Hoje vamos falar sobre Microsoft Excel, um dos principais programas do Pacote Office, essencial para elaborar projetos profissionais, acadêmicos e até pessoais. Com seu surgimento, na década de 80, houve uma revolução na forma de organizar listas e fazer cálculos variados - tudo pode migrar para o universo digital. Depois de 30 anos, o programa Excel permanece líder de mercado no ramo de planilhas eletrônicas e unânime entre os usuários.

Buscar como aprender Excel de maneira prática eficaz só soma vantagens à vida de modo geral, mas principalmente no âmbito corporativo. As empresas valorizam muito os candidatos que possuem o conhecimento nesta plataforma, do nível básico ao avançado. Sendo assim, nada mais inteligente do que investir em aprendizados relativos em cursos online com certificado, ideais para capacitar, aperfeiçoar e atualizar estudantes, profissionais e demais interessados em potencializar suas habilidades. 

Aqui no Foco Educação Profissional há, especificamente, o Curso Online Excel - Básico e Avançado‍, que explana sobre fundamentos, técnicas e muitas dicas precisas sobre o software. Preparado por um setor pedagógico dedicado, esse curso online possui conteúdos que atendem tanto àqueles que estão aprendendo Excel agora quanto os que já o conhecem, mas querem melhorar sua prática.

Para que você conheça todo o potencial de nosso curso de Excel e o que o programa pode lhe disponibilizar, elaboramos o presente artigo. Leia para ficar por dentro das principais ferramentas, benefícios de aprendê-las para o mercado atual e dicas de cursos a distância para potencializar o currículo. Vamos lá?

Planilhas e o mercado de trabalho

Se você já conhece a utilidade das planilhas eletrônicas, deve estar se perguntando: como é que todo mundo conseguia se organizar sem essa facilidade? Bom, as tabelas de antigamente, como tudo que precisava ser escrito antes da computação, eram feitas à mão. Os boletins escolares, relatórios de compras e vendas, controle de gastos, etc, eram todos elaborados no papel, o que demandava um bom tempo. Ou seja, não era nada produtivo. 

Pensando nisso, após algumas empresas terem lançado planilhas digitais, como a Viscalc e a Lotus 1-2-3, a Microsoft resolveu "arregaçar as mangas" para projetar um modelo ainda mais avançado. Em 1982 nasceu a Multiplan, em parceria com a Apple, que só funcionava em computadores Mac, da marca de Steve Jobs. Depois, com o intuito de popularizar a plataforma, Bill Gates e Paul Allen lançaram o Excel para Windows, em 1987. 

Desde sua criação, o Microsoft Excel auxilia bastante a rotina de trabalho de praticamente todos os setores produtivos. Suas ferramentas são reconhecidas por organizar listas e tabelas com nomenclaturas, textos, números, cálculos e até gráficos com estatísticas precisas, todas ensinadas em bons cursos online. Pela praticidade e inúmeras funcionalidades, o programa pode ser um ótimo aliado de empresas que desejam reduzir o tempo de trabalho de seus funcionários, além de deixar tudo mais ordenado para armazenar, compartilhar e imprimir.

Uma outra vantagem do programa Excel, muito valorizada pelas corporações, é o fato dela oferecer dinamismo na hora de editar informações e copiar dados. No papel, obviamente, perdia-se muito tempo reescrevendo itens e produzindo planilhas semelhantes. Com os modelos eletrônicos, é possível multiplicar conteúdos com muita eficiência, o que ajuda no caso de criar relatórios semanais ou até diários, por exemplo - você não precisará criar tudo do zero, o software disponibiliza ferramentas para padronizar inúmeras características.

Quem possui um curso de Excel no currículo pode atrair a atenção dos recrutadores em processos seletivos. Um dos grandes motivos é que ele melhora bastante a produtividade e a qualidade das tarefas. Além dele, há outros cursos que auxiliam nesse processo, como o Curso Online Administrando Melhor o Tempo‍.

Ferramentas essenciais para todos os profissionais

Quem está aprendendo o Excel do nível mais básico, poderá se assustar um pouco com a interface do programa. Ele possui um layout sóbrio, com design simples e com uma barra repleta de ferramentas para edição de textos, cálculos e comparações. No entanto, no decorrer do estudo em um curso online de excel, você verá que trabalhar na plataforma é algo bem mais fácil do que parece.

A área de trabalho do Excel consiste, basicamente, em milhares de células, que serão os campos a serem editados pelo usuário. Elas são organizadas em colunas e linhas, o que facilita a organização e a localização das informações expostas ali. Por meio dessa disposição, é possível criar desde listas primárias, como uma relação de nomes dos alunos de uma sala de aula, por exemplo, até tabelas mais complexas de contabilidade e finanças.

Elencamos algumas das principais funções do Microsoft Excel para que você conheça e entenda o porquê desse programa ser tão visado no mercado de trabalho. Veja:

Cálculos

Uma das funcionalidades do programa Excel mais utilizadas é a elaboração de cálculos. A plataforma disponibiliza uma série de fórmulas e funções matemáticas para você aplicar em seus projetos, desde os mais simples, como soma, subtração, multiplicação e divisão, até outros modelos mais específicos, como porcentagem, média, PI, báskara, angulação, conversão de unidades, etc. 

Os profissionais de contabilidade, finanças, economia, departamento pessoal e administração são os que mais fazem uso dessas ferramentas em seu dia a dia de trabalho. Isso porque elas são extremamente úteis para calcular notas fiscais, benefícios previdenciários, férias, imposto de renda, gastos, compras, vendas, lucros, entre outros dividendos e pagamentos.

Há inúmeras fórmulas automáticas já existentes no programa e métodos para você criar as suas próprias e salvá-las na interface, garantindo que elas fiquem disponíveis sempre que precisar para alguma planilha. Muita gente busca como aprender excel justamente pela necessidade que o mercado tem de pessoas que saibam trabalhar com cálculos, já que esse procedimento aumenta a produtividade de qualquer empresa.

Tabelas dinâmicas

Às vezes, há tantas informações em uma planilha que fica difícil se organizar e até mesmo de enxergar o que se precisa em determinado momento. Para facilitar esse trabalho, existem as tabelas dinâmicas, perfeitas para resumir, analisar, explorar e apresentar dados. Elas são ótimas no caso de trabalhos muito extensos, com muitas células, colunas e linhas preenchidas.

No curso de Excel você aprende a modificar qualquer projeto seu em uma tabela dinâmica, item que fica disponível na aba "inserir" do programa. Ao clicar nele, será possível determinar quais os campos devem estar nessa tabela e se ela deverá ser criada em um novo arquivo ou no atual. O interessante é que essa ferramenta permite que você englobe fontes externas, escolhendo o local de onde esses novos dados virão.

Bancos de dados

Gestores, administradores, auxiliares contábeis e administrativos, publicitários, assessores, enfim, profissionais de diversos segmentos precisam criar bancos de dados para fazer uma análise completa do trabalho que desenvolve. Essa ferramenta é utilizada para reunir informações diversas que se interligam entre si e fazem sentido para a empresa ou para o usuário. 

Pode ser uma tabela com dados sobre faturamento, compras, vendas, gastos, alcance de metas, estoque, entre muitos outros temas, dependendo da necessidade que você tem. No âmbito corporativo, é muito comum criar banco de dados financeiros, o que proporciona uma visão global e mais organizada sobre todas as transações pertinentes à empresa, com lançamentos individuais em cada linha do programa. 

A partir deste banco, você poderá elaborar qualquer tipo de relatório, buscando informações determinadas nele, garantindo a comparação e a análise profunda da situação corporativa. É bacana usar essa função também para contabilizar os produtos que foram vendidos e para quais clientes, por exemplo. Em cursos online de qualidade, é possível descobrir inúmeras aplicações dos bancos de dados, além de aprender o passo a passo de como criá-los.

microsoft excel

Gráficos variados

Saber criar planilhas com fórmulas e tabelas dinâmicas é essencial, mas sem a habilidade de gerar gráficos você não conseguirá realizar trabalhos muito eficientes. Quase toda empresa pede que seus funcionários, ao elaborar relatórios para apresentações a clientes, para balanço de determinado período, controle interno, etc, façam gráficos pertinentes aos dados informados nas planilhas. Por oferecer essas e outras funcionalidades que o aprendizado em um curso online de Excel vale tanto a pena.

Em um curso online como o que oferecemos aqui no portal, você aprende a gerar gráficos de inúmeros tipos, de forma descomplicada e rápida. O próprio Microsoft Excel possui uma lista com vários esquemas para mensurar resultados de pesquisas quantitativas, análises, faturamentos, e muito mais dados, podendo ser mês a mês, ano a ano, ou outros intervalos de tempo. É uma ótima maneira para ilustrar comparativos, esclarecendo as informações para quem for ler tal documento.

Aprendendo o Excel em cursos a distância, você verá que não há segredos quanto aos gráficos. Eles ensinam como selecionar os dados para gerar gráficos inteligentes, com formatos de linhas, barras, colunas, pizza, entre outros. Os cursos online com certificado sobre o programa oferecem uma ótima aprendizagem para mostrar aos chefes o quão você está preparado para criar relatórios cada vez mais completos e profissionais.

Imagens e ilustrações

Pode ser que, para algum trabalho, você precise colocar imagens, desenhos, logotipos, em sua planilha. A inserção de fotos não é algo muito comum no caso de documentos no Excel, mas há casos de empresas solicitarem o uso de sua logomarca no topo do relatório ou de outras imagens que tenham a função de exemplificar ou demonstrar algo.

Para incluir qualquer tipo de imagem, você pode utilizar a técnica mais elementar, do ctrl+c e ctrl+v, a qual irá copiar o objeto de uma fonte externa e o colará dentro de sua planilha. Além desta, na aba "inserir", há as opções de "imagens", que selecionará aquelas que estão salvas em seu computador ou dispositivo conectado ao PC, e "imagens online", disponíveis em algum link da internet.

Outra coisa possível de se fazer no Microsoft Excel e que pode ser útil em alguns casos são os desenhos geométricos. Eles são ótimos para deixar sua apresentação mais dinâmica e diferenciada. Consulte cursos online relativos para aprender tudo sobre essas ferramentas.

Aparência das planilhas

Felizmente, as planilhas do Excel não só disponibilizam inúmeras ferramentas práticas, mas também podem ser modificadas para tornar a apresentação mais agradável. Saber lidar com esse fundamento é muito importante, pois geralmente as tabelas se tornam maçantes de serem lidas e conferidas, exatamente por não ter sido bem formatadas.

Assim como o Word, que edita textos e deixa as fontes utilizadas da forma que você desejar, o Excel também deixa que o usuário modifique o estilo, a cor e o tamanho das letras, bem como o alinhamento do que for escrito. Além disso, é possível alterar o espaçamento entre as colunas, linhas e células, garantindo que uma visualização mais clara e objetiva. 

Conheça algumas dicas para você acertar em cheio da aparência e eficiência de suas planilhas:

  • Quanto ao conteúdo: preste atenção naquilo que você está colocando na planilha. O texto está bem escrito? Os valores estão corretos? Os cálculos estão formatados de modo a se alterar automaticamente? Cada coluna está compatível com cada linha? Atenção nesses casos nunca é de menos, pois pode afetar na qualidade de todo o seu trabalho.
  • Quanto ao design: após conferir todos os dados, é preciso dedicar um tempinho para deixar sua planilha mais estilizada. Alinhe os títulos com os textos de cada coluna, negrite os títulos, escolha duas cores para diferenciar uma linha da outra, coloque uma borda grossa para delimitar o espaço da tabela, classifique os dados, altere a fonte, etc. Uma dica para quem está aprendendo o excel agora é não abarrotar a planilha de edições, cores e negritos, pois pode prejudicar a leitura.

Essas são só algumas ideias do que você pode alterar em seu documento Excel. Em um curso online referente dá para ter noções mais completas dos cuidados necessários ao criar planilhas.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como aprender mais sobre Microsoft Excel

Viu só como aprender Excel demanda dedicação em diversos tópicos? No curso online de Excel aqui do portal você conhece o passo a passo de cada ferramenta básica e avançada do programa, tornando-se, ao fim dos estudos, um profissional muito mais capacitado para produzir qualquer tipo de planilha eletrônica. É isso que o mercado está procurando, que tal apostar em um curso online de excelência?

Os cursos online com certificado do Foco Educação Profissional são ótimas pedidas para quem deseja se atualizar e aperfeiçoar. O processo de certificação é opcional e contém cargas horárias que variam de 5 a 420 horas, dependendo da necessidade do aluno. Certificando-se, dá para preencher horas complementares na faculdade, apresentar em processos seletivos ou na contagem de pontos em provas de títulos, caso o edital do concurso permita - ótima notícia, não?

Inscreva-se agora e garanta o acesso não só no curso de Excel, mas nos milhares de cursos a distância do Pacote Master. O investimento é de apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), válido por um ano inteiro. Está esperando o que para se matricular? 

Deixe um comentário para a gente dizendo o que achou do artigo, compartilhe com seus amigos e comece o quanto antes a se qualificar. Até uma próxima!