O transtorno desafiador opositivo  está entre os transtornos mais identificados atualmente entre crianças e jovens. Também conhecido como TDO ou TOD (transtorno desafiador opositivo), esse transtorno tem se tornado cada vez mais estudado na área da educação, tendo em vista que é necessário saber se relacionar e lidar com esse aluno.

Se você já trabalha lecionando, sabe que às vezes temos alunos desafiadores, que não fazem as atividades propostas e discutem com seus colegas, não é mesmo? Mas, normalmente, se você conversar, o aluno tende a diminuir sua rebeldia e começar a entrar dentro da rotina escolar. No caso de um aluno com transtorno desafiador opositivo, esse comportamento rebelde raramente muda, sendo acompanhado de agressividade, hostilidade e instabilidade emocional.

É necessário que os professores estejam sempre se atualizando e consequentemente buscando novas informações que possam auxiliar no bom andamento da aula para que a construção do conhecimento aconteça de forma eficiente e agradável. Por isso o Foco Educação Profissional oferece mais de 1000 cursos online, para que você esteja em constante formação.

O comportamento opositor pode aparecer de várias formas, sendo necessário que o educador e os pais estejam sempre atentos às características dos pequenos. Quer saber mais sobre esse transtorno e sobre nosso Curso Online Transtorno Desafiador Opositivo? Continue lendo este artigo!

A criança com transtorno desafiador opositivo e suas características

A criança com transtorno desafiador opositivo normalmente é retratada como impaciente, com problemas sociais, não faz nenhuma atividade proposta em sala de aula, tenta sempre discutir com o professor, não consegue fazer conexões significativas com os colegas de sala, tem problemas para controlar as emoções e em alguns casos até pode sofrer bullying.

Na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) o   transtorno desafiador opositivo é encontrado pelo código F 91.3  que é o Distúrbio desafiador e de oposição. O transtorno desafiador opositivo (TDO), também é conhecivo como transtorno opositivo desafiador (TOD),   transtorno desafiador de oposição (TDO),  transtorno de oposição desafiante (TOD),  transtorno opositor desafiado (TOD) e transtorno desafiador e de oposição (TDO) dentre outros nomes similares ou simplesmente de TOD ou TDO .

O Foco Educação Profissional oferece ótimos cursos a distância para você aprender cada vez mais sobre o fantástico mundo da educação, que está sempre mudando e se atualizando. Ainda, pensando em situações difícies e comuns presentes em todo ambiente escolar, oferecemos o Curso Online Bullying nas Escolas, para que você entenda os quais procedimentos tomar em registros de casos dessa agressão.

É importante ressaltar que nem toda criança que teima em fazer a atividade tem transtorno desafiador opositivo, afinal, é normal ter um aluno que questiona e até mesmo que não está interessado nas atividades propostas. O comportamento opositor  vem acompanhado de hostilidade e agressividade, havendo uma grande diferença entre uma criança desafiadora.

Um dos grandes problemas do transtorno desafiador opositivo é saber diagnosticá-lo de forma correta, no entanto,  ainda não foi encontrado nenhum exame que realmente identifica o transtorno de forma rápida. Quanto a origem, acredita-se ter conexão com fatores genéticos, neurofisiológicos e sociais. Normalmente, os sintomas aparecem entre os seis e doze anos, mas não é uma regra pois, há casos que os sintoma apareceram em idades diferentes. É comum os portadores do TDO também apresentar  o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido como TDAH.

O nosso portal oferece um curso online completo para você que quer saber mais sobre o Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade. Nele, tratamos tudo, desde como o diagnóstico é feito até atividades sugeridas para esse tipo de aluno.

É importante ressaltar que nem sempre a criança com TDO pode se comportar da mesma forma em diferentes locais, por exemplo, ela pode ter essas características em sala de aula mas ter outra em casa, e vice-versa, esse é o nível mais leve do transtorno.

Como já citamos, ainda não foi achado nenhum exame que realmente consiga provar que a criança tem um comportamento opositor, o diagnóstico é feito através de uma análise de cerca de seis meses, onde é avaliado se a criança cumpre, no mínimo, metade das características mais comuns, que são, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais:

  • perder a paciência;
  • discutir com adultos facilmente;
  • desafiar constantemente e não obedecer às solicitações dos adultos;
  • fazer coisas para aborrecer outras pessoas de propósito;
  • não assumir seus erros ou mau comportamento, colocando a culpa em outros;
  • ser facilmente aborrecida pelos outros;
  • demonstrar raiva ou ressentimento;
  • ser rancorosa ou vingativa.

Frequentemente o transtorno desafiador opositivo também está ligado a um baixo rendimento escolar e a um isolamento social, pois normalmente essas crianças não conseguem manter amizades pelo seu comportamento difícil. Outra situação que acontece com frequencia é a qual os pais ou os educadores afastam a criança dos eventos sociais ou dos momentos de recreação, com medo de que ela cause maiores problemas. 

Ter conhecimento sobre o transtorno é de extrema importância para que os pais, cuidadores e a escola saibam lidar com esse tipo de situação, de forma a evitar o agravamento do transtorno da criança. Por este motivo,  percebendo a necessidade de disponibilizar informações relevantes sobre o assunto, criamos o nosso curso online, que aborda qual a melhor forma de se lidar com crianças com TDO. Além disso, o Curso Online Transtorno Desafiador Opositivo.

O Foco Educação Profissional valoriza o profissional que trabalha com a educação e os desafios que ele tem que enfrentar e por isso oferece uma grande quantidade de cursos online com certificado para que você possa estar sempre se qualificando e melhorando sua forma de trabalho!

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A vantagem do nosso portal é que você investe apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) e tem acesso a todos os cursos online do Pacote Master, durante um ano inteiro. O processo de certificação é opcional e está disponível para todos os cursos a distância.

O que causa o Transtorno Desafiador Opositivo?

Como já comentamos acima, a real causa do comportamento opositor ainda é questionada pelos profissionais, podendo ter fatores biológicos, psicológicos e até mesmo sociais.

Quando falamos sobre fatores biológicos, uma pesquisa de Nadder feita com mais de 1000 gêmeos demonstra como a genética pode influenciar no transtorno desafiador opositivo, tendo em vista que foi achado genes em comuns entre aqueles que apresentavam algum transtorno comportamental. Já em fatores psicológicos e sociais, Kadesjo fez uma pesquisa que demonstrou que casos de TDO são agravados quando os pais são separados ou os que a mãe tem um baixo nível econômico.

Além disso, crianças com transtorno desafiador opositivo que estão passando problemas em casa, tendem a potencializar suas características, se tornando mais agressiva, mais provocadora e mais aborrecida, por isso, é de extrema importância que os pais consigam dar um apoio para a criança com TDO.

Pesquisas foram feitas para provar a conexão entre as relações familiares com o desenvolvimento do comportamento opositor, porém, essas pesquisas não são válidas cientificamente, tendo em vista que é uma área extremamente delicada e existem outros fatores que devem ser levados em consideração. Porém, acredita-se que o lado psicológico da criança influencia diretamente no desenvolvimento do transtorno.

Como já falamos anteriormente, as crianças apresentam um nível alto de frustração, raiva e agressividade, demonstrando que a criança tem o lado psicológico altamente afetado, pois muitas vezes não consegue se expressar da maneira ideal.

As crianças com TDO, se não tiverem o tratamento certo podem se tornar adultos extremamente complicados, tendo problemas em se adequar ao mundo, em estabelecer relacionamentos saudáveis e podem até mesmo ter um uso abusivo de drogas.

O Foco Educação Profissional entende que esse transtorno é muito amplo e difícil de compreender tudo de uma vez só, por isso criou um curso online que te dá informações exclusivas sobre esse assunto como as principais características de uma criança com esse transtorno, as formas recomendadas de tratamento e até mesmo dicas para lidar com a criança com TDO dentro do ensino, o Curso Online Transtorno Desafiador Opositivo.

transtorno desafiador opositivo

O transtorno desafiador opositivo precisa de tratamento?

É muito importante que a escola ou os pais que estejam desconfiados que uma criança tenha o transtorno desafiador opositivo a leve para um psiquiatra infantil com a intenção que o diagnóstico seja realizado, para que assim o tratamento possa começar o quanto antes. Em alguns casos de transtorno desafiador opositivo  pode ser feito o uso de medicamentos, principalmente se está aliado com a agressão e raiva, pois esses sintomas são extremamente prejudiciais para a socialização da criança.

O TDO se apresenta em conjunto com TDAH em uma média de 50% dos casos, sendo muito importante que o profissional que está fazendo a avaliação da criança analise se é  caso dela, para que assim, tome providências para melhorar a qualidade de vida e até mesmo a rentabilidade escolar.

Outro ponto muito importante é que a criança e os pais tenham atendimento psicopedagógico por parte da escola, até para dar orientações de como as atividades devem ser feitas com esta criança. Lembrando que é sempre válido buscar atividades lúdicas que buscam o diálogo. Às vezes, uma boa opção para o aluno conseguir melhores resultados no colégio, é ter um acompanhamento terapêutico, para que ele medie estratégias entre o aluno e os professores.

Nosso portal sabe a importância das atividades lúdicas em geral e disponibiliza um de seus cursos online com certificado sobre esse tema, que trata de todos os pressupostos teóricos e metodológicos para que a esse tipo de atividade possa ser inserido de forma eficiente e responsável dentro da sala de aula, o Curso Online Atividades Lúdicas.

Além disso, o nosso portal também oferece vários cursos a distância dentro de todas as áreas do seu interesse, e o melhor de tudo é todos os cursos contam a com a opção de certificação, onde quem escolhe a carga horária do certificado é você, podendo variar entre 5 e 420 horas! Você tem acesso a todo curso e apenas na hora da avaliação é que você escolherá para quantas horas gostaria de ser avaliado.

##lista_cursos##

Também é de extrema importância para o tratamento da criança que ela tenha acesso a um psicólogo, pois a partir do momento em que a criança acha um lugar seguro para compartilhar seus sentimentos e fazer um progresso em relação a sua agressividade, aumenta consideravelmente a possibilidade dela se desenvolver melhor socialmente e a se sentir melhor.

Como é o tratamento para TDO?

Como já falamos anteriormente, uma grande parte do problema de uma criança que tem um comportamento opositor é ter pais que não sabem ou tem muita dificuldade emlidar com o transtorno. Neste caso, é importate que haja um tratamento que não envolva apenas a criança, mas todo o meio em que ela está inserida. É muito comum ocorrer uma intervenção na forma que os pais lidam com a criança, para que assim, a criança consiga melhorar. Esse modo de tratamento tem se mostrado bem eficiente, tendo cerca de 40-50% de resposta em uma criança com TDO.

Ou seja, o tratamento deve ser feito não apenas para a criança aprender a lidar com sentimentos, mas também deve envolver a família, para que todos consigam continuar o tratamento em casa e, por consequência, melhorar a dinâmica familiar.

Outra boa opção é envolver a música no tratamento do transtorno desafiador opositivo, tendo em vista que a música tem um grande poder de ativar os circuitos neurais em quase todo nosso cérebro, sem falar que a música pode ter o poder de acalmar.

A arte também pode ser uma boa aliada quando falamos sobre o tratamento do comportamento opositor pois ela estimula a criatividade, amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, o que é muito positivo para uma criança com esse transtorno.

O nosso portal tem um curso online que fala exatamente sobre a importância que a música pode para a formação de uma criança e de que forma deve ser tratada dentro da sala de aula, o Curso Online Música na Educação Infantil. Já o nosso Curso Online Arte na Educação fala sobre a importância e metodologias de ensino da arte na educação infantil e ainda dá dicas sobre como a implementação pode ser feita de forma efetiva.

O Foco Educação Profissional sabe da importância da atualização constante dos profissionais e por isso oferece ótimos cursos online aprovados por mais de 140 mil alunos. Além disso, o nosso portal conta um setor pedagógico completamente dedicado para oferecer o melhor para você. Não perca mais tempo e comece agora mesmo a fazer nossos cursos online com certificado, que além de te trazer conhecimentos, irão auxiliar no seu crescimento profissional e permitir refinar seu currículo. E o melhor de tudo é que tudo é feito através do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) otimizado para Smartphones, Tablets e computadores, para que você possa estudar da forma que quiser!

Não se esqueça de inscrever para ter acesso ao nosso portal e aos nossos incríveis cursos online. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos e faça nosso Curso Online Transtorno Opositivo Desafiador.