Se tem uma função indispensável para qualquer empresa é a de auxiliar de departamento pessoal. Sem ela, os pagamentos de funcionários e de tributos correm o risco de não acontecerem da forma correta e se perderem em meio a tantas outras atividades. Não há dúvidas de que este cargo seja tão valorizado pelo mercado de trabalho atual, mesmo com a crise econômica que o país enfrenta.

Por essas e outras que quem visa uma carreira na área administrativa pode aproveitar o bom momento para se qualificar em um curso de auxiliar de departamento pessoal de referência. Para isso, nada melhor do que apostar no aprendizado em ambiente virtual, que é muito mais prático e eficiente. Um dos portais mais reconhecidos por sua expertise em cursos a distância é o Foco Educação Profissional. Nele você encontra mais de 1000 cursos online de diversas áreas de atuação, incluindo a de Recursos Humanos e Administração.

O Curso Online Auxiliar de Departamento Pessoal, por exemplo, é uma das dicas para quem quer se capacitar, aperfeiçoar ou atualizar sobre conceitos e práticas do nicho. Formulado por um setor pedagógico dedicado, o curso de auxiliar de departamento pessoal responde todas as questões pertinentes ao ramo, fortalecendo seu nível de conhecimento e potencializando suas chances de conquistar o emprego dos sonhos.

Nossos cursos online com certificado podem ser válidos para você conseguir uma vaga no serviço público, por meio de concursos, ou em empresas privadas. Basta você aproveitar ao máximo os conteúdos passados e, se desejar a certificação, apresentá-la para comprovar tudo aquilo que você aprendeu.

Que tal conhecer todas as vantagens dos cursos online nesse artigo que preparamos para você? Selecionamos os principais tópicos do curso de departamento pessoal online para promover mais entendimento e instigar sua vontade de aprender mais e mais. Acompanhe-o e tire suas dúvidas.

Conceitos gerais e importância da função 

Antes de mais nada é preciso compreender o que é departamento pessoal. De forma básica, podemos caracterizar o DP, modo coloquial para se referir à função, como o setor responsável por gerir todos os funcionários de um empresa. O auxiliar encarregado deve ficar a par de toda a questão burocrática que envolve a admissão, a frequência, o pagamento e a demissão dos empregados.

Mais especificamente, o profissional de departamento pessoal tem a responsabilidade de elaborar contratos, as folhas de pagamento, computar as faltas, os abonos, atestados, gerenciar as férias, entre outras obrigações comuns a toda e qualquer empresa. Esse conceito é muito bem detalhado em curso online auxiliar de departamento pessoal, caso queira se aprofundar.

Vale ressaltar que, quando a corporação opta por ter um setor voltado para essas funções, garante muito mais agilidade nos processos legais e mais produtividade como um todo. Afinal, quando há pessoas capacitadas para fazer pagamentos e resolver quesitos relativos, há mais comprometimento tanto com o Estado quanto com os funcionários que trabalham lá. Tudo fica mais organizado e as chances de cumprir prazos e metas aumentam bastante.

Uma empresa que não possui um ou mais funcionários que saibam de todas as rotinas de departamento pessoal corre o risco de ter problemas com as leis trabalhistas. Profissionais dessa área conhecem o passo a passo para a resolução dessas pendências. Além de auxiliarem nos processos relacionados aos empregados, eles também fazem a mediação de contratos e autorizações fundamentais para manter o negócio funcionando.

Um curso de departamento pessoalheart pode ser a saída para você que quer crescer na carreira e oferecer um serviço mais completo. Entre os tópicos iniciais há todos os conceitos gerais a respeito dessa prática, perpassando pelo contexto histórico em que foi criado e suas evoluções.

Acompanhamento de prazos legais de forma a evitar multas

As rotinas de departamento pessoal englobam o acompanhamento de prazos de declarações e pagamentos de tributos. O profissional encarregado deve estar atento a cada obrigação acessória, levando em conta também as possíveis fiscalizações que podem ocorrer no futuro. É essencial manter a empresa em dia com os trâmites legais para que não resulte em multas e punições.

Em um bom curso online auxiliar de departamento pessoal você vai descobrir que há obrigações nas esferas federal, estadual e municipal, criadas a fim de controlar os dados de pessoas jurídicas e seus funcionários. Esse controle engloba o âmbito pessoal, fiscal e contábil dos empresários e de seus negócios, necessitando ter todas as informações reunidas e encaminhadas a contadores ou até mesmo profissionais de departamento pessoal especializados.

Cada um dos compromissos legais possui um prazo e as multas variam de um para o outro. Elas podem variar também conforme for o tempo de atraso, os impostos embutidos e o número de dados errados, como ocorre com o Imposto de Renda, uma das obrigações mais temidas do Brasil. Dependendo do caso, a empresa pode sofrer até paralisação temporária em suas atividades, portanto, o descumprimento pode acarretar em prejuízos visíveis.

Para que nada saia errado, é importantíssimo que a empresa garanta um quadro de funcionários com competências técnicas e ainda um sistema atualizado e moderno para o envio de informações e pagamentos pertinentes. A tecnologia tem sido uma forte aliada nesse processo, já que há softwares voltados para a área contábil e de gestão de pessoas, auxiliando o preenchimentos de todos os quesitos e, claro, o cumprimento do prazo.

Alguns exemplos de obrigações tributárias acessórias, que são explanadas detalhadamente em nosso curso de departamento pessoal online:

  • Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física

  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)

  • Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias DIMOB

  • Balanço patrimonial

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Cursos a distância são ideais para exemplificar cada caso de tributos e declarações que devem ser feitas pelo setor de departamento pessoal e de contábeis. Aliado ao nosso curso de auxiliar de departamento pessoal, há outras opções para você aprender assuntos relativos, como o Curso Online Contabilidade e Finanças Públicas‍, apropriado para profissionais tanto do setor público quanto privado.

curso de auxiliar de departamento pessoal

Administração de Cargos e Salários

Outro ponto que permeia a gestão de Recursos Humanos e o departamento pessoal é a administração de cargos e salários. Ter um plano consistente a respeito desses tópicos é o que ajuda a organização a manter sua eficiência e dinâmica. A equipe responsável deve entrar em um consenso a respeito do equilíbrio interno, caracterizado pela hierarquia de cargos, e do equilíbrio externo, relacionado ao mercado como um todo.

Ademais, é essencial que o grupo tenha embasamento na política da empresa e siga fundamentos da administração, com a finalidade de definir os cargos e os salários respectivos, além da captação e retenção de mão-de-obra. Não pode se esquecer também de avaliar como o clima organizacional pode se manter estável ou melhorado.

O profissional de departamento pessoal pode participar de toda a criação dos cargos, pois essa etapa deve ser acompanhada por quem conhece a fundo as normas da CLT. Cada função estabelecida pelo setor de recursos humanos e pela diretoria da empresa deve equivaler com a remuneração base, o mercado atual, as atividades exercidas. Definindo os cargos, a empresa tem mais clareza de quais serão os salários, os benefícios, as cargas horárias. Além disso, terá uma noção melhor de como aplicar os treinamentos.

Um curso online de qualidade pode oferecer a base que você precisa para se tornar um expert em cargos e salários. Aproveite nossa sugestão e aprenda já com o curso de departamento pessoal online, que traz um esquema global desse assunto, mostrando como o auxiliar pode colocar nesse sentido com a empresa.

Exame médico admissional

O exame admissional também está inserido entre as rotinas de departamento pessoal. Quando uma empresa admite um funcionário, é o auxiliar de DP que o direciona para a clínica responsável para esse exame, considerado simples, mas que é obrigatório segundo o artigo 168 da CLT. Importante saber que esse processo deve ser custeado pela empresa.

Esse procedimento é aplicado para atestar o estado de saúde físico e mental do novo empregado, sendo levadas em conta as características necessárias para exercer a função para a qual foi contratado. O médico deve ser especializado em medicina do trabalho, apto para identificar doenças ocupacionais ou problemas que possam prejudicar o desempenho até mesmo antes de iniciar o serviço.

Lembrando que algumas práticas são consideradas discriminatórias por lei, e por isso não podem ser aplicadas durante o exame admissional, como testes de gravidez e exame de HIV. Para tirar todas as dúvidas relacionadas a esse assunto, você pode contar com cursos online eficientes, como o Curso Online Medicina do trabalho - Fundamentos Essenciais‍. Ele pode ser um complemento também para profissionais da área de RH que desejam entender como funciona a prática, potencializando sua missão de orientador em seu setor.

Processamento da Folha de Pagamento

O processamento da folha de pagamento é uma das atividades mais presentes no dia a dia de um auxiliar de departamento pessoal. Esse documento é essencial para qualquer empresa, já que reflete todas as informações relacionadas aos direitos e às atividades exercidas pelo trabalhador. É por meio dela que o empregado toma ciência sobre seu salário do mês, os descontos, as contribuições obrigatórias, entre outros dados.

Profissionais que se engajam em um curso de departamento pessoal ou outro curso online específico da área de RH conhecem a fundo como é feita a elaboração da folha de pagamento. Ela deve ser criada e entregue ao funcionário antes do pagamento ser realizado ou quando este já tiver sido depositado, juntamente com o recibo de pagamento ou holerith. Isso é feito para que os empregados verifiquem se há algo de errado e contestem para o setor responsável. 

Algumas empresas optam por contar com a ajuda de uma contabilidade para auxiliar nesse processo ou de contadores internos. A ajuda deles é muito válida para conferir os cálculos de cada tributo e benefício, adequando tudo às normas legais.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como elaborar a folha de pagamento

Bons cursos online com certificado evidenciam aos alunos que não há um padrão na hora de elaborar uma folha de pagamento. Cada empresa tem a liberdade para criar seus próprios parâmetros e utilizar o sistema que melhor se encaixar em sua rotina, desde que não interfira nos procedimentos legais que, claro, não podem deixar de ser cumpridos. Como não existe um modelo oficial para seguir, o curso online vai trabalhar com os principais dados que devem constar nesse documento. Conheça quais são eles:

  • Valor do salário que consta no contrato do funcionário, conhecido como salário bruto;
  • Valor do salário já com os descontos, chamado de salário líquido;
  • Valor dos benefícios em dinheiro, se houver;
  • Frequência do funcionário, especificando quantidade de faltas, minutos de atraso e afastamentos;
  • Descontos de encargos sociais (impostos estatais) especificados;
  • Valor da contribuição sindical, se houver;
  • Forma de pagamento;
  • Data de pagamento.

A folha de pagamento deve ser composta por duas partes no que se trata do salário líquido, aquela que cairá na conta no trabalhador no dia estabelecido. A primeira deve constar como "Proventos", na qual vai expor o salário, as remunerações variáveis, a quantidade e o valor das horas extras realizadas, o adicional noturno, bem como o de insalubridade e periculosidade, se for o caso.

Estabelecimentos que expõe o funcionário a riscos de saúde e/ou possuem atividades perigosas, como os frigoríficos, metalúrgicas, laboratórios químicos, mineradoras, etc., devem pagar adicionais de 10%, 20% ou 40%, dependendo do grau de nocividade. Essa porcentagem é aplicada sobre o valor do salário da categoria da função exercida.

Já a segunda parte deverá constar como "Descontos", exibindo todos os tributos obrigatórios, além dos benefícios opcionais, mas que tem uma porcentagem retirada do salário bruto. Há as contribuições previdenciárias (INSS), o Imposto de Renda, o convênio médico (dependendo do plano oferecido pela empresa), a contribuição sindical, faltas sem justificativa, entre outras que podem variar de empresa para empresa.

Busque mais conhecimentos em um curso de auxiliar de departamento pessoal

Ufa, quanta coisa que um auxiliar de DP faz, não é mesmo? E estes foram somente alguns tópicos, há muito mais a ser aprendido. Para dominar esse assunto por completo, não hesite em procurar cursos a distância que promovam uma discussão diferenciada, melhorando suas competências e deixando seu currículo muito mais interessante.

Além de nosso curso de departamento pessoal, você pode aperfeiçoar suas habilidades em outros cursos online com certificado relacionados a Recursos Humanos e Administração aqui do Foco Educação Profissional. São inúmeras opções bacanas para você estudar com praticidade, sem precisar se deslocar, e no horário que couber em sua rotina. Faça agora sua inscrição e garanta acesso a qualquer curso que desejar durante um ano inteiro, investindo apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). O que acha dessa proposta?

Comente o que achou e tire suas dúvidas no espaço abaixo, logo responderemos. Não deixe também de compartilhar este artigo em suas redes sociais, até uma próxima!