Valorização da imagem, das qualidades e competências: você sabe o que é marketing pessoal e, mais que isso, quais são as técnicas para aprimorá-lo? Há muitas fórmulas e pontos a considerar em todos os ambientes, sobretudo o corporativo – por isso que o marketing pessoal vale para qualquer indivíduo que precisa moldar seu perfil e se destacar.

Conforme revela o especialista em marketing Jussier Ramalho, "você é a sua melhor marca" e precisa promovê-la considerando pontos essenciais como ética profissional, etiqueta social, postura, comunicação e aparência - seja para ter destaque em uma função, conquistar uma promoção de carreira, conseguir uma boa vaga de emprego, ser referência como um líder, entre muitas outras ações.

E, mesmo com tantos macetes e guias do sucesso, é bom ter em mente que muitas etapas nunca acabam, mas sempre se renovam. Mais do que moldar seu perfil profissional, esse conceito é essencial para ajudar na evolução em diversos aspectos humanos – aprimorar as qualidades, corrigir vícios e defeitos e melhorar a relação interpessoal.

Então, caro leitor, saiba que é altamente recomendado se atualizar e saber como fazer marketing pessoal de modo excelente e recorrente. Além de ler muito sobre o tema e conferir dicas incríveis dadas por especialistas, vale muito a pena investir em cursos online também, como o Curso Online Marketing Pessoal, destaque do Foco Educação Profissional.

Atestados por milhões de pessoas, os cursos a distância te auxiliam tanto na capacitação quanto no aperfeiçoamento em infinitos assuntos, com conteúdo de fácil acesso e estudo – dá para aprimorar seus conhecimentos em casa, na faculdade, no trabalho e em qualquer tempo livre. Interessante, não acha?

Pois saiba que há ainda mais vantagens em realizar um curso de marketing pessoal e apostar nos cursos online com certificado do nosso portal. Falaremos de todas elas ao longo do artigo, assim como ótimos guias e técnicas para valorizar totalmente sua imagem. Acompanhe o texto e não deixe de se qualificar.

Guia completo de marketing pessoal + dicas e cursos online

Como se portar em diferentes situações

De uma reunião de negócios até uma confraternização da empresa, saber como se portar em diferentes ocasiões dirá muito sobre seu perfil e comportamento. A etiqueta social e corporativa serve para ser praticada em diferentes situações, sobretudo aquelas em que você precisa seguir regras ou não conhece direito.

No evento de um cliente, por exemplo, é necessário se atentar desde o dress code (roupa a usar) até a postura e interação com as pessoas – ainda mais se você busca fechar um trabalho. Pode parecer simples, mas são nos pequenos detalhes que muita gente cai em armadilhas e acaba passando uma impressão ruim, péssimo para quem pretende se destacar naturalmente.

De acordo com a psicóloga Luciana Serafin, além de se atentar à postura e a imagem externa, é inerente a qualquer profissional trabalhar comportamentos como serenidade, ética e compromisso. Mais que isso, o bom senso também impera em todo ambiente corporativo, com uma conduta que não incomode ou desrespeite seu próximo.

Para a especialista, há alguns fatores a se atentar para manter-se equilibrado e portar-se adequadamente em diferentes situações. São passos básicos que podem fazer toda a diferença, como:

  • Manter a discrição, tanto para garantir a harmonia do ambiente quanto para evitar comentários desnecessários – que podem ser interpretados das mais infinitas maneiras;
     
  • Saber a hora certa de falar e ouvir. Aliás, aquela expressão "falar é prata, silêncio é ouro" deve ser seguida à risca, por mais que você seja do tipo extrovertido;
     
  • Respeitar pontos de vista, estilos e tudo que é diferente do seu contexto pessoal. O mundo é bem maior do que você conhece e as pessoas seguem preceitos distintos.
     
  • Vestir-se adequadamente e cuidar da aparência. Higiene é fundamental em qualquer lugar. Já as roupas dependem da ocasião – além de um tópico do nosso curso online, falaremos melhor sobre isso adiante.
     
  • Comunicar-se de forma cortês, com boa linguagem e assertivamente gera bons resultados e mostra seu poder de integração a qualquer ambiente – isso vale para a interação com qualquer pessoa, seja de alto ou "baixo" escalão.
     
  • Responsabilidade e moderação são primordiais para um comportamento exemplar, assim como o bom senso em ações práticas – falar, sentar, andar, gesticular, etc.
     
  • Manter a personalidade e ser natural, porém se moldando à ocasião sem abrir mão da boa educação, sensatez e prudência. Nunca tente forçar algo que não tem nada a ver com você, soa mecânico e, como dizem atualmente, "fake".

Cometi uma gafe, e agora? Calma! Erros são comuns e acontecem em várias situações. Nesse caso, reconhecer a falha é o melhor a fazer, assim como pedir desculpas e se retratar – atitudes que demonstram segurança e firmeza. Quer mais dicas preciosas? Desvende no Curso Online Marketing Pessoal e não perca nenhum detalhe.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Como encantar as pessoas a sua volta

Você conhece alguém que é tão agradável ao ponto de encantar todos a sua volta? Tem como exemplo uma pessoa que sabe falar e se portar tão bem a ponto de ter sua confiança? Pois é, existem muitos indivíduos assim. Talento? Dom? Personalidade? Esses fatores podem até ser considerados, mas tudo depende mesmo de técnicas frequentes e trabalhadas.

Com certeza essa pessoa exemplar sabe como fazer marketing pessoal e usufrui das melhores ferramentas/ações desse conceito tanto para se destacar quanto para gerar esse encantamento nos outros. Ao começar a entender melhor o que é marketing pessoal e colocar todos os macetes em prática, você perceberá o quanto essa afirmação faz todo sentido.

Ademais, antes de se dedicar ao estudo completo no curso de marketing pessoal, é interessante conhecer algumas técnicas inteligentes para atingir esse patamar:

  • Ser você mesmo, sem máscaras e sem forçar algo que não é apenas para agradar alguém ou ser aceito em alguma situação. Personalidade é tudo, assim como a transparência, resiliência e equidade.
     
  • Buscar a confiança das pessoas com honestidade e naturalidade, com base nas boas ações e credibilidade. É um processo que demora, mas que rende muitos ganhos para todos os lados.
     
  • Ter humildade e irreverência ao lidar com a pluralidade e evitar julgamentos. Sabia que um cumprimento e um sorriso no rosto podem fazer milagres? Por isso, evite a arrogância e não seja pretensioso demais, todos têm falhas e algo a melhorar. Mantenha a empatia e mostre o que tem de melhor para os outros.
     
  • Reconhecer seus "inimigos". Sofrer e se importar com as críticas alheias faz mal para sua saúde física e mental. Os concorrentes existem, mas só podem te prejudicar caso você gaste muito tempo pensando em como detê-los. Além disso, é muito prudente saber perdoar as pessoas.
     
  • Ser positivo e motivar as pessoas. Por mais que uma situação seja difícil, negatividade e pessimismo não ajudarão em nada, ao contrário, te deixarão ainda mais esgotado. Pense em soluções e motive o próximo para que o problema possa ser resolvido conjuntamente.
     
  • Controlar as emoções. É difícil ser racional o tempo todo, mas quanto mais centrado você fica, melhor lidará com as adversidades. Tente sempre tirar uma lição e ter maturidade, sem dar espaço para o desespero, o julgamento e o desequilíbrio.

São em pontos como esses que, além de ajudar no seu crescimento, ainda inspira as pessoas e lhe torna um exemplo a ser seguido. O encantamento surge de modo espontâneo e orgânico. Nesse contexto, é bom pensar que campos como a psicologia podem ser muito importantes para um plano de marketing pessoal – há muitos livros, artigos e cursos online com assuntos auxiliares.

Aqui no Foco Educação Profissional oferecemos muitos cursos a distância dessa área também, que você pode complementar ao Curso Online Marketing Pessoal. Uma opção legal para conhecer é o Curso Online Relações Interpessoais‍.

marketing pessoal

Valorize seu lado pessoal e profissional

Já pontuamos muitas dicas legais para melhorar seu perfil tanto quanto indivíduo como profissional, cruciais para aqueles que procuram compreender o que é marketing pessoal e conquistar variados objetivos. Porém, ainda há boas técnicas que também devem ser consideradas, ótimas para sua valorização em qualquer ambiente – do rotineiro ao corporativo.

Dicas de oratória

O primeiro recurso a desenvolver é a oratória, ainda mais se você é uma pessoa mais tímida. Independente do cargo ou ofício, falar bem será primordial em qualquer fase. Você precisa se comunicar bem com clientes, fornecedores, funcionários, colegas, chefes... Portanto, além de aderir a boas alternativas de aprendizado – realizando um curso online específico, como o Curso Online Oratória‍ -, é sempre bom ter em mente alguns macetes:

  • Treinar em casa lendo textos em voz alta, de forma clara e pausada, respeitando as pontuações;
     
  • Controlar a respiração e adequar o tom de voz à situação;
     
  • Evitar vícios de linguagem, erros e gírias, ainda mais quando for falar em público – ótima dica para entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo;
     
  • Gesticular de modo a ajudar na explanação das ideias, sem que os gestos interfiram na mensagem e na compreensão do interlocutor;
     
  • Para evitar o nervosismo na hora de falar, é bom estudar o assunto previamente, conhecer o perfil do público, formular bons argumentos, treinar constantemente e ouvir feedbacks/sugestões. Postura ereta e apresentação pessoal também contam muito para conseguir se comunicar efetivamente.

Entre os cursos online com certificado que podem te ajudar muito nesse tópico está o Curso Online Como Falar em Público‍. Aproveite que esse conteúdo possui muitos artifícios bacanas para não fazer desse momento um terror.

Aprendendo a ouvir

Melhor que saber ouvir é escutar, ação que é considerada até uma arte. Há diferenças entre ambas, já que dificilmente escutamos e nos atentamos às necessidades das pessoas que estão ao nosso redor – ainda mais agora em que muita gente fica apressada e não deixa as distrações de lado, como mexer no celular enquanto conversa.

Nessa redoma em que o comportamento ruim costuma ser geral, aquele que atribui todo seu foco ao próximo enquanto ele está falando com certeza será bem visto. Em um diálogo, ao escutar seu interlocutor você compreende suas ressalvas e pode resolver problemas de modo mais coerente. Isso vale para quem é líder ou subordinado, em todos os casos os ganhos serão satisfatórios.

Para isso, valem alguns exercícios: nunca interromper as pessoas, sempre esperar a sua vez de falar; perceber se a mensagem foi compreendida claramente; ter humildade para conhecer e se interessar na história do interlocutor.

Fique ligado: além de usar o marketing pessoal a seu favor, você também pode se especializar para auxiliar outras pessoas também, atuando como coach. Conheça o Curso Online Coaching‍ e considere essa alternativa.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Você é o que você veste

Marketing pessoal tem tudo a ver com a maneira que você se veste também, ainda mais em ocasiões especiais, eventos corporativos e qualquer local em que é necessário passar uma boa impressão. Embora essa afirmação pareça "polêmica" ou até um pouco agressiva para algumas pessoas, um profissional precisa se atentar ao seu dress code constantemente, ainda mais se deseja firmar uma imagem positiva.

Mas, será que é preciso entender de moda ou gastar muito com roupas caras? Não, só é preciso ter coerência e sensatez, já que uma peça de "marca" e caríssima pode ser tão inadequada quanto uma roupa mais básica.  

Segundo a consultora de imagem Silvana Lages, para mulheres e homens o traje corporativo segue quatro níveis: formal clássico, formal contemporâneo, casual profissional ou esporte profissional. Nos dois primeiros casos, são especialmente para eventos, coquetéis e festas mais requintadas. Já as outras opções se encaixam no dia a dia mesmo, uma linha comum e básica para não cometer erros.

Focar no clássico é sempre um acerto, independente de fatores pessoais como estilo, religião, tendências de moda, cultura, entre outros.

Guarda-roupa feminino

As mulheres devem ter atenção no comprimento das roupas, evitando decotes, calças apertadas e peças que possam levar ao estereótipo da vulgaridade. Acessórios são bem vindos, desde que usados como complemento ao estilo.

Uma boa maquiagem ajuda a compor o visual, mas nunca deve ser exagerada (excesso de pó/base, batons em cores muito vibrantes). Perfume também deve ser usado com moderação. Entre as roupas mais indicadas estão blazers, blusas, camisas e calças sociais, saias médias e longas, sapatos de salto alto.

Guarda-roupa masculino

Os homens devem se atentar à barba – sempre aparada e bem feita – e ao cabelo – sempre penteado. Quanto às roupas, deve evitar estampas e focar no tradicional: calça jeans ou social, camisa ou camiseta polo/lisa, blazer, sapato ou tênis discretos. É indicado evitar peças muito estampadas e não se deve exagerar nos acessórios.

Embora essas regras sejam gerais, cada empresa possui seu código de conduta que inclui o modo correto de se vestir. Já dissemos e vamos repetir sempre: vale o bom senso de acordo com a ocasião e, para qualquer situação, a higiene deve estar sempre em dia e as roupas limpas e bem passadas.

Ética profissional

O último tópico de nosso artigo trata de um tema fundamental para todo marketing pessoal: a ética aplicada ao trabalho. Para viver de modo equilibrado, devemos cultivar alguns valores essenciais, como o caráter, o respeito, a honestidade e a educação – princípios éticos de convivência em sociedade e em todas as relações interpessoais.

A ética profissional no ambiente corporativo vai desde a boa convivência com todos até obedecer ao código de conduta da empresa. Unir as regras dispostas com os valores universais ajuda a moldar um bom perfil, aquele que sabe agir com racionalidade e de acordo com os preceitos morais – assim, o clima organizacional melhora, todos aprendem e crescem junto à corporação.

Quem pretende compreender definitivamente como fazer marketing pessoal deve ter plena noção dos valores éticos e aplica-los tanto na vida pessoal quanto profissional. Saber criticar e receber as críticas, ter humildade, honestidade e cordialidade, assumir seus erros, respeitar a hierarquia, reconhecer os méritos alheios e evitar julgamentos são alguns pontos que contribuem bastante para um ambiente pacífico.

Para quem precisa se aprofundar no assunto, realizar o Curso Online Ética e Cidadania‍ pode ser muito proveitoso, perfeito para incrementar aos estudos com o curso de marketing pessoal do portal. 

Você sabia que dá para realizar esses dois cursos online ao mesmo tempo? Pois é. Ao se inscrever no Foco Educação Profissional, você tem acesso a todos os cursos a distância pertencentes ao Pacote Master durante um ano. Não precisa se preocupar com mensalidades e nem com valores exorbitantes: basta investir uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) e iniciar o curso online que você quiser - são mais de 1000 opções de diversas áreas.

Faça sua matrícula agora e comece já a se qualificar. Os cursos online com certificado já conquistaram milhões de pessoas e vão te surpreender também. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Boa sorte e até mais.