Cursos online como uma opção que educa alunos e professores, aparatos de informática diversos, um portal de educação e tecnologia que integra escolas... Esses são apenas alguns exemplos de conceitos que fazem parte de uma tendência que está cada vez mais popular: o ensino híbrido, parte fundamental para qualquer escola e proposta de aprendizagem.

Como o próprio nome indica, trata-se de uma convergência, no caso, da tecnologia na educação, utilizando ideias, estratégias e pontos essenciais para levar o conhecimento de modo otimizado a diversos grupos, das crianças aos adultos. O uso do computador e de uma série de dispositivos e opções do meio digital está auxiliando muitas pessoas de maneira eficiente. Esses métodos também garantem ao professor novas propostas e metodologias de transmitir o conteúdo.

Se você está curioso para saber mais sobre o assunto, preparamos um guia definitivo para te ajudar. Entenda o que é, em níveis teóricos e práticos, o ensino híbrido e seus modelos. Saiba como colocar em prática no cotidiano da sala de aula e como muitos cursos EAD podem te ajudar nessa missão. Vamos lá?

Novas tecnologias na educação e o ensino híbrido

Definindo o ensino híbrido

Levar a tecnologia e todos seus recursos para o ambiente de ensino, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos por meio de diversas ferramentas, é um dos principais objetivos do ensino híbrido. O próprio nome já diz muita coisa a respeito desse conceito. Híbrido vem de convergência, um complemento de duas coisas que podem ou não ter relação direta. No caso da educação e tecnologia, combinam muito bem e levam a resultados interessantes.

Não é de hoje que essa perspectiva se lança na teoria para que seja colocada em prática. Aqui no Brasil, desde os anos 70 já começaram os primeiros estudos e aplicações, sobretudo com a informática educativa em algumas universidades. Essa base sempre foi inspirada em estratégias estadunidenses, na qual muitos institutos e pesquisas garantem o uso eficiente das novas tecnologias na educação.

Desde então, muitos projetos já foram criados no país com o fim de melhorar essa relação e estreitá-la cada vez mais. Felizmente, o Ministério da Educação oficializou seu uso na educação básica a partir dos anos 2000, o que tornou mais comum a utilização mais ampla e latente do laboratório de informática e tudo que se refere ao ensino híbrido para muitas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio.

Além disso, não dá para deixar de destacar o papel do ensino a distância para cursos profissionalizantes, um modelo que garante parte da qualificação e mais uma opção para as pessoas que desejam se inserir no ensino superior, por exemplo. Não dá para negar que cursos online se encaixam em uma opção que educa com excelência, tem a mesma qualidade que os presenciais e possui a divisão exata do aprendizado remoto com a sala de aula.

Educação + tecnologia: ensino dinâmico

Marcos Formiga, especialista da Universidade de Brasília, em um periódico para a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância -, revela que atualmente a sala de aula invertida, um dos modelos do ensino híbrido, já é realidade em muitos espaços e é essencial para um ensino dinâmico em todos os aspectos, valorizando o processo de aprendizado e interação do professor com o aluno.

''A experiência pragmática da 'sala de aula invertida' compõe o cotidiano da aprendizagem dos países líderes em Conhecimento, Criatividade e Inovação. A sala de aula torna-se ponto de encontro para orientações, discussões coletivas, entrega e distribuição de resultados, averiguação de atividades, exercícios, pesquisas e trabalhos coletivos. Não há mais espaço, nem tempo para longas e enfadonhas aulas expositivas unidirecionais professor-aluno''.

Em seu texto, Formiga revela que a produtividade, a rotina, os resultados e metas podem melhorar bastante com essa convergência e tornar a educação do país – que sempre enfrentou uma série de dificuldades e problemas – mais diversa, democrática, versátil e competente. A sala de aula invertida ''divide'' o aprendizado da sala de aula tradicional com o computador, fato que já pode ser visto em muitos cursos EAD, no qual os alunos estudam em casa e realizam avaliações de maneira presencial.

Dessa forma, o recurso deixa o aluno incentivado a aprender, sempre com ambientes que visam seu engajamento na matéria e propostas interessantes, para que se sinta motivado a aproveitar o máximo. Isso vale para todos os casos, faixas e grupos. Já para os professores, torna-se mais dinâmico e animador pensar em novas formas e conceitos para abordar na sala de aula.

O educador aprende bastante porque conhece e aprende a lidar com muitos recursos que antes pareciam complexos demais. Em manuais, um portal de educação específico sobre o assunto, palestras e cursos online com certificado, por exemplo, há muitas informações e materiais que mostram novidades e o quanto é ótimo contar com aparatos auxiliares para tornar a disciplina mais abrangente e instigante.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Dá para viver sem tecnologia?

Nos tempos modernos, em que vivemos grudados no smartphone, o computador está presente em diversos ambientes de trabalho e existem aparelhos cada vez mais integrados à internet, será que dá para deixar a tecnologia de lado?

Bom, há quem prefira viver alheio às tendências, mas não precisa nem fazer uma análise aprofundada para perceber o quanto o ser humano se tornou dependente dos meios tecnológicos. Deixando a reflexão de lado, não dá para negar que esse conceito facilita muita coisa e se integra facilmente a qualquer meio.

A tecnologia na educação, tema de nosso artigo, é um exemplo claro de convergência que oferece muitos ganhos para a sociedade em si. Se uma criança, por exemplo, já cresce condicionada a ter esse contato ''obrigatório'' e até natural com aparelhos e materiais da vida digital, por que não usá-los para a parte essencial, aquela que educa e ajuda na formação pessoal e profissional do indivíduo?

É nesse contexto que podemos afirmar que o ensino híbrido já se tornou primordial e com diversos benefícios para muitos grupos. Focar apenas nos métodos tradicionais não é vantajoso e, se há boas alternativas, torna-se imprescindível usá-las. Assim, fica mais fácil tanto para alunos quanto professores. Apenas o fato de sair da sala de aula, desbravar outro ambiente – no caso, o laboratório – já dá um ar de novidade, animação e motivação. Usando softwares instigantes e métodos chamativos, dá para otimizar esse processo.

Mas, como colocar tudo isso em prática e dar o destaque que o ensino híbrido precisa ter? O educador deve se informar por quais meios? Bom, há muitas opções, pesquisando nos mecanismos de busca por portal educação - para encontrar algo integrado entre as escolas -, cursos online educa, cursos EAD e cursos online variados e ligados ao tema, guias do MEC, entre alternativas infinitas que capacitam e deixam qualquer profissional pronto para dominar esse tema. Para saber mais, fique ligado que falaremos sobre essa abordagem agora.

cursos online educa

Como tornar o ensino híbrido mais eficiente?

Aproveitar as novas tecnologias na educação é fundamental para um ensino mais flexível e dinâmico em todos os contextos. Além do Guia de Tecnologias do MEC, entre outras opções do órgão que servem como orientação, existem quatro modelos próprios desse conceito que podem ser utilizados de modo eficiente. Conheça cada um deles e veja como é fácil colocar em prática.

Sala de Aula Invertida

Como já mencionamos, a sala de aula invertida é um dos principais aspectos de educação e tecnologia, que já pode ser vista em muitos cursos EAD. É o processo no qual o aluno busca referências do meio externo e traz as principais questões e dúvidas ao professor.

Nos cursos a distância, por exemplo, quando se trata de graduação, há determinada metodologia sendo transmitida via ambiente virtual. O aluno interage e aprende com essa plataforma, porém, pode ir além da autoaprendizagem e ter dúvidas que podem ser sanadas e explicadas pelo educador presencialmente. Logo, após a orientação, ele pode incrementar o conhecimento com novas fontes e, assim, assimilar todo o conteúdo. Não é à toa que se chama sala de aula invertida, pois a proposta é justamente usar outros meios para fortalecer a metodologia.

Laboratório Rotacional

Já o laboratório rotacional trata-se de um espaço direcionado e específico de aprendizado, geralmente onde ficam computadores e demais mídias auxiliares, que são utilizadas em conjunto com os materiais pedagógicos tradicionais.

O educador, seja de um curso presencial ou de cursos a distância, estipula um plano de ensino que compreende a sala de aula e o laboratório, para que se complementem e contribuam para o aprendizado do aluno. No caso, pode ser passada a parte teórica de uma disciplina usando a lousa e livros e depois, por meio de um software e do meio digital, fortalecer o conteúdo por meio da prática. No ensino médio, por exemplo, o professor pode usar o laboratório para uma aula convencional, aplicando tanto os conceitos da matéria em questão quanto princípios da informática básica.

Rotação por Estações

A rotação por estações se caracteriza como parte do ensino híbrido por criar diferentes espaços com ''desafios'', geralmente versáteis, com objetivos específicos e ligação entre cada um deles. Nessas estações, é importante que pelo menos um seja digital, considerando as novas tecnologias na educação.

Rotação Individual

A rotação individual, por sua vez, é montada de acordo com uma disciplina ou dificuldade do aluno. No caso, trata-se do contrário da rotação por estações: em vez da pessoa passar por todos os espaços, será direcionada para aquele que é necessário. Caso haja dúvidas em matemática, esse é o foco, assim como as outras matérias.

É interessante saber que, desses modelos, podemos tirar grandes lições e preparar muitas aulas mais divertidas e agradáveis. Mas, ainda há muito o que saber quando se trata de educação e tecnologia. Para te inspirar mais a seguir essa tendência e se capacitar nessa pauta, listamos alguns cursos online com certificado do Foco Educação Profissional que te deixam pronto para colocar tudo em prática e ser um educador de destaque e excelência.

Cursos online essenciais sobre ensino híbrido

Selecionamos alguns cursos online essenciais para você entender e ficar por dentro do ensino híbrido. Mais do que isso, pode começar a ''colocar a mão na massa'' e, além da certificação, mostrar aos alunos que as aulas podem ser mais instigantes com as novas tecnologias na educação. Conheça os melhores cursos EAD desse tema:

Informática Educativa

O Curso Online Informática Educativa é perfeito para saber tudo sobre essa tendência. Ele está intimamente ligado ao ensino híbrido, pois é um dos cursos online que educa de modo simples e natural, trazendo o computador para as atividades tradicionais trabalhadas na sala de aula, do ensino infantil ao médio. O conteúdo é exclusivo, atualizado e preparado por uma grande equipe pedagógica, ótimo para se aperfeiçoar nessa área fundamental.

Introdução a Educação a Distância

Você sabe exatamente do que se trata a educação a distância? Parece algo simples, mas há muito que descobrir sobre essa modalidade que atrai milhões de pessoas atualmente. Por isso, fazer o Curso Online Introdução a Educação a Distância é uma ótima alternativa para os educadores, gestores e demais indivíduos que visam ter a noção exata de como funciona o ensino híbrido e as táticas de aprendizado por meio de cursos EAD.

Informática na Matemática

Informática e matemática tem tudo a ver. A primeira só existe porque usa conceitos dessa disciplina, com todos aqueles códigos e equações que parecem complexos demais, mas com um auxílio podem ser assimilados facilmente.

A proposta do Curso Online Informática na Matemática é orientar os profissionais sobre essa convergência e como usar programas de computador e demais materiais/aparatos para aproveitar todos os benefícios desse conceito. Imagine ter um certificado para comprovar os conhecimentos desse assunto? Além de aprender, você ainda pode enriquecer seu currículo.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Tecnologia Educacional e Informática nos Tempos Atuais

O Curso Online Tecnologia Educacional e Informática nos Tempos Atuais é outra opção essencial para compreender todas as nuances do ensino híbrido, como educa e sua aplicação na sala de aula. Com foco na interação, conhecimento da tecnologia na educação, qualifica e mostra tudo que é pertinente saber para usar esse conceito corretamente.

Não dá para ficar alheio ao mundo digital, por isso, aproveitar suas vantagens é o melhor caminho. Se você está cansado dos procedimentos engessados e precisa dar um ar de novidade para as aulas, vale muito a pena fazer esse curso. Dá para entender que, com passos simples, dá para realizar e promover grandes mudanças.

Professores de Laboratório de Informática

A orientação dos alunos no laboratório é primordial, tanto para tirar dúvidas quanto à disciplina aplicada quanto na manipulação dos programas e periféricos da informática. Muitas vezes, grande parte dos educadores também tem dificuldade em exercer tarefas básicas de computador, por isso, é bom fazer treinamentos e cursos online de aperfeiçoamento e capacitação.

No Curso Online Professores de Laboratório de Informática, há a introdução sobre o uso da informática no ambiente escolar, principais normas, programas mais interessantes e habilidades gerais para tornar a aula produtiva e versátil, bem como tópicos direcionados para a rede pública e educação de alunos surdos. Ótimo, não é?

Essas são apenas algumas opções direcionadas. Você sabia que no Foco Educação Profissional há uma diversidade de cursos a distância interessantes que alimentam o tema, além de mais de 700 alternativas sobre as mais variadas áreas que você pode estudar tranquilamente? Pois é, são propostas recomendadas para qualquer profissional, estudante e demais interessados em estudar e se capacitar cada vez mais.

Para ter acesso por um ano a todos os cursos online com certificado do portal, basta se inscrever e investir somente R$ 69,90. Além disso, você ainda pode escolher a carga horária, de 5 a 360 horas, se preparando para o mercado de trabalho e atualizando com total conforto e segurança, na hora e no ambiente que quiser. Não é à toa que mais de 140 mil alunos estão satisfeitos com nosso portal de educação, um dos maiores do mercado e parceiro da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Gostou das dicas do nosso artigo? O que mais te chamou atenção? Comente e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Até mais.