Uma área plural, repleta de ramificações e vertentes: além de ter seus conceitos particulares, a comunicação social se complementa a campos variados. Administração, psicologia, tecnologia e arte são apenas alguns exemplos que estão associados à evolução da comunicação e suas modificações nas relações humanas.

Da responsabilidade social aos aspectos empresariais, há muitos temas referentes à comunicação social que são estudados e debatidos desde o surgimento dessa área e a ascensão dos primeiros veículos, como o rádio e a televisão. O fato é que, quanto mais renovações essa área passa, diversas tendências surgem, por isso há sempre muitos interessados em desvendar todos seus preceitos.

Se no início o jornal era o principal canal midiático, atualmente a internet abre espaço para todos os veículos e muda diversos parâmetros. Nessa e em demais situações, compreender tudo sobre comunicação social e suas abordagens é fundamental para muitos profissionais, dos comunicólogos aos atuantes em outros ramos.

Recorrer a um curso de comunicação social é um método interessante para compreender tanto o contexto histórico quanto o cenário atual. Aqui no Foco Educação Profissional oferecemos o Curso Online Comunicação Social e outros cursos online referentes, todos preparados por um setor pedagógico dedicado e com um conteúdo primoroso.

Realizar um curso online garante vantagens incríveis como praticidade nos estudos, economia, segurança e flexibilidade. São boas opções para aprender o que é comunicação social e se inteirar sobre infinitos temas que ajudam em sua graduação, na preparação para um concurso, na formação profissional e no conhecimento como um todo.

Neste artigo, apresentamos tópicos essenciais para entender a comunicação social e indicamos alguns cursos online com certificado que agregam valores ao seu aprendizado. Leia atentamente, anote as dicas e não deixe de se qualificar.

A Comunicação Social no contexto constitucional brasileiro

“A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição. Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”.

Começamos nosso artigo destacando o princípio da comunicação social presente na Constituição Federal, que dedica todo seu capítulo V para dispor sobre essa área. No Brasil, a liberdade de expressão é um direito conquistado, visto que a censura perdurou por longos anos durante a Ditadura Militar. Os veículos de comunicação em massa têm pleno amparo da Lei para divulgar notícias acerca de inúmeras realidades. Todavia, seguem um código de ética e parâmetros que visam a transparência e o bom senso – na perspectiva do Direito, uma ordem social.

Segundo a legislação, programas voltados à arte, educação e informação devem ter preferência na divulgação dos canais de rádio e televisão, bem como a promoção da cultura nacional. A regulamentação do Estado permite limitações de modo judicial em casos de violação de intimidade, honra ou imagem.

Com o avanço da internet, a democratização da informação e o espaço para as opiniões diversas, surgem novos debates sobre a comunicação social no Brasil. Afinal, quais padronizações a internet deve seguir? Como deve ser realizada a apuração de notícias que são publicadas em tempo recorde e com base na "exclusividade" dos veículos? Essas são apenas algumas pautas que estão em alta atualmente.

Em sua função empírica, a área de comunicação social estuda todos os impactos da informação e dos canais midiáticos sobre a sociedade, por isso situações como essas devem ser consideradas em muitas teses relativas. Parece desafiador? Esse é apenas um exemplo pontual de um campo que sempre se renova e propõe infinitas discussões.

Tais conceitos chamam atenção e levam muitos interessados a estudá-los com cada vez mais frequência, seja em uma graduação ou com cursos a distância estruturados com muitas informações relevantes, como o curso de comunicação social do Foco Educação Profissional.

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A concepção cibernética da comunicação

Entre inúmeras teorias que se perdem, surgem e se renovam, uma das que mais que se destaca em muitas abordagens é a relação de comunicação e cibernética. Para entender essa associação, primeiramente devemos definir que a cibernética tem como preceito o controle e a organização dos sistemas sociais, dos seres vivos e das máquinas.

Segundo Norbert Wiener, fundador dessa teoria, a informação e a comunicação atuam como os principais mecanismos de organização e manutenção de qualquer sistema social, agindo com certo poder sobre todos os grupos e processos. Para o autor, além dos meios de comunicação e da imprensa em si, outras instituições também exercem essa influência na sociedade, como a escola e a igreja - ditas por ele como meios de educação e socialização.

No contexto de sociedade de massa, é algo como "controlar um grupo de pessoas por meio de uma ideologia ou qualquer outra referência, na comunicação como uma ordem social que não dá espaço para pontos de vista". Já em uma perspectiva mais positivista, a cibernética tem ampla relação com a sociedade da informação que vivenciamos hoje, na qual nos voltamos aos canais/notícias/dados mais relevantes para nossas atividades cotidianas, controlando aquilo que é conveniente para as ações.

Achou complexo? Embora muitos periódicos apresentem referências complexas e termos que soam difíceis de entender, há fontes com pontos mais diretos e compreensíveis. O Curso Online Comunicação Social é um ótimo exemplo, pois é formulado com um conteúdo dinâmico, qualitativo e de fácil assimilação. Todos os cursos online do Foco Educação Profissional seguem esse padrão para trazer sempre os melhores materiais aos alunos.

A comunicação como problema

A consistência da comunicação social como uma área do conhecimento se deu em uma época tão agitada que, segundo Adriano Duarte Rodrigues, autor do livro A comunicação social: noção, história, linguagem, "em poucas dezenas de anos, o nosso ecossistema cultural se transformou mais do que nos três séculos precedentes". O século XX é tido por muitos pensadores como o século da comunicação social, que ganhou força junto a grandes revoluções, à industrialização, às mudanças nas leis trabalhistas e, claro, no papel da mídia frente todo esse caos que o mundo passava.

Das tecnologias que contribuíram para democratizar a informação ou alienar ainda mais as pessoas, são muitas hipóteses levantadas e que levam a reflexões da comunicação social como libertação ou problema. Nesse segundo aspecto, podemos mencionar alguns fatores que problematizam tanto os meios de comunicação quanto sua popularização:

  1. A massificação da cultura e da sociedade em si;
     
  2. O processo de homogeneização e uniformização dos receptores;
     
  3. A metáfora da "aldeia global", em que a informação conquista a mundialização rapidamente;
     
  4. A acessibilidade, permitindo que "cultos" e "incultos" estejam a par de todas as novidades;
     
  5. A informação instantânea, em tempo real, que não encontra requisitos para apuração e detalhamento de sua veracidade – o que vale é a produção massiva, sem filtros.

É fato que com tantas modificações, os processos de comunicação passaram por mudanças positivas e negativas. Se por um lado existem os estudos que ponderam "a comunicação como problema", outros destacam seus conceitos transformadores na sociedade – que não são poucos e continuarão latentes, sobretudo na era digital em que vivemos.

Esse contraponto é interessante na argumentação de muitas teses. Estudantes que pretendem desvendar o que é comunicação social e seguir esse campo têm muitos assuntos à disposição para se destacar em vários trabalhos, sobretudo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Estruturá-lo demanda boa argumentação, por isso além das matérias tradicionais, recorrer a fontes alternativas é uma ótima ideia. Que tal apostar no curso de comunicação social e na variedade de cursos online com certificado de comunicação do Foco Educação Profissional?

Comunicação e Marketing

Partindo para aspectos mais recentes e cotidianos da comunicação social, vamos destacar algumas vertentes interessantes que estruturam essa área, começando por sua ligação com o marketing. Você sabe o que é marketing e como se aplica à comunicação?

Atentar-se ao comportamento do consumidor, às demandas e necessidades do mercado são papéis essenciais do marketing, um conjunto de aplicações diversas voltado às estratégias de promoção de um produto ou serviço. Atrelado às formas de comunicação, utiliza artifícios que têm como objetivo chamar atenção das pessoas com inúmeras abordagens e por variadas mídias.

A partir do momento em que uma empresa desenvolve um produto e está pronta para lançá-lo, deve pensar em uma boa divulgação, estudando as tendências e o público de cada canal para realizar abordagens que gerem conversão. A propaganda em um outdoor, por exemplo, terá características diferenciadas de um comercial para a TV. Já uma produção para o rádio tem pontos distintos de uma publicidade para as redes sociais.

Por meio de uma série de estratégias, cabe aos profissionais atuantes nessa área analisar cada situação e definir como uma campanha/projeto aproveitará ao máximo os conceitos de comunicação e marketing - tanto para chamar atenção quanto para atingir um bom patamar. Nessa situação, a experiência e o aperfeiçoamento constante garantem boas conquistas.

Quer uma dica legal? Temos um curso online voltado especialmente para esse assunto, o Curso Online Comunicação e Marketing‍.

comunicação social

Estética e comunicação visual

Pegando o gancho do marketing, um recurso presente em grande parte das campanhas publicitárias é a comunicação visual. Esse é um ponto que desde os primórdios da comunicação social sempre foi muito discutido, ainda mais quando a fotografia se popularizava e, segundo alguns críticos, "acabava com a aura" das pinturas artísticas.

Com a evolução e a chegada do hipermídia, a comunicação visual passou por modificações e tornou-se extremamente popular, produzida por qualquer pessoa. Podemos tirar fotos em qualquer lugar com uma série de dispositivos e compartilhá-las em tempo real, para várias pessoas.

Além disso, a publicidade se vale desse conceito para destacar suas campanhas, usando como base variados elementos artísticos, dos clássicos aos modernos. Para esse contexto também podemos incluir o audiovisual e todo o sistema de signos que é amplamente estudado pela semiótica e campos como a psicologia. Um exemplo interessante é a psicologia das cores, um tema destaque em todos os ramos da comunicação e design.

Segundo Lucia Santaella, os processos sígnicos comunicativos mantêm a semiótica em forte ligação com a comunicação, para destacar objetos e imagens que causem impacto no público e chamem atenção para uma causa. É nesses elementos que se sustenta o cenário da comunicação visual, estética e todas as suas linguagens, as quais você pode ter uma visão mais ampla do tema no Curso Online A Arte como Forma de Comunicação‍.

Comunicação interpessoal

Os tópicos finais de nosso curso destacam uma abordagem bastante relevante não só para profissionais interessados em compreender o que é comunicação social e se capacitar nessa área, mas também para atuantes em campos como recursos humanos e administração. A primeira delas é a comunicação interpessoal.

A troca de informações entre um ou mais indivíduos é fundamental para o relacionamento e o trabalho em toda organização. Tanto os meios tradicionais quanto os tecnológicos contribuem para esse tipo de comunicação que pode realmente mudar muitos parâmetros – já que, infelizmente, problemas de comunicação interna ainda são bastante comuns em muitas empresas.

Por se tratar de uma vertente que demanda excelência no ato de interagir e passar uma mensagem, há sempre muitos guias que revelam macetes para aprimorar a comunicação interpessoal. Mudar o tom de voz, usar as palavras corretas, ser íntegro e transparente são algumas táticas que evitam conflitos – dicas que valem para todas as situações cotidianas.

Mas ainda existem muitas outras ideias e linhas para seguir, e obviamente também temos cursos a distância para indicar que te deixarão a par desses artifícios: o Curso Online Relações Interpessoais na Empresa‍ e o Curso Online Comunicação Assertiva‍.

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Comunicação empresarial e responsabilidade social

Além da comunicação interpessoal, toda a estrutura de uma boa comunicação empresarial depende de outros valores. Integrados, eles mantêm a consistência e a efetividade de toda a área, seja em aspectos internos ou externos. A ética é o principal deles, que abrirá caminho para termos como responsabilidade social.

No contexto das teorias da comunicação social, uma das principais críticas de pensadores como Marx, Engels e Adorno é quanto ao fato da informação atender apenas os interesses dos detentores do poder, sem se atentar às necessidades do indivíduo "inserido" na sociedade de massa - como a Teoria Crítica, por exemplo. Porém, um contraponto a essa reflexão pode ser visto na preocupação das corporações com a responsabilidade social.

Entre seus objetivos está a aproximação com a opinião pública e a ótica voltada para questões comunitárias e que valorizem as relações humanas. A abertura do diálogo entre empresa e consumidor é um exemplo dessa tendência que se fortalece com as redes sociais. A aproximação entre os dois lados tornou-se possível e necessária.

Além do uso da comunicação como estratégia para fortalecer sua responsabilidade social, ainda é um método inteligente de aumentar sua credibilidade e reputação perante ao público. Para um veículo midiático pode ser ainda mais proveitoso, já que a audiência tem extrema relevância para todos os grupos de rádio, TV, agências de notícias, entre outros.

O Curso Online Responsabilidade Social Empresarial‍ é uma boa ferramenta para esclarecer outros preceitos desse fenômeno. Você pode complementá-lo com o estudo do Curso Online Comunicação Social e outros cursos online do portal. Sabia que você pode ter acesso integral à plataforma durante um ano com um único investimento?

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