Porque buscar qualificação profissional? É preciso ter em mente que quanto mais conhecimento, mais atraente estará o seu currículo e mais chances de conseguir um lugar ao sol no mercado de trabalho. Há inúmeras possibilidades de se especializar em um determinado segmento, algumas que demandam maior investimento e tempo, como faculdade ou pós-graduação, e outras que oferecem praticidade e eficiência, como os cursos online, muito procurados hoje em dia.

Porque buscar qualificação?

A crise trouxe ao Brasil instabilidade financeira e profissional para muita gente. As altíssimas taxas de desemprego fizeram com que as pessoas pensassem no que seria melhor para sua carreira: continuar trabalhando na área ou buscar novos ares? Bom, essa resposta depende totalmente de cada um e sabemos que atualmente não está nada fácil escolher o emprego na área dos sonhos. Mesmo que uma mudança de setor não seja tão satisfatória, é preciso aproveitar o trabalho que se tem hoje. No entanto, vale saber que um dia a crise vai acabar e assim, você poderá repensar em uma volta ao setor que gosta de trabalhar, se quiser, claro.

Além das pessoas já ativas no mercado, que sofreram com a perda do emprego ou não, em meio à recessão também estão aquelas que buscam seu primeiro emprego, mas que já sabem qual campo desejam seguir. Se você é uma delas, não pense duas vezes antes de estudar bastante o segmento escolhido ou aquele que, agora, está em seus planos, mesmo que temporariamente.

Especialistas em economia indicam que a situação difícil pela qual o Brasil está passando irá apresentar uma melhora nos próximos meses e anos. Será uma evolução lenta, mas que virá, certamente. Portanto, se você precisou mudar de setor para driblar a crise ou está desempregado, fique tranquilo, sabemos o quanto essa situação é complicada. Enquanto isso é possível obter qualificações em cursos a distância para voltar ao mercado de trabalho com força total.

Você já pode perceber que a ideia deste artigo é te mostrar o porquê vale à pena se capacitar na área em que atua hoje em dia, sobretudo, naquela que te dá prazer. Vamos te dar um exemplo hipotético: Por conta da crise, você ficou desempregado. Depois de procurar por alguns meses outras vagas semelhantes à antiga, não foi chamado para nenhuma entrevista de emprego. Como é comum nessa circunstância, você se desesperou e resolveu agir. Procurou um trabalho em uma outra área, que por acaso estava com alta demanda de pessoal, entretanto, não é a que você vislumbrou para sua carreira.

Você pode pensar, assim, em duas saídas para ser um profissional melhor: qualificar-se nesta nova área e garantir novas possibilidades para seu futuro profissional ou investir na área que gosta, com esperanças de retornar ao mercado assim que a crise cessar e obter sucesso. Essas duas maneiras envolvem muito estudo e dedicação e é só você quem pode decidir qual rumo tomar. Mas nós ajudamos com uma dica: cursos online se tornaram umas das opções de qualificação mais viáveis nos dias de hoje.

Sempre há algo novo para aprender e para se manter entre as principais opções das empresas, é preciso ir além da formação superior, que é mais abrangente. Atualmente, garantir conhecimento específico em ramificações de uma mesma área dá muita credibilidade ao currículo profissional e além disso, torna você em um especialista, de fato. Quem é que não deseja isso para a carreira?

Cursos relacionados que podem te interessar:

Vantagens de se capacitar em sua área de atuação

“Quando trabalhamos com que gostamos, nem parece trabalho”. Essa frase é repetida por pessoas que resolveram se arriscar em um mar de possibilidades e escolher áreas que mais agradavam-nas. O que mais motiva essa atitude é pensar em como seria benéfico se dedicar em obter qualificação profissional em um só setor, mas de forma bem aprofundada e embasada, do que atirar para todos os lados, sem muito fundamento.

Quem está desempregado e quer se recolocar, está querendo subir de cargo no atual trabalho, passar em um concurso público ou está buscando o primeiro emprego, deve considerar o aprimoramento em um determinado ramo. Como dissemos, há diversas maneiras de conseguir isso, sendo que os cursos online com certificado são umas das mais conceituadas no atual momento. Eles garantem a instrução que todo profissional precisa, além da documentação que comprova tudo o que foi aprendido.

Para você se convencer ainda mais, vamos elencar as vantagens de se qualificar na área em que você atua. Veja só:

  • Networking

Com maior conhecimento você terá muito mais recursos para divulgar o seu currículo a quem quer que conheça, sobretudo àquelas pessoas que trabalham na tua área. Com um currículo profissional recheado de palestras, congressos e cursos EAD, você poderá colocar o seu networking para funcionar. Seus amigos, conhecidos, antigos chefes, entre outros, vão ver potencial e pró-atividade em você, que preferiu não ficar estagnado e ainda garantiu mais saber no segmento em questão.

Uma dica para notificar pessoas de seu mesmo ramo, mostrando que você está mais capacitado e com um currículo turbinado, é publicar em grupos de interesse nas redes sociais, criar um portfólio online ou até mesmo enviar e-mails para quem você já tem um vínculo. Assim, você terá suas novas competências divulgadas para quem realmente pode te ajudar a conseguir uma boa oportunidade na área que gosta, idependente de qual seja ela.

  • Currículo atrativo

Ter conhecimentos bem direcionados pode diferenciar você de outros candidatos em uma entrevista de emprego. O entrevistador tomará conhecimento de seu currículo e perceberá que você buscou se aprimorar na área daquela vaga em aberto. Muitas pessoas ainda pensam que conhecer “de tudo um pouco” é vantajoso na hora do processo seletivo, no entanto, isso até pode ser válido, mas somente se estes conhecimentos vierem acompanhados de um grande aperfeiçoamento em uma determinada área. Portanto, mais vale ser um especialista em um assunto, do que um generalista - aquele que sabe vagamente sobre diversos temas.

No momento de elaborar o seu currículo, pense que ele pode ser determinante para você mudar os rumos de sua carreira e estar preparado para boas vagas de emprego. Há algumas dicas para que esse documento mostre quem você é profissionalmente de forma clara:

  • Dados pessoais (com exceção de CPF, RG e contas bancárias).
  • O nível mais avançado de escolaridade.
  • Objetivo profissional (quanto mais direcionado, melhor).
  • Experiências profissionais.
  • Formação complementar (workshops, cursos online, etc).
  • Português correto.

Quando for chamado para uma entrevista de emprego em seu setor, mostre que realmente adquiriu recursos para atuar na função e que as capacitações feitas por você, tanto as presenciais, quanto às online, foram de grande valia para sua formação. Essa dica também é imprescindível para quem, por algum motivo, se viu desempregado e buscou oportunidades em outras áreas, pois se qualificar traz benefícios sempre.

Conhecendo uma área de forma mais aprofundada, qualquer pessoa garantirá expertise, uma qualidade de quem é especialista em um determinado tema. Além de conseguir o emprego que gostaria – ou até mesmo abrir seu próprio negócio -, você terá know-how para atuar em seu segmento, oferecendo sempre o melhor serviço, sabendo lidar com as mais variadas situações e ampliando a distância entre você e os concorrentes.

Quando falamos em qualificação e especialidade em um assunto, falamos em conhecimento. Muito conhecimento adquirido. Para a presidente do Grupo Elemento RH, Luciana Ferreira, um profissional com expertise "é aquele que saberá o que fazer dentro da empresa, ou seja, deve chegar pronto e preparado para atuar diretamente na função para a qual foi contratado". Segundo ela, na hora de decidir que quer focar em uma área, é indicado fazer uma análise do que está faltando no currículo e procurar investir no desenvolvimento de habilidades de acordo com seu objetivo profissional. A especialista sugere que essa atualização seja feita a cada cinco anos.

  • Plano de carreira

Qualificação em cursos online com certificado também pode aumentar suas chances de conseguir uma promoção na empresa onde está. Algumas corporações oferecem plano de carreira para os funcionários, que têm suas competências e rotina avaliadas, e muitas vezes o currículo pode contar a favor.

Vale lembrar que este mesmo plano pode ser traçado por você: a dica é não esperar que a empresa exija mais qualificação profissional, corra atrás de conhecimento antes disso. Desta forma, o seu empregador reconhecerá que tem um funcionário motivado e que merece estar no quadro de funcionários. Isso quer dizer que, além de aumentar sua chance de ter um plano de carreira mais seguro, vai dar mais possibilidades de manter um emprego estável por muito tempo.

  • Alcance dos objetivos

Se você teve a oportunidade de encontrar um trabalho que ama, ou está aproveitando uma chance em meio à situação complicada do país e não quer abrir mão dela, precisa descobrir que vale à pena, sim, encarar uma empreitada de capacitações nesta determinada área. A qualificação está ligada ao alcance dos objetivos profissionais e pessoais. Você pode estar em um emprego, por exemplo, que promete dobrar o salário de quem tem mais conhecimento sobre uma área específica. Isso pode render bons frutos, não? Vai ajudar você a colocar em prática os planos que tem para sua vida e conferir estabilidade financeira.

Ou você pode estar em uma área diferente da sua, que logo logo passará a não ser tão motivadora, assim, pois não é aquilo que sempre sonhou para si. Se você tem um sonho, busque um trabalho que te ofereça satisfação. Por que não procurar vagas de emprego que unam o útil ao agradável? Essa pode ser uma solução viável, basta ter paciência e foco. É importante rever o quanto antes a possibilidade de fazer cursos a distância e outras capacitações para que o próximo emprego supra todas suas necessidades.

Não importa qual for o seu objetivo, realizando cursos online e se atualizando sempre você vai conseguir atingi-lo, mais cedo ou mais tarde!

qualificação profissional

Cursos online na área podem ser uma ótima saída

Uma coisa que é muito comum por aí é: uma pessoa estar empregada e reclamar que não sobra tempo para ampliar seus conhecimentos na área que gosta; e aquela que está desempregada, mas que também reclama, desta vez que sobra bastante tempo, mas que não tem dinheiro para investir em capacitações para melhorar o currículo profissional.

Uma ótima saída para pessoas que vivem esse mesmo dilema é a realização de cursos EAD (educação a distância). Aqui no Foco Educação Profissional, as cerca de 700 capacitações da grade são formuladas por especialistas, e já proporcionaram conhecimento para mais de 140 mil alunos. Essa modalidade de ensino tem sido a aposta de muitas pessoas, principalmente aquelas que querem garantir mais qualificação em sua área de atuação e buscar vagas de emprego mais promissoras.

Benefícios de estudar pela internet

Manter o aprendizado em dia através da internet se tornou ainda mais fácil com a ascensão dos cursos online. São muitas áreas para conhecer mais a fundo e até mesmo garantir certificação, o que rende maiores chances de reconhecimento no mercado de trabalho, pois é o atestado de que você realmente aprendeu o conteúdo.

Mas quais são os pontos positivos de se preparar em cursos a distância? Selecionamos alguns deles abaixo para que você fique mais íntimo do assunto e compreenda que essa modalidade não deve nada à modalidade presencial. Confira:

São bem específicos

Sim, começaremos por este tópico para te provar como esta modalidade se mostra eficiente quando o mote é qualificação no que gosta. Cursos online são direcionados a uma determinada área, devendo ser compostos por materiais que esmiúçam detalhes sobre o assunto, garantindo assim um conhecimento bem específico.

Você pode realizar um, dois ou até mais cursos sobre temas que compõem sua área de atuação e que são extremamente importantes para uma formação especializada. Lembre-se que é muito bom ter muitos cursos complementares em seu currículo, no entanto, priorize a qualidade e o foco que eles têm.

O nível de exigência é alto

Engana-se quem pensa que cursos EAD são mais fáceis e não exigem muita dedicação dos alunos. Bons portais dão aos participantes todos os subsídios para aprender o tema preposto e não visam somente o lucro. Verifique se a instituição online dispõe de questionários avaliativos para testar seu conhecimento e de materiais completos para sua aprendizagem. Para aprender de verdade, seja em cursos presenciais ou EAD, você deverá ter uma rotina de estudos, fazer as leituras solicitadas e passar por avaliações.

Lembre-se que nada adianta procurar por sites cujos cursos são gratuitos ou com certificados rápidos, pois eles podem representar uma cilada para o seu conhecimento e seu currículo. Isso por que, para ter um conteúdo programático de excelência, é preciso que seja estruturado por uma equipe pedagógica competente e isso demanda um investimento. A melhor opção é escolher um lugar com uma média de preço boa para você e que tenha o foco em ensinar bem e não somente dispor certificação rápida.

Além disso, como quaisquer outros portais de serviços, é preciso conferir a reputação, inclusive nas redes sociais e no site Reclame Aqui, e descobrir quais são as metodologias dos produtos disponibilizados.

Flexibilidade de horários e local agrada

Pessoas que procuram manter o foco nas áreas que gosta e querem fazer cursos para deixar o currículo mais atraente, vão adorar saber que podem realizá-los em horários alternativos e no local que desejar. Isso por que uma das maiores vantagens da modalidade a distância é a flexibilidade, permitindo que o aluno estude a partir de sua própria casa, do trabalho, da faculdade, entre outros, e o melhor, na hora que for melhor para ele.

Então, se você trabalha e estuda não precisará deixar de se qualificar mais por falta de tempo. Aqui no Foco Educação Profissional, exemplo, os cursos online são disponibilizados aos ingressantes por 24 horas, garantindo estudo na hora que for melhor para cada um. Quanto à localidade, só é preciso que tenha internet fluida.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Muitos oferecem certificação

Há muitas dúvidas que cerceiam a credibilidade dos certificados de capacitações online. Como falamos anteriormente, é preciso tomar cuidado com portais que oferecem diplomas rápidos e que não tenham uma reputação muito boa em canais na internet. Fazendo essa verificação e escolhendo um portal de confiança, você poderá ficar tranquilo quanto aos certificados, pois eles são válidos tanto quanto os do ensino presencial, fato que é amparado por uma lei nacional.

Se trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que entrou em vigor no Brasil em 1996. Entre as pontuações desta legislação há a previsão da existência do ensino a distância em diversos tipos de formação: cursos livres, ensino médio, técnico, ensino superior e pós-graduação. O documento oficial também determina que os certificados desses cursos tenham validade igual ao de capacitações presenciais.

Desta forma, ao se especializar em seu segmento em um curso pela internet, caso deseje obter a certificação, você poderá apresentá-la em diferentes casos. É possível comprovar para sua empresa em planos de progressão de carreira, complementar horas em sua faculdade ou curso técnico, prova de títulos em certames públicos ou simplesmente turbinar o seu currículo profissional para alavancar sua carreira. Que tal?

Invista em sua carreira e ganhe o mundo!

Você conseguiu perceber o quão gratificante pode ser se manter atualizado em sua área de interesse ou de atuação? Quando falamos de vida profissional, nada pode ser tão bom quanto aprender mais e mais sobre algo que sempre esteve em nossos planos ou naquilo que está nos satisfazendo no atual momento. Com o advento da internet isso se tornou mais acessível. Você tem inúmeros meios para se tornar um especialista através dela, e quando o assunto é credibilidade, os cursos online com certificado surgem entre as melhores opções. Com eles, seu currículo estará bem focado e haverá a comprovação de que você realmente se dedicou para aprender novos conteúdos. Faça sua inscrição aqui no Foco Educação Profissional e comece a ganhar mais espaço no mercado de trabalho.

Esperamos que o artigo tenha ajudado a elucidar suas dúvidas sobre o tema. Caso queira nos fazer alguma pergunta ou deixar uma sugestão, utilize o campo abaixo destinado aos comentários. Boa sorte e até uma próxima.