Ter confiança naquilo que fala e respeito com as pessoas que ouvem são características de um líder nato. Quem visa ser influente no trabalho, na faculdade, no grupo da igreja ou em qualquer outro âmbito da vida social, precisa saber se colocar, ou seja, manter a postura e expor ideias pertinentes. Uma dica bacana de aprender isso é realizando um curso de comunicação assertiva, que demonstra variados pontos importantes da expressão pessoal.
Aqui no Foco Educação Profissional há, especificamente, o Curso Online Comunicação Assertiva. Preparado por um setor pedagógico dedicado, ele contém tópicos abrangentes acerca do ato de se comunicar e ser entendido em 100%. Ao escolher esse curso online para melhorar seu currículo, você terá todas as cartas na manga para chamar a atenção do mercado de trabalho e atingir o sucesso. Que tal conhecer mais sobre ele então? Elaboramos esse artigo justamente para isso.
Acompanhe-o do começo ao fim para compreender que o curso de comunicação assertiva pode auxiliar em diversas áreas da vida, além de conhecer a eficiência de muitos outros cursos online com certificado sobre o segmento.
O que é comunicação assertiva
Primeiramente, é necessário ter em mente o que é comunicação assertiva. Esse termo gera muitas dúvidas e por isso é um dos primeiros a ser desmistificado em cursos a distância deste tema. Podemos considerar uma pessoa assertiva quando ela é firme em suas ações, ideias e decisões, e consistente o bastante para motivar e persuadir os interlocutores. É uma importante ferramenta de desenvolvimento das relações interpessoais, sobretudo no ambiente corporativo.
Quando você se comunica assertivamente, não deixa espaço para dúvidas, brigas, inconsistências ou algo do tipo. Sua mensagem chega ao destinatário completa e coerente, o que ajuda em seu entendimento total e a chegar nos resultados esperados de uma forma muito mais eficiente. Falando assim pode até parecer algo relativamente simples, mas há muito o que ser estudado para atingir um nível de excelência em comunicação. O principal problema está em comportamentos que já fazem parte do dia a dia do indivíduo, mas que atrapalham muito na hora de adquirir habilidades positivas como essa.
Por conta disso que indicamos o aprendizado amplo em um curso para melhorar a comunicação, que explique o passo a passo para utilizar esse recurso com assertividade, potencializando as relações dentro de variados nichos e aumentando a produtividade. É muito claro que as pessoas que priorizam essa competência conseguem transformar qualquer que seja o ambiente, sendo que entre os benefícios estão: resolução de conflitos, aumento do rendimento, menos chances de retrabalho, mais motivação e bem-estar entre os envolvidos, etc.
Quer descobrir mais a fundo sobre o que é comunicação assertiva e suas principais características? Em nosso curso online relacionado à temática você tem essa oportunidade. Para agregar, há também outras dicas de cursos online com certificado como, por exemplo, o Curso Online Comunicação Empresarial.
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Assertividade no relacionamento interpessoal
Relações humanas são difíceis, porém, necessárias na vida de qualquer um. Não podemos negar que é complicado conviver com pessoas que pensam diferente, mas encontrar a harmonia é uma das principais chaves para alcançar o sucesso ou, pelo menos, a estabilidade. Se tratando do mundo corporativo, quem sabe se relacionar com qualquer tipo de pessoa dispara frente aos concorrentes, pois junto a isso, há outras inúmeras habilidades essenciais.
Se você sabe interagir com seus colegas, superiores, sócios, clientes e outras partes envolvidas de maneira assertiva, ou seja, garantindo a compreensão e o respeito de todos, tem muito mais chances de ser reconhecido em seu trabalho e se tornar um profissional realizado. Você aprenderá em nosso curso de comunicação assertiva que há técnicas precisas para emitir mensagens, ser totalmente entendido e ainda se tornar um ótimo ouvinte, elemento que não pode faltar em nenhum relacionamento interpessoal.
Ter o que chamamos de escuta ativa é primordial para qualquer comunicação dar certo. Isso nos mostra que não adianta de nada termos facilidade de se expressar, se não soubermos dar espaço para os outros que fazem parte da conversa. Quando emitimos uma informação através da escrita ou da fala, a direcionamos para uma ou mais pessoas, e ela deve ser exposta para causar impacto, para instigar mudanças, decisões, opiniões ou qualquer tipo de atitude. Por conta disso, quando a mensagem é compreendida, você deve estar preparado para receber devolutivas e resolvê-las da melhor forma.
Comunicando-se assertivamente, ao invés de dar ordens e ser "obedecido" somente, você dará orientações, estará disponível para ouvir quem tiver dúvidas ou sugestões e acompanhará todo o processo de perto. Essa atitude confere mais credibilidade ao seu trabalho e lhe coloca em posição de influenciador dentro da empresa, algo que é desejado por muitas e muitas pessoas. Entendeu o poder que a comunicação tem sobre as relações?
Conheça um pouco mais sobre esse tópico em cursos online relativos. Uma boa ideia para complementar o currículo é o Curso Online Relações Interpessoais na Empresa, que aborda aspectos de qualquer tipo de relação dentro de variados nichos do setor produtivo.
Processo de comunicação nas organizações modernas
As organizações modernas caminham lado a lado com os avanços trazidos pela tecnologia e, claro, pela globalização de um modo geral. Para sanar problemas cada vez mais complexos e a necessidade que a sociedade atual tem de se renovar constantemente, o mundo dos negócios precisou modificar parâmetros, principalmente aqueles ligados à comunicação. Com tudo acontecendo simultaneamente, não dá para esperar meses para aquela reunião com toda a equipe para enxergar os erros, acertos e mudanças que precisam ser feitas.
Hoje, há uma preocupação em manter a excelência de produção e atendimento muito maior do que há 20 anos atrás. Os conceitos de direitos humanos e responsabilidade social vieram à tona para transformar o ambiente laboral, deixando-o mundo mais engajado também para resolver problemas internos e que possam prejudicar a imagem da empresa. Afinal, não há empresa que traga bons resultados com falhas de comunicação e nas relações interpessoais.
Por conta disso, as corporações que desejam seguir um padrão modernizado devem ter em mente o que é comunicação assertiva, valorizar as relações e atuar em conjunto, indo muito além da mera busca pelo lucro. Deve-se aproveitar ao máximo a popularização da internet para adotar novas e mais aproximadas práticas de relacionamento, tanto com seus colaboradores quanto com o público externo. Esse canal pode ser utilizado para criar campanhas, abordar assuntos importantes, gerar debates, transmitir informações e ter nele uma alternativa para ouvir a equipe e os clientes de forma menos sisuda.
Além da web, há importantes meios para estreitar relações dentro das empresas modernas, como as dinâmicas de grupo e as sessões de coaching. Reuniões como estas ajudam bastante a melhorar o trabalho em conjunto, o respeito entre a equipe, o alinhamento acerca dos objetivos da empresa e ainda promover a motivação e o acolhimento dos funcionários, demonstrando que a instituição valoriza cada ideia e ação, além de estar sempre em busca de avanços.
Vale a pena descobrir cursos a distância que tenham conteúdos a respeito disso para aplicar no dia a dia. Uma dica interessante é o Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento, que expõe conceitos atualizados sobre como as empresas atuais se organizam para manter a excelência de uma forma geral, incluindo a utilização de diversas formas de comunicação.
Dificuldades mais comuns na comunicação
Um ponto que é esclarecido em nosso curso online comunicação assertiva é sobre as dificuldades que podem surgir durante o processo de comunicação. É importante saber que estabelecer uma relação interpessoal é algo que deve ser feito passo a passo e não pulando etapas, afinal, a comunicação se dá através do emissor e do receptor, não pode ocorrer sozinha – e esse procedimento demanda paciência assim como tudo que envolve pessoas.
Os desafios possíveis de acontecer possuem ordem semântica, psicológica, pessoal, física ou geográfica, e por isso é necessário ter conhecimentos sobre o tema, garantidos em um curso para melhorar a comunicação de boa qualidade. Sem saber identificar a origem dessas barreiras ou como excluí-las do processo, a corporação podem sofrer danos em seu funcionamento e seus resultados. Vamos exemplificar, basicamente, cada uma delas para que você entenda melhor e continue se aprofundando em um curso online de referência:
Barreiras Semânticas
Consiste na dificuldade de adequação da linguagem utilizada para transmitir determinadas mensagens. Em outras palavras, é quando o emissor não consegue promover o entendimento de seus receptores por não escolher o estilo de comunicação mais viável para eles. Um exemplo seria um médico explicando para profissionais de TI os métodos para uma cirurgia de coração, utilizando termos técnicos e específicos de sua profissão. Mesmo entregue à tentativa de se comunicar, o especialista vivenciaria uma grande dificuldade de se fazer compreendido.
Por conta disso que é sugerido exprimir ideias claras e objetivas, sejam elas escritas ou faladas. Adapte sua mensagem ao tipo de audiência para não haver desencontros semânticos e preze pela qualidade e não quantidade de informações. Na maioria das vezes, quando o texto é longo e com muita aglomeração de dados se torna entediante e incompreensível.
Barreiras Psicológicas e Pessoais
Esse é um dos principais obstáculos para a comunicação empresarial, pois se caracteriza naqueles relacionados à personalidade e inteligência emocional das pessoas. No que tange a barreira pessoal, podemos dizer que ela surge quando menos esperamos, por exemplo, quando há alguém com mau humor ou que não tenha dormido bem a noite passada. É bem possível que ela não esteja apta para ter uma relação interpessoal favorável, demore para entender as mensagens, não aceite as opiniões alheias, os comandos dos superiores e até mesmo tenha atitudes inaceitáveis.
Uma boa dica para evitar esse tipo de problema é aprendendo mais em um curso para melhorar a comunicação. Se cada pessoa tivesse acesso a conteúdos amplos como os de nossos cursos online estariam mais preparados para lidar com suas próprias reações e sentimentos, além de ajudar colegas.
Já as barreiras psicológicas estão ligadas a pré-conceitos, afinidades e outros sentimentos que envolvem outras pessoas ou até mesmo grupos. É normal vermos empresas grandes que têm dificuldades em reunir setores diferentes para alcançar algum objetivo em comum, pois eles divergem em algumas opiniões e até mesmo por estigmas que nascem sem motivo aparente. O setor financeiro, por exemplo, pode não entender muito bem o trabalho do setor de marketing, sendo que este, por sua vez, acredita que aquele poderia ser menos descomplicado e burocrático. Esses "achismos" atrapalham a comunicação entre os dois.
Por isso que é importante a gestão de informação dentro das empresas, já que ela proporciona um conhecimento de todas as áreas para todos os funcionários. É uma forma da equipe inteira se conhecer e entender que o trabalho de cada um é necessário para os bons resultados da instituição.
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Barreiras Físicas e Geográficas
Não podemos deixar de citar também as dificuldades de se comunicar por conta de barreiras físicas, como simples interrupções e barulhos, e geográficas, como a impossibilidade de deslocamento para reuniões e treinamentos. Empresas que possuem mais de uma unidade podem sofrer com isso, já que demanda mais tempo, organização e gastos para reunir variadas equipes, o que pode prejudicar a comunicação entre elas.
Sendo assim, as empresas devem fazer valer os instrumentos tecnológicos, como os aplicativos de vídeo, que ajudam a aproximar gestores e funcionários mesmo que estejam em cidades diferentes sem causar prejuízos.
São muitas dificuldades que podem vir a acontecer se os profissionais envolvidos não estiverem qualificados. Não esqueça nossa dica de curso online específico para melhorar a comunicação, especial para pessoas que querem potencializar suas habilidades dentro do ambiente corporativo.
Continue aprendendo com um ótimo curso de comunicação assertiva
O universo da comunicação assertiva é muito mais amplo do que você pode imaginar. Há regras, dicas e conceitos que precisam ser estudados para que possam fazer toda a diferença em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. O que acha de continuar aprendendo com cursos online com certificado? Aqui no portal, o processo de certificação é opcional, voltado para quem precisa atestar o que aprendeu e que está apto para aplicar todas as teorias e práticas. Se este for o seu caso, há como escolher a melhor carga horária para a sua necessidade: de 5 a {carga horaria maxima} horas
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