A pandemia afetou muito a economia nacional e piorou a situação fiscal do Brasil. Esse cenário, de acordo com especialistas, vai impactar diretamente os concursos públicos. Afinal, a tendência é que menos vagas sejam ofertadas depois do coronavírus, o que vai gerar um aumento significativo na concorrência.
Para Marcel Guimarães, consultor legislativo do Senado Federal, o crescimento da taxa de desemprego também contribui para essa concorrência mais acirrada. Até porque 7,8 milhões de postos de trabalho foram fechados no país entre março e maio (dados do IBGE). Assim, as pessoas tendem a visar os concursos como forma de buscar estabilidade.
##lista_curso##
O momento atual e o futuro dos concursos públicos
Assim que a pandemia começou, várias provas foram adiadas e editais deixaram de ser publicados. Essas medidas surgiram, em específico, para evitar riscos de contaminação. No entanto, Fernando Bentes, Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional, explica que o futuro para os concursandos não deve ser dos melhores.
Bentes ressalta que a arrecadação tributária vem caindo, mas as despesas do Estado com folha de pagamento e atividades continua igual. Sendo assim, a retenção de gastos se intensifica resultando em menos certames. Na verdade, a probabilidade é que abram concursos apenas para repor casos de aposentadoria.
Em contrapartida, a quantidade de pessoas em busca de uma oportunidade no serviço público não irá diminuir. Isso significa que cada candidato precisará ter mais dedicação e estudo para ser aprovado.
##lista_vantagens##
Os concursos para a área administrativa
O setor administrativo é um dos mais procurados pelos concursandos, já que oferta vagas tanto para nível médio como superior. Sendo assim, com o fim da pandemia, a concorrência para esses concursos públicos deve disparar ainda mais.
Então, o mais importante nesse momento é não desanimar. Dessa maneira, Marcel Guimarães comenta que não haverá mais espaço “para quem estuda somente após a publicação do edital”. Ou seja, a preparação precisa ser de longo prazo.
E com as aulas presenciais canceladas, é essencial investir nos cursos online, e o Foco Educação Profissional ajuda os candidatos nessa jornada. Temos conteúdos como Português para Concursos, Legislação Trabalhista, Assistente Administrativo e Gestão de Recursos Humanos.
São, ao todo, mais de 1.000 cursos online com certificado digital gratuito para ampliar os conhecimentos e deixá-lo mais perto da aprovação pública. Além disso, a certificação pode ser usada como critério de desempate ou para aumentar sua pontuação na classificação, a depender do edital do concurso.
Portanto, inscreva-se agora por apenas 12 x R$ 19,70 e acesse os conteúdos por um ano, sem pagar nenhuma taxa extra por certificados digitais com carga horária entre 5 e 420h.
Compartilhe esta notícia com os seus amigos nas redes sociais!