O sistema nervoso do indivíduo é o local do organismo que o autismo afeta. A pessoa que tem esse transtorno pode ser uma vítima de bullying e possui mais dificuldade em se relacionar socialmente, seja em casa, na escola ou em outro ambiente qualquer. É por isso que autismo e educação não devem nunca estar separados quando pensamos em modos de manter um relacionamento com um adulto, adolescente ou uma criança autista. Para nos ajudar com essa missão, os cursos online com certificados auxiliam muito na tarefa – especificamente o Curso Online Autismo. Há diversos cursos EAD sobre essa disfunção e nesse artigo iremos falar sobre 4 cursos à distância que realmente fazem a diferença. 

Neste conteúdo você aprenderá mais sobre o que é autismo e métodos de trabalhar com crianças com autismo (e também pessoas de outras idades), bem como conhecerá atividades para autistas. Além disso, o artigo também fala sobre fundamentos essenciais dos Transtornos Globais do Desenvolvimento ( TGD), ou Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, como também são conhecidos.

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento – Fundamentos Essenciais

Antes de falarmos especificamente sobre o que é autismo e os métodos para trabalhar com uma criança autista, iremos falar sobre o curso online Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, também conhecidos como TID. Esse, dentre vários cursos profissionais, fala especificamente sobre as dificuldades que algumas pessoas desenvolvem em aspecto motores, principalmente logo no nascimento ou então nas idades que se seguem. Essas funções ficam comprometidas e, por causa disso, o desenvolvimento também. Reconhecendo a presença desse transtorno, as pessoas que estão no entorno daquela criança precisam aprender como fazer com que o relacionamento dela cresça da melhor maneira possível.

O autismo está dentro do espectro desses transtornos, mas não é somente as crianças com autismo que têm as funcionalidades motoras do seu corpo atingidas. A Síndrome de Asperger e a Síndrome de Rett também fazem com que a pessoa com um desses dois distúrbios tenha dificuldade em fazer alguns movimentos, seja por especificidade e destreza ou então de modo mais geral. Esse curso online ainda traz um tópico específico sobre outras disfunções que não são exatamente do espectro autista, mas que também atingem o que está em discussão aqui.

Os ensinamentos contidos no conteúdo programático são voltados para profissionais ou estudantes da área, mas também servem muito bem à todas as pessoas interessadas no assunto, seja por motivo de curiosidade ou então porque alguém próximo – família, amigos – tem algum dos distúrbios discutidos nesse curso online. Os tratamentos para cada uma dessas disfunções é um dos focos, o que passa pela necessidade de reconhecimento e identificação dos sintomas, já que as síndromes citadas podem se agrupar por fazerem parte do mesmo espectro, mas possuem suas particularidades.

O curso online Transtornos Invasivos do Desenvolvimento ainda trata de um tópico de suma importância para todos aqueles envolvidos na relação com essas pessoas: políticas públicas. Não podemos esquecer que a sociabilização não é parte exclusiva da família ou dos profissionais que cercam as pessoas que possuem algum desses transtornos, mas também devemos estar sempre atentos às políticas públicas que estão em vigor e sempre pensar se elas atingem seus objetivos, se poderiam melhorar, se há algo que não está de acordo com a realidade, quais pontos exigem um esforço maior dos responsáveis. As dificuldades que as pessoas com essas disfunções e seu círculo social enfrentam também são discutidas por esse curso, assim sempre há uma relação entre a teoria que é repassada e a realidade vivenciada.

Além disso, técnicas e metodologias também são exploradas. O autismo e educação – bem como nos outros transtornos discutidos – precisam estar juntos para que esses conhecimentos realmente surtam efeito. Alinhar esses pontos garante que o processo de aprendizagem consiga se desenvolver com o passar do tempo de forma centrada e não sem consciência do que deve ser feito.

Algo muito interessante que é explorado em um dos tópicos é sobre a Terapia ABA (Applied Behavior Analysis, em inglês, e Análise do Comportamento Aplicada, em tradução livre). Esse método é uma abordagem psicológica usada para entender o comportamento dos indivíduos com um desses distúrbios. A Terapia ABA é aplicada da seguinte forma: criada com base na corrente do behaviorismo da psicologia, o profissional faz os passos de observação e análise para explicar como se dá a maneira associativa entre o ambiente, o comportamento da pessoa com um desses transtornos e a aprendizagem em si.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

Diferente dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, o curso online Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) foca nas disfunções que atingem o desenvolvimento, mais nas dificuldades de comunicação e socialização. Os transtornos incluídos no entendimento de TGD são cinco: autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Síndrome de Heller ou Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (também conhecido como TID-SOE ou Autismo Atípico).

As Atividades para autistas e para pessoas com outras síndromes citadas perpassam o conteúdo programático, principalmente quando são estudadas a relação desses indivíduos com o ambiente escolar. A comunicação e a socialização dessas pessoas se dá em grande parte na escola, por isso esse curso é muito importante para os educadores (mas, como o que já falamos anteriormente, também é de grande valia para profissionais da área, bem como pessoas que compõe o círculo social de quem tem esses distúrbios). É muito importante pensar no ambiente em que essas crianças, adolescentes ou adultos irão frequentar, já que a relação com outras pessoas é papel fundamental em todo o desenvolvimento social delas. Se não há certeza ou firmeza em como lidar com as situações de troca de aprendizado que se dão pela linguagem, pela relação com outros indivíduos, o processo pode ser lento e não trazer as melhorias que teria chance. Uma das palavras-chaves aqui é inclusão e devemos pensar bastante nela.

É por causa disso, para ter um diferencial perante a outros cursos online com certificados, que também a tecnologia assistiva é levada para a discussão do conteúdo programático desse curso. O objetivo dela é dar mais autonomia para as pessoas com deficiência e ajudá-las enquanto ferramentas de mediação para que o contato com o mundo e, consequentemente, com outras pessoas seja facilitado. A tecnologia assistiva também ajuda porque como ela procura fazer com que tudo seja mais autônomo, as pessoas com funções motoras diminuídas passam a ter um maior controle sobre seus corpos. É essencial trabalhar a independência nos indivíduos que têm algum transtorno global do desenvolvimento, porque o reconhecimento de mundo se dá com auxílio de outras pessoas, mas também é importante que à medida que haja uma evolução ele passe a ser feito de maneira independente.

Antes de começar a agir sobre todos esses questionamentos, é necessário fazer a conceituação do TGD, por isso o segundo lugar dessa nossa lista de cursos EAD é divido em seis módulos e ainda conta com um conteúdo complementar. Após conceituar, o aluno aprende quais são os principais tipos de transtorno – que são os cinco que citamos no início desse artigo – e logo após estuda orientações gerais de como deve ser a relação dessa pessoa com esses distúrbios em um ambiente escolar. Esse tópico – assim como todos os outros – deve receber bastante atenção, uma vez que na escola as crianças interagem entre si e o profissional precisa estar preparado para que a inserção de quem tem alguma dessas disfunções não seja difícil para ela e o mais natural possível para as outras crianças.

Depois de um módulo focado na avaliação de um aluno com TGD e outro sobre a tecnologia assistiva – tópico sobre o qual já falamos – o conteúdo ainda traz um referencial legal. Como no curso online Transtornos Invasivos do Desenvolvimento há um tópico dedicado à política pública, aqui também discutimos a necessidade de saber os direitos de inclusão de uma pessoa com TGD.


Autismo

Depois de falarmos sobre outros cursos online que incluem o estudo dessa disfunção, agora iremos dizer um pouco o que é autismo. O curso online Autismo do Foco Educação Profissional discorre muito bem sobre o assunto já que seus ensinamentos iniciais desenham a história desse transtorno, conceituando-o, até chegar na discussão sobre as políticas públicas acerca desse distúrbio e como devemos fazer hoje em dia a inclusão das crianças com autismo. Primeiramente, é importante entender que essa síndrome pode se caracterizar de diversas formas. Há o autismo clássico, mas, por exemplo, a Síndrome de Asperger – que consta nos cursos à distância sobre transtornos que citamos neste artigo – também é considerada um tipo de autismo. A partir do momento em que todo o espectro desse distúrbio é estudado e conceituado corretamente, o aluno desse curso profissional está apto para agir e ajudar de forma inteligente no desenvolvimento da criança autista.

Nesse processo é de suma importância entender como funciona o comportamento das pessoas com autismo. Com isso em mente, aquele profissional que faz o curso online – ou mesmo a pessoa que está interessada mesmo que não haja nessa área do mercado de trabalho – compreende como deve se dar a relação com aquele indivíduo, a fim de começar ou fortalecer o processo de interação dele para com o meio em que está inserido. O que devemos ter consciência é como auxiliar essas pessoas e entender que elas também precisam ter sua independência. É por causa disso que os métodos pedagógicos de ensino ganham destaque também dentro do conteúdo programático. A realização de atividades para autistas, tarefas cotidianas mesmo, pode levar um tempo até ser completamente atingida em sua meta, por causa disso é necessário que alguém consciente das necessidades acompanhe esses indivíduos até o ponto em que eles começam a superar suas dificuldades e ganhem autonomia.

Algo interessante a se pensar é como grande parte do aprendizado é uma via de mão dupla. Autismo e educação têm sua conexão, mas isso não significa que eles podem ser aplicados somente naquela pessoa com o transtorno em questão. Pelo contrário: quem ensina também tem muito a aprender e o próprio indivíduo autista, à medida que sua relação social aumenta, mostra coisas para os outros – as outras crianças em sua sala de aula, os parentes que convivem dia a dia com ela – que eles poderiam não ter conhecimento sem a intermediação de quem tem o transtorno.

Métodos Aplicados no Trabalho com Autistas

O último dessa nossa lista de cursos online, e nem por isso menos importante, é o curso online Métodos Aplicados no Trabalho com Autistas. Como falamos em outros tópicos desse artigo, as políticas públicas nunca podem ser esquecidas ou negligenciadas por aquelas pessoas que pretendem fazer um trabalho de acompanhamento com pessoas autistas. Isso porque sem um ambiente pleno que permite o desenvolvimento desses indivíduos, ou seja, sem o conhecimento de como podemos aplicar metodologias pensando seriamente no contexto em que vivemos, podemos ter dificuldades em fazer algo que acarrete um retorno essencialmente positivo. Por isso esse, diferente de outros cursos EAD, antes de pensar nessa característica isolada, faz com que entendamos nosso entorno.

Isso nos ajuda a compreender outros pontos em como é afetada a sociabilidade de uma pessoa autista. A partir dessa posição são discutidos o esforço para colocar a linguagem em prática e a maneira em que a capacidade lúdica – principalmente nas crianças – pode sofrer para se desenvolver. Ao falarmos do nosso primeiro curso online autismo desse artigo, tocamos no ponto da comunicação e é fundamental que prestemos bastante atenção nisso.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O conteúdo programático então dá dicas para o profissional ensinar e amplificar a habilidade de leitura para as crianças com autismo. A leitura é um ótimo caminho para se progredir comunicativamente, já que ela é uma maneira de abrir portas para a linguagem em si. É importante notar que o conteúdo programático se difere positivamente de outros cursos à distância, já que é mais focado na relação dos educadores com as pessoas autistas, mas os pais ou responsáveis por esses indivíduos também podem aprender todos esses ensinamentos, uma vez que também compartilham o mesmo espaço. Além disso, quando alguém com esse transtorno tem uma rede de apoio, ele tem pontos de desenvolvimentos bem fortalecidos, o que o ajuda com o passar do tempo.

Algo que vale destaque é o tópico sobre software educativo para crianças autistas de nível severo. Há diferentes graus dessa disfunção e quanto mais ferramentas disponíveis para ajudar essas pessoas, melhor. Assim como a tecnologia assistiva contribui para que independência e autonomia façam parte da vida dessas crianças, esse software é mais um instrumento – dessa vez partindo do lado do educador – para que a evolução da pessoa sobre o transtorno seja ainda mais plena. Devemos sempre estar atentos aos mais diversos mecanismos para que assim possamos dar o apoio necessário e perceber quais são os melhores métodos aplicáveis em cada caso. Precisamos ter sensibilidade e competência para entender a demanda de cada pessoa com autismo e trabalhar junto com ela, por isso devemos pesquisar bem o conteúdo dos cursos online com certificados que nos chamam a atenção.

Matricule-se no Foco Educação Profissional e faça esses quatro cursos por apenas R$ 69,90. Investindo esse valor, você pode cursar todos os conteúdos no portal e ainda tem a possibilidade de ter os certificados que desejar. Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida sobre os cursos online que listamos? Comente aqui no blog que iremos te responder.