A função de auxiliar de almoxarifado é uma das mais estimadas atualmente, vista como fundamental para empresas de todos os portes. Uma opção para formação profissional, tem amplo crescimento e atrai muitos interessados em se capacitar nesse cargo. Com tanta popularidade, não é à toa que os cursos online voltados a essa área despontam como boas alternativas para qualificação e aperfeiçoamento, garantindo a ascensão na carreira para aqueles que não deixam de se atualizar.

Esse é um dos objetivos do Curso Online Auxiliar de Almoxarifado, destaque do Foco Educação Profissional. Um dos cursos a distância cinco estrelas do portal, apresenta um conteúdo completo elaborado por um setor pedagógico dedicado e com todas as informações pertinentes a almoxarifado, estoque, armazenamento, organização, entre outros pontos.

Além de conhecer melhor a proposta desse curso online, neste artigo abordamos tudo sobre a função de almoxarife para você se familiarizar. Surpreenda-se com os dados, confira dicas e decida se essa é a melhor profissão para você.

Auxiliar de almoxarifado: tudo sobre o cargo

O almoxarife, suas funções e responsabilidades

Trabalhar em um depósito ou um almoxarifado parece uma tarefa simples para você? Então, você está totalmente enganado. Os profissionais atuantes nesses setores essenciais para muitas organizações devem ter boas habilidades físicas e mentais para superar todos os desafios cotidianos, lidando com muitas pessoas, produtos, entradas e saídas, ou seja, com movimentações que ocorrem de modo latente e com extrema frequência.

Se antes esse local era totalmente desorganizado e tratado com despreocupação por algumas empresas, com o tempo percebeu-se a importância da organização de almoxarifado, assim como o controle e limpeza, ações que acabam influenciando diretamente na otimização de uma série de setores – como vendas, compras, logística e até financeiro. Logo, com essa evidência se destacaram também os serviços prestados pelo almoxarife e seus auxiliares, tratados também como analistas de estoque ou estoquistas.

A função principal de um almoxarife é zelar por todo o espaço no qual ficam armazenados produtos e materiais diversos que sejam importantes na empresa. Esse local pode ser tanto o almoxarifado propriamente dito quanto um depósito, galpão, silo ou armazém, sejam gigantescos ou de pequeno porte, de empresas privadas e públicas a grandes indústrias ou atacados. Nesse contexto, o campo de trabalho é muito vasto, necessitando de profissionais altamente capacitados – que devem se qualificar com cursos online frequentemente. Vale saber que uma empresa pode contratar mais de um auxiliar de almoxarifado, dependendo da necessidade.

As responsabilidades desses empregados são variáveis. Ao se perguntar o que faz um auxiliar de almoxarifado, vale saber que ele controla os produtos e sua movimentação, faz conferências e lançamentos via documentos ou sistemas, distribui e organiza todo o fluxo conforme a demanda, preservando a qualidade, sempre de olho nas normas estabelecidas pela empresa e pelos órgãos normativos. De qualquer forma, é válido ser responsável, saber trabalhar em grupo, ter autocontrole, ser organizado, atencioso, detalhista, metódico e proativo – valores que você pode entender melhor no curso de almoxarife do portal.

Imagine um profissional que atua em um supermercado. O controle de estoque é primordial para que os produtos não atinjam a data de vencimento, sejam mantidos longe de insetos, não se misturem com materiais corrosivos e estejam sempre ordenados para evitar o acesso de qualquer pessoa. Em um mix de mais de mil opções, é necessário contar com processos inteligentes, cronogramas estruturados e uma série de regras que garantam a estabilidade e apreço de tudo isso.

Com uma vasta lista de funções, preparamos uma ficha com a descrição completa do cargo de auxiliar de almoxarifado para você conhecer melhor essa profissão – lembrando que há ainda mais informações no curso online relativo, além de dicas para se dar bem na área e nunca deixar de se especializar.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Descrição do cargo

De modo preliminar, é interessante compreender que o trabalho no almoxarifado não é especificamente dos homens, embora exija força física no carregamento de alguns materiais e caixas. Porém, no geral, muitas empresas já contam com empilhadeiras e carrinhos auxiliares para o transporte.

Além disso, a atuação pode ser apenas via sistemas informatizados, fazendo conferências, inventários e outras tarefas que acabam com aquela visão de que para atuar no estoque não é preciso ter muito conhecimento e demais competências. Para se ter ideia, o cargo de auxiliar de almoxarifado já contempla uma série de funções, como:

  • Receber, verificar e registrar mercadorias nos sistemas, seja de setores específicos ou de modo geral;
     
  • Analisar a qualidade e a integridade dos produtos, bem como a data de validade e demais informações, sobretudo em perecíveis, assim como avaliar a periculosidade e demais características dos insumos;
     
  • Armazenar e organizar de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela legislação, pela empresa ou por seus superiores;
     
  • Realizar o empacotamento e desempacotamento de itens, bem como realizar inventários e contagens conforme a necessidade do estoque;
     
  • Manter os suprimentos limpos e seguros, assim como sinalizar casos especiais, como produtos perigosos, por exemplo;
     
  • Separar os itens de acordo com sua usabilidade e no padrão setorial do almoxarifado – ferramentas de uso cotidiano não devem se misturar com produtos vendáveis, entre outros casos;
     
  • Verificar defeitos ou problemas e comunicá-los à chefia, seja no recebimento, na contagem ou na manutenção dos produtos;
     
  • Fazer o controle de movimentação do estoque, registrando as notas fiscais e realizando outros procedimentos informatizados;
     
  • Zelar pela segurança e limpeza do almoxarifado e de seus insumos;
     
  • Atender clientes ou fornecedores que farão retiradas ou deixarão produtos no estoque, processo comum em lojas ou supermercados.

Viu só quantas tarefas? Quem pensa que as empresas não exigem estudo para esse cargo está muito enganado. Além do curso de almoxarife, muitas organizações pedem o complemento com cursos online correlatos, como de qualidade, logística, normas técnicas, entre outras opções agregadoras. Fique ligado que, quanto mais recheado estiver seu currículo, aumentam as chances de conquista de uma ótima vaga – e até do crescimento profissional dependendo do plano de carreira.

Aproveite o Curso Online Auxiliar de Almoxarifado e todas as opções de cursos a distância do portal para se atualizar tanto na área de indústria e tecnologia quanto em campos similares. Não perca a chance de dar um plus em seus conhecimentos e pensar em seu futuro!

Responsabilidades estratégicas

Aprimorar o espírito estratégico pode render bons frutos em sua carreira como almoxarife, sabia? O estoque é primordial para qualquer empresa e o trabalho do profissional afeta diretamente em setores como o comercial e logística, por isso, quanto mais se pensa em boas táticas para manter o funcionamento íntegro das operações locais, melhor para toda a empresa.

Entre as responsabilidades estratégicas que podem ajudar na organização de almoxarifado e das tarefas em si estão o conhecimento geral do estoque, que facilita na tomada de decisões quanto a vendas, transporte e manipulação desses produtos. Ou seja, o almoxarife pode formular um relatório com aqueles itens que estão parados no local ou que têm grande quantidade e apresentar o documento ao setor gerencial para que sejam tomadas providências – para promoções, campanhas, brindes, etc.

Entender como deve ser feita a armazenagem também é uma tática que deve ser salientada. Se antes o almoxarifado era visto apenas como um depósito, hoje em dia muitos métodos são praticados para manter uma organização impecável desse espaço, avaliando, inclusive, a movimentação dos produtos: quais merecem destaque, aqueles que estão estagnados, etc.

Por fim, outra dica de responsabilidade estratégica para um funcionário que atua nesse local – além dos cursos online com certificado que oferecemos no portal – é o conhecimento básico em conceitos de expedição, contabilidade, lógica e comunicação. A qualificação em áreas correlatas a essas ajuda a perceber problemas, criar relatórios, falar com outros setores e até no crescimento profissional em si, objetivo de muitas pessoas que começam nesse cargo.