Estamos na era da tecnologia, mas o contato com os livros, revistas e jornais ainda se mostra essencial para nossa formação como indivíduo e profissional. Apesar da informatização, as bibliotecas físicas continuam intactas esperando pela visita de leitores de todas as idades, que podem aproveitar os benefícios que o hábito da leitura proporciona. Muita gente ainda frequenta e dá valor a esses espaços, que necessitam de profissionais qualificados para fazê-los funcionar da melhor forma.

Quem já está ou quer ingressar na área pode se capacitar de diversos modos, inclusive realizando cursos online. Aqui no Foco Educação Profissional, por exemplo, há o Curso Online Auxiliar de Biblioteca, uma saída de mestre para quem quer retornos positivos na carreira.

Neste artigo vamos te mostrar as funções dos auxiliares de biblioteca, como está o mercado de trabalho atualmente e os cursos à distância para quem quer adquirir conhecimentos nesse setor. Se esse é o seu caso, acompanhe.

Desmistificando o cargo de auxiliar de biblioteca

É comum as pessoas confundirem o cargo de auxiliar de biblioteca com o de bibliotecário. No entanto, o auxiliar pode ser considerado um colaborador do bibliotecário, fazendo tarefas que são essenciais para a rotina de locais que fornecem informação a um determinado público. Esse profissional tem participação ativa no dia a dia de bibliotecas e outras instituições, realizando atendimento ao público e respondendo às instruções do bibliotecário. Ele pode trabalhar em vários setores, sempre com o objetivo de melhorar o cotidiano do ambiente de trabalho.

Enquanto o auxiliar não necessita de graduação na área, o bibliotecário é um profissional liberal, com formação superior (bacharel, mestre ou doutor), geralmente, em biblioteconomia. Ele é o responsável por tornar a informação do local onde trabalho acessível ao usuário.

Dentre suas principais funções estão a análise dos títulos e a montagem de coleções seguindo parâmetros de organização. Ele pensa em métodos para deixar a biblioteca, centro de informação ou outro estabelecimento mais otimizado e harmonioso e orienta os demais funcionários para segui-los.

Entretanto, é importante saber que o auxiliar e o bibliotecário trabalham juntos a fim de transformar os sistemas informacionais e de oferecer a leitura de livros, revistas, jornais e documentos diversos para os usuários. São duas funções essenciais para incentivar esse hábito tão significativo.

Se você gosta dessa área, por que não investir nela? Em cursos online com certificado você consegue aprender conceitos sobre essa profissão e descobrir que pode ser muito gratificante trabalhar em lugares que oferecem conhecimento. No Curso Online Auxiliar de Biblioteca são disponibilizados cinco módulos e conteúdo complementar com muita informação importante.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Requisitos para ser um Auxiliar de Biblioteca

Antes de conhecer as atribuições deste cargo, é preciso saber quais as exigências para ingressar nele. Um auxiliar de biblioteca é um profissional que precisa, normalmente, ter a formação completa em ensino médio. Alguns locais podem exigir somente o ensino fundamental, mas cada vez mais vê-se a prioridade pelo nível médio.

Para trabalhar em uma biblioteca pública, seja ela federal, estadual ou municipal, também é obrigatório prestar concurso público. As provas se modificam a cada edital, claro, mas geralmente são pedidos conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática, além de legislação, conhecimentos gerais e específicos. Você poderá descobrir informações mais precisas sobre as bibliotecas públicas em cursos EAD também.

No Curso Online Auxiliar de Biblioteca aqui do portal o conteúdo é vasto e conta até com material complementar, que evidencia tudo o que você precisa para ficar por dentro do cargo e se preparar ainda mais para certames públicos.

Agora, se for uma vaga para auxiliar em biblioteca escolar em uma instituição particular ou em outros tipos de organizações privadas, é realizado processo seletivo tradicional, com análise do currículo do candidato, entrevista pessoal e/ou dinâmica em grupo, prova classificatória e eliminatória, entre outros. Alguns locais pedem experiência anterior, outros, porém, querem alguém que tenha vontade de aprender e crescer na profissão.

Hábito de ler no Brasil

Seja no funcionalismo público ou em uma empresa particular, as bibliotecas são ótimos ambientes para trabalhar e enxerga-se muito potencial de crescimento. Além disso, engana-se quem pensa que essas instituições estão obsoletas.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, o hábito de ler cresceu entre os brasileiros desde o balanço feito em 2011. O país conta com 56% de leitores em sua população (cerca de 104 milhões de pessoas).

Isso se deve ao fato de que a leitura é muito incentivada no ambiente escolar e também pela busca dos brasileiros por empregos melhores que, na maioria, são destinados a quem adquire muito conhecimento. E não poderia ter lugares mais perfeitos para obter diversos saberes do que as bibliotecas, não é mesmo?

Com esses fatores, dá para notar que o trabalho de auxiliar de biblioteca é fundamental e que a capacitação nessa área é muito válida para ter chances de crescimento na carreira e atingir o objetivo desejado. Em cursos online com certificado você obtém, além de conhecimento, a documentação para comprovar tudo o que aprendeu.

Atribuições do auxiliar de biblioteca

Quando entramos em uma biblioteca já dá para perceber que a organização da mesma depende de um “trabalho de formiguinha”. São pilhas e pilhas de livros e periódicos que devem ser organizados por determinados critérios. O auxiliar de biblioteca é o responsável por fazer isso e muito mais.

Seu trabalho consiste, além de manter o ambiente organizado criteriosamente, em catalogar todos os títulos que chegam e saem por determinados motivos. Ele faz o controle do material novo que chega à biblioteca, daquele que não fará mais parte do acervo e provavelmente será doado e dos títulos que são emprestados pelo público.

É o auxiliar também que vai localizar publicações no acervo institucional sempre que um usuário solicitar, ordenar os títulos nas estantes, utilizar o computador para registrar os títulos existentes e digitalizar documentos, entre muitas outras funções administrativas.

Muitas bibliotecas e centros de cultura promovem eventos, como palestras, workshops e aulas para entreter e informar ainda mais o público. O auxiliar também pode participar desse processo, ajudando a organizar e a atender, além de produzir murais, banners e outras peças informativas para divulgar esses acontecimentos.

Além disso, no caso de uma biblioteca escolar, o auxiliar poderá trabalhar em conjunto com os educadores para ajudar as crianças a escolherem seus livros, a conhecerem novos títulos e a tirar dúvidas que elas podem vir a ter.

Há muitas outras funções que os auxiliares de bibliotecas podem fazer. Este é um cargo muito abrangente e que, de diversas formas, pode beneficiar a vida de outras pessoas. O que acha de poder fazer parte disso? Conhecer mais em cursos online pode te ajudar a se tornar um expert no assunto e a melhorar seu nível profissional.

Tipos de bibliotecas e mercado de trabalho

O mercado para auxiliar de biblioteca é muito amplo e tem muito incentivo no Brasil, tanto pelo governo, quanto por organizações público-privadas e não-governamentais e outras empresas. De acordo com o Manifesto da IFLA/Unesco sobre o papel da biblioteca pública, a liberdade, prosperidade e desenvolvimento de uma sociedade só se dá por meio da informação.

Nesse sentido, todos os centros de cultura e conhecimento mostram que têm um dever perante à sociedade. Voltados para todos os tipos de público, eles devem ser utilizados para beneficiá-los de alguma forma e a ajuda de bibliotecários e auxiliares de biblioteca são imprescindíveis.

Quem procura uma oportunidade nessa área vai encontrar vagas, como falamos anteriormente, no setor público ou privado. Se você está pensando em desenvolver suas habilidades para ingressar nesse nicho ou já trabalha nele, pode contar com a ajuda de cursos EAD. Eles vão te mostrar novos conhecimentos e um caminho para melhorar a vida profissional.

Quando falamos de biblioteca escolar, por exemplo, há muitas chances de se estabelecer profissionalmente. A existência desses ambientes, inclusive, está assegurada pela Lei 12.244, de 2010, que determina que as "instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas".

Para você conhecer mais sobre a amplitude do mercado de trabalho de quem quer se especializar nessa área, selecionamos os diversos tipos de bibliotecas existentes no Brasil. Essa lista é baseada em dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, veja só:

Biblioteca pública

A biblioteca pública é aquela oferecida e mantida pelos governos federais, estaduais e municipais do Brasil em parceria com o Ministério da Cultura. Ela funciona para atender, de diversas formas, a comunidade na qual está inserida por meio do seu acervo e das informações transmitidas pelos profissionais dela.

Gratuita e democrática, a biblioteca pública pode estar presente em escolas, para atender crianças e adolescentes do ensino infantil, fundamental e médio; em faculdades públicas; e em prédios públicos, a fim de atender a comunidade em geral.

Estas últimas devem estar aptas para receber todos: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. E o Manifesto diz que esses locais não podem fazer distinção de raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social e ter em suas estantes coleções para todas os grupos de pessoas.

Como biblioteca pública, ela deve oferecer condições básicas para que todos tenham uma aprendizagem continuada, e o auxiliar de biblioteca está inserido nesse contexto. Ele tem o papel de orientar o público, independente de qual seja ele.

Então que tal se especializar ainda mais nessa área? No Curso Online Auxiliar de Biblioteca do Foco Educação Profissional é possível aprender tudo sobre gestão de bibliotecas, que vai além do trabalho de organizar e indexar documentos. Em cursos à distância dá para garantir uma ótima base para evoluir seu atendimento e capacidade de solução de problemas.

Biblioteca pública temática

biblioteca pública que é especializada em algum tipo de público e isso está autorizado pelo MinC, podendo ser, por exemplo, biblioteca pública infantil, biblioteca pública especial, entre outras.

Caso o auxiliar venha a trabalhar nesse tipo específico de biblioteca é preciso estar por dentro do assunto em foco para fazer o melhor atendimento possível. Caso desejar, é possível aprender mais sobre trabalho de auxiliares de bibliotecas públicas de em cursos EAD também.

Biblioteca comunitária

Além das bibliotecas públicas, que são mantidas pelos governos, existem as bibliotecas comunitárias, que não têm vínculo direto com o Estado, mas são administradas por instituições diversas, podendo ser ONG’s e empresas da comunidade local. Estas oferecem atendimento gratuito e espaço de incentivo à leitura e acesso a materiais para isso.

Pontos de leitura

No mesmo sentido que as bibliotecas comunitárias – que não precisam necessariamente de incentivo do Estado - estão os pontos de leitura, que são espaços reduzidos, mas que visam o incentivo à cultura por meio de livros, revistas e jornais. Eles podem estar em qualquer parte da cidade: comunidades, empresas, hospitais, presídios, grupos de apoio, centros de reabilitação, entre outros.

Biblioteca Nacional

Todo país possui uma Biblioteca Nacional, sendo que a do Brasil está situada no estado do Rio de Janeiro. Com mais de 200 anos de história, essa instituição tem como função agrupar, guardar e preservar toda e qualquer produção bibliográfica brasileira. A Lei 10.994 de Depósito Legal, de 2004, determina que autores do Brasil inteiro podem e devem enviar suas obras para a Biblioteca Nacional para assegurar o registro de autoria.

Atualmente, seu acervo conta com aproximadamente 9 milhões de publicações. Por conta desse número tão expressivo, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.

A dinâmica de trabalho da Biblioteca Nacional é semelhante ao de qualquer outra biblioteca, porém, é oferecido o serviço de restauração e digitalização. Desta forma, é possível conhecer nesse local e através do site um acervo riquíssimo, incluindo itens antigos e históricos. A coleção da BN é dividida em: cartografia, iconografia, manuscritos, música e arquivos sonoros, obras gerais, obras raras, periódicos e obras de referência.

Biblioteca escolar

Como falamos anteriormente, a presença da biblioteca escolar é obrigatória por lei, seja em uma instituição pública ou particular. Ela tem por objetivo ajudar na formação de alunos de todas as idades que estão matriculados na escola em questão, e deve trabalhar em conjunto com o projeto pedagógico da mesma.

Esse tipo de biblioteca deve estar situada dentro da unidade e pode também oferecer material bibliográfico para professores, funcionários, pais de alunos e, dependendo de projetos extracurriculares que ela tiver, à comunidade que mora entorno.

Biblioteca inclusiva

O Ministério da Cultura tem trabalhado para que as bibliotecas do país tenham os parâmetros da acessibilidade, a fim de atender as necessidades de pessoas com deficiência. Essas bibliotecas inclusivas devem constar nas instituições tradicionais para que as pessoas possam se integrar à sociedade.

Nesses locais devem ter materiais em braile e com áudio descrição e conteúdo exclusivo para pessoas com deficiência intelectual. É recomendada também a aplicação de atividades voltadas para esse grupo específico.

Vale saber que no Foco Educação Profissional há diversos cursos para a especialização em educação especial, como por exemplo, o Curso Online Educação Inclusiva, que pode agregar ao conhecimento de um auxiliar de biblioteca, bibliotecário ou educador.

Biblioteca universitária

A biblioteca universitária dá continuidade ao trabalho de formação de alunos iniciado pela biblioteca escolar. Ela está contida em unidades de ensino superior públicas e privadas, e seu acervo deve atender prioritariamente as necessidades dos alunos e professores, mas pode receber a visita de pesquisadores e comunidade acadêmica sem ligação com a universidade.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Centros de documentação e pesquisa

Os centros de documentação e de pesquisa são aquelas unidades que priorizam a reflexão sobre variados assuntos de interesse geral. É um local que oferece material e espaço para conhecimento e debates, palestras, aulas levando em conta estudos e dados existentes.

Geralmente, esses centros contam com núcleos de pesquisa, de formação e de publicações. O auxiliar de biblioteca também pode trabalhar nesse tipo de instituição, com funções de organizar, documentar, mediar necessidades do público, entre outras.

Viu quanta oportunidade para trabalhar como auxiliar de biblioteca? Se você quer se preparar para prestar concurso público, já trabalha no ramo da educação ou cultura, sobretudo em bibliotecas e centros de pesquisa, ou deseja procurar um emprego nesses locais, pode se preparar realizando cursos online com certificado.

É uma forma simples, porém eficiente de aprender os principais conceitos sobre o trabalho em bibliotecas, as principais funções, como indexação de documentos, organização e tratamento de acervo bibliográfico, ciência da informação e os desafios dessa profissão. Aqui, os cursos online oferecem uma base completa de conhecimento sobre essa área.

Todo saber é essencial para um profissional que quer trabalhar em instituições tão importantes para todas as pessoas como as bibliotecas. Apesar do universo tecnológico em que vivemos, elas permanecem como lugares fundamentais para a construção do conhecimento da sociedade em geral. Se você se animou em conhecer mais sobre esse setor, vai gostar de saber que o Foco Educação Profissional oferece as informações embasadas de que precisa em cursos à distância.

Investindo uma taxa única você consegue realizar a capacitação sobre auxiliar de biblioteca e todos os mais de 700 cursos online oferecidos pelo portal, está esperando o que? Faça a sua inscrição e experimente a nossa dica para crescer profissionalmente.

Bom, agora é com você, leitor! Conte-nos o que achou do artigo e qual sua opinião sobre a função das bibliotecas no Brasil, estamos ansiosos para saber. Use a sessão dos comentários para deixar seu recado, além de dúvidas sobre o portal e os cursos. Nós responderemos prontamente. Até uma próxima!