Equipe Foco Educação Profissional
29/08/2018

Prospecção de clientes: dicas para não perder oportunidades de negócio

Profissionais que sabem o que é prospecção de clientes ganham notoriedade no mercado de trabalho. Esta é uma das tarefas mais complexas do ramo de marketing e vendas, e por isso, quem se engaja em aprender conceitos e técnicas para melhorá-la tem maiores chances de conseguir uma boa oportunidade na carreira. Entre as principais formas de adquirir conhecimentos sobre o tema estão os cursos a distância, modalidade que vem crescendo cada dia mais.

O Foco Educação Profissional possui em sua grade o Curso Online Prospecção de Clientes, que pode ser realizado por estudantes, profissionais e interessados em compreender como atrair novos clientes para qualquer tipo de negócio. Formulado por uma equipe pedagógica dedicada, este curso online exibe fundamentos, aulas de especialistas e técnicas modernas que têm sido aplicadas em empresas conceituadas.

Bons cursos online como este podem ajudar você a complementar seu currículo, visando chamar a atenção dos recrutadores. Além disso, é uma excelente forma de conhecer disciplinas essenciais para potencializar seu atendimento ao cliente e bater suas metas no final do mês.

Que tal descobrir o que é prospecção de clientes de uma maneira dinâmica? Preparamos o presente artigo para você ficar por dentro deste assunto, inclusive dos cursos online com certificado que permeiam este segmento e que são ótimas ideais para contribuir com sua formação profissional. Acompanhe e anote todas as dicas.

Prospecção de clientes: como fazer de maneira assertiva

Muita gente tem dúvida sobre como fazer uma boa prospecção de clientes. Afinal, qual é a forma mais assertiva de driblar a concorrência, mostrar os diferenciais, explicar, persuadir, vender e fidelizar? Ao prospectar um cliente em potencial, você estará envolvido em todas estas tarefas de uma forma ou de outra.

Algumas empresas recrutam profissionais de marketing para realizar somente a prospecção de clientes. Depois que finalizam esta etapa com sucesso, passam a lista de consumidores interessados para a equipe de vendas. Outras corporações, no entanto, ainda preferem mesclar todas as atividades citadas acima em um só setor, o que pode ser mais arriscado pela quantidade de responsabilidade em poucas pessoas e pelo atrito de informações que pode haver.

Todavia, estudantes, estagiários e profissionais deste campo de atuação devem estar preparados para vivenciar estas duas estratégias, portanto, nada mais inteligente do que a busca por uma atualização em todos os processos relacionados. No curso de prospecção de clientes aqui do portal os participantes têm acesso a um passo a passo completo, do planejamento inicial ao pós-atendimento.

Selecionamos algumas das dicas eficientes mostradas neste curso de prospecção de clientes online para que você sinta um gostinho do que pode aprender com ele. Veja só:

  1. Oferte seu produto ou serviço a quem precisa

    Pense em como você se sente frustrado quando ligam para oferecer algo que não lhe interessa. Essa mesma premissa vale para o caso da prospecção de clientes realizada por sua empresa - ligar, visitar ou enviar e-mail para as pessoas erradas promove uma perda de tempo, de dinheiro e de expectativas. É um retrabalho para então definir qual é o público que pode se tornar fiel após o primeiro contato. Por isso é importante fazer pesquisa, pré-seleção de perfis condizentes, criação de uma lista com os principais leads (contatos) para então fazer uma prospecção mais assertiva.

  2. Não misture as tarefas

  3. Anteriormente dissemos que há empresas que requisitam vendedores para também analisar o público-alvo e prospectar, delegando tarefas diversas para um só setor, correndo o risco de nada dar muito certo. Isso ocorre, pois muitas corporações não sabem o que é prospecção de clientes e acreditam que é um sinônimo de vender.

    Estas ações devem ser realizadas por profissionais diferentes para ter mais foco, afinal, um cliente que espera sua visita para conhecer mais sobre seu produto, não se sentirá à vontade se você quiser já negociar ou finalizar a venda - ele não estará esperando por isso.

    O que nosso curso de prospecção de clientes ensina é que você deve tratar esta atividade como o primeiro passo rumo a um relacionamento duradouro com o cliente. Portanto, faça uma coisa de cada vez e, se você for um gestor, delegue cada função para áreas específicas da empresa.

  4. Incentive as indicações de seus atuais clientes

    como atrair novos clientes a partir de indicações, sendo que esta é uma das maneiras mais difundidas de prospecção, apesar de não ser utilizada exclusivamente pelas empresas. Isto é, muitos empreendimentos podem se aproveitar de suas boas relações com os atuais clientes para pedir indicações para novos prospects, mas não devem tornar este como o único meio de aumentar sua clientela.

    Muitas vezes, estas indicações ocorrem espontaneamente, o que é bem bacana para qualquer negócio. Mas você também pode criar mecanismos em seu site, por exemplo, para que os clientes indiquem a empresa, serviço, ou produto, caso se sintam satisfeitos com a compra realizada. Em troca, a empresa pode oferecer descontos, brindes ou qualquer outro benefício.

  5. Exponha o seu negócio na internet

    Uma coisa é certa: não há como fazer uma boa prospecção de clientes atualmente sem considerar também o universo digital. Até mesmo para empresas pequenas e familiares, lojas de bairro e freelancers essa dica é válida, pois ajudará pelo menos a divulgar o endereço, o telefone e os serviços disponibilizados.

    A sociedade moderna recorre à web para conhecer novas empresas, fazer negociações, comprar, divulgar suas opiniões sobre lojas e outros empreendimentos, entre outras ações. Por isso mesmo que você deve expor o seu negócio na internet o quanto antes. Crie uma página nas principais redes sociais, um blog, um canal no Youtube, um site personalizado... são muitas opções para você divulgar conteúdos e garantir que sua empresa seja mais conhecida.

  6. Participe de feiras e convenções de sua área

    Estes eventos são ótimos tanto para profissionais quanto para empresas que desejam realizar um networking e "vender o seu peixe". Quando bem direcionados, é muito fácil encontrar pessoas influentes, negociadores e tomadores de decisão de corporações que possam lhe interessar como clientes.

    Desta forma, você pode fazer uma prospecção outbound, apresentando você e o seu negócio de uma forma mais superficial para entrar em contato posteriormente para um bate-papo mais aprofundado. Além disso, participar de feiras de negócios e convenções pode lhe dar uma visão geral de como anda o mercado e quais são as promessas e tendências. 

Fazer uma prospecção de clientes bem direcionada, atingindo o público certo e conseguindo resultados expressivos é algo que demanda conhecimento e habilidade, que é adquirida com tempo e estudo. O Curso Online Prospecção de Clientes pode ajudar na obtenção de saberes exclusivos sobre esta pauta, que inclusive é muito valorizada pelo mercado de trabalho atual. Experimente e aumente suas chances de melhorar sua carreira profissional.

Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management)

Quem procura informações sobre como atrair novos clientes precisa compreender que a prospecção é a primeira forma de relacionamento com o público externo. Sendo assim, toda empresa que deseja ter um bom feedback neste âmbito, precisa investir em ferramentas que otimizem essa relação como parte do planejamento geral de marketing e de vendas.

A maioria das companhias utilizam o CRM (Customer Relationship Management), um conjunto de estratégias voltadas para organizar leads e facilitar os contatos tanto com os clientes já cativos quanto com aqueles que serão prospectados. Hoje em dia há softwares de CRM perfeitos para o setor de marketing listar os potenciais clientes pesquisados e para o setor de prospecção verificar as informações destes contatos e fazer um trabalho mais assertivo.

Explicando de forma mais prática, esse sistema armazena dados a respeito de cada cliente ou prospect. Podem ser colocadas informações básicas como nome, endereço, telefone, profissão, empresa, e outras mais específicas, como as preferências por determinados produtos, as últimas compras realizadas com você, entre outras, que demonstram o tipo de relacionamento que ele possui com a sua empresa.

Desta forma, toda vez que você desejar consultar dados relacionados a um ou mais clientes poderá acessar o CRM. Contudo, empresas que adotam esse sistema de armazenamento de dados devem investir em um treinamento para seus colaboradores. Temos os cursos online com certificado como uma sugestão para que os funcionários aprendam na prática como trabalhar com este banco de dados.

Além disso, vale frisar que as ferramentas de CRM só vão proporcionar benefícios para as empresas, tanto na prospecção quanto no relacionamento com os clientes, se elas forem devidamente preenchidas sempre que houver novidades. Qualquer contato feito com um cliente deve ser anotado detalhadamente para que o acompanhamento possa ser feito sem falhas.

Estratégias de marketing digital para prospecção de novos clientes

Prospectar clientes está cada vez mais desafiador. Hoje há uma alta concorrência em praticamente todos os segmentos, dificultando a oferta de serviços e produtos que possuam diferenciais. Felizmente, na última década o acesso à internet aumentou e pudemos ver o desenvolvimento de diversas ferramentas que podem ajudar no crescimento de qualquer empreendimento.

Entre elas estão as estratégias de marketing digital, que passaram a ser enxergadas com outros olhos por diversas empresas. Muito foi descoberto sobre o seu potencial de alavancar marcas utilizando ferramentas modernas da web, e por isso ganhou destaque em congressos, estudos, artigos, cursos a distância, entre outros materiais relacionados.

Selecionamos algumas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para atrair clientes, lembrando que você tem acesso a todas elas em nossos cursos online específicos. Veja só:

Blogs

Os blogs ainda estão super alta quando o assunto é divulgação de conteúdo de excelência para atrair um público específico, aliás, eles são os principais canais para fazer Inbound Marketing hoje em dia, tipo de prospecção passiva que dá muito resultado quando bem aplicado. Os blogs representam o topo do funil de vendas, ou seja, atraem novos visitantes para conhecer o seu negócio. É o primeiro passo dado por clientes em potencial.

Você pode utilizar o blog para publicar mídias de variados formatos, como artigos, infográficos, gifs, vídeos, podcasts, entre outros. Variar o estilo de conteúdo é muito interessante, pois chama a atenção do público, mostrando que o seu negócio é ativo, antenado às tecnologias, possui diferenciais e está sempre engajado em oferecer novidades. Quando há um bom grau de publicações de qualidade, a empresa consegue reter grande quantidade de visitantes que mostram potencial para se tornarem leads e, posteriormente, clientes fieis.

Para que o blog dê certo como método de prospecção, no entanto, é preciso que os gestores e responsáveis pelo marketing da empresa tenham um conhecimento abrangente sobre estratégias específicas, como SEO e definição de personas. Por aqui temos o curso online que mostra tudo sobre Marketing Digital, elucidando dúvidas, por meio de um guia prático. 

E-mail Marketing

Outra estratégia de marketing digital muito utilizada e explorada no Curso Online Prospecção de Clientes - e que muita gente acha que está obsoleta - é o e-mail marketing. Por meio dele você consegue se relacionar com sua base de contatos de uma forma mais abrangente e segmentada, estabelecendo um contato duradouro.

Você pode compor estes e-mails com conteúdos ricos, condizentes com o seu público, como e-books, artigos, infográfico, entre outros, além de indicar o acesso às Landing Pages - aquelas páginas em que há campos para os clientes preencherem com seus dados pessoais.

Conforme o tempo for passando, a empresa conseguirá analisar se estes e-mails marketing estão surtindo o efeito esperado. Com o retorno, será possível aumentar o envolvimento com os leads, fazer melhoria nos serviços e produtos de acordo com o que os clientes procuram, além de estreitar ainda mais o relacionamento e potencializar as vendas.

O curso de prospecção de clientes= evidencia todas as vantagens de se investir em marketing digital. Este tem sido uma das principais apostas das novas empresas e daquelas que querem se modernizar quanto à atração de clientes.

Invista em cursos online para estudar sobre prospecção de clientes

Ficou animado para aprender como fazer uma boa prospecção de clientes com cursos online eficientes? Neste artigo você pôde acompanhar um panorama geral acerca deste tema, que tem estado constantemente em pauta em eventos diversos e em mídias conceituadas.

Empresas de todos os segmentos podem se beneficiar com estratégias ensinadas em nosso curso de prospecção de clientes online, e por isso, podem apostar nesta opção para oferecer um aperfeiçoamento completo para suas equipes de marketing e de vendas. Se você deseja se aperfeiçoar quanto a esta capacitação, não perca a chance de realizar este curso online, que pode lhe proporcionar saberes ideais para aplicar em sua rotina profissional.

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Os cursos online com certificado podem ser acessados 24 horas por dia, de segunda a segunda, através de tablets ou computadores com acesso à internet. Ou seja, você não precisa interromper seus compromissos diários para se deslocar até uma escola ou seguir horários específicos para aprender. É o aluno que escolhe o melhor momento para estudar.

Demais, não é mesmo? Matricule-se já para aproveitar todos benefícios do curso de prospecção de clientes online. Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Comente, compartilhe com os amigos e volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima.

Equipe Foco Educação Profissional

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