As mídias sociais revolucionaram as formas de comunicação, principalmente no modo como as pessoas interagem entre si e com empresas de todos os portes. Marcar presença nas plataformas digitais é crucial para qualquer marca, tanto para se aproximar do consumidor quanto para entender seu comportamento, opinião e necessidades.
Aproveitar tudo que a internet oferece não é tão simples como parece, há uma infinidade de mídias sociais com redes distintas e múltiplas funcionalidades. As abordagens precisam ser bem feitas e são mutáveis de acordo com o canal, por isso é fundamental que os profissionais de marketing e social media estejam sempre de olho nas tendências e melhores estratégias.
Além de conferir muitas dicas nesse guia, uma alternativa primordial é investir em qualificação contínua, com um bom curso de mídias sociais e demais cursos online correlatos. Você pode se inscrever no Foco Educação Profissional e conhecer diversas opções primorosas, afinal, oferecemos os melhores cursos a distância do mercado, sempre com conteúdos atualizados.
A seguir, saiba tudo sobre o Instagram – uma das redes que mais cresce atualmente, com 50 milhões de usuários no Brasil -, os melhores artifícios e principais tendências; e os macetes para utilizar o Youtube a favor de sua marca, uma mídia primordial para divulgação de materiais audiovisuais de todos os nichos.
Mídias sociais: Instagram e Youtube a favor da sua marca
Instagram - melhores estratégias
Um milhão de usuários em apenas três meses, considerado o melhor aplicativo no ano de 2011 e com mais de 800 milhões de seguidores ativos: esses são os números principais do Instagram, uma das mídias sociais que mais faz sucesso atualmente. Criada a partir de uma plataforma conhecida como Burbn, a rede de fotos e filtros mais famosa do mundo tem uma curta história, alavancada sobretudo após ser comprada pelo Facebook. A partir daí, ganhou uma nova interface e muitas funcionalidades, sendo a principal delas o Instagram Stories, uma ferramenta atrativa e com variadas possibilidades.
Além de fazer a cabeça de pessoas de todos os perfis e idades, o Instagram é uma mídia social ideal para negócios. O mundo corporativo pode usufruir de todas as suas ferramentas para divulgar, interagir com os seguidores, postar novidades da marca, fazer promoções e usar as mais diversas estratégias de marketing. É uma ótima forma de trazer credibilidade e alavancar a reputação de uma empresa, personalidade, serviço ou produto, desde que sejam utilizadas boas táticas por meio de um trabalho profissional e eficiente.
Você sabia? O engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior em comparação ao Facebook, revela uma pesquisa da empresa Fast Company. Agora dá para entender porque essa é uma das redes sociais que mais cresce no mundo!
Identidade da página
O Instagram para negócios pode ser incluído no plano de marketing digital de muitas organizações que pretendem investir nas mídias sociais. O primeiro passo para isso, claro, é criar uma identidade para sua página. Nesse quesito, é bom saber que sua conta pode ser integrada diretamente ao Facebook, portanto é só utilizar o mesmo e-mail e os dados que já estão presentes na rede de Mark Zuckerberg.
Mas isso é só o começo. O nome é muito importante para que as pessoas possam associar a página a sua marca – é indicado o próprio nome da empresa, o uso de um termo alternativo e até a criação de um mascote, tudo depende de suas metas. Além disso, é fundamental criar uma bio (descrição) interessante, que fortaleça ainda mais sua relação com os seguidores, assim como disponibilizar as informações de contato (endereço do site, geralmente) e ter uma boa foto de perfil.
As primeiras postagens devem ser estratégicas. Primeiramente, o público precisa conhecer sua marca, seu trabalho, atividades, missões, etc. Vídeos curtos com uma apresentação, fotos com infográficos e montagens são artifícios que sempre chamam atenção e convencem. A interação precisa ser direta e a marca soar o mais natural possível, aproveitando as tendências, as gírias da web e até os memes para se destacar e mostrar que está por dentro de todos os assuntos.
Nesse contexto, porém, é imprescindível considerar o nicho e as suas possibilidades. O estilo da página e os posts devem seguir uma coerência e ter relação com aquilo que você deseja mostrar, é por isso que toda publicação deve ser planejada e monitorada. O gerenciamento de redes sociais é fundamental para o Instagram, assim dá para perceber como está a aceitação do público e delimitar os melhores caminhos/abordagens para utilizar frequentemente.
Dica: não se esqueça de promover seu perfil no Instagram nas outras mídias sociais e, se necessário, invista no sistema de anúncios patrocinados. Quer saber mais? Invista em nossos cursos online com certificado voltados ao inbound e ao marketing digital e fique por dentro desses conceitos.
Tendências e novidades
O Instagram cresceu muito nesses 7 anos de existência, apresentando muitas tendências interessantes que chamam atenção dos usuários. A possibilidade de registrar momentos e postar imagens com diversos filtros e edições em tempo real ajuda a mostrar o cotidiano de uma pessoa e de uma empresa – muitas marcas utilizam essa rede de modo humanizado, retratando os bastidores do trabalho e divulgando novidades que encantam os seguidores.
De fato, a formalidade não é uma tática que dá certo nessa rede. O público busca entretenimento e interatividade, quer acompanhar materiais mais leves e relevantes. Por isso, o conteúdo deve ser informativo, empolgante e divertido, de modo que surpreenda e gere engajamento. Você pode aproveitar os assuntos que estão em alta e aquilo que é gerado pelos próprios usuários – as hashtags ajudam a dar um norte e o próprio Instagram Stories serve de divulgação para suas postagens.
Instagram Stories
A principal novidade adotada pelo Instagram recentemente é a ferramenta Stories, um recurso semelhante ao utilizado no SnapChat, em que as publicações ficam disponíveis para visualização em um tempo determinado (24 horas). É um método interessante de produção e divulgação de conteúdo que pode ser agregador para a campanha de marketing, desde que bem utilizada e gerenciada. Algumas dicas para desfrutar das funcionalidades do Stories para seu negócio:
- Mostre o dia a dia da empresa, novidades da marca e curiosidades que surpreendam seus seguidores;
- Crie ofertas relâmpago e promoções rápidas que gerem interesse e engajamento no público;
- Faça menções (mentions) a outros usuários e marcas, integrando sua conta a influenciadores e realizando parcerias agregadoras;
- Use o Stories para divulgar novas postagens no feed, links para o site e também para outras redes sociais;
- Crie uma história! A interatividade do aplicativo permite o desenvolvimento de postagens interativas e impressionantes que valorizam a marca. Além disso, você pode colocar muitos anúncios (Ads) entre os conteúdos;
- Não se esqueça do recurso "Ao Vivo". Faça transmissões em tempo real para revelar uma novidade, mostrar um processo, interagir com os seguidores e humanizar a marca;
- Seja criativo. Explore os stickers disponíveis e todos os recursos gráficos que o Stories oferece. Tente ficar cada vez mais próximo dos usuários, postando mensagens interessantes, instigantes, que valorizem e tragam personalidade à marca.
Não se esqueça, em nosso curso de mídias sociais ainda há muitos vídeos com dicas para utilizar o Instagram Stories e macetes para aproveitar o melhor dessa rede. Fortaleça seus estudos com essa opção e outros cursos online interessantes disponíveis no portal.
Administração, gerenciamento e ferramentas
A administração e gerenciamento do Instagram dependem de um trabalho apurado do profissional de social media, que deve ter boas noções da utilização dessa plataforma e buscar se inteirar em todas as tendências e novidades – cursos online com certificado são perfeitos para esse objetivo.
O investimento no Instagram é fundamental e proveitoso para qualquer empresa, porém, é necessário seguir uma cadência e definir um escopo para criar um bom planejamento de postagens e, mais que isso, realizar um gerenciamento de redes sociais eficiente. A frequência orienta os usuários e fortalece a relação da marca com os seguidores, assim como uma atenção constante aos seus comentários, dúvidas e opiniões.
Para isso, existem algumas ferramentas auxiliares que ajudam na gestão – para edição, gestão de postagens e acompanhamento de métricas e resultados. Entre as principais, podemos citar o Crowdfire, o Brume, o Etus, o Latergram, o SocialRank, o Instamizer, o Boomerang e o Afterlight.
Com o auxílio desses recursos, você consegue aproveitar todas as funcionalidades da rede e marcar presença diária no cotidiano das pessoas. Com anúncios coerentes e postagens interessantes, é possível conquistar muitos seguidores e tornar-se até uma referência em seu nicho, metas de toda marca que começa a investir nas mídias sociais.
Youtube e a revolução no conteúdo online
Com 12 anos de vida, o Youtube é atualmente a maior plataforma de vídeos do mundo, criado por três programadores estadunidenses. Começou modestamente, com um sistema bem inferior ao que conhecemos hoje, mas aos poucos se expandiu até se consolidar como a mídia social audiovisual mais importante da internet.
Esse boom ocorreu graças à compra da plataforma pela Google, em 2006, que a integrou em seus serviços e investiu em uma série de funcionalidades – como a qualidade de vídeos e a possibilidade dos próprios usuários criarem e divulgarem seus conteúdos através da rede.
A partir daí, surgiram os primeiros influenciadores digitais chamados de "youtubers" – uma profissão muito rentável atualmente. Além disso, o novo design, os algoritmos mais eficientes, o destaque para anúncios e a interação com outras mídias tornaram o Youtube cada vez mais usual. Hoje em dia, possui cerca de 1,5 bilhão de usuários mensais.
Cabe salientar que a plataforma de vídeos impactou diretamente no consumo de conteúdo digital e é cada vez mais considerado por empresas do nicho audiovisual. Emissoras de televisão e rádio e produtoras de cinema utilizam suas funcionalidades para divulgar suas produções, investindo pesado nessa convergência de mídias que tornou-se tendência. É uma ótima possibilidade de se manter próximo ao público, marcando presença na internet e atingindo toda a audiência que está sempre conectada.
Tendências do audiovisual e marketing de conteúdo
A junção de som e imagem, os efeitos e uma série de interações chamam atenção das pessoas e destacam um bom conteúdo. Se a televisão já é uma mídia capaz de prender milhões de indivíduos com seus produtos, imagine uma plataforma em que o usuário pode selecionar os melhores catálogos, definir o que e quando assistir e, melhor que isso, produzir seu conteúdo e ajudar a alimentar essa rede? É nesse contexto que destacamos o impacto do Youtube e das tendências do audiovisual nas redes digitais.
O vídeo é uma das melhores formas de divulgação de conteúdo, capaz de atrair e aumentar o engajamento das pessoas a diversos canais. Melhor que isso, aumenta a conversão do público com marcas ou com outros indivíduos, gerando confiabilidade e criando uma boa reputação – metas de marketing essenciais para qualquer corporação.
O “Youtube for business” também é uma tática que valoriza as empresas e profissionais de todos os segmentos, garantindo influência e muitos benefícios. Felizmente, a plataforma abre espaço para qualquer assunto, é extremamente democrática e simples de usar. Assim, desde que haja o investimento em um bom marketing de conteúdo, é possível agregar valor à marca, alavancar os serviços e conquistar seu espaço com um canal estruturado.
Para se ter ideia, muitos empreendedores já faturam alto com o Youtube. Canais relacionados a games, culinária, moda e beleza se tornaram referência para milhões de seguidores. Quanto maior o investimento aumenta a audiência e consequentemente a publicidade, não é à toa que muitos youtubers alcançaram status de celebridades. Aplicada aos negócios, uma marca pode tanto aprender a gerenciar seu próprio canal ou integrar sua imagem com pessoas que já fazem sucesso na rede, são muitas estratégias que podem dar certo e render bons números.
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Progressão de carreira em empresas
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Youtube para negócios: dicas para um canal de sucesso
É comum surgirem muitas dúvidas nos iniciantes, por isso, listamos algumas dicas gerais para aproveitar o máximo do Youtube no gerenciamento de redes sociais de uma marca. Alguns passos fazem toda a diferença e ajudam a aproveitar tudo que essa plataforma incrível oferece.
Primeiramente, é necessário analisar suas personas e verificar se o público está adaptado a utilizar e interagir com a rede social, se tem potencial para consumir seu conteúdo e acompanhar seu canal. A partir daí, vale a pena seguir alguns macetes:
- Criar um conteúdo de qualidade e que seja relevante para os seguidores, uma abordagem que siga as tendências atuais e com relação a sua marca. É preciso fazer uma boa ligação, usando recursos persuasivos e que convençam;
- Divulgar o canal e as publicações nas redes sociais e fazer uma interação entre todas as mídias utilizadas pela empresa. Um teaser com o link ou uma chamada para o vídeo principal pode ser divulgado no Facebook e no Instagram, por exemplo;
- Convidar pessoas que tenham autoridade na rede, influenciadores e especialistas nos temas tratados. Você pode unir sua marca a essas pessoas para aumentar os acessos e o número de seguidores no canal;
- Atentar-se à concorrência. Os rivais também estão presentes no Youtube? Quais estratégias estão seguindo e como você pode criar uma linha exclusiva, diferenciada e original?
- Qual conteúdo é mais indicado? Pelo menos no início, é interessante seguir um padrão. Serão vídeos informativos, de curiosidades, entrevistas, bastidores, dicas? Comece com um segmento e vá expandindo aos poucos;
- Estabelecer um calendário de postagens é essencial e auxilia na orientação do público. Além disso, é bom atentar-se à edição de video, ao tempo, aos recursos e à qualidade total do conteúdo;
- Técnicas de SEO e atenção às tendências das redes ajudam a pautar conteúdos e têm possibilidade de conquistar muitas visualizações, ficando, inclusive, na listagem dos vídeos em alta do Youtube;
- Foco nos títulos e nas thumbnails (imagens de capa do vídeo). Eles são primordiais para aumentar a taxa de abertura, influenciando diretamente no acesso. Se o conteúdo for bom e relevante, a chance do usuário assistir todo o vídeo aumenta bastante. Atente-se aos detalhes, use programas de edição e design e invista no melhor em todos os materiais divulgados.
Com essas dicas, é possível marcar presença nessas redes e garantir ótimos resultados. O trabalho é árduo e soa um pouco complexo, mas com planejamento e ferramentas excelentes, você consegue realizar um bom gerenciamento de redes sociais e colher bons frutos para sua marca. Além disso, é essencial buscar qualificação frequente, com um curso de mídias sociais estruturado e guias que fortalecem seu aprendizado.
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