Conteúdos especializados divulgados nos jornais, revistas e artigos na web nos alertam sobre os cuidados e perigos da hipertensão arterial, problema de saúde que incide em 2 milhões de casos por ano no país. A pressão arterial elevada – ou seja, acima de 14/9 (140/90 mmHg) - é considerada um problema crônico, que pode durar anos ou até mesmo a vida inteira, caso não seja tratado corretamente. Neste sentido, torna-se cada vez mais necessária a busca por conhecimentos extras e aprofundamentos no assunto por parte dos profissionais da área da saúde, seja através de cursos online, workshops ou pesquisas relacionadas o tema. A propósito, cursos na área de enfermagem são bem interessantes a fim de conquistar a qualificação ideal para tratar do assunto, em diversos âmbitos. 

No acolhimento de um paciente hipertenso, é interessante que os profissionais de saúde tenham sempre informações atualizadas para informá-lo e tranquilizá-los. Tais atualizações podem ser obtidas tanto realizando cursos a distância na área, bem como consultando materiais de apoio oferecidos por entidades, hospitais e Ministério da Saúde.  

Trazemos um bom exemplo: a Sociedade Brasileira de Cardiologia - através de seu departamento de Hipertensão - disponibiliza uma cartilha bem completa sobre o problema, relacionando informações que podem ser úteis tanto para quem profissionais como para quem deseja obter informações para uso pessoal. Mesmo que você não seja um profissional da área ou estudante de cursos específicos como o curso de enfermagem online, é sempre interessante entender como a pressão se eleva e quais seus riscos, até porque o quadro é mais comum do que se parece e pode afetar uma familiar próximo de você, ou até você mesmo. 

Preparamos este artigo com 6 questões que visam sanar não somente suas dúvidas sobre o tema, mas, também direcioná-lo aos melhores cursos online que facilitem o entendimento e, principalmente, possibilitem a sua certificação na área - como é o caso do curso online Hipertensão Arterial oferecido pelo Foco Educação Profissional. Vamos começar? 

Tire suas dúvidas sobre Hipertensão Arterial 

Hipertensão não escolhe idade 

Ao fazer cursos na área de enfermagem, que também trazem discussões relacionadas à hipertensão, você irá rever alguns conceitos e acabará com alguns mitos. Algumas pessoas têm a enganada impressão de que a pressão alta atinge apenas os mais velhos, acima dos 50 anos. Não é bem assim que acontece: o problema pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças pequenas. Segundo a SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão), a hipertensão arterial acomete 5% das crianças e adolescentes brasileiras e mais de 50% dos adultos maiores de 60 anos. Ou seja, trata-se realmente de um problema crônico e que merece atenção especial. 

O fato é que a pressão alta não escolhe idade. Todas as pessoas, desde seus primeiros anos de vida, podem sofrer com o problema, principalmente se fazem parte dos grupos de risco, como comentaremos sobre mais à frente. 

 

Causas da Hipertensão 

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença silenciosa, apenas se manifesta quando os valores da pressão arterial já encontram-se elevados. As campanhas médicas de prevenção e auxílio ao controle da pressão relacionam os seguintes quadros como influenciadores do aumento da pressão: histórico familiar, obesidade, sedentarismo, estresse, excesso de gorduras, exagero no consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e consumo elevado de sal. Estes são chamados de fatores primários. Segundo a SBH, mais de 90% dos quadros hipertensos não têm uma causa direta, seja devido à doenças ou medicamentos que possam descontrolar a pressão. Trata-se de um efeito ocasionado por uma condição específica. Entenda melhor sobre cada um destes fatores, cujas informações complementares você obtém no curso online Hipertensão Arterial disponibilizado no Foco Educação Profissional, nossa plataforma de cursos EAD

Obesidade - Pessoas que sofrem com obesidade (aquelas que possuem o IMC acima de 30) têm 6 vezes mais chances de desenvolver hipertensão do que aqueles que estão com o peso controlado (com IMC abaixo dos 25).  E não só o aumento de peso que contribuo para o aumento das chances de hipertensão: a circunferência abdominal também é um importante fator a ser considerado, já que a gordura neste local ele os níveis de colesterol ruim (LDL), de triglicerídeos, aumenta a resistência à insulina e reduz o bom colesterol (HDL). 

Histórico Familiar - Os fatores genéticos também têm alta influência no aumento da pressão. Pessoas que possuem parentes diretos com hipertensão - pais, mães, avós ou tios - possuem mais chances de apresentar o quadro em algum momento da vida. Se você possui ao menos um parente próximo hipertenso, a chance de você também se tornar um é duas vezes maior. 

Consumo excessivo de sal - O alto consumo de sal nas refeições também é um alerta, mais precisamente consumos que ultrapassem as 6g de sal (ou 2.3g de sódio). A explicação é simples: quanto mais sal é ingerido, maior é o volume de líquido dentro dos vasos sanguíneos - o que resulta em mais pressão nas paredes dos vasos. Para que o sangue não fique sobrecarregado de sal, os rins acabam absorvendo mais água, para então diluí-lo. 

Consumo de álcool - Um estudo divulgado pelo Cisa (Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool) aponta que o consumo elevado de álcool dobra a probabilidade de crises hipertensivas, comparando com pessoas que consomem cerveja, vinho e demais bebidas alcoólicas com moderação. Entende-se por consumo elevado mais do que 3 doses diárias de vinho, cerveja ou outro tipo de bebida alcoólica. Mantendo 1 semana de abstinência, já é possível presenciar uma melhor nos níveis da pressão. Para trabalhar o consumo elevado de álcool com os pacientes, os profissionais da área podem obter bons conhecimentos através de cursos online com certificado, como é o caso do curso online Como Trabalhar com Dependentes Químicos, também oferecido pelo Foco Educação Profissional. O cronograma do curso traz um módulo dedicado ao consumo de álcool. 

Sedentarismo - Quando falamos nas causas da hipertensão, o sedentarismo é um dos motivos que preocupa. Pessoas que não praticam atividades físicas de forma regular sentem mais dificuldade em reduzir os níveis de adrenalina, fator que provoca a obstrução das artérias. Já quem pratica exercícios com certa regularidade promove, além da redução da adrenalina, o aumento da liberação de endorfinas e óxido nítrico, promovendo a dilatação dos vasos (vasodilatação). Além destes pontos, também devemos relacionar o sedentarismo com o ganho de peso, que também é uma das causas da hipertensão

Além dos fatores primários, existem também os fatores secundários, que relacionam o aumento da pressão arterial às doenças renais, gravidez e alguns tipos de medicamento. Vale dizer que a hipertensão secundária representa apenas 10% do total de casos.  

Curso online hipertensão arterial

Funcionamento da hipertensão

O cardiologista Celso Amodeo, profissional que coordena uma das várias companhas para prevenção e cuidado da hipertensão arterial – o projeto Eu Sou 12 por 8 do Hospital do Coração de São Paulo – lembra para o fato de que pressão ótima é aquela que não ultrapassa os 12/8, podendo ser índices até mesmo menores.  

Dois números devem ser analisados no momento da aferição: os que se referem à pressão diastólica e a sistólica. Quanto ao funcionamento da pressão arterial: a pressão sistólica é representada pela força exercida contra paredes do vaso sanguíneo enquanto o coração bate. Aqui, o sangue é obrigado a correr devido aos batimentos do coração. Quando o coração "relaxa e descansa" entre um batimento e outro, há a chamada pressão diastólica, oriunda da força exercida sob os vasos neste momento de relaxamento.  

Sintomas que devem ser avaliados 

Como já comentamos anteriormente, a hipertensão arterial sistêmica é uma doença silenciosa. Não dá "sinais de que está chegando". Quando a pessoa se sente mal, geralmente os níveis da pressão já estão elevados, seja em maior ou menor proporção.  

Dentre estes sintomas, destacamos a seguir alguns que podem indicar uma quadro de hipertensão, porém, podem também estar relacionados a outras doenças: tonturas, dores de cabeça, principalmente na região da nuca, insônia, palpitação e taquicardia, cansaço extremo, mesmo as atividades realizadas exijam um mínimo de esforço, indisposição, falta de ar, visão embaçada, inquietação, fraqueza, zumbido no ouvido e suor excessivo. Apostar em formações específicas com cursos EAD também pode contribuir com o entendimento destes sintomas, trabalhando a prevenção de uma forma ainda mais efetiva. 

Uma boa maneira de fortalecer os conhecimentos sobre os sintomas trazidos pela hipertensão arterial são os cursos na área da saúde. O curso online Hipertensão Arterial também traz estas informações, enfatizando também a adoção de um estilo de vida mais saudável para fins de prevenção da doença. 

Aferição da pressão arterial 

Um dos importantes tópicos abordados nos cursos de enfermagem e demais cursos na área da saúde é a medição - ou aferição - da pressão arterial. Este controle periódico é indispensável para detectar quadros de hipertensão. Uma dica: quadros isolados de pressão alta não definem se uma pessoa é ou não hipertensa. Para isso, é necessário que em várias aferições sejam constatados valores acima de 14/9 (140x90mmg). 

Para ter a certeza de que os valores da aferição sejam obtidos de maneira correta, é necessário que os profissionais e pacientes atentem-se aos seguintes pontos: 

  • Posição sentada; 

  • Preferencialmente, que o procedimento seja realizado em ambiente tranquilo e silencioso; 

  • Repouso de  5 a 10 minutos antes da aferição; 

  • Bexiga vazia; 

  • Manter o braço relaxado; 

  • Manter-se em silêncio durante o procedimento; 

  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos nos 30 minutos antecedentes ao procedimento; 

  • Não fumar pelo menos 30 minutos antes do procedimento. 

O ideal é que a aferição da pressão arterial seja feita em intervalores regulares de 6 meses ou, no máximo, anualmente. Desta forma, a pressão arterial insatisfatória pode ser diagnosticada e controlada com mais eficácia.  

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
 

Prevenção da Hipertensão 

Uma vez que a pressão alta não tem cura, deve-se apostar em todos os hábitos pertinentes para seu controle, mantendo assim uma melhor qualidade de vida. Listamos a seguir 5 atitudes capazes de reduzir a pressão arterial, mantendo-a estável por longos períodos, pontos que você também encontra nos cursos online com certificado sobre hipertensão: 

  • Exercícios físicos regulares: praticar exercícios físicos, sobretudo as caminhadas, não somente reduz a pressão arterial como a mantém reduzida durante as 24 horas seguintes. Ao caminhar por  1 hora todos os dias, você distancia os problemas ocasionados pela hipertensão, principalmente pela falta de atividade física. O principal benefício é a melhora do sistema pulmonar e circulatório. 

  • Estresse: sabemos que com uma rotina cada vez mais repleta de compromissos, estressar-se torna-se comum. Entretanto, é preciso controlar os gatilhos que causam o estresse é necessário para evitar o descontrole da pressão. 

  • Vitamina D: você sabia que 20% dos casos de hipertensão arterial nas mulheres está relacionado a falta de vitamina D no organismo? É o que aponta um estudo realizado pela Universidade de Michigan (EUA) sobre as causas da hipertensão.  Com a falta de vitamina D, o organismo feminino faz um esforço três vezes maior para manter o equilíbrio na circulação sanguínea - resultando na sobrecarga em algumas funções, como é o caso da irrigação das artérias. Além da exposição moderada aos raios solares, a vitamina D pode ser obtida através do consumo de carne de fígado, gema de ovo e manteiga. 

Faça cursos online na área e turbine seus conhecimentos 

Além de todas as informações valiosíssimas que repassamos à você, uma boa maneira de turbinar seus conhecimentos sobre a hipertensão, incluindo sintomas e métodos de prevenção, é investir em cursos online relacionados ao tema, dando destaque aos cursos na área de enfermagem. Além de oferecer conteúdo qualificado para você, os cursos a distância possibilitam certificação que pode ser utilizada pra vários fins. Especialmente o curso online do Foco Educação Profissional garante certificações de 5h a 420 horas, à nível de atualização, qualificação ou formação profissional. 

E mais: se você já fez ou faz um curso de enfermagem online, por exemplo, nosso curso online Hipertensão Arterial pode complementar o seu currículo profissional, garantindo mais conhecimento e, consequentemente, maiores chances de empregabilidade! 

Curso online Hipertensão Arterial 

Com foco nas causas, efeitos e qualidade de vida daqueles que sofrem com a doença, o curso online Hipertensão Arterial fornece uma introdução geral sobre o tema, como se dá o diagnóstico e as melhores formas de prevenir a pressão alta. Trata-se de uma excelente opção de curso online visando o enriquecimento do currículo profissional, progressão de carreira (servidores públicos), complementação de cargas horárias em cursos de graduação e técnicos, dentre outras vantagens. Além de relacionar a hipertensão arterial com os picos de estresse, os cursos EAD que abordam a hipertensão também tratam da necessidade das atividades físicas regulares e bons hábitos como ações preventivas. 

Além de cursos na área da saúde, o portal disponibiliza cursos na área de Direito, Administração, Meio Ambiente, Comunicação e Marketing e muito mais. São centenas de opções para quem deseja realmente conquistar novos conhecimentos, se destacar nos estudos ou se valorizar perante ao mercado de trabalho.

O grande diferencial dos cursos online com certificado oferecidos pelo portal é o investimento único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), com acesso total a cerca de 700 cursos disponíveis. Além disso, todos os cursos são elaborados por um setor pedagógico dedicado, garantindo total qualidade do material. 

Então, agora que você está por dentro do tema hipertensão arterial, que tal fazer a sua inscrição no curso online Hipertensão Arterial do Foco Educação Profissional e garantir a sua certificação, ou até mesmo complementar os conhecimentos adquiridos em seu curso de enfermagem online? Não deixe para depois. Inscreva-se, qualifique-se, capacite-se e atualize-se com nossos cursos a distância! Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo que entraremos em contato assim que possível. Bons estudos!