Curso Online Pesquisa de Mercado | Foco Educação Profissional
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Você já ouviu falar sobre Pesquisa de Mercado? Trata-se de uma ação quase que obrigatória a qualquer empresa que almeja crescimento. O processo, que visa coletar dados e informações sobre o mercado, concorrência, região, consumidores, dentre outros, deve seguir uma estratégia previamente traçada.
Os resultados positivos somente são colhidos quando as pesquisas são minuciosamente elaboradas e realizadas. Por isso, cabe aos profissionais envolvidos no setor apostarem em cursos de qualificação. Para quem busca agilidade e autonomia, os cursos online são excelentes fontes de conhecimento.
Pensando nessa demanda, o Foco Educação Profissional criou um curso exclusivo sobre Pesquisa de Mercado, com um conteúdo completo e atualizado.
Interessou-se pela nossa opção? Conheça agora tudo o que o curso online Pesquisa de Mercado pode lhe oferecer, desvende as áreas de atuação neste nicho e saiba quais vantagens e benefícios estão lhe esperando aqui portal!
O que você irá estudar no curso online Pesquisa de Mercado
O conteúdo programático proposto pelo Foco Educação Profissional aborda as principais discussões sobre o tema, sanando dúvidas desde sobre como fazer uma pesquisa de mercado às questões analíticas, com foco na coleta de dados e informações. Para que você tenha uma amostra do que estudará ao longo do curso, trouxemos algumas das abordagens previstas.
Você sabe para o que serve a pesquisa de mercado e por que deve fazê-la? Nosso curso aborda essa questão, enfatizando os principais motivos que devem ser considerados ao optar pela pesquisa e análise de mercado eficiente. Junto a essa questão, também é trazida à tona uma discussão sobre os fatores que geram a necessidade da avaliação e as fontes mais utilizadas para a coleta precisa destas informações.
Para fazer uma pesquisa de mercado consistente, você precisa compreender alguns conceitos, dentre eles público-alvo, dados demográficos, psicográficos e comportamentais. Mas não se preocupe: todas essas nomenclaturas estão presentes em tópicos específicos, dentro do nosso curso.
A pesquisa qualitativa e a quantitativa são duas modalidades de pesquisa que você irá se aprofundar com nosso conteúdo. As informações compartilhadas lhe auxiliarão no preparo e desenvolvimento do processo, destacando ainda as pesquisas online.
Além de entender como fazer uma pesquisa de mercado, o inscrito também receberá direcionamentos sobre a análise dos resultados, a qual possibilita a criação de uma estratégia assertiva, junto aos departamentos de marketing e vendas.
E não para por aí! Nossos tópicos ainda discutem outros pontos relevantes, dentre eles plano amostral, design de questionários, utilização adequada de escalas, dicas para criar a sua pesquisa, dentre outros.
Convenceu-se de que os cursos online com certificado do Foco Educação Profissional disponibilizam os conteúdos programáticos mais completos da web? Faça sua inscrição e comprove!
Áreas de atuação para profissionais qualificados em pesquisa qualitativa
Depois de concluir nosso curso online Pesquisa de Mercado, você dominará todo o processo de análise de mercado e pesquisa mercadológica, estando apto a atuar em diversas frentes profissionais. As oportunidades são bem vastas, indo desde os empregos formais, através de contrato CLT, às oportunidades esporádicas, na modalidade freelancer.
Veja a seguir como você pode atuar na função de analista de Pesquisa de Mercado!
Na área de tecnologia, existem muitas agências e startups detentoras de aplicativos e softwares de pesquisa. Essa oportunidade é interessante para quem ama tecnologia e deseja aliar a paixão tecnológica à rotina de coleta de dados e análise de mercado.
Nessas empresas, além de atuar diretamente na coleta de informações, você será responsável por mensurar os resultados e, a partir daí, traçar estratégias e ações junto aos departamentos de vendas e marketing.
Agências de publicidade também oferecem boas oportunidades. Isso porque, além de lidar com as próprias questões e negócios, são responsáveis por criar ações de prospecção para as empresas agenciadas. Se você se interessa pelo ritmo de agência, que é intenso, porém dinâmico, vale apostar nessa área de atuação.
Praticamente todas as empresas possuem times específicos de inteligência, que lidam com a pesquisa demográfica, mercadológica e assuntos correlatos. Sendo assim, demandam profissionais antenados e capacitados, principalmente que possuam cursos online com certificado de excelência em sua trajetória.
Há ainda a possibilidade de atuar em caráter freelancer, ou seja, sem vínculo empregatício. Essa é uma modalidade em alta, uma vez que o profissional pode definir seus horários e demandas. Atuando como pesquisador freelancer, você pode desenvolver e planejar uma pesquisa qualitativa, quantitativa e de demais modalidades – as quais você já conhecerá profundamente após concluir o curso online pesquisa de mercado do portal!
As chances são bem interessantes para quem é capacitado em Pesquisa de Mercado. No entanto, quem possui cursos online com certificado reconhecidos nacionalmente, é mais bem-visto pelo mercado de trabalho e, consequentemente, atrai os melhores contratantes. Estude conosco e dê um upgrade em sua carreira!
Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado e certifique-se
A maioria dos inscritos em cursos de qualificação deseja conquistar uma certificação. Afinal, os documentos atestam os conhecimentos conquistados.
Pensando nessa demanda, o nosso portal elaborou um processo de certificação simples e ágil, além de totalmente opcional. Veja, na prática, como funciona:
Ao encerrar seus estudos, você realizar uma avaliação para certificação, cuja carga horária varia entre 5h e 420 horas. Antes de realizar o exame, composto por questões de V ou F, é possível testar os conhecimentos adquiridos.
São considerados habilitados à certificação aqueles que acertarem ao menos 70% da prova. Depois, basta investir na taxa de avaliação e ter acesso ao certificado, nas versões digital ou impressa.
Portando o seu certificado, é possível apresentá-lo em processos de complementação de carga horária em faculdades e processos seletivos, progressão de carreira, provas de titulação em concursos públicos, dentre outros!
Diferenciais do nosso portal para profissionais experientes em análise de mercado
Você sabia que o Foco Educação Profissional é um dos principais portais de cursos online do país? Isso porque, além de oferecer cursos renomados, com conteúdos e materiais relevantes, disponibiliza vantagens especiais para seus inscritos. Conheça alguns destes benefícios:
Vamos começar pelo investimento? Aqui, por apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), você tem acesso a mais de 1.000 cursos online do Pacote Master, criados e constantemente atualizados por um setor pedagógico dedicado!
Gostou? Então se prepara que tem mais!
Temos um AVA (Ambiente virtual de aprendizagem) moderno e intuitivo, adaptável à tablets, smartphones, notebooks e desktops. Ele fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Outra oportunidade interessante: enquanto sua inscrição estiver ativa você pode sugerir a criação de novos cursos online. Caso sejam aprovados, o acesso é liberado sem custos adicionais!
E então, se interessou pela nossa proposta? Ao se inscrever no portal, você poderá experimentar todas essas possibilidades! Faça ainda hoje sua inscrição no curso online Pesquisa de Mercado (ou
qualquer outra opção disponível), aprenda como fazer uma pesquisa de mercado e amplie suas oportunidades profissionais. Bons estudos!
Objetivos
• Compreender o conceito de pesquisa de mercado.
• Perceber as dimensões de uma análise de mercado.
• Conhecer os diferentes tipos de pesquisa mercadológica.
• Aprender técnicas de elaboração de estratégias de monitoramento da percepção dos consumidores.
• Entender a pesquisa de mercado como instrumento de decisão.
• Conhecer as ferramentas essenciais para uma pesquisa e os erros de marketing.
Área de aplicação
O Curso Online Pesquisa de Mercado é direcionado a profissionais e estudantes das áreas de Marketing, Administração, Economia e correlatas, que atuam em setores comerciais e de vendas. O curso também é direcionado a empreendedores e a qualquer interessado que deseja conhecer o tema ou que planeja abrir seu próprio negócio, físico ou virtual.
Pré-requisitos acadêmicos
Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.
Pré-requisitos técnicos
Sugerimos que você utilize os recursos abaixo:
- Navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox (versão mais atualizada possível);
- Leitor de arquivos PDF (Adobe Reader 7 ou Superior, Foxit Reader ou Sumatra);
- Conexão com a internet de pelo menos 64 kbps;
- Computador que tenha processador Pentium 2 ou superior;
- Computador com pelo menos 1Gb de memória.
O MEC autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Por sua vez, as Secretarias de Educação dos Estados autorizam cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio.
O cursos de nosso portal são Cursos Livres de Educação Continuada para atualização, aperfeiçoamento e capacitação e não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Ampla legislação brasileira trata sobre a oferta de cursos livres.
Após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, mas como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizando-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos, ao cidadão, que lhe permitam se aperfeiçoar, se capacitar ou se atualizar para o trabalho. Cursos Livres não exigem escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo.
Utilizando-se de nossa significativa experiência em educação e tecnologia, nosso portal busca apoiar o incentivo educacional para a sociedade, estabelecido na Constituição Federal. Em seu artigo 205 ela dispõe que a educação é direito de todos e deverá ser incentivada pela sociedade. Esta prática é também descrita pelo artigo 206, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.
Outros ordenamentos legais que tratam sobre os cursos livres são o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.
Nossos certificados são válidos para fins curriculares, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização/aperfeiçoamento/capacitação. Os certificados não podem ser utilizados para outros fins tais como, certificados técnico profissionalizante ou graduação, pós-graduação como também não dão direito de assumir responsabilidades técnicas. Sempre consulte previamente o edital ou instituição em que pretende apresentar o certificado para verificar as especificações e as regras que se aplicam.
Pode ficar certo que terá em mãos uma certificação respeitada em todo território nacional. Mais de 130 mil pessoas já atestaram a qualidade dos serviços que disponibilizamos em nosso portal. Faça parte você também.
Cursos livres, que são todos os oferecidos pelo Foco Educação Profissional, não dão direito à registro em conselhos profissionais.
A pesquisa de mercado serve para: a) Conhecer o perfil do cliente (em termos quantitativos e qualitativos); b) Perceber quais estratégias são utilizadas pelos concorrentes (observando falhas e acertos); c) Ter noção do dimensionamento do mercado; d) Identificar novas tendências; e) Avaliar o desempenho da empresa ante aos seus consumidores; f) Obter informações relevantes para melhorias na empresa.
Para fazer uma pesquisa de mercado é necessário planejamento e antes de coletar informações aperfeiçoar o processo, visando ter somente informações úteis ao negócio e não sobrecarregar de informações desnecessárias. Para conseguir isso é interessante antes de iniciar, definir os objetivos, a metodologia, a coleta e a analise dos dados. Também, iniciar a pesquisa com um pequeno grupo facilita resolver eventuais erros antes de implementar em grande escala.
O público-alvo de uma empresa é um grupo especifico em que estarão as pessoas a quem o negócio se destina, sendo que a maior parte das pessoas inseridas neste grupo possui um perfil semelhante, ou seja, é o público-alvo que estará disposto a consumir seu produto/serviço.
O Survey é um tipo de questionário elaborado para ser preenchido de forma rápida com foco em largo alcance, costuma ser usado em pesquisas com grande número de entrevistados, é composto por perguntas elaboradas de forma estratégica, as quais seguem requisitos cronológicos.
A pesquisa qualitativa busca dar mais liberdade de opiniões aos entrevistados, os quais são livres para colocar seu ponto de vista e falar o que pensam. As perguntas qualitativas não são objetivas, visto que o propósito não é contabilizar os resultados e sim entender o comportamento de consumo do grupo estudado.
Veja como é fácil demais conseguir seus certificados no Foco Educação Profissional:
Cursos EAD
Adquirir conhecimento e obter a comprovação das habilidades conquistadas é muito simples no Foco Educação Profissional. Realizando a sua inscrição e investindo na taxa de matrícula, você terá acesso a um completo e amplo material de estudos dos mais de 1.500 cursos online disponibilizados.
Material de estudos
O aluno terá acesso a vídeos, artigos, links, livros para downloads e muito mais. Alguns cursos são disponibilizamos com conteúdos modulares, que são agrupados por assuntos, antecipando o que será abordado, ou por conteúdos exclusivos, elaborado pela nossa equipe pedagógica competente. A equipe é responsável também por reunir e selecionar os melhores conteúdos para compor o material dos cursos, atualizar o material e criar novos cursos. Tudo isso facilitar o processo de aprendizagem do aluno e fornecer mais e mais conhecimento.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Para facilitar ainda mais os seus estudos, utilizamos nossa expertise em tecnologia para criar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, o aluno acessa um sistema desenvolvido especialmente para maximizar os resultados e facilitar a sua vida, de maneira moderna e intuitiva. O AVA é otimizado para tablets, smartphones e computadores, assim, você pode estudar quando e onde quiser.
Processo avaliativo e certificados
Após estudar o conteúdo completo dos cursos, você pode testar os conhecimentos através de uma avaliação final composta por questões de verdadeiro ou falso. Nesse momento, o aluno selecionará a carga horária desejada do curso online, bem como a modalidade do curso: capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Você terá cinco tentativas para conquistar nota igual ou superior a sete pontos. Caso necessite de mais chances, o aluno pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento clicando aqui.
E todos os cursos possuem certificados digitais inclusos. Para emití-los, basta definir as datas e aguardar o período mínimo de estudos para cada carga horária. Um dos nossos diferenciais é nosso cuidado com a datação e quantificação horária dos nossos certificados. Cada carga horária possui um período mínimo de estudos que deve ser cumprido individualmente para dar validade e segurança ao certificado. Para conferir o período mínimo de cada carga horária, clique aqui e não deixe de realizar sua matrícula no Foco Educação Profissional.