Você, que trabalha ou se interessa pela Educação Infantil, sabe o quão importante é o processo de construção do conhecimento para as crianças. Normalmente, avalia-se uma pessoa, acerca daquilo que ela entendeu ou não entendeu, através de provas, certo? Mas, e como a avaliação funciona dentro da Educação Infantil? Se você quiser saber mais sobre este assunto e muito mais, leia o nosso post!

A Educação Infantil e sua função tem sido cada vez mais discutida dentro de todos os meios da educação, tendo em vista que ela é a primeira etapa da educação em geral e tem um papel fundamental na criação de um adulto crítico, inteligente que consegue expressar seus sentimentos.

Os centros de educação pararam de ser vistos como apenas um local para deixar as crianças enquanto os pais estão no trabalho. Estes locais estão, progressivamente, se tornando ambientes valorizados e procurados, para a criança realizar a construção do conhecimento na Educação Infantil.

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Continue lendo nosso artigo para compreender melhor como a avaliação deve acontecer dentro da Educação Infantil, como ela influencia o processo de construção do conhecimento e também para conhecer outros cursos online com certificado, oferecidos pelo nosso portal, para enriquecer ainda mais a sua formação.

A avaliação planejada e o processo de construção do conhecimento na Educação Infantil

A avaliação nem sempre foi obrigatória e até mesmo indicada na educação infantil. Ela foi instituída apenas em 2009, através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, conhecida como DCNEI. Esta diretriz definiu a criação de procedimentos para a avaliação do desenvolvimento da criança na Educação Infantil.

Essa avaliação, que foi deixada de forma aberta para que os próprios educadores e instituições pensassem em um método eficiente, não tinha como objetivo selecionar, promover ou, até mesmo, classificar as crianças entre aquelas que se desenvolvessem mais e aquelas que tivessem um desenvolvimento menor.

O objetivo da avaliação era, sobretudo, que os professores fizessem uma observação crítica e criativa das atividades, brincadeiras e interações propostas, para avaliar que atividades eram mais valiosas em relação àconstrução do conhecimento em sala de aula. No entanto, as diretrizes não deixam isso de forma clara, podendo gerar dúvidas.

Por exemplo, é possível achar professores que aplicam provas em alunos de apenas três anos, achando que estão cumprindo a indicação da DCNEI, o que é uma interpretação equivocada. O tipo de avaliação dentro da Educação Infantil pode, e deve, ser escolhida pela escola e pelo professor, sempre buscando um método realmente eficiente para avaliar se ocorreu ou não a construção de conhecimento.

Normalmente, a prova é um documento descontextualizado que não capta a individualidade da criança. Esta avaliação faz com que as crianças pensem e respondam à pergunta da mesma forma.

Sabemos que o Ensino Infantil não deve funcionar dessa maneira, afinal, cada criança é única, ou seja, cada uma tem seus próprios pensamentos e sentimentos, que devem ser considerados quando se trata de construção de conhecimento

O Foco Educação Profissional sabe disso e, por essa razão, se esforça para construir um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, intuitivo e otimizado, para você  estudar da forma que desejar, seja através do seu Smartphone, Tablet ou Computador. Além disso, nossos cursos a distância são conhecidos nacionalmente pela qualidade.

Em 2012, por causa da interpretação equivocada da avaliação escolar na Educação Infantil, o Ministério da Educação produziu o documento Educação Infantil: Subsídios para construção de uma sistemática de avaliação, que aponta o que deve ser considerado na hora de avaliar uma criança.

Este documento desenvolvido pelo MEC afirma que as crianças não têm o mesmo processo de construção de conhecimento, tendo em vista que a realidade cultural e social em que ela está inserida influencia o seu desenvolvimento.

A utilização de avaliações pontuais rotula a criança, pois se baseia apenas no resultado alcançado por ela e nao considera a forma como a criança age, estuda e se esforça. Além disso, esse tipo de avaliação tem a tendência de não considerar o processo de construção do conhecimento, mas sim o resultado final, apenas.

Consideremos que o professor deseja avaliar o desenvolvimento motor de uma criança. Para isso, ele aplica uma atividade na qual a criança terá de pular em um pé. Esse exercíco avaliará apenas os alunos que tenham essa habilidade, o que ignora o fato de que uma criança pode não ter ainda a habilidade de pular em um pé só, mas pode ter a destreza de correr sem esbarrar em obstáculos.

Esse é o problema de utilizar apenas uma avaliação para um grupo de crianças, pois o professor não percebe quais avanços a criança já fez. O educador concentrará seu esforço em fazer com que a criança consiga fazer o teste, evidenciando um problema de direcionamento do ensino.

E, por último, mas não menos importante, uma criança pode ter problemas em se integrar e gostar de uma educação que está constantemente avaliando e testando suas habilidades, o que provoca um clima tenso e não propício para a construção do conhecimento em sala de aula.

Mas como as avaliações devem ser feitas? Continue lendo nossa postagem para encontrar mais informações  em um dos nossos cursos online, que tem como objetivo facilitar o entendimento do professor sobre a avaliação infantil, o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil.

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A importância do parecer descritivo na Educação Infantil

Antes de discutir a importância do parecer descritivo, é importante definir o que ele é e de que forma deve ser feito.

O parecer descritivo considera que as crianças se desenvolvem de maneira diferente, cada uma em seu tempo e modo. Isso precisa ser considerado pelo professor no momento de avaliar seu aluno, inclusive na Educação Infantil.

A avaliação não deve ocorrer em apenas um dia. Ela deve ser constante, para observar os avanços da criança em certas áreas e suas dificuldades em outras. Assim, ela poderá ser entregue aos pais, na forma de análise, no final do semestre.

É importante que pais e professores estejam cientes das áreas que a criança apresenta mais dificuldade, pois, assim, é possível propor atividades para ajudá-la a superar suas dificuldades. Por exemplo, se uma criança sabe correr e pular mas não consegue organizar seus brinquedos depois de uma brincadeira, cabe ao professor e aos pais trazerem essa atividade para o cotidiano da criança.

O parecer descritivo deve ser feito pelo professor, através das observações das atividades propostas. Ele deve prestar atenção na forma como a criança se comporta socialmente, se ela faz as atividades solicitadas, como ela se comporta com os amigos, se consegue se expressar de forma efetiva, como está progredindo na construção do conhecimento na Educação Infantil, ou seja, o parecer deve conter tudo aquilo que o aluno faz ou sente dentro da sala de aula.

É muito importante que a criança saiba se expressar tanto através de gestos quanto de palavras e, pensando nisso, o nosso portal desenvolveu um de seus cursos online, o curso Aquisição da Linguagem Oral. Nesse curso, você encontrará todas as informações acerca do desenvolvimento da linguagem de uma criança.

Portanto, é papel do professor elaborar o parecer descritivo de seus alunos. O Foco Educação Profissional sabe como é complexa a função do professor e, por isso, oferece vários cursos a distância para você consiguir se especializar cada vez mais!

Agora que já sabemos o que é o parecer descritivo, podemos tratar de sua importância. A Educação Infantil, como já falamos anteriormente, tem um grande papel na vida de toda criança. Afinal, o processo de construção do conhecimento começa a acontecer na infância.

A construção do conhecimento na Educação Infantil deve ocorrer de forma diferente do que em outras modalidades do ensino, afinal o aluno ainda é um criança e pensa e age de forma diferente de alunos de outras idades. Por isso, o nosso portal oferece um curso online sobre a importância das atividades lúdicas e tudo o que você deve saber sobre a teoria e a metodologia para se trabalhar com atividades lúdicas.

Disponibilizamos também um material completo sobre a organização do ensino e as principais tendências pedagógicas no Curso Online Prática Pedagógica.

processo de construção

O parecer descritivo tende a ser complicado para o professor, afinal é difícil descrever tudo o que foi observado em um documento. Entretanto, o parecer é muito importante, pois ele direcionará o planejamento das aulas, além de conferir ao aluno a oportunidade de se desenvolver de forma mais efetiva.

O termo “avaliação” normalmente é relacionado a avaliar a forma com a qual o aluno aprendeu ou não uma atividade, No entanto, ele também está conectado com as falhas do planejamento de aula do professor. Nesse momento, você deve estar se perguntando, mas como assim? Se o professor faz uma análise do desenvolvimento motor das crianças e verifica que todas têm dificuldades, o educador deve peceber que suas aulas não contemplaram as dificuldades dos alunos, devendo, então, refazer seu planejamento.

Ou seja, ao escrever o parecer descritivo, o professor não deve apenas apontar as áreas que o aluno tem dificuldades. É preciso considerar que as atividades pedagógicas podem fazer a criança superá-las de forma eficiente. Assim, o processo de construção do conhecimento em sala de aula se dará de forma efetiva, tanto para o aluno quanto para o professor.

Sabemos que planejar as aulas pode ser bem complicado, afinal, o planejamento precisa contemplar todas as áreas do desenvolvimento. Mas, mesmo assim, é possivel elaborar um planejamento de forma divertida, para chamar a atenção da criança. Por isso, o Foco Educação Profissional está aqui! Ele lhe ajudará com incríveis cursos online com certificado, para você utilizar de todas suas vantagens.

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Ética profissional na avaliação infantil

O professor da Educação Infantil deve ter consciência que é uma grande influência para todos os alunos, sendo que muito deles buscam uma referência para o processo de construção de sua personalidade. O professor precisa agir sempre de uma forma afetiva, calma e, principalmente, com ética.

Dentro da ética profissional de um professor estão contemplados alguns pontos, que discutiremos de forma breve nesse post. Aqui no Foco Educação Profissional, você encontrará muito mais informações no Curso Online Construção do Conhecimento. Além desse curso online, nosso portal lhe oferece várias opções de cursos acessíveis, para você se atualizar e se capacitar sempre!

A ética de um professor deve estar presente em todos os momentos de sua vida. Ele precisa entender que cada criança tem seu tempo de aprendizagem e, por causa disso, é necessário paciência para transmitir o conhecimento. Um professor não deve ter preconceitos e discriminações, pois elas podem influenciar a formação do caráter do aluno.

Além disso, o professor não deve estigmatizar o aluno, que é muito mais do que suas atitudes e suas formas de expressão. Ele não deve colocar rótulos nas crianças. Se uma criança consegue se expressar através de choro, o professor precisa entender seu problema para desenvolver com ela outras formas de expressão. Ele pode explicar à criança que existem outras formas de demonstrar insatisfação que não seja o choro.

O professor não deve ensinar a criança que não se deve chorar, pois ela deve. O professor precisa ensinar para a criança que existem outras formas de exprimir aquilo que se sente.

Além disso, é importante que o professor não compare o desempenho de uma criança com o de outras e, até mesmo, com outros pais, pois isso pode ser muito negativo. Os pais desejam que seu filho seja sempre o melhor e não entendem, muitas vezes, o funcionamento da construção do conhecimento para uma criança.

A avaliação tem mesmo um papel muito importante no processo de construção do conhecimento, não é mesmo? Através dela, o professor entende o que deve ser trabalhado em seu planejamento de aula, além de tornar os pais mais conscientes das atividades que podem ser feitas para melhorar o aprendizado da criança em casa.

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