O jornalismo na atualidade está condenado ao mundo digital? Como os jornalistas podem manter a credibilidade de seus conteúdos em meio a tanta informação produzida até mesmo por quem não estudou para isso? Estas são duas das principais polêmicas do contexto atual em que está inserido o jornalismo, uma das áreas mais afetadas pela ascensão tecnológica.

É interessante que estudantes, profissionais e a sociedade em geral se aprofundem nessa abordagem para entender o que mudou e o que permanece intacto quanto à produção jornalística e o que está por vir. O Curso Online Jornalismo na Atualidade‍ do Foco Educação Profissional é uma opção incrível para quem visa se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar a respeito desse tema. Ele é um dos cursos online com certificado do portal que visam tanto a melhoria do currículo quanto o conhecimento de conceitos importantes para colocá-los em prática.

Acompanhe nosso artigo para conferir tópicos importantes que são explanados em nosso curso online e se diferenciar no mercado de trabalho com saberes abrangentes. Participe desse debate, leia e dê sua opinião!

Jornalismo na atualidade: como se adequar diante das inovações

Se nas décadas de 80 e 90 os jornalistas vivenciaram a troca das máquinas de escrever pelos computadores, no século 21 não são vistas substituições, mas sim ferramentas que devem ser agregadas. Surgiram a internet, os dispositivos móveis, as redes sociais, e nesse contexto, as informações podem ser transmitidas de forma muito mais rápida e fácil.

Há 50 anos, os editores e repórteres viviam para lá e para cá buscando e confirmando dados, entrevistando fontes e personagens pessoalmente e esperando a reação dos leitores por meio de cartas. Hoje, as redações estão cada vez mais tecnológicas e os jornalistas devem trabalhar seguindo parâmetros específicos para atrair públicos cada vez mais imediatistas: as notícias são atualizadas em tempo real a fim de atender todas as expectativas e se destacar entre a concorrência.

O grande público, na verdade, além de estar em busca de informações atualizadas e que sejam dadas de forma rápida, quer conteúdos claros e objetivos, que vão "direto ao ponto". Muitas vezes, os leitores estão atrás do típico lead, elemento jornalístico que deve responder às questões fundamentais de qualquer notícia: o quê, quem, quando, onde, como e por que - não mais que isso. 

Por essas e outras que há uma discussão envolvendo o jornalismo na atualidade. Há quem diga que seus critérios não são seguidos pela maioria dos profissionais por conta da profusão e alta rotatividade de ideias e informações. Em nossos cursos a distância sobre comunicação é possível ter uma base completa acerca das mudanças nas formas de se comunicar e os percalços vividos por jornalistas e comunicadores em geral nesse mote.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Processo de informação no jornalismo

Os critérios do jornalismo, os quais nos referimos acima, são extremamente importantes para que os fatos sejam reproduzidos fielmente e cheguem ao público final com clareza, coerência e segurança. Cursos para jornalistas ensinam com destreza cada elemento presente do processo de informação do jornalismo, incluindo o curso online que oferecemos por aqui.

Esse é um aprendizado que não pode ser ignorado por iniciantes, muito menos por profissionais já atuantes na área, pois é ele que garante o reconhecimento de qualquer bom jornalista no mercado de trabalho. A audiência, foco principal de qualquer veículo de comunicação, não pode tomar conta das preocupações principais do jornalista. Ela deve nortear seu trabalho dentro da empresa onde trabalha, no entanto, o profissional deve seguir com sua missão de oferecer materiais de qualidade, de interesse público e que sigam a ética da profissão. 

Além disso, o jornalista deve seguir etapas imprescindíveis para a obtenção de conteúdos de qualidade, que graças à internet também podem ser aprendidas em cursos para jornalistas a distância. Veja só quais são:

  1. Pauta: primeiro passo da produção jornalística. Consiste no tema que será abordado pelo jornalista em sua próxima reportagem, podendo ser ele um evento sazonal, continuado ou programado; desdobramento de fato de interesse público; fato por observação direta; ou temáticas sugeridas pelos editores ou diretores da empresa. Nas redações, as pautas devem ser apresentadas em um documento contendo especificações do lugar e hora da entrevista, exigências para que ela ocorra, equipamentos necessários e profissionais reportados, além do assunto que deve ser abordado.

  2. Apuração: essa é uma das fases mais primordiais, pois é nela que se identifica a importância na notícia para o público e a veracidade das informações recebidas de fontes. É essencial analisar o perfil de todas as pessoas que serão entrevistadas, bem como aquelas que serão citadas na matéria; apurar os dados meticulosamente a fim de não restarem dúvidas e não fragilizar a notícia.

  3. Entrevista: é o momento de ouvir quem tem algo a dizer sobre a pauta. Escolhidos anteriormente e já analisados pelo jornalista responsável, os entrevistados devem ser tratados com respeito independente da situação em que forem abordados. É essencial que as perguntas feitas retirem o máximo de informações para ajudar na construção de um material bem completo e fiel. Para não esquecer ou errar, é preciso antecipar um roteiro com as principais questões, e ouvir atentamente todas as respostas. É muito possível que surja alguma novidade entre uma resposta e outra.

  4. Edição: com todos os dados coletados e entrevistas realizadas, gravadas ou anotadas, o jornalista deve se preparar para estruturar tudo para se tornar uma notícia. Nessa hora, ele vai selecionar aquilo que mais interessa, engavetar aquilo que pode ser utilizado em um outro momento, e excluir as informações que não são pertinentes para publicação.

Esses fundamentos podem ser estudados a fundo em nosso curso de jornalismo online. Nele, você descobre o que precisa para seguir todas as normas técnicas e chamar a atenção das empresas de comunicação e redações, ou até mesmo se dar bem em uma carreira autônoma. 

jornalismo na atualidade

Jornalismo e a Internet

Bom, como já foi dito, a internet revolucionou diversos segmentos e o jornalismo está entre os principais envolvidos. Com a ascensão da web, os veículos físicos, como revistas e jornais, perderam um pouco de sua popularidade e, com isso, as redações sofreram desfalques gigantescos. A partir disso, pudemos ver - e ainda estamos vendo - uma transformação no que diz respeito ao "ambiente de trabalho" do jornalista atual. 

Podemos citar alguns exemplos que, de certa forma, favorecem a atuação desses profissionais hoje em dia, mesmo em meio à crise vivida pelo país. Jornalistas demitidos de redações e outras empresas ou recém-formados - os famosos focas - encontraram na internet uma saída para exercer sua atividade. São muitas alternativas possíveis: blogs, canais de vídeo, podcasts, redação e edição de textos para empresas ou pessoas, atuação como ghostwriter, revisão de textos variados, incluindo trabalhos acadêmicos, entre muitos outros. 

A questão é que, se de um lado a internet tem sido uma pedra no sapato da audiência dos impressos e até mesmo para o rádio e a TV, por outro, ela potencializa as chances do jornalista atingir públicos cada vez maiores. Os conteúdos jornalísticos, sejam eles publicados em sites próprios do autor ou provenientes da imprensa formal, podem ser disseminados nas redes sociais, ajudando na captação fácil da opinião pública e na interação com os seguidores.

Os cursos online voltados para essa área podem exemplificar todos os prós e contras da internet para o jornalismo. É interessante descobrir quesitos como estes  em cursos a distância e poder potencializar os resultados a partir disso. Afinal, a internet, quando usada com responsabilidade, pode trazer muitas vantagens para a vida profissional.

O papel dos blogs

O blog é uma das plataformas de compartilhamento de informações mais antigas, tendo surgido pouco depois da internet se tornar mais acessível. Esse estilo de site se tornou uma febre nos anos 90 e início dos anos 2000, quando era muito utilizado como uma espécie de diário pessoal de cada autor. Hoje, cerca de duas décadas depois, há diversas categorias de blogs, que podem ser assinados por qualquer pessoa que se interesse.

Nesta via, devemos compreender o papel dos blogs na atual sociedade e também para o jornalismo, uma das abordagens de nosso Curso Online Jornalismo na Atualidade. Plataformas gratuitas e com inúmeros recursos de formatação, tal qual os famosos editores de texto, os blogs oferecem a qualquer pessoa a possibilidade de exercer sua liberdade de expressão. Sem diferença alguma, os jornalistas também podem se fazer valer disso e contribuir com informações precisas e confiáveis acerca de qualquer assunto.

Mas para que o blog jornalístico consiga arrematar números expressivos diante de tanta concorrência, é necessário que o profissional se engaje em alguns critérios. Segundo jornalista Ricardo Noblat, ao pensar em criar um blog, é preciso definir o porquê disso. Você quer escrever para qual nicho? Essa primeira estratégia vai conferir mais foco ao seu trabalho e mais direcionamento ao leitor.

Além disso, Noblat explica que, ao se tratar de um blog jornalístico, fundamentalmente ele deve respeitar as regras universais do jornalismo. Questões como: a ética da profissão, a abordagem ampla e que dê voz a todos os envolvidos nas notícias, a abertura para os leitores comentarem, a checagem e apuração exemplares e até o respeito à língua portuguesa devem ser ponderadas.

O jornalismo que se faz nos blogs deve seguir as mesmas normas profissionais do que é aplicado nos tradicionais meios de comunicação. No entanto, a escrita pode ser desenvolvida de modo mais informal do que um jornal impresso, por exemplo, e outros recursos digitais podem ser agregados ao conteúdo, como vídeos e áudios, enriquecendo a abordagem. Outro fator que pode ser adotado por donos de blogs é o cunho opinativo às matérias publicadas. Isto é basicamente o que o leitor de blog procura: o ponto de vista do autor e a possível identificação com ele. 

Quer entender mais sobre o universo dos blogs e outras plataformas digitais? Use e abuse da praticidade de cursos online com certificado para aprender conceitos e técnicas atuais que se enquadram à rotina do jornalista. Um bom curso de jornalismo online elenca dicas imprescindíveis para driblar boatos e elaborar textos convidativos para qualquer tipo de público, não deixe de conhecer.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Ética: fator de resistência no Jornalismo?

Não é de hoje que a conduta ética no jornalismo é discutida. Desde que a imprensa se tornou um dos principais canais para levar informações às sociedades, surgiu a necessidade de estabelecer parâmetros para que a profissão fosse exercida sem ferir os direitos humanos e respeitando os deveres legais. No Brasil, há 30 anos existe o Código de Ética dos Jornalistas, que norteia o exercício da atividade em todas as mídias e plataformas.

O jornalista Heródoto Barbeiro expõe que não existe jornalismo sem ética. Para ele, é papel do comunicador buscar conhecer os preceitos éticos mínimos e querer "estar" ético. Barbeiro analisa que a ética, por estar ligada a questões morais, pode se difundir de acordo com a sociedade, com a cultura local e com a época em que vivemos. De tempos em tempos os conceitos se transformam e precisamos estar atentos ao que é éticamente aceito atualmente ou não.

Quando o jornalismo é feito seguindo a ética fundamental, garante mais credibilidade e gera confiança nos espectadores tanto brasileiros quanto de qualquer país do mundo. Entretanto, é preciso frisar que o aspecto que mais impulsiona a ética jornalística é a democracia, algo que não é presente em todo o mundo.

No Brasil, vivemos a democracia há pouco mais de 25 anos, e por isso o jornalismo que é feito aqui não pode ser comparado com outros países com a democracia mais consolidada. Segundo Renato Janine, o jornalismo brasileiro tem pouca prática do contraditório, isto é, a aceitação daquilo que é divergente, que é um elemento democrático e ético básico.

É essencial que a imprensa comece a modificar essa realidade, dando voz aos dois lados dos fatos sempre e não esporadicamente, como podemos ver nos debates políticos em época de eleições. Outros momentos do jornalismo na atualidade precisam proporcionar essa abertura ética.

Instruir-se completamente sobre os conceitos éticos é primordial para o exercício do bom jornalismo. Para ajudar nessa tarefa, há cursos para jornalistas preponderantes. Uma boa dica de curso online é o que aborda a Ética e Cidadania, que tal estudar mais sobre esse universo?

Precisão, ética e clareza: aprenda a fazer o bom jornalismo em cursos online

O que você viu neste artigo é só uma prévia dos tópicos presentes em nosso Curso Online Jornalismo na Atualidade. Há muito mais o que ser explorado e discutido acerca da função do jornalista nos dias de hoje e os cursos online podem ser uma ferramenta eficiente para proporcionar esses conhecimentos.

O que acha de aproveitar toda a praticidade e autonomia que o curso de jornalismo online aqui do Foco Educação Profissional pode oferecer? Faça agora sua inscrição e tenha acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master que desejar fazer pelo período de um ano. São mais de 1.000 cursos online para você escolher e obter a qualificação que sempre sonhou, não espere mais para dar esse passo à frente.

Agora conte para nós: o que achou de nossa abordagem? Contribua com esse debate deixando a sua opinião logo abaixo e compartilhando com seus amigos. Ah! E caso tenha dúvidas sobre nossos cursos online com certificado, não hesite em nos perguntar também. Bons estudos e até breve!