de metas, caso seja necessário.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Dica de qualificação em consultoria empresarial e outras áreas

Aqui no Foco Educação Profissional você encontra cursos online sobre o tema que imaginar. O portal tem mais de 1.000 opções distribuídas em categorias como Administração e Negócios; Recursos Humanos e Psicologia; Saúde, Bem-estar e Cotidiano; Informática, Comunicação e Marketing; Educação e Psicologia; Formação Profissional e Coaching e Direito e Habilidades.

Isso significa que além do Curso Online Consultoria Empresarial e alternativas correlatas, você pode estudar várias outras temáticas. E sabe o que é o melhor de tudo? Que ao matricular-se para um curso você ganha acesso a todos os outros do Pacote Master.

Para isso, precisa fazer a inscrição no portal e investir uma taxa de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), que lhe dá acesso por um ano ao portal e ao Pacote Master de cursos online.

Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e descubra porque somos o melhor portal de cursos online com certificado do mercado.

Compartilhe nosso artigo e nos conte suas impressões sobre o tema tratado. Bons estudos e até a próxima! 

Equipe Foco Educação Profissional
Equipe Foco Educação Profissional

.