As atividades lúdicas são importantes ferramentas para entreter, relaxar, sociabilizar, potencializar aprendizados e até mesmo melhorar a saúde. E ao invés de serem voltadas especificamente para crianças como a maioria pensa, elas podem ser praticadas por qualquer tipo de público. Profissionais de educação, psicologia, recursos humanos, saúde e assistência social devem estar sempre em busca de novas formas de evoluir seus atendimentos e conseguir resultados mais efetivos. Uma boa ideia para isso é o Curso Online Atividades Lúdicas‍ do Foco Educação Profissional, referência quando se trata de cursos online com certificado.

Nesse curso online, o participante fica por dentro de conceitos e práticas conceituadas do ramo da pedagogia, que podem ser aplicados nos âmbitos escolar, profissional ou até mesmo pessoal. São inúmeras teorias que precisam ser conhecidas e discutidas com a finalidade de agilizar processos e beneficiar a vida de muitas pessoas. Da infância à terceira idade, o lúdico faz um tremendo sucesso hoje em dia, e por isso seu conhecimento se torna indispensável para qualquer um que queira se destacar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre as teses referentes à ludicidade? Acompanhe o artigo que elaboramos sobre o assunto e descubra o poder das atividades lúdicas para educação infantil, ensino fundamental, médio, ambiente corporativo, e muitos outros nichos. Leia e tire todas as suas dúvidas.

Curso online e vantagens das atividades lúdicas para a educação

O lúdico está cada vez mais sendo requisitado para intensificar relações interpessoais e aprendizados diversos. Mas essa não é mais uma daquelas práticas moderninhas que são adotadas por escolas e setores de RH, não. Ela foi originada após muitos estudos e testes de cientistas de inúmeras áreas, como neurociência, pedagogia, psicologia, saúde, etc.

Paulo Freire, Vygotsky, Piaget, Rousseau, Montessori são exemplos de teóricos que tiraram conclusões interessantíssimas acerca da mente humana em relação ao desenvolvimento da mesma e seus aprendizados. Eles queriam descobrir como absorvemos conteúdos desde pequenos e quais são as melhores metodologias para que esse processo seja ainda mais eficiente. Todos, de alguma forma, visualizaram benefícios das atividades lúdicas para a construção do conhecimento e da personalidade.

Tais conceitos se tornaram populares entre a classe pedagógica, principalmente por seu caráter inclusivo e por sua eficácia. Nosso curso online sobre o tema exibe um panorama completo sobre como são importantes aplicar atividades lúdicas para alfabetizar, o ensino de matemática, ciências, geografia, relações pessoais, e muitas outras lições essenciais para todas as etapas escolares.

As atividades lúdicas nas várias etapas do ensino

Para que você entenda um pouco da inserção das atividades lúdicas para educação infantil, ensino fundamental e médio, selecionamos algumas informações pertinentes. Vale saber que os dados completos podem ser encontrados em cursos online correlatos. Veja só:

  • Educação infantil - Desenvolvimento psicomotor: a escola voltada para crianças de zero a cinco anos é o ambiente perfeito para auxiliar no aprendizado da psicomotricidade, ou seja, o entendimento da capacidade motora, de pegar objetos e utilizá-los da maneira correta, engatinhar, caminhar, obter reflexos, aprender com as quedas e os erros de percurso, enfim. Em um ambiente lúdico, elas terão autossuficiência para aprender tudo isso sob a supervisão dos educadores. As atividades lúdicas para educação infantil contemplam recursos de artes visuais, teatro, música, literatura, brincadeiras de roda, jogos que desenvolvem a cognição, etc. Tudo isso pode ajudar a ensinar letras, números, cores, texturas, etc, e é muito importante que o professor não pule fases.

  • Ensino fundamental - Atividades lúdicas para alfabetizar: uma das missões mais importantes dos professores de ensino fundamental I é a de alfabetizar e letrar seus alunos. Recém-chegados da escola infantil, na qual existe um tempo bem maior para brincar, eles poderão sofrer um pouco com a grande responsabilidade de aprender a ler e escrever dentro de um determinado período de tempo (logo, segundo o MEC, esse processo deverá ser finalizado até o segundo ano). Nesse sentido, os tutores devem oferecer aulas transformadoras por meio de aulas lúdicas, chamando a atenção deles para um aprendizado mais leve e divertido. Assim, eles terão a chance de ultrapassar essa difícil fase sem traumas.
  • Ensino médio - Debates lúdicos necessários: essa é a fase da adolescência, na qual os alunos se desenvolvem social e sexualmente e, muitos deles, priorizam os estudos para uma vida pós-escola, afinal, logo depois há as chances de inserção no mercado de trabalho e na faculdade. Ainda que estejam "grandinhos", os professores e a própria escola podem apresentá-los a debates lúdicos com o intuito de informar, orientar, sanar dúvidas, além de promover uma troca de experiências entre os colegas. A prática pedagógica mais realizada nessa etapa do ensino é a dinâmica de grupo, que traz brincadeiras incríveis para explorar temas variados. Entre os assuntos mais pertinentes estão a gravidez precoce, a sexualidade, uso de drogas, convivência familiar, bullying, entre outros.

Professores e pedagogos devem se inspirar em grandes pensadores da área para criar suas próprias estratégias e até mesmo implementar didáticas que tragam uma proposta diferenciada para as escolas. Esse é o seu objetivo? Não deixe de conhecer então nosso curso online atividades lúdicas e muitos outros cursos a distância voltados para a área de educação.

A Espontaneidade e o Lúdico

Uma das maiores vantagens que as atividades lúdicas proporcionam, é a espontaneidade, já que, ao aprender com jogos, brincadeiras e momentos prazerosos, a pessoa se sente mais segura de ser ela mesma e agir conforme suas próprias concepções. Por ser tão válida após a aplicação de ludicidade na vida de cada um, existe um tópico especial voltado à espontaneidade em nosso curso de atividades lúdicas.

Ao estudar melhor o tema, entendemos que, além de promover ganhos no processo de aprendizagem, as atividades lúdicas têm o poder de fortalecer os traços pessoais e a autonomia. É como se as brincadeiras ensinassem que podemos ter criatividade, autonomia de pensamentos e ações, boas relações, etc. Isso tudo sendo simplesmente nós mesmos. O lúdico traz, de fato, a espontaneidade para a vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Esse e demais conceitos que permeiam áreas de estudo da psicologia e psicopedagogia podem ser estudados por professores, pedagogos, psicólogos e até mesmo quem trabalha no ramo de coaching, ajudando outras pessoas a se perceberem como estudantes e profissionais capazes de suas realizações. Os cursos online com certificado podem ser ótimos para capacitar atuantes dessas áreas, pois possuem conteúdos atualizados para aplicar imediatamente e a documentação legal para comprovar os estudos.

O Jogo e a Brincadeira no desenvolvimento profissional

As empresas têm investido em práticas de gestão de pessoas para resolver situações diversas, sejam internas ou aquelas que atingem o meio externo - uma delas são as atividades extras, que podem acontecer fora do horário de expediente ou em datas marcadas em dias laborais. O setor de RH é, na maioria das vezes, o responsável por organizar dinâmicas de grupo ou treinamentos que saiam do padrão organizado e sério do dia a dia corporativo.

Os objetivos dessas atividades são diversos. As dinâmicas aplicadas podem auxiliar na comunicação e interação entre a equipe, identificação de líderes, definição de metas e valores, melhorar o clima organizacional e, claro, trazer excelentes resultados, tanto em sucesso quanto em rentabilidade. Afinal, uma equipe mais unificada e motivada tem mais motivos para ser bem-sucedida. 

A boa notícia é que muitas corporações têm levado adiante esse pensamento e investido em ações de saúde e bem-estar. Entre as práticas mais recorrentes estão os exercícios físicos, que podem conectar ainda mais os funcionários à empresa, pois melhorarão sua qualidade de vida de modo geral. O intuito é que tais atividades façam parte da política da instituição, que pode estabelecer como elas serão oferecidas.

Especialistas em gestão de RH e talentos aprovam qualquer tática que envolva beneficiar a saúde dos funcionários. Pode ser um vale-academia, uma atividade em grupo, ou até mesmo reuniões que saiam da pauta do trabalho, que podem ser realizadas uma vez por mês, uma vez a cada trimestre, enfim, a frequência pode ser combinada internamente.

No curso online atividades lúdicas aqui do Foco Educação Profissional você descobre um tópico específico acerca das práticas de RH voltadas para empresas. A seguir, mostraremos duas delas, bem requisitadas no meio, e que também podem ser estudadas em cursos a distância sobre o tema. 

Os Jogos nas Empresas

Os conhecidos jogos corporativos são ótimos aliados em variadas situações. Eles proporcionam momentos de ludicidade em meio à tanta pressão do ambiente de trabalho, e ainda assim carregam a missão de ajudar a equipe e a empresa, consequentemente.

Exemplos de jogos vivenciais que podem ser aplicados nas empresas:

  1. Jogo comportamental: dinâmica de grupo com o objetivo principal de evidenciar a cooperação e a relação entre o grupo de funcionários. Por consequência, serão também analisadas o "jogo de cintura", a gentileza, disciplina, controle emocional, autoconfiança e afetuosidade de cada um.
  2. Jogo de processos: geralmente, é aplicada depois de uma análise feita pelo jogo comportamental. A partir das características da personalidade dos colaboradores, esse jogo trabalhará com o objetivo de mostrar nuances de como é o perfil profissional deles. Ou seja, serão vistas posições de liderança, de comunicação, administração, organização, mediação de conflitos, criação de estratégias, etc. E tudo isso será utilizado para a realização da atividade proposta.
  3. Jogo de mercado: são observadas as competências profissionais dos participantes para direcioná-los a situações típicas do mercado. Portanto, as atividades abordarão, por exemplo, a concorrência, relação entre empresa e cliente, empresa e fornecedor, tomada de decisões, crise financeira, entre muitos outros casos.

O gestor líder desses encontros deve utilizar recursos de ludicidade para atrair a atenção dos colaboradores e motivá-los a participar ativamente, percebendo a importância que isso tem para sua evolução na carreira e para a empresa. Para garantir todo esse know-how e elevar o nível do currículo, sugerimos os cursos online com certificado voltados para a área de gestão. Após realizá-los você terá habilidades para fazer atendimentos muito mais ricos e eficientes.

Para conhecer mais jogos voltados para o âmbito corporativo e cursos online sobre o tema, leia nosso artigo exclusivo Curso de dinâmica de grupo: 5 tópicos importantes para conhecer agora‍.

curso online atividades lúdicas

Brainstorming Simples

Outro conceito tratado no curso de atividades lúdicas por agregar bastante no dia a dia de qualquer empresa ou até mesmo grupos de estudos, de pesquisas, faculdades e escolas, é o Brainstorming ou “tempestade de ideias”, como também é conhecido aqui no Brasil. Essa técnica pode ser realizada individualmente, mas é muito mais aplicada em grupos. Aliás, ela é considerada indispensável para muitas corporações do ramo publicitário, de marketing, engenharia e outros que trabalham com criação, promoção e consolidação de ideias.

O brainstorming pode ser realizado em qualquer frequência, tudo vai depender dos objetivos que determinada equipe deseja atingir. E o melhor é que ele não precisa ter hora marcada para começar. Uma própria solicitação por e-mail para toda a equipe pode movimentar os ânimos e instigar a implantação de pensamentos criativos.

A ideia do brainstorming é gerar resultados, até mesmo aqueles que precisarão ficar engavetados por um tempo (pois um dia serão utilizados). Portanto, o gestor que comanda tal ação deve estar preparado para ouvir atentamente as opiniões de todos os participantes, destrinchá-las para constatar que são interessantes para o momento e valorizá-las.

Aí é que percebemos que essa proposta de “brincadeira criativa” pode ajudar bastante a unir a equipe, dar voz a ela e deixar claro que a empresa está interessada em suas ideias. É uma chance que o gestor, o CEO ou a própria empresa de forma geral têm para agregar seus colaboradores e conseguir feedbacks positivos. São alguns minutos que serão utilizados em benefício total da instituição, por isso é uma boa que faça parte da rotina mensal, bimestral, semestral ou quando surgir a precisão.

Para que você entenda melhor o passo a passo dessa atividade que, de certa forma, é bem lúdica, trouxemos ele exemplificado: a primeira fase consiste na geração de ideias por toda a equipe, a segunda fase é caracterizada pelos esclarecimentos relacionados aos processos (qual é a real necessidade e como as ideias serão inseridas), e a terceira nada mais é do que a avaliação das sugestões de cada um. Esse é o exemplo de um brainstorming simples e que pode ser muito válido para qualquer grupo.

Quer saber mais sobre isso para dar um up nos resultados de sua empresa ou encontrar uma “luz” para aquele seminário ou TCC da faculdade? Nosso curso de atividades lúdicas contém essas informações específicas e muito mais abrangentes, visando o esclarecimento total. Há diversos tópicos voltados para o dinamismo dentro das empresas através de atividades como essa. Além dele, há outras possibilidades de aprendizado, como o curso online de recursos humanos e até mesmo o de publicidade.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprimore-se agora no curso online atividades lúdicas

Viu só quanta possibilidade de aprendizado a respeito do lúdico? E não existem só atividades lúdicas para alfabetizar, para atingir outros objetivos escolares ou para serem utilizadas como métodos de treinamento e interação entre colaboradores de empresas. Esse recurso é muito mais abrangente, pode ser aplicado também em assistências sociais, hospitais, casas de repouso, grupos de igreja, e muitas outras alternativas.

Mas para que haja sucesso em qualquer que seja sua utilização, é necessário que haja profissionais que realmente conheçam as técnicas assertivas. Que tal então aprimorar seus conhecimentos para obter resultados de excelência? Faça sua inscrição aqui no Foco Educação Profissional e realize todos os cursos a distância que desejar investindo apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). É prático, eficiente e cabe no bolso. 

Não perca tempo! Comente, compartilhe nosso artigo com seus colegas e comece a estudar nos melhores cursos online do mercado. Boa sorte e até mais!