Muitas pessoas sonham em receber uma promoção de carreira, mas poucas sabem qual o caminho certo para isso acontecer. Não há um método que funciona para todos os trabalhadores e nem em todas as empresas, cada uma reage de uma maneira ao realizar sua estrutura organizacional. Por isso devemos priorizar nossas melhores habilidades relacionadas à área de atuação, unindo-as a atitudes certeiras. Expor, por exemplo, capacidade de resolução de problemas, de trabalhar em grupo, proatividade, e vontade de obter novos conhecimentos pode ajudar a conseguir uma posição de destaque na corporação. 

Uma ferramenta que tem dado super certo com muitas pessoas são os cursos online. Requisitados para preencher o currículo com aprendizados diferenciados, estes cursos a distância podem ser a peça-chave que você procurava para garantir a progressão funcional. Aqui no Foco Educação Profissional você encontra excelentes conteúdos sobre mais de 20 segmentos, ideais para quem visa crescer profissionalmente.

Entre as vantagens de realizar cursos EAD de nosso portal estão os materiais completos e elaborados por um setor pedagógico dedicado, a modernidade da plataforma de ensino e o preço justo. Por que não aproveita essa chance de agregar conceitos a sua formação para ser promovido? Neste artigo vamos evidenciar tudo sobre os princípios da progressão de carreira e o que você deve fazer para atingi-la. Acompanhe.

Seja promovido sem cair em ciladas

Você deseja ser promovido? Sim? Bom, o seu anseio não é uma exceção. Boa parte dos trabalhadores do mundo todo quer o mesmo que você, afinal, uma promoção não envolve somente a mudança para um cargo superior. Muitas vezes, é uma chance que o funcionário tem de ser melhor remunerado, receber mais benefícios, além de exercer uma função de mais prestígio e liderança. Para você ter uma ideia, um estudo realizado pela consultoria global Korn Ferry com mais de 1 mil pessoas empregadas, divulgou que 63% delas desejam receber uma promoção.

Então por que não aproveitar o embalo e procurar formas eficazes para se diferenciar? Focar nos estudos é sempre a melhor saída. Comece realizando alguns cursos online com certificado em seu próprio setor, você verá que já ajudará em seu crescimento profissional.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Carreira pública

Empresas públicas podem ter plano de carreira em sua cartela de benefícios para os funcionários. No entanto, é preciso entender que não são todos os cargos que permitem esse tipo de ascensão. Através da Lei nº 12.778 é possível conhecer quais são as disposições sobre os níveis profissionais permitidos para cada carreira. Estes cargos definidos pela legislação são os que "admitem evolução funcional vertical, que são agrupados e escalonados em classes, por possuírem denominação, atribuições e exigirem qualificação profissional e habilidades específicas afins". 

Os adendos não param por aí. Se o seu pensamento é se tornar um servidor público, vale saber que cada edital divulga a qualidade dos ofícios disponibilizados, assim como a existência de níveis de progressão. Há determinadas ocupações que não possuem graduação, portanto, é necessário ficar atento às regras dos certames que irá prestar. Agora aqueles que permitem a promoção, podem ser divididos horizontalmente - quando ocorre a mudança de área - ou verticalmente - quando a pessoa sobe de cargo na mesma área.

Empresas privadas

Já as instituições privadas funcionam de outra maneira. Cada uma oferece uma política para seus trabalhadores e o plano de carreira pode estar nela. É muito importante que as informações sobre a progressão funcional estejam disponíveis para todos os funcionários a fim de que eles possam buscá-la com seu próprio esforço. Nesta situação, há três competências que normalmente são avaliadas pelos chefes e coordenadores, sendo elas:

  • conhecimento: está ligado ao ato de conhecer as tarefas pertinentes ao seu cargo. Você está apto para exercer sua função? Busca sempre aprender como trabalhar com as ferramentas necessárias? Isso é extremamente importante e pode lhe ajudar a conseguir o cargo desejado.
  • habilidade: o conceito de habilidade diz respeito a saber como executar as suas funções, mas seguindo os parâmetros definidos pela empresa; é ter know-how para atender às expectativas de seus superiores e chamar a atenção deles com muita dedicação e respeito.
  • atitude: a atitude está relacionada à motivação. De nada adianta conhecer suas funções, executar tudo da forma que empresa quer, se não demonstra interesse além disso, se não busca por novos desafios e se mantém estagnado. Lembra do que falamos sobre aprender em cursos online com certificado? Pense nisso.

De fato subir na carreira não é uma missão simples, porém, lutar por isso pode ser muito gratificante. Além disso, as empresas modernas já entenderam que o reconhecimento por um trabalho bem feito é fundamental para reter os melhores talentos. Muitas delas promovem seus funcionários como uma maneira de bonificá-los, mas também para melhorar e perdurar o desempenho de seus serviços.

"É muito mais interessante capacitar o próprio colaborador para galgar posições do que recrutar e treinar alguém de fora, correndo o risco da integração do novo membro não ser tão serena”, explica o consultor corporativo Pedro Zaros. Portanto, fique tranquilo, o momento está ótimo para quem almeja uma promoção de carreira. Para lhe ajudar nessa empreitada, listamos 6 mandamentos para pessoas como você, que não são nada acomodadas e querem sempre mais. Confira e anote as dicas.

1 - Seja profissional

As pessoas com quem trabalha adoram o seu jeito extrovertido? Elogiam sua forma de se vestir? Gostam de bater papo com você e sempre te convidam para um happy hour? Sorte sua, você realmente cativou seus companheiros de trabalho. Entretanto, não é nada disso que fará com que você cresça dentro da empresa. Apesar de ser muito bom atuar em um ambiente onde somos bem aceitos, não é garantia de que seu chefe lembrará de você na hora de promover alguém. Pelo contrário, ele analisará quem age com profissionalismo acima de tudo.

Nossa dica para você é: saiba separar o coleguismo e amizade das funções que você exerce, bem como os prazos e objetivos da empresa. Tente ao máximo ser um colaborador presente, que cumpre as metas, tenta resolver problemas e sabe trabalhar em equipe. Ser responsável perante a empresa e não ser somente um poço de simpatia vai te lavar para onde quer. Junto a um trabalho bem feito, mantenha o foco na melhoria de suas habilidades. Aprenda sempre mais em palestras, treinamentos, congressos e cursos profissionalizantes de sua área; seus superiores vão perceber a sua determinação.

2 - Seja autêntico

Um dos maiores erros cometidos por profissionais de diversas áreas é a falta de autenticidade, sobretudo diante do chefe. Muitas pessoas acreditam que obedecer à hierarquia é a mesma coisa que não ter direito a dar opiniões e de exercer sua própria personalidade. Saiba, caro leitor, que você pode demonstrar o que você acha sobre as determinações da empresa, o atendimento a certo cliente, o prazo estabelecido para algum projeto, etc. Claro que o seu parecer deve ser inserido em um contexto apropriado, em uma reunião civilizada e sempre com muito respeito e calma. Exibir o seu ponto de vista quando há coerência pode lhe render ótimos resultados. Afinal, a sua ideia pode ser melhor do que a inicial.

Ser autêntico neste caso é uma oportunidade de mostrar que você tem autoconfiança e sabe muito bem o que quer. Seu supervisor com certeza verá o seu trabalho com outros olhos após essa mudança de comportamento, experimente. Uma sugestão para você garantir seus direitos e ter mais sucesso é descobrir conceitos embasados em cursos a distância. Por aqui há diversas oportunidades para aprender mais a respeito disso, como o Curso Online Assédio Moral no Trabalho‍ e o Curso Online Marketing Pessoal‍. São dois cursos ótimos para você saber como ter mais "voz" dentro do ambiente corporativo.

progressão de carreira

3 - Administre seu tempo

Não vá pensando que fazer horas extras para suprir as necessidades de sua função ajuda na conquista de uma promoção de carreira. Algumas pessoas imaginam que o período após o expediente pode ser utilizado para "vestir a camisa" da corporação e chamar a atenção dos chefes, porém, o efeito pode ser o contrário. Provavelmente você ficará bem cansado e nem conseguirá terminar seus projetos da melhor forma.

Entenda que ficar um tempo a mais em seu trabalho pode até ser algo excelente para a empresa e para você, afinal você ganha remuneração extra ou horas na casa, enquanto que a empresa ganha em produtividade. No entanto, esse não é um fator determinante para conseguir uma progressão de carreira. Além disso, se você estiver fazendo muitas horas extras, pode soar estranho para a chefia. Ele pode pensar que você não está dando conta do serviço no horário de trabalho, e um profissional que não consegue cumprir metas, não está entre as preferências dos superintendentes das empresas.

Para se diferenciar, tenha objetivos diários e os cumpra dentro do período convencional de trabalho. Se quer conhecer dicas de como fazer isso com excelência, realize o nosso Curso Online Administrando Melhor o Tempo‍. Ele contém materiais específicos para quem deseja se organizar no âmbito corporativo, aproveite.

4 - Cresça por sua competência

É comum encontrarmos pessoas que conseguem subir de cargo por serem amigos - o famoso QI ("quem indica") - ou por puxarem o saco do chefe. Mas ao fazer isso, o profissional não estará crescendo na carreira de forma espontânea, ou seja, por suas competências. Ao bajular o superior, você pode conseguir benefícios caso ele aceite essa condição, como por exemplo chegar ou sair em horários alternativos, tirar folgas e até mesmo garantir uma posição de destaque na empresa. Contudo, essa situação não será bem vista pelos demais funcionários e pode não durar muito tempo.

Além do que, de nada adianta você ter sido indicado por um amigo, se não conseguir exercer com maestria todas as competências exigidas por seu cargo. Corporações sérias valorizam profissionais habilidosos e éticos. Caso você esteja vivenciando isso na empresa onde trabalha, repense. Hoje em dia você encontra muitos líderes que fazem suas escolhas baseadas em resultados, e não em preferências pessoais. Por isso é importantíssimo correr atrás de qualificações sobre seu segmento em cursos profissionalizantes

5 - Não espere pelo plano de carreira

A sua empresa oferece plano de carreira? Se sim, você deve estar animado para ser reconhecido e conseguir a tão sonhada progressão funcional, não é mesmo? Essa pode ser uma oportunidade bacana de conseguir o cargo desejado, mas não deve ser encarada como a única. Cada empresa define como escolherá os candidatos às próximas vagas em aberto internamente, e geralmente, as disponibiliza de forma democrática. 

No entanto, quando uma instituição dispõe esse tipo de vantagem, espera promover alguém que seja altamente qualificado para o cargo em questão. Em outras palavras, de nada adianta requisitar um cargo superior, se ao longo de sua jornada de trabalho você não demonstra conhecimentos exigidos para atuar nele. Apesar de muitas vezes ser uma avaliação aberta, tal vaga só conseguirá ser preenchida por quem consegue se diferenciar por suas capacidades. 

Portanto, aproveite, sim o plano de progressão de carreira que consta na política da empresa. Mas junto a ele, procure por ferramentas modernas e conceituadas, como os cursos EAD, para aprender mais sobre suas funções.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

6 - Busque por qualificação sempre

Ter uma formação profissional de qualidade é o ponto principal de uma carreira de sucesso. Todo o tipo de conhecimento adquirido é bem-vindo para rechear o currículo e ser convocado para entrevistas de emprego, além de ser promovido, claro. O mercado está em busca de profissionais que se atualizam sempre, sobretudo aqueles que fazem isso de uma maneira modernizada, como em cursos online, que são trabalhados através de plataformas digitais e oferecem conhecimentos de modo dinâmico.

Hoje, além dos cursos técnicos e de graduação, os cursos profissionalizantes também são muito bem recebidos pelo mercado de trabalho. Entre dezenas de opções, os cursos online têm sido procurados por muita gente para elevar sua qualidade de atuação. A ótima notícia é que eles são versáteis e atendem a diversos tipos de público. Por exemplo, há cursos EAD para você que trabalha com Administração, Informática, Educação, Saúde, e muitos outros nichos. São variados conteúdos elaborados para te tornar um verdadeiro expert.

Seja promovido realizando cursos online

Os cursos a distância do Foco Educação Profissional são buscados por trabalhadores de diversas áreas e têm surtido resultados incríveis. Mais de 140 mil alunos já realizaram nossas capacitações, está esperando o que para começar a sua? Investindo apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) você consegue realizar todos os cursos aqui do portal dentro do período de um ano. Incrível, não é mesmo?

Além disso, todos os cursos podem gerar certificados de acordo com a carga horária que você precisar, entre 5 até 420 horas. Assim, você terá uma documentação segura para atestar suas novas competências à empresa. O que acha? Inscreva-se agora e conquiste sua promoção.

Gostou do artigo? Então aproveite as dicas, compartilhe e capacite-se o quanto antes em cursos online com certificado para fazer a diferença! Caso tenha alguma dúvida, deixe um recado que nós lhe responderemos. Até uma próxima.