O adiamento do Enem 2020 para março do próximo ano irá afetar mais de 3 milhões de candidatos ao ensino superior privado, podendo levar a um “apagão” na qualificação profissional. Isso é o que indica um levantamento da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes).
A pesquisa, divulgada no dia 28 de julho, tomou como base as pessoas que usam a nota do Enem para buscar uma bolsa integral ou um abatimento nas mensalidades das instituições privadas.
##lista_curso##
A situação dos candidatos com o adiamento do Enem
Inicialmente planejado para ocorrer em novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio foi remarcado para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. Dessa maneira, a liberação dos resultados está prevista apenas para 29 de março, data em que o semestre letivo das faculdades e universidades já iniciaram.
Isso significa que os estudantes que contavam com o resultado da prova para fazer a matrícula nessas instituições serão bastante afetados. Na verdade, é possível que muitos apenas desistam de investir na educação superior no primeiro semestre. Isso é o que acredita Sólon Caldas, diretor executivo da Abmes.
Para ele, o cenário torna-se ainda pior quando é analisada a conjuntura econômica do país diante da pandemia. Afinal, o aumento do desemprego faz com que os candidatos tenham mais dificuldade para arcar com os valores da educação superior.
Para Caldas, tudo isso é extremamente negativo e pode impactar a oferta de mão de obra no país pelos próximos cinco anos.
##lista_vantagens##
A qualificação não precisa esperar pela educação superior
Para tentar driblar esse cenário conturbado resultante do adiamento do Enem, os cursos livres surgem como uma ótima opção de qualificação. E enquanto o retorno às aulas presenciais não foi efetivado, vale a pena investir nos cursos online.
O portal Foco Educação Profissional, por exemplo, oferece mais de 1.000 cursos em diversas áreas do conhecimento. Ou seja, é possível aprender a partir de agora e durante todo o primeiro semestre de 2021.
Na verdade, por apenas 12 x R$ 19,70, você tem acesso a todo o conteúdo da plataforma por 12 meses. E o melhor é a matrícula lhe dá direito a certificações digitais de 5 a 420 horas em qualquer curso, sem taxa extra.
Então, não perca tempo e inscreva-se no portal que é referência em cursos online com certificado.
Compartilhe esta notícia com os seus amigos nas redes sociais!