O que é marketing digital para você? Ideias inovadoras, diferentes formas de atrair o público, ferramentas diversas e que se reinventam... o próprio termo já diz muita coisa e revela as particularidades dessa área, que tem seu foco total na internet e nessa cultura digital que estamos inseridos.

Já realizamos grande parte de nossas tarefas cotidianas com o auxílio da web, sobretudo ao pesquisar produtos e serviços, interagir com pessoas e empresas e fazer compras. Com grande parte do público conectado e se inteirando cada vez mais com suas aplicações, tornou-se imprescindível para as corporações pensarem em estratégias para aproveitar o melhor que a rede oferece.

Muitos empreendedores – sejam iniciantes ou veteranos – têm se qualificado para dominar todos esses recursos, realizando um curso de marketing digital e consultando inúmeras fontes de informação. Cursos online sobre o tema, aliás, são as melhores opções para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar.

O Curso Online Marketing Digital, do Foco Educação Profissional, é formulado por um setor pedagógico dedicado e conta com todas as técnicas e macetes que auxiliam muitos negócios online, de blogs a canais, de páginas a lojas virtuais. Esse curso online atrai diversos alunos que desejam se destacar e até ganhar dinheiro na internet.

Parece complexo, mas marketing digital é simples de compreender. Para usá-lo a seu favor, basta contar com bons guias e se dedicar para fazer a diferença. A partir deste artigo e de nossos cursos a distância, você conhece mais sobre a área e pode se especializar para se tornar um grande empreendedor web. Acompanhe nossas dicas e coloque tudo em prática.

Planejando uma ação de Marketing Digital

Lançar uma campanha de marketing demanda uma série de passos e análises fundamentais. As ações precisam de uma boa estrutura e planejamento para alcançar a meta desejada. Embora na internet haja uma liberdade maior e infinitas abordagens, conquistar resultados orgânicos e efetivos não é uma tarefa fácil, visto a grande concorrência, a agilidade do público e as atualizações frequentes.

Programar uma ação de marketing digital começa pela escolha do canal de divulgação, bem como aquilo que se deseja promover. Pode ser um produto via redes sociais, uma promoção vantajosa pelo e-mail marketing, destacar um conteúdo de seu site no Google Adwords, entre muitas outras possibilidades. Algumas precisam de investimento e outras são gratuitas, mas de qualquer forma será necessário realizar um estudo prévio, avaliando o cenário e definindo quais serão os artifícios utilizados.

Eis algumas etapas que você pode seguir – dicas gerais que são aprofundadas em nosso curso de marketing digital online:

  1. Definir e conhecer todos os detalhes do produto/marca/serviço que será promovido;
     
  2. Identificar o público alvo – inclusive as personas – que se interessarão pela publicidade e poderão tornar-se potenciais clientes;
     
  3. Montar um plano de ação com um conteúdo chamativo e de qualidade, seja para um ou diversos canais;
     
  4. Usar técnicas apuradas e que fazem diferença – como SEO, links, imagens, virais e tendências que se modificam em cada rede (uma campanha no Twitter será diferente de um anúncio no Instagram, por exemplo);
     
  5. Pensar em um cronograma e atualizar as campanhas caso seja necessário, bem como interagir com o público e se atentar a eventuais correções;
     
  6. Monitorar sempre e mensurar os resultados – métricas são essenciais;
     
  7. Aprender com os erros e acertos da ação, melhorando aquilo que não funcionou e aprimorando os pontos favoráveis.

Erros, aliás, podem acontecer e são comuns quando seguimos vários caminhos e realizamos testes. O que você precisa evitar são falhas graves, como ignorar os resultados, "abandonar" a campanha esquecendo-se de monitorá-la, promover as ações sem objetivos definidos e ignorar o público.

Embora não exista uma fórmula mágica, essas etapas são gerais e primordiais para qualquer empreendedor digital, por isso vale a pena dominá-las e usar estratégias complementares, dispostas em cursos online com certificado sobre comunicação e marketing e todo esse universo da web.

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Importância dos motores de busca

Quando um site aparece – e se mantém – na primeira página dos motores de busca, de modo orgânico e independente de links patrocinados, pode ter certeza que as técnicas de marketing digital estão sendo bem usadas. Não é fácil conquistar esse status, por isso muitas empresas contratam agências e profissionais especializados especialmente para esse trabalho, que envolve muita análise e habilidades.

Um especialista nessa área nunca deve abrir mão das atualizações e tendências de marketing digital se quiser alavancar uma página e aumentar sua autoridade nos buscadores. Além de cursos online relativos, é preciso se atentar às novidades e mudanças dessas plataformas – o Google, por exemplo, sempre renova seus algoritmos, e diz que considera mais de 200 variáveis no ranqueamento das páginas.

De qualquer forma, se o conteúdo tem grande qualidade, boa codificação, há integridade e utilização correta de recursos como o SEO, com certeza é possível ficar bem nesse ranking. No caso específico do SEO, é necessário um título atrativo, excelência e embasamento no material divulgado, o uso de palavras-chave corretas, etc. O que se sabe também é que, conforme o público acessa e se interessa por seu site/blog, mais a autoridade dele cresce, tornando-se uma referência e ganhando credibilidade.

Grande parte dos internautas não acessa a página 2 do Google, sabia? Por isso, muitas empresas investem em táticas para melhorar sua posição no buscador e ficar no topo, sem o auxílio de anúncios. Há inúmeros tutoriais para isso, com os melhores macetes listados no Curso Online Marketing Digital do Educamundo. Vale muito a pena estudar com esse curso online e ficar pronto para se destacar de vez na web.

Blog e redes sociais

Aumentar o alcance da marca, aproximar-se do público e valorizar suas informações por meio do marketing de conteúdo são apenas alguns dos objetivos de um blog para empresas. É cada vez mais comum recorrer a essa alternativa para complementar o site principal e ampliar sua presença online, utilizando o melhor do marketing digital, seja de modo direto ou por meio de agências e profissionais terceirizados.

Pilares fundamentais do marketing digital, tanto o blog quanto as redes sociais garantem diversos benefícios para os empreendedores, tanto na promoção de sua marca quanto no envolvimento com seu público. Você sabia que, só no primeiro semestre desse ano, as vendas online aumentaram 27%? Esse número é graças à facilidade de comprar pela internet, ao atendimento personalizado e a disposição das empresas em investirem no e-commerce e mídias digitais.

A criação de um conteúdo auxiliar e informativo para um blog pode sanar dúvidas dos clientes e migrar para as inúmeras plataformas existentes na rede, cada qual com sua linguagem. No Facebook, pode virar um post de interação. No Twitter, utilizar uma hashtag que está em alta. No Instagram, uma imagem chamativa. No Youtube, um vídeo tutorial informativo – as possibilidades são variáveis e infinitas.

Cuidar das redes sociais também depende de estratégias, como o trabalho de um bom social media para saber o que postar, como postar e se destacar frente aos internautas que estão sempre conectados. O marketing viral, nesse caso, pode ser uma boa alternativa, desde que bem estruturado para não abrir margem a erros que coloquem a reputação da marca em perigo.

Tanto o trabalho de conteudistas quanto de empreendedores digitais dependem de uma visão analítica e sagaz, tanto que os profissionais mais qualificados sempre conseguem criar e monitorar boas campanhas em todas as plataformas. Muitos recorrem a um curso de marketing digital e também a cursos online com certificado ligados à comunicação, publicidade e redação, afinal, quanto mais perfeita for a ação, melhor.

Marketing de Display: Banners e Facebook Ads

Após nossa abordagem sobre o que é marketing digital e o conceito de algumas mídias essenciais a essa área, bem como dicas e indicações de cursos a distância para seu planejamento, podemos dar ênfase a outras ferramentas interessantes que também auxiliam vários negócios na internet.

Atrelado às redes sociais, aos sites e a praticamente todas as plataformas web, o marketing de display foi o percussor do marketing digital e ainda é bastante popular atualmente. Trata-se dos banners de anúncios que vemos em qualquer página que acessamos – seja de forma modesta, criativa, chamativa e até de mau gosto.

No Facebook, aparecem muito as Facebook Ads, propagandas que se baseiam em um conceito conhecido como remarketing. Basicamente, tenta mostrar ao usuário produtos e serviços direcionados, com base em suas pesquisas nos buscadores, em sites e lojas virtuais. Ou seja: se você procura um tênis no Mercado Livre, por exemplo, provavelmente surgirão anúncios voltados ao nicho de calçados e vestuário quando você navega na internet.

Esse é um modo relativamente novo e assertivo de fazer marketing digital. A ideia é focar nos interesses próprios de cada indivíduo, delimitando tanto seu público quanto sua persona, para assim gerar encantamento e a tão sonhada fidelização. Afinal, é melhor se deparar com uma publicidade daquilo que lhe interessa do que com algo que não tem nada a ver com seu gosto, não é?

Geralmente, os banners são produzidos e requisitados via parceria entre sites e blogs ou então por meio do Google Adwords, um sistema de links patrocinados que vemos tanto no buscador quanto em infinitas páginas – e base para o remarketing nas redes sociais também.

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E-mail Marketing

Outro método clássico que define bem o que é marketing digital é o e-mail marketing, amado por uns e odiado por outros. De fato, é um sistema que merece atenção redobrada para conquistar os clientes, e não afastá-los, e isso acontece bastante devido a péssimos hábitos, como o spam.

Não precisamos nem salientar que é chato demais receber uma enxurrada de mensagens e lixo eletrônico via e-mail. Mas, se antes era comum recorrer a essa técnica, hoje em dia as empresas estão cautelosas e planejam passo a passo suas campanhas de e-mail marketing.

A principal estratégia é ser natural, realizar uma boa abordagem, moldar-se aos costumes dos internautas e criar uma personalidade à marca, para que aumente a abertura das mensagens e leve à conversão. Mesmo que pareça pouco em relação a outras plataformas, o e-mail marketing nunca deve ser deixado de lado e, com o tempo, pode elevar o status de muitas companhias. Quer saber quais os melhores caminhos a seguir? Tanto no curso de marketing digital do Educamundo quanto em cursos a distância ligados ao marketing e a internet você encontra respostas para todas as suas dúvidas.

Mobile Marketing

Falando em e-mail marketing, um dos recursos mais usados nesse sistema atualmente é o foco no mobile, pensando no público que só acessa a rede via dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O crescimento é latente e muitas pessoas preferem se conectar por esses aparelhos – as vendas já aumentaram cerca de 70% no Brasil, revela uma pesquisa da Criteo.

De olho nessa onda, muitas corporações voltam seus serviços e projetos para o mobile, seja na criação de aplicativos (que são mais rápidos, dinâmicos, seguros e modernos) ou no design responsivo, no qual uma página se molda totalmente às dimensões do dispositivo, sem que o usuário precise alterá-la.

É fato pensar que, com essa ascensão, quem investe no mobile tem e terá muito sucesso futuro, tanto em vendas quanto em outros objetivos. Uma empresa que se preocupa com o melhor para seus clientes, é antenada nas tendências e promove melhorias com certeza será bem vista e poderá se tornar até uma referência para muitos.

Uma dica bacana - além do curso de marketing digital online - nessa e nas diversas pautas relacionadas ao marketing é Curso Online Estratégias de Negócios na Internet‍, que também esclarece muitos conceitos e amplia sua visão sobre várias ferramentas.

Data mining: Criação de uma base de dados própria

Outro sistema que não pode ficar fora de um bom plano de marketing digital é o data mining, preponderante no ramo da informática e na disciplina ligada a servidores e banco de dados. Conhecido literalmente como "mineração de dados", tem como função a organização global de dados e sua manipulação.

Mas, como isso ajuda no marketing digital? Bom, contar com uma boa base de informações de seus clientes, com seus desejos, necessidades e interesses é muito proveitoso. Assim, dá para delimitar o público de modo responsável e efetivo, promovendo campanhas direcionadas e que agradam.

Isso é importante para os disparos do e-mail marketing, em que os anúncios podem ser produzidos com foco naquilo que o cliente mais gosta, tem potencial para comprar e dar crédito. Desde que haja um data mining consistente e competente, dá para criar uma ótima base e conquistar muitos consumidores – não é à toa que esse recurso também tem destaque em nosso curso de marketing digital online.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como escolher a melhor plataforma para seus negócios?

Loja virtual, blog, página no Facebook, canal no Youtube... essas e outras diversas plataformas estão à disposição de empresas e pessoas para variadas divulgações e ações de marketing. A questão, porém, é saber em qual delas investir, qual opção é mais proveitosa para seus negócios.

Obviamente, não há uma resposta única e tudo depende de suas pretensões ao empreender na web. Todos visam o lucro e o reconhecimento, mas não adianta escolher logo uma loja virtual para vender produtos se você não tem tempo e não pode se dedicar a esse trabalho integralmente. São muitas variáveis e, com a evolução de sus planos, dá para unir tudo isso em um projeto só.

Logo, antes de escolher a plataforma inicial, considere:

  • O tempo e a dedicação;
  • A equipe envolvida;
  • O material e equipamentos disponíveis;
  • Os investimentos financeiros;
  • O conteúdo, nicho, serviços e produtos;
  • As perspectivas atuais e futuras;
  • Os custos, a execução, funcionalidade, suporte e melhorias.

Esses são alguns aspectos gerais para ter em mente. Com a decisão tomada e o estabelecimento de seu projeto, aos poucos você aprimora e pensa em novas convergências e desafios.

Curso de marketing digital: qualifique-se e monte seu negócio na internet

Com perspectivas animadoras um espaço totalmente democrático, a internet ganha cada vez mais indivíduos interessados em montar seu próprio negócio, tornar-se um influenciador e se especializar em todas as ferramentas pertencentes ao marketing digital.

Porém, alcançar um bom status depende de muita qualificação, técnicas e artifícios planejados, para ascender de modo íntegro e competente. Isso é possível tanto com o Curso Online Marketing Digital quanto com cursos online com certificado relativos.

No Foco Educação Profissional há mais de 1000 opções que podem ficar a sua disposição por um ano inteiro, basta investir uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) e ter acesso a todos os cursos online do Pacote Master disponíveis no portal. Assim, você estuda o curso online que quiser e dá um up total em sua formação, proposta atestada por mais de 140 mil alunos.

Matricule-se agora e não deixe essa oportunidade de lado. Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Boa sorte e até mais.