Seja em cursos online, profissionalizantes ou na graduação em geral, a área de auxiliar de escritório ou auxiliar administrativo se destaca pelo grande número de interessados. Quando se fala em Administração, é impossível deixar de lado todo o poder desse campo para todas as empresas, das pequenas às grandes corporações. Logo, a função de auxiliar é vista como um dos primeiros níveis, aquele que ajuda a entrar no mercado de trabalho e conseguir crescimento no ramo até alcançar um alto cargo.

Você pode ver em muitos sites de empregos e periódicos que divulgam vagas que grande parte delas são de assistente administrativo. O nome pode se alterar conforme o local, mas geralmente os serviços são os mesmos, sem muitas distinções. Embora tenha muita concorrência, conta com muitas opções para atuação, além de um salário atrativo e chances de progressão de carreira, claro, se a pessoa se capacitar e atualizar sempre.

Esses fatores sempre chamam atenção e levam muitas pessoas a investir nessa área. A versatilidade ligada a tantas vantagens impressiona, por isso o curso de auxiliar administrativo está sempre em alta, preferência de indivíduos de todas as faixas que querem conhecê-la passo a passo e saber tudo o que um profissional exerce. O Curso Online Auxiliar de Escritório/Administrativo do Foco Educação Profissional é um ótimo exemplo, indicado para, além de estudantes e interessados em se qualificar, pessoas que já trabalham nesse ramo e precisam de aperfeiçoamento.

É ótimo saber que, por meio de cursos a distância, você pode estudar com o máximo conforto, com carga horária à escolha e total flexibilidade, otimizando seu tempo. Além de saber tudo sobre o que faz um auxiliar administrativo e como ter excelência na profissão, neste artigo também daremos muitas dicas legais que vão te ajudar bastante. Preparado?

Auxiliar administrativo/escritório: tudo sobre a área

A área de Administração

Administração sempre foi a palavra da vez para muitos indivíduos, em diferentes perspectivas e situações do mercado corporativo. Há quem pense em se tornar um administrador desde as primeiras reflexões sobre a melhor carreira a seguir, pois, desde uma microempresa até uma multinacional, é fundamental contar com uma boa gestão para que tudo funcione bem: recursos, pessoas e negócios.

Por meio de uma integração de diversas funções, a Administração se ramifica em muitos cargos essenciais para o funcionamento de uma corporação, das públicas às privadas. Logo, sempre há aquele que está em alta e é tendência no mercado mesmo em tempos de crise, como vivemos atualmente no Brasil. Justamente por essa versatilidade, não é à toa que a área chama atenção de milhões de pessoas. Obviamente, há muitos desafios a enfrentar, mas junto com essas dificuldades sempre vem a experiência e o aprendizado.

Segundo o Guia do Estudante, hoje em dia as empresas brasileiras se veem obrigadas a se reorganizarem, montando novas estratégias em meio à recessão econômica. Muitos gestores e todo o campo de Administração precisa se adaptar aos tempos difíceis, ou seja, essa é a hora de fazer a diferença e trabalhar bons valores sempre. Portanto, como a competitividade e o interesse são grandes, a pessoa que busca ir além sempre conseguirá se destacar, tanto em termos teóricos como práticos.

Ainda segundo o portal, ''uma boa notícia é que, com ou sem crise econômica, a área de Administração e Negócios vai sempre oferecer oportunidades, pois empresas de todos os segmentos e portes precisam contar com gestores''. Interessante, não é? Mas isso também não quer dizer que todos os candidatos conseguem boas vagas. A concorrência é grande,  por isso torna-se fundamental ficar por dentro do assunto lendo notícias, participando de palestras, workshops e fazendo cursos online com certificado, alternativas perfeitas para compreender vários aspectos, fortalecer o currículo e coloca-los em prática no dia a dia no trabalho.

A Administração de Empresas, mais tradicional e interessante para muitas pessoas, é aquela que exige a atuação de vários profissionais interligados, divididos em cinco áreas essenciais: o setor administrativo em si, recursos humanos, marketing, financeiro e vendas. Ou seja, todas primordiais para empresas de grande, médio e pequeno porte.

As funções do auxiliar de escritório se dão, basicamente, na primeira delas. Felizmente, elas são flexíveis e mudam bastante conforme a demanda. Assim, um auxiliar administrativo sempre irá adquirir muito conhecimento fazendo ''um pouco de tudo''. Isso é importante para crescer, pensar em se capacitar cada vez mais e fortalecer a carreira, paralelo a boas atitudes que precisam ser praticadas sempre.

auxiliar administrativo | auxiliar de escritório

O que faz um auxiliar administrativo?

Mas, afinal, quais serviços são pertinentes a um assistente administrativo? Como você já pode imaginar, o trabalho não para e sempre há muitas tarefas a realizar, ainda mais se a empresa em questão é grande e depende de muitas estratégias que se alteram frequentemente. Sendo assim, é bom ficar ciente de que você não ficará parado, muito pelo contrário.

Para ser um auxiliar de escritório, o ensino médio completo é obrigatório, além de um curso na área, seja técnico, graduação e até um curso de auxiliar administrativo livre, desde que em grande carga horária e realizado em uma instituição de qualidade (cursos EAD ou presenciais). Você deve sempre ter em mente que é importante verificar a modalidade do curso exigida pelos órgãos/empresas.

No caso de uma vaga de estágio, uma opção livre pode ser bem vinda, já para um cargo maior, alguns pedem a faculdade. Portanto, fique de olho: como não há um padrão estabelecido, cada empresa tem autonomia para fazer suas exigências, por isso, a preparação e atualização são ótimos caminhos. Já as funções desse profissional englobam, geralmente:

  1. Fazer emissão de notas fiscais;
  2. Manter todos os arquivos referentes a serviços/tarefas gerais atualizados;
  3. Montar planilhas financeiras, apresentações e textos informativos;
  4. Realizar o controle de receitas e contas a pagar;
  5. Acompanhar o andamento de outros setores, como logística e marketing;
  6. Informar o público, responder e mandar mensagens gerais (e-mail) e atender os clientes nos diversos canais;
  7. Preparar documentos variados, pagar faturas e demais contas;
  8. Prestar assessoria total aos gestores e responsáveis pela área em tudo o que for pertinente ao trabalho.

Essas são apenas algumas técnicas básicas para que você entenda o que faz um auxiliar administrativo de modo geral. Como dissemos, muita coisa se modifica conforme o local de trabalho e sua estrutura. Se você pretende entender cada tarefa passo a passo e suas especificações, fazer o Curso Online Auxiliar de Escritório/Administrativo é um a ótima proposta. O vasto material presente nessa opção garante que você compreenda toda a rotina administrativa, se qualifique e ainda receba um ótimo certificado.

Como ser um auxiliar de escritório de excelência?

O investimento em bons valores e estratégias para tornar o trabalho otimizado e eficiente é essencial para se tornar um assistente administrativo de excelência. Estagnar e pensar que apenas o básico é necessário são erros que podem prejudicar sua carreira em longo prazo, afinal, ninguém quer um funcionário desmotivado, que não se atualiza e fica sempre na mesma.

 Você pode começar trabalhando algumas habilidades que se fortalecem ao longo do trabalho, como:

  1. a capacidade de concentração, para evitar deixar tudo para depois e ficar procrastinando na hora de fazer uma tarefa necessária;
  2. a organização, essencial para manter o ambiente equilibrado e tudo sob controle, sobretudo quando se trata de documentos importantes;
  3. o dinamismo de tarefas, para evitar a tão temida burocracia, melhorando todos os processos em si, para inspirar toda a empresa a seguir boas recomendações;
  4. a autonomia, garantindo a qualidade de seu serviço e evitando que um tempo precioso seja gasto à toa, ou seja, realizar uma função além do solicitado e pensar estrategicamente (desde que com o aval do chefe) em procedimentos otimizados e novas ideias;
  5. a comunicação, inerente a qualquer ambiente corporativo, para evitar problemas, transmitir uma informação clara de um setor para outro, lidar com todos os clientes e prestar ótimos atendimentos.
  6. a responsabilidade em cumprir prazos e aprender a administrar o tempo. Nessa área, as tarefas precisam ser realizadas sempre com competência de acordo com o que foi determinado, logo, o engajamento é fundamental.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como se capacitar para ser um auxiliar de escritório?

A capacitação faz toda a diferença para qualquer profissional, independente do ramo. Para um auxiliar administrativo, então, abre espaço para novas oportunidades e caminhos para conseguir uma ótima vaga, com salários e benefícios atrativos. Mais do que nunca, o destaque só vem quando você está disposto a inovar e ir além do convencional. O campo de trabalho, embora seja vasto, é um dos mais concorridos do mercado, então, aquele que está atualizado e tem ótimos cursos e competências em seu portfólio com certeza se destacará.

Além de fazer um curso de auxiliar administrativo, seja de qualquer modalidade - até mesmo a graduação por cursos a distância - é interessante também incrementar o currículo com idiomas (inglês é primordial), softwares direcionados, conteúdos ligados ao ramo que você pode aprender mais especificamente (contabilidade, logística, redação, matemática, marketing, planejamento estratégico), entre outros.

Se a área de Administração já te chamou atenção, independente do motivo, é bom saber que a comunicação é uma habilidade importante para os atuantes em qualquer cargo. O setor administrativo é praticamente o núcleo principal que liga todos os outros (recursos humanos, financeiro, logística), logo, deve contar com uma equipe bem integrada, que saiba transmitir uma informação de modo claro, conciso e correto e estar sempre pronta para atender a todos e pensar nas melhores dinâmicas para aumentar a produtividade na empresa e dar um plus em todos os processos corporativos.

Para todas essas dicas, tanto para iniciantes quanto para quem já é auxiliar administrativo, investir nos cursos EAD é a melhor opção para manter um perfil competitivo e pronto para lutar por boas vagas e ser um assistente de destaque. A vantagem dos cursos online do Foco Educação Profissional é que há opções versáteis e para todos. A seguir, listamos alguns que você não pode deixar de fora de sua lista e que darão um upgrade total em seus planos.

Cursos online essenciais para um auxiliar de escritório

Princípios da Administração

Ainda não sabe bem do que se trata a Administração e como é essencial para muitos locais? Tem dúvidas frequentes e não entende o que faz um auxiliar administrativo? O Curso Online Princípios da Administração é perfeito para quem tem várias dúvidas sobre o ramo e quer saber a história, conceitos principais e como funcionam todos seus processos.

Estudando com cursos online com certificado como esse, você começa a dominar toda a teoria e sabe exatamente como aplicar todo esse conhecimento no cotidiano, com um comprovante que ainda valoriza seu currículo em uma entrevista de emprego e demais seleções de emprego.

Ler, Escrever e interpretar em Inglês

Inglês é um idioma fundamental para um assistente administrativo. Cada vez mais as empresas estão integradas a novas tecnologias, integrando suas atividades com parceiros internacionais e realizando uma série de funções em que é necessário dominar essa língua, uma das mais populares do mundo.

Sendo assim, uma boa indicação é o Curso Online Ler, Escrever e Interpretar em Inglês. O conteúdo é completo e mostra ao aluno as três etapas essenciais para se especializar em inglês, interpretando com qualidade e eficiência e ficando craque na conversão, leitura e escrita. Vale lembrar também que no Foco Educação Profissional há mais cursos a distância em idiomas, como francês, italiano e espanhol. Nesse caso, quanto mais opções, melhor.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Pacote Office

Usar o Excel para fazer planilhas, conhecer todas as ferramentas do Word, fazer ótimas apresentações usando o Power Point, manipular o Outlook para mandar e-mails... essas são apenas algumas abordagens do Curso Online Pacote Office, que destaca todos os programas mais populares da Microsoft.

Muitas vezes achamos que só o básico é necessário e dá para se virar no trabalho apenas com isso. Mas, fique ligado. Se você diz que entende de uma aplicação em nível avançado, deve provar esse conhecimento. Nunca tente se auto sabotar e mentir quanto suas qualificações. A melhor ideia é buscar sempre a capacitação para realmente dominar tal recurso.

Matemática Financeira

Administração é uma área em que a matemática é inerente, pois você lidará com planilhas de gastos e custos, realizando procedimentos em que é preciso ter alguns conceitos dessa disciplina bem claros. Para um auxiliar, fazer o Curso Online Matemática Financeira é a melhor fórmula para compreender os quesitos essenciais da matéria e aperfeiçoar as atividades no trabalho.

Comunicação Escrita e Revisão Gramatical

Escrever textos impecáveis, claros e bem estruturados também está no quadro de tarefas de um auxiliar de escritório. Não dá para errar ao redigir um e-mail, um documento importante e qualquer periódico informativo. Se você sente dificuldades nessa área e precisa renovar totalmente seu português, não pense duas vezes e faça o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical.

Além de abordar a reforma ortográfica, o conteúdo esclarece todos os parâmetros da revisão gramatical e como fazer uma comunicação escrita impecável. Justamente por isso, esse é um dos cursos EAD recomendado para profissionais de administração de todos os níveis, do estudante ao gestor.

Esses são apenas alguns cursos online que inspiram e visam a total capacitação para um auxiliar administrativo. Além dessas alternativas e do Curso Online Auxiliar de Escritório/Administrativo, o Foco Educação Profissional conta com variados cursos da área para você escolher, estudar e se aperfeiçoar.

Mas, dá para fazer mais de um? Com certeza. Investindo um valor único de R$ 69,90, você tem mais de 700 cursos online com certificado a seu dispor durante o período de um ano. Todos têm carga horária variada, à escolha da certificação para que seja usada em seus principais objetivos.

Para contar com essa vantagem exclusiva, siga o exemplo de mais de 140 mil alunos e comece a fazer os melhores cursos a distância do mercado. Inscreva-se agora e tenha à mão opções qualitativas para sua formação, para se tornar um expert e manter uma linha ascendente na carreira.

Se você tem alguma dúvida sobre o tema e os cursos online do portal, entre em contato ou deixe um comentário. Não esqueça também de compartilhar o artigo com seus amigos. Até a próxima.