Além de obter novos conhecimentos e atualizar os já conquistados em cursos técnicos e superiores, os cursos online também podem colaborar com uma reflexão profunda acerca de assuntos sérios e que atingem o planeta como um todo. Um bom exemplo é o curso descarte de resíduos, que capacita não somente profissionais da área de saúde e meio ambiente, mas todos aqueles que buscam informações sobre a preservação da saúde humana, animal e meio ambiente, com foco no descarte correto de resíduos sólidos. O lixo hospitalar, por exemplo, é um dos que mais necessita de cuidado e atenção durante os processos de acondicionamento, manejo e descarte.

Os dados do relatório do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2015 - realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - nos dizem o quão importante é apostar no descarte correto de resíduos oriundos de estabelecimentos de saúde. Para você ter uma ideia, são produzidos anualmente, em todo o mundo, 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU). Isso significa uma média de aproximadamente 1,2 kg por pessoa ao ano. Bastante, não?

Este cenário comprova a necessidade de investir em qualificações especializadas. Cursos a distância como o curso online Descartes de Resíduos em Laboratórios, ofertado aqui pelo portal, podem ser de grande auxílio na busca por conhecimentos técnicos e, acima de tudo, atualizados.

O Foco Educação Profissional conta com mais de 1.000 cursos online cujos materiais didáticos são selecionados por um setor pedagógico dedicado. Além de se atualizar com o que há de melhor, você ainda tem a possibilidade de obter certificados que certamente abrirão um grande leque de opções no mercado de trabalho.

Gerenciamento de resíduos químicos de laboratório

Para que você inicie o seu processo de estudos relacionado ao tema, trouxemos um artigo mais do que completo: abordaremos os principais tópicos relacionados à segurança e gerenciamento de resíduos laboratoriais. Entender, de forma simplificada, como proceder com o descarte de resíduos químicos em laboratórios é essencial para uma formação profissional de sucesso, bem como conscientização da população quanto às questões do meio ambiente. Acompanhe nosso conteúdo na íntegra e boa leitura!

Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

Há de se saber que os estabelecimentos de saúde humana e animal, bem como os laboratórios de análises clínicas, ensino e pesquisa, oferecem um certo risco de contaminação caso o manejo das substâncias neles presentes seja realizado erroneamente. Devemos lembrar que inúmeras substâncias são acondicionadas e manuseados nos locais de atendimento. Muitos deste produtos, por exemplo, não podem ser alocados em conjunto, já que oferecem riscos químicos caso entrem em contato.

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, o descarte, armazenamento dos resíduos laboratoriais devem seguir os procedimentos reunidos pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Trata-se de um compilado de normativas, leis e procedimentos que visam não somente o armazenamento e manuseio seguros, mas também a redução da produção dos resíduos, descarte e destinação final corretos.

Bons cursos online com certificado, como o curso descarte de resíduos proposto pelo Foco Educação Profissional, discutem profundamente este e outros tópicos importantes relacionados ao tema. É uma boa oportunidade de turbinar o seu currículo, não acha?

A seguir, detalharemos alguns pontos que devem relacionados à segurança e que devem ser observados com cautela pelos profissionais que lidam diariamente com a produção de resíduos em laboratórios. Junto ao curso online Descartes de Resíduos em Laboratórios, você terá uma bagagem teórica capaz de aprimorar ainda mais suas atividades diárias na área ou, ainda, atualizar seus conhecimentos, provocando uma boa reflexão sobre o assunto.

Normas e técnicas de segurança em laboratório

Primeiramente, devemos frisar: toda unidade geradora de resíduos deve possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS exclusivo e personalizado. Neste plano devem ser concentradas todas as ações de segurança, preventivas e emergenciais, baseando-se especificamente no tipo de resíduo gerado pela unidade.

Mas atenção: todas as normas e técnicas devem estar de acordo com as disposições exigidas pelos órgãos reguladores, sejam estes a nível municipal, estadual ou federal. Além disso, devem seguir as regras de biossegurança elegíveis para a coleta, transporte e descarte final de resíduos. Aproveitando as informações e conhecimentos contidos nos cronogramas de cursos online, como é o caso do nosso curso descarte de resíduos, certamente você estará apto a colaborar e seguir as regras assinaladas por qualquer Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Existem algumas normas de segurança que devem ser respeitadas, quando o assunto é o descarte de resíduos químicos em laboratórios. Elas também são abordadas e relacionados pelos melhores  cursos a distância da área. Recomendamos que você confira o cronograma do curso online Descartes de Resíduos em Laboratórios, disponível aqui no Foco Educação Profissional.

Selecionamos algumas destas regras para que você se norteie quanto à necessidade de precaver em ambientes laboratoriais e hospitalares. Optando por um bom curso online nesta área, você se qualificará e sanará todas as dúvidas pertinente ao assunto. Veja só:

  1. Dentro do laboratório, é imprescindível utilizar óculos e máscaras protetoras. Além disso, deve-se evitar o uso de lentes de contato, mesmo que sejam de grau.

  2. O guarda-pó, conhecido popularmente como jaleco, deve ter mangas compridas e sua utilização é fechada. Calçados com solado emborrachada, bem como luvas do mesmo material, também devem ser utilizados.

  3. Quando falamos sobre substâncias químicas, deve haver uma atenção especial ao uso dos extintores de incêndio. O ideal é que os profissionais que utilizarem o laboratório saibam exatamente como manusear os extintores, em caso de emergência.

  4. Todos os profissionais que atuam nos ambientes laboratoriais devem dominar o uso dos extintores de incêndio. O ideal é que sejam realizados treinamentos e simulações emergenciais, garantindo assim o uso correto do equipamento de segurança.

  5. Materiais do tipo insolúvel, como vidros, carvão ativo e sílica, nunca devem ser diretamente descartados em pias e tanques. É obrigatório o uso de frascos apropriados para cada tipo de substância.

Investir em cursos que abordam o descarte de resíduos químicos em laboratórios pode abrir portas. Além do relacionado ao descarte de resíduos, recomendamos que você conheça outros cursos online na área, como o curso online Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil ou, ainda, o curso online Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

curso descarte de resíduos

Manuseio de resíduos – Aspectos de Segurança

Segundo a NBR 12809 da ABNT, os recipientes e frascos nos quais serão armazenados os resíduos químicos devem ser fechados assim que 2|3 da capacidade total for preenchido. Desta forma, eliminam-se os riscos de possíveis vazamentos de resíduos. Em conjunto a estes cuidados, existem alguns aspectos de segurança que devem ser considerados.

Quando falamos em proteção coletiva, uma atenção especial deve ser direcionada ao ambiente laboratorial e hospitalar. As instalações físicas devem garantir a segurança da equipe, que será reforçada individualmente com o uso de equipamentos de proteção individual.

Proteção coletiva

Extintores de incêndio: como pincelamos mais acima, todos os profissionais do setor devem saber manusear os extintores de incêndio. Por mais que não sejam muito utilizados, os extintores - quando bem manuseados - podem salvar vidas. Além de literalmente apagar o fogo, reduzem as chances das labaredas se espalharem pelo ambiente.

Lava-olhos: é direcionado à higienização emergencial de olhos, em caso de contato com substâncias químicas perigosas. Além dos laboratórios, o acessório de segurança também deve ser utilizado em oficinas e em locais que conduzam substâncias químicas por meio de tubulações internas e externas.

Saída de emergência: as saídas de emergência são cruciais em uma necessidade de saída rápida do laboratório. Em acidentes mais graves que podem travar as portas principais, as emergenciais surgem como uma rota alternativa de fuga, garantindo a segurança total das pessoas presentes no laboratório. Estas saídas devem ser bem sinalizadas e localizadas de forma estratégica.

Capela: localizada dentro do laboratório, é um pequeno espaço protegido onde substâncias químicas perigosas podem ser manuseadas com maior segurança. A proteção se dá por um sistema específico de exaustão, prevenindo possíveis acidentes químicos com produtos inflamáveis.

Coletores de resíduos: como o próprio nome já diz, os coletores de resíduos devem ser utilizados para separar os resíduos laboratoriais, evitando que misturem-se entre si e causem danos maiores à saúde e ao meio ambiente. A ferramenta auxilia no direcionamento deste descarte, de acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos interno.

Chuveiro de emergência: em episódios de contato de produtos químicos com a pele dos profissionais, é preciso - de imediato - recorrer aos chuveiros de emergência dos primeiros 10 minutos após o contato. Desta forma, não haverá tempo hábil para danos à pele e saúde do profissional.

Proteção individual

O uso de EPI’s é regido pela legislação brasileira, mais especificamente pela Lei 6514 de dezembro de 1977, que trata do capítulo V da CLT . Caso o profissional não os utilize, bem como as empresas não os exijam, ambos podem ser prejudicados pela justiça trabalhista. A atenção também deve ser direcionada ao uso de equipamentos em perfeitas condições. EPI’s em má estado de conservação devem ser substituídos em caráter imediato.

Está aí mais uma vantagem dos cursos online com certificado relacionados ao descarte de resíduos de laboratório: você entenderá, de forma minuciosa, sobre todos os aspectos de segurança essenciais ao manuseio de resíduos laboratoriais. Recomendamos que você conheça os cursos a distância do Foco Educação Profissional na área de meio ambiente. Eles podem ser de grande valia em sua trajetória profissional e pessoal.

Caracterizam como equipamentos de proteção individual, exigidos para o exercício de funções dentro de laboratórios, hospitais e ambientes de saúde e meio ambiente que lidam diariamente com o maneja de substâncias químicas e resíduos, perigosos ou não: luvas, máscaras, aventais, capacetes; óculos de proteção, respiradores e viseiras.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Fichas de dados de segurança

Assim como a rotulagem dos produtos químicos, as Fichas de Dados de Segurança (FDS) permitem que todos os profissionais envolvidos no manuseio de substâncias e resíduos saibam exatamente qual a composição dos recipientes. Desta forma, podem ser prevenidos possíveis acidentes pessoais e danos mais sérios ao meio ambiente.

As fichas devem ser elaboradas por profissionais altamente qualificados, incluindo aí cursos de reciclagem, qualificação ou cursos online. A obrigatoriedade é que as informações sejam anotadas logo no início do ciclo de vida da substância, e mantida ao longo dos anos, até seu descarte e destinação final. Sempre que uma nova sustância for adicionada ao composto, as informações da FDS devem ser atualizadas.

O art. 31, ponto 6 do Regulamento REACH (Registro, Avaliação e Autorização para Substâncias Químicas, aprovado pela União Europeia e em vigor desde 2007) nos dá as diretrizes que devem ser seguidas para a elaboração das fichas de dados de segurança. Para tanto, uma FDS completa e bem elaborada é aquela que traz as seguintes informações:

Identificação da substância/preparação e da sociedade/empresa, Identificação dos perigos, Composição/informação sobre os componentes, Primeiros socorros, Medidas de combate a incêndios, Medidas a serem tomadas em caso de fugas acidentais, Manuseamento e armazenagem, Controle da exposição/proteção individual, Propriedades físicas e químicas, Estabilidade e reatividade, Informação toxicológica, Informação ecológica, Considerações relativas à eliminação, Informações relativas ao transporte, Informação sobre regulamentação e outras informações.

Procedimentos de emergência

Mesmo cercando-se de informação atualizada, ferramentas e proteção dos colaboradores e unidades laboratoriais, é imprescindível que todos os envolvidos nas ações saibam exatamente como agir em caso de emergências químicas, incêndios, dentre outros. Para explicitar essa questão, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), disponibiliza um manual de procedimentos de emergência que devem ser adotados em diversos casos. Sugerimos que você faça essa leitura complementar enquanto acompanha o conteúdo proposto por nosso curso online.

Curso descarte de resíduos: por que fazer cursos online?

O curso online é uma excelente ferramenta para quem busca por novos conhecimentos e qualificação profissional, paralelamente a um bom custo-benefício. Além disso, é ideal para quem não dispõe de tempo disponível para frequentar cursos em escolas regulares. E existem outras vantagens que devem ser levadas em conta, especialmente nos cursos do Foco Educação Profissional:

  1. Isenção de mensalidades, taxa de inscrição única;

  2. Com um único investimento de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), o inscrito tem acesso a mais de 1.000 cursos online com certificado, todos selecionados por um setor pedagógico dedicado;

  3. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com layout amigável, links e materiais bem organizados;

  4. Plataforma responsiva, acessível a partir de todos os dispositivos eletrônicos (desktop, smartphone ou tablets);

  5. Setor pedagógico dedicado e especializado;

  6. Possibilidade de certificações personalizadas, entre 5h e 420 horas;

  7. Certificados impressos e digitais.

E então, animado para se juntar aos mais de 140 mil alunos que já passaram pelo nosso portal? Inscreva-se hoje mesmo e inicie sua trajetória de sucesso com auxílio de um excelente curso online. Em caso de dúvidas, não hesite em comentar neste artigo, certo? Bons estudos e nos vemos!