Tendências, métodos e curso de planejamento estratégico: definitivamente, esse conceito tem destaque em várias abordagens e está cada vez mais presente em todo ambiente corporativo. Você atua em uma grande ou pequena empresa? É empreendedor de um negócio que está começando ou já tem certa posição no mercado? Quer promover mudanças e fazer valer seu papel de líder com boas decisões e objetivos concretos?
Para todos esses casos e necessidades, pensar no planejamento estratégico e todos os seus aspectos é primordial. É claro que não se trata de um processo simples: seja em termos práticos ou teóricos, há vários pontos a se atentar, muito trabalho a fazer e ações necessárias para acabar com essa complexidade que parece tão latente.
Quem começa a desmitificar esse processo tem uma visão mais ampla e compreende os caminhos essenciais para alcançar as metas e os resultados propostos. O aprimoramento com cursos online é um ótimo exemplo, pois dá para se qualificar de modo qualitativo, flexível e versátil. Atualmente, o curso de planejamento estratégico online já está presente em muitos portais.
Aqui no Foco Educação Profissional oferecemos o Curso Online Planejamento Estratégico, um curso online estruturado em vários módulos completos e explicativos. Tal conhecimento ajuda tanto quem precisa se capacitar quanto aqueles que buscam se atualizar, aperfeiçoar e até obter um certificado nesse tema. Assim, dá para dominar todas as etapas e realmente fazer a diferença em qualquer ambiente.
Quer saber mais? Neste artigo preparamos um manual informativo com um apanhado geral sobre o planejamento estratégico e como implementá-lo em sua empresa. Além disso, recomendamos alguns cursos a distância que podem auxiliar em seu aprendizado. Leia com atenção, anote as dicas e não deixe essa oportunidade de lado.
Curso de planejamento estratégico e noções básicas para colocar em prática
Muita gente pode se perguntar se o planejamento estratégico serve mesmo para qualquer negócio ou se é apenas uma tendência para grandes corporações. Bom, se você vai começar a empreender, com certeza já está pensando em diversas situações, desde o investimento até a contratação de pessoas, implementação de sistemas e demais parâmetros essenciais para iniciar seu projeto, não é? Esse cronograma, aliado às melhores condições e visando uma série de objetivos futuros já faz parte de um planejamento estratégico. O rumo que a empresa deve tomar considerando seu ambiente, a análise de todos os ângulos e ações concretas são fatores que fazem parte desse sistema fundamental.
Mais do que nunca, atualmente líderes e gestores estão cada vez mais voltados a esse conceito para não "dar tiros no escuro" e ter o pleno controle das atividades corporativas e seus níveis. Com solidez, racionalidade e decisões realmente alcançáveis, a meta principal é mudar uma realidade e garantir o bem-estar de toda a empresa – seja referente a lucro, segurança, consistência no mercado, estabilidade, etc.
Obviamente, o futuro é incerto e traz muitas surpresas, mas é realmente nesse contexto que o planejamento estratégico se encaixa, como uma preparação. Assim, em meio a adversidades e mudanças, será necessário apenas promover ajustes e tomar decisões rápidas. Não dizem que é melhor prevenir do que remediar? Então, desde que uma empresa tenha noção de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças desde já, com certeza estará estruturada para lidar com novas situações e acontecimentos.
Ter o maior conhecimento possível acerca do futuro, considerar os riscos, pensar em sentenças assertivas, organizar e revisar a rotina de tarefas são pontos essenciais desse processo contínuo e sistemático, revela Peter Ducker, um dos maiores especialistas da área.
Portanto, abrir a mente para esse conceito é o primeiro passo. O conhecimento abre muitas portas e leva a panoramas claros e positivos. Estudar com um curso de planejamento estratégico é ótimo para compreender na teoria e na prática. Além disso, há vários cursos online com certificado que agregam valor nessa pauta também, como o Curso Online Inteligência Estratégica e o Curso Online Vença desafios com criatividade, destaques do Foco Educação Profissional.
Agora que você já sabe mais sobre esse conceito, entenda melhor seus principais aspectos e como é possível implementar um projeto interessante em sua empresa.
Análise do ambiente
Começamos com um aspecto preliminar que está totalmente ligado a um bom cronograma: a análise do ambiente. Comum tanto em um curso de planejamento estratégico online quanto nos demais cursos a distância que citamos, a análise da realidade e de todos os parâmetros da empresa é a ação inicial que deve ser realizada pelo líder e gestores.
Partindo para a avaliação da empresa de forma integral, as estratégias funcionarão como ideias obtidas pela organização para que sejam implementadas ao fim da documentação dos planos. Nesse contexto, deve-se fazer a avaliação dos pontos fortes e fracos da corporação em uma perspectiva interna e externa, por meio de uma análise conhecida como SWOT - ou FOFA, em português.
Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Esses são os termos que formam a avaliação SWOT. Desde que haja a real noção desses quatro fatores, qualquer situação adversa e incontrolável pode ser prevista com antecedência e, melhor que isso, corrigida para que não cause grandes problemas.
Quando pensamos em ambiente externo, não se deve considerar apenas a concorrência. É claro que os rivais tem grande influência, assim como as suas ações e seus próprios planejamentos, mas é imprescindível destacar também como objetos de análise o governo, comunidade, sindicatos, consumidores, mercado e fornecedores. Quem são, o que fazem, quantos são e quais seus objetivos: vale se aprofundar para responder essas questões relativas a cada um deles. A partir daí, em meio a uma comparação com a missão, valores e competências de sua empresa, vale fazer uma comparação e identificar definitivamente o que te prejudica e o que favorece. Por isso a análise SWOT é interessante e tem ajudado muitas organizações a se fortalecer.
Mas também não adianta fazer um ótimo estudo do ambiente externo se o interno ainda é desconhecido. Todo empreendimento tem qualidades e deficiências, logo, cabe ao responsável pelo planejamento estratégico saber exatamente quais funções devem ser avaliadas, quais os aspectos organizacionais e a abrangência dos mesmos, os níveis e critérios da análise e, por fim, quais as informações obtidas e como serão utilizadas.
Apenas esse estudo realizado de forma detalhada já garante uma visão incrível tanto da corporação quanto do mercado em que está inserida. Não é à toa que a análise ambiental e SWOT são aprimoradas e sempre destacadas por muitos especialistas, palestrantes e em cursos online com certificado de administração, recursos humanos, marketing e áreas correlatas. No Curso Online Planejamento Estratégico você conta com muitos exemplos dessas fases e aprimora seus conhecimentos, podendo até se certificar e se especializar. Bacana, não é?
Objetivos e Metas
Se você conhece detalhadamente a realidade de sua empresa, os fatores a destacar e aqueles a melhorar, com certeza poderá pensar em otimizações e mudanças realmente efetivas para tornar o trabalho meticuloso, apurado e impecável. A ideia, nesse caso, é livrar-se de erros tolos, dar um upgrade nos processos e revigorar aquilo que está dando certo. É nesse cenário que os objetivos e metas se consolidam.
Sejam em curto ou longo prazo, os caminhos e etapas do planejamento estratégico devem ser competentes e tangíveis. Todo empreendedor busca o sucesso futuro e imagina o negócio como uma grande referência, mas num primeiro momento é bom pensar em planos mais consistentes para que, com o resultado, chegue a essa grande meta – que nunca terá um "fim", já que os planos nunca acabam, sempre se renovam.
Sendo assim, o melhor esquema para avaliar os objetivos da empresa - de modo quantitativo e qualitativo, em determinado período e concretamente – é conhecido no ramo corporativo como SMART, ou seja:
- S (specific)> específicos;
- M (measurable)> mensuráveis;
- A (achievable)>alcançáveis;
- R (realistic)> realistas;
- T (time bound)> temporais.
Imagine o objetivo principal para sua empresa daqui a um ano. Reúna o máximo de informações para uma análise ambiental completa e, a partir desse ponto, considere o anagrama acima para saber a real intenção dessa meta. É possível alcança-la nesse tempo? Quais os caminhos? Com quem você deve contar e quais mudanças serão necessárias? Temos aí um exemplo perfeito de planejamento estratégico.
Descomplicar esse procedimento mostra o quanto é fundamental e faz parte do dia a dia de qualquer negócio. Não é à toa que um bom curso de planejamento estratégico online é indicado para inúmeros profissionais que podem ampliar seus conhecimentos por meio de um curso online e saber agir frente aos diversos desafios diários.
Planos de ação
A hora de agir é bastante desafiadora, mas desde que o cronograma esteja bem estruturado e consistente, não há o que temer. Obviamente, a prática assusta um pouco mais do que a teoria, ainda mais quando o ambiente não é favorável. De todo modo, é nessas horas que muitos processos e pessoas são estimulados e superam expectativas.
O plano de ação acontece quando os objetivos estão bem definidos e o planejamento totalmente documentado e divulgado. A partir da alçada do líder e dos demais responsáveis, é inerente que cada colaborador saiba seu papel, tarefa e meta a ser cumprida. Pode ser algo simples e fácil para uns ou mais custoso para outros, mas a ideia é que todos trabalhem juntos e motivados pensando em um bem maior para a empresa e seus setores.
As tomadas de decisão para o plano de ação podem ser tanto individual quanto em grupo. Dentro de uma programação bem delineada, além da racionalidade são destacados também aspectos como a intuição, improvisação, emoção e acaso. Lembre-se que as realidades mudam, o mercado se altera, a rotina da empresa se transforma, as surpresas e adversidades aparecem.
Portanto, tenha em mente que o plano de ação não segue uma fórmula perfeita. Com tantos fatores mutáveis e um futuro incerto, as tomadas de decisão devem ser vistas com o intuito de minimizar as perdas e os conflitos, garantindo resultados mais efetivos e ações competentes frente às mais diversas situações. Por isso é inerente que sejam revisadas com frequência e que haja alternativas para lidar com os contratempos.
Em momentos de crise econômica, como a vivida pelo Brasil, empresas que têm um planejamento estratégico bem definido e trabalhado com certeza conseguem reduzir os impactos negativos e se destacar mesmo nesse cenário atípico e prejudicial. Eis aí um exemplo interessante da importância das etapas do planejamento estratégico para qualquer corporação.
Implementação do Plano Estratégico
Finalizado todo o ciclo e realizado o cronograma passo a passo, com o aval do líder e a documentação de etapa por etapa, a divulgação do planejamento deve ser feita aos gestores e colaboradores de acordo com suas funções no processo. Nessa hora, o setor de recursos humanos tem um papel fundamental, bem como a área de gestão de pessoas.
De um modo geral e cotidiano, implementar novos sistemas e listar as metas durante tal período não são ações desconhecidas, muito pelo contrário. É fundamental que uma empresa se renove e coloque em prática novos conceitos, faça testes e analise os mais distintos cenários. Todavia, a diferença de uma atividade "comum" para uma planejada é que, em meio à tomada de decisão pouco assertiva, os métodos deliberados previamente podem ser facilmente contornados e corrigidos.
Se um dos objetivos do planejamento estratégico é fazer a troca de um sistema, por exemplo, a partir da análise e de todo o material reunido para essa mudança, a execução será mais efetiva e palpável. Assim, se aparecer algum erro, dúvida ou questão, com certeza o ambiente estará preparado para lidar com essas situações e chegará a uma solução de forma mais responsável e equilibrada.
Esse "metodismo" pode parecer até exagero para algumas pessoas, mas pode ter certeza que é bastante funcional no dia a dia e evita muitas adversidades que poderiam comprometer todo o trabalho e investimento. Eis um ponto de destaque do planejamento estratégico que merece ser exaltado, tanto que esse assunto está sempre em alta e presente em muitas fontes, de palestras conceituadas a cursos online excelentes.
Obstáculos à implementação do plano estratégico
Por fim, é importante salientar que não adianta também ter um cronograma incrível e invejável se o líder, os colaboradores e toda a empresa em si continuarem resistentes e abrindo margem para obstáculos que podem afetar o planejamento. Embora a teoria (documentação, divulgação e reunião) seja essencial, é na prática que tudo aquilo que foi listado será executado visando as metas e bons resultados.
Entre as maiores armadilhas que prejudicam as etapas do planejamento estratégico estão:
- planos ilusórios demais, que não condizem com a realidade da empresa;
- excesso de objetivos e metas, sem seguir um passo a passo e um cronograma responsável
- muitas ideias e poucos recursos/investimento para sua execução;
- insegurança e falta de confiança tanto do líder quanto dos responsáveis pelo projeto;
- falta de revisão frequente do planejamento e suas ações;
- conservadorismo e resistência às mudanças;
- falta de profundidade em todas as etapas, sobretudo na análise ambiental;
- baixo entendimento, capacitação e aprimoramento nas ferramentas e tudo que compõe o processo.
Viu só quantos fatores podem levar seus planos à uma possível queda e estagnação? Pois é, livrar-se desses obstáculos também é inerente à empresa, assim como dar fim a velhos padrões e métodos que não agregam em nada nesse procedimento. Entre os aspectos listados, falamos da qualificação, primordial para os profissionais que desejam quebrar barreiras e fazer valer os objetivos dessa sequência.
Tanto um curso de planejamento estratégico quanto cursos online complementares a essa pauta são a melhor escolha para dominar esse processo e promover melhorias definitivas em toda a empresa. O aprendizado vale para empreendedores, gerentes, coaches, consultores, estudantes de diversas áreas e todos os interessados em aprimorar seu conhecimento com um curso online primoroso.
O Foco Educação Profissional, referência total no mercado, oferece tanto o Curso Online Planejamento Estratégico quanto mais de 1000 cursos a distância em áreas plurais, da administração ao marketing, de recursos humanos à tecnologia. Você pode acessar todo o conteúdo disponível no Pacote Master por um ano inteiro investindo apenas uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), sem se preocupar com mensalidades e valores exorbitantes. Além disso, há a possibilidade de certificação em cargas horárias de 5 a 420 horas, caso esse seja seu desejo.
Uma proposta dessas não dá para deixar passar, não é? Aproveite e capacite-se, atualize-se e aperfeiçoe-se com os melhores cursos online com certificado do Brasil. Faça sua inscrição agora e comece já. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Aproveite para compartilhar essa ideia também. Boa sorte e até logo.