Conquistar um emprego em época de crise é um desafio para muitos brasileiros. Com a dificuldade em conseguir uma vaga, é preciso buscar métodos alternativos de gerar renda. O trabalho autônomo é uma opção, desde serviços gerais até artifícios "diferentes" como o marketing multinível, que você provavelmente já ouviu falar.
Destacado por muitas pessoas em redes sociais, palestras e eventos, o marketing de rede – como também é chamado – ganha cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Aqui no Brasil, para se ter ideia, há milhões de pessoas atuando com esse sistema de vendas diretas, que garante uma boa renda caso haja dedicação, treinamento e um trabalho frequente.
Tanto por esse status quanto pelo crescimento latente, o sistema de marketing multinível é tema de um dos cursos online do Foco Educação Profissional. Elaboramos um conteúdo completo para você saber como funciona e se vale a pena investir, as vantagens do plano de carreira nessa área e a diferença para pirâmide financeira.
Conheça o Curso Online Marketing Multinível a partir de algumas informações presentes neste artigo e esclareça tudo sobre o marketing multinível no Brasil. Surpreenda-se e veja se é uma proposta interessante para seus planos profissionais.
Marketing multinível: introdução
Atualmente, muitas pessoas têm divulgado o marketing multinível (MMN) como um sistema ideal para trabalhar por conta própria, com liberdade e autonomia. De fato, o grande objetivo do marketing de rede é incentivar as pessoas a se tornarem revendedores de uma marca, vender diretamente (cara a cara) para o consumidor e chamar mais pessoas para aderir a esse modelo.
Já ouviu falar na Herbalife, uma famosa empresa que comercializa produtos naturais por meio de consultores? Esse é um dos grandes exemplos atuais do marketing multinível no Brasil e no mundo, destaque em muitas regiões e com diversos adeptos. A proposta de venda direta - no contato pessoal de vendedores e clientes - aliada à possibilidade de atração de novos investidores são algumas características fundamentais do grupo e de muitos outros fornecedores.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), responsável pela regulamentação de empresas de vendas diretas no país, o Brasil está em quarto lugar no ranking de investidores no marketing de rede, movimentando cerca de 38 bilhões por ano. O número ainda é bem abaixo do líder, os Estados Unidos, mas as perspectivas futuras são boas – tanto pela crise econômica quanto pelo interesse de muitas corporações em apostar nesse recurso, como empresas de aviação e bancos.
A grande questão é que ainda há muita desinformação quanto a esse esquema e a comum associação à pirâmide financeira. Primeiramente, é necessário entender que o marketing multinível tem foco total na venda de produtos, e não no recrutamento de novos consultores – fato amplamente salientado nos processos piramidais. Segundo, que nenhuma pirâmide se sustenta por muito tempo. Quando não há mais possibilidades de chamar outros adeptos, o topo deixa de lucrar e consequentemente não consegue manter suas bases, o que leva ao fim do sistema.
Vale lembrar também que não há espaço para treinamentos e renovações na pirâmide financeira, pois as mercadorias são utilizadas apenas como pretexto para que novos integrantes entrem no processo, independente de venda direta dos produtos. Ainda é imprescindível destacar que pirâmide financeira é crime contra a economia popular e qualquer esquema suspeito pode ser denunciado – o mesmo vale para mandala, método que ganhou força atualmente e é dito pelos especialistas como um novo tipo de pirâmide.
Em uma entrevista à Record, Gilberto Dias de Souza, coordenador do Procon de Brasília, relatou que é preciso se atentar a essas propostas de ganho de dinheiro rapidamente. “Ninguém ganha dinheiro fácil e rápido legalmente. Se ganhar tanto dinheiro assim fosse simples e fácil, os bancos adotariam o sistema de pirâmide e mandala, assim como todos os trabalhadores. Quem entra nesse esquema e se dá mal precisa procurar uma delegacia”.
Fique ligado: sistema de marketing multinível tem foco total nas vendas e possui um bom catálogo de produtos, com investimento em treinamentos e qualificação para seus vendedores. Pirâmide financeira visa apenas a entrada de novos membros, sem se preocupar com a comercialização de qualquer mercadoria. Tenha isso em mente e aprimore seus estudos nesses temas com cursos online com certificado para desvendar o que é marketing multinível e como funciona passo a passo.
Vantagens do marketing multinível
Com base em nosso Curso Online Marketing Multinível e demais cursos a distância ligados a essa área de estudos das tendências mercadológicas, explicitamos algumas vantagens do marketing multinível no Brasil e no mundo:
- Autonomia no trabalho: uma das principais vantagens é estabelecer o tempo em que você se dedicará às vendas, bem como o tipo de produto que comercializará e o público-alvo de seu negócio. É um método libertador e que vai muito além dos modelos convencionais, mas é crucial lembrar que seus ganhos dependerão unicamente de sua dedicação/produtividade.
- Vender diretamente ao cliente: lidar com as pessoas cara a cara pode ser mais proveitoso quando se trata de vendas. Há uma atenção especial as suas necessidades, o consumidor vê e experimenta o produto na hora e tira todas as dúvidas. Em todo caso, é primordial ter bons argumentos, saber falar bem, convencer e fidelizar.
- Possibilidade de aprendizado e crescimento: baseado na meritocracia, o MMN garante o crescimento dependendo da dedicação do consultor. Os cursos online e treinamentos são ferramentas que rendem um bom aprendizado em todo o procedimento de vendas, para incentivar a comercialização e também persuadir as pessoas para seguirem o mesmo caminho. Logo, o lucro só virá caso o indivíduo corra atrás e se profissionalize para moldar seu perfil e se tornar referência como vendedor e líder.
- Sistema totalmente democrático: qualquer indivíduo adulto pode aderir ao marketing de rede, independente de área ou formação profissional. Desde que saiba como funciona e os caminhos a seguir para se destacar nesse esquema, basta escolher uma boa empresa e realizar o investimento.
Há desvantagens? Claro! Embora seja visto com bons olhos em um primeiro momento, é importante compreender que o marketing multinível pode não se adequar ao perfil de muitas pessoas. Além de um investimento inicial – que pode ser bem caro dependendo da empresa – é preciso trabalhar duro para conseguir vender bastante e lucrar, além do trabalho de recrutamento que obriga os consultores a buscar especialização para criar sua rede.
Nesse contexto, você percebe que o MMN é um conceito de seriedade no qual só aqueles que se dedicam conseguem bons ganhos. Portanto, saiba que é necessário realizar um trabalho frequente e se qualificar sempre, seja com os treinamentos da empresa responsável ou com um curso online relativo.
Quais os pré-requisitos para fazer MMN?
Como já adiantamos, o marketing multinível não é "solução dos problemas" para muita gente e tampouco fará milagres em sua vida. Já viu algum caso em que a pessoa adere a esse sistema e tempos depois desiste? Pois é, esse fator se deve tanto ao despreparo quanto à romantização que o indivíduo faz assim que adere a esse negócio, sem pesquisar do que se trata e sem buscar capacitação necessária.
Embora democrático, o marketing multinível no Brasil ainda está em ascensão e são poucos os que realmente conseguem criar uma rede bem estruturada. Para isso, é necessária a investida total nas tarefas de vendas – fazendo visitas, promovendo eventos, oferecendo os produtos – e em conceitos de liderança para lidar com pessoas diferentes (clientes e funcionários).
Nesse contexto, a dica preliminar é acreditar no produto e na empresa que representa. Se você quer ser um consultor da Herbalife, deve saber como funciona cada tipo e entender o porquê fará diferença na vida das pessoas. A partir daí, os argumentos ficam mais claros, longe de uma abordagem fake e ensaiada. Pode parecer desafiador no início, mas com a experiência e a qualificação com um curso online, a naturalidade impera e o cliente acredita em suas colocações.
Outra situação essencial para fazer um MMN de excelência é o investimento total no trabalho. Definitivamente será difícil mantê-lo apenas como complemento as suas tarefas. Para bons ganhos, é preciso se empenhar fielmente à função, pois quanto mais se vende, mais chances de consistência e sucesso na área.
É fundamental ter em mente que nenhum sistema renderá um faturamento incrível da noite para o dia. Muitas pessoas desanimam do MMN porque pensam que os ganhos virão em tempo recorde, o que não faz o menor sentido. Por isso, o requisito principal para começar nesse sistema é entender detalhadamente o que é marketing multinível e como funciona passo a passo.
Com esse conhecimento é possível refletir e decidir se é uma boa proposta. Por meio de boas pesquisas e cursos online com certificado que explanam as peculiaridades desse sistema, você pode se informar com qualidade. Além de desvencilhar o MMN de pirâmide, é essencial determinar se esse negócio se encaixa em suas metas profissionais.
Aproveite os cursos a distância do Foco Educação Profissional para se aperfeiçoar e saber tudo sobre o sistema de marketing multinível. Informe-se e indique nossos conteúdos para seus amigos também!
Analisando o MMN como um negócio
Agora que você já tem noção e sabe o que é marketing multinível, que tal conhecer esse sistema como um plano de negócio? Separamos alguns conceitos para entender como funciona na prática – quem sabe você não se anima para se especializar com um curso online e até investe em algum modelo ideal?
Contato e Convite
A abordagem e o convite para que as pessoas conheçam seu produto e sua proposta de marketing de rede é o pontapé inicial para uma boa divulgação. É preciso saber como passar a mensagem e quais os canais, fugindo do convencional para evitar que as pessoas pensem que é pirâmide ou algo de baixa credibilidade.
Ser sincero e transparente é o primeiro passo. Nunca se deve omitir, é crucial explicar do que se trata a empresa, o produto e os serviços realizados, explanando os pontos fortes e sua posição no mercado. O público precisa se interessar naturalmente e saber como tudo funciona na prática, e a partir daí se sente convencido a comprar ou investir nesse sistema.
Profissionalismo é tudo. Evite abordagens piegas e mensagens de superação, essas estratégias são arcaicas e podem mais afastar do que converter. Atice a curiosidade da pessoa, ofereça uma solução e tenha uma boa postura, além de se disponibilizar para responder quaisquer perguntas.
Apresentação
Apresentar um produto demanda alto conhecimento. O mesmo vale para a marca que você representa. Não é à toa que as empresas especializadas em marketing multinível garantem suporte com treinamentos recorrentes aos consultores, para que o público entenda realmente do que se trata e para gerar credibilidade ao fabricante.
Uma boa apresentação demanda boa oratória, poder de persuasão, etiqueta social e ótima postura – isso vale para abordagens online e pessoais ou em eventos. As pessoas precisam acreditar no produto para comprá-lo, por que o investimento vale a pena e como fará diferença em sua vida.
Para apresentar um produto da Herbalife, por exemplo, muitos vendedores usam o argumento da vida saudável, do benefício do emagrecimento e das mudanças positivas que os produtos farão no cotidiano do interessado.
Fechamento
Também faz parte das técnicas de vendas no MMN o fechamento, processo que vai muito além de vender e receber o pagamento. Mais do que o comércio propriamente dito, é necessário criar uma fidelização para que o cliente compre sempre – ou que vá além e faça parte de sua rede.
Para isso vale algumas dicas baseadas no outbound marketing (processo de persuasão em vendas diretas): fazer perguntas instigantes, resumir os pontos fortes, oferecer um cadastro preliminar, salientar o suporte que o cliente receberá e mostrar os valores positivos.
Follow up
Já o follow up corresponde ao acompanhamento. Nem sempre as pessoas farão o fechamento na hora de sua abordagem e nem por isso você deve desistir delas. Você deve pedir permissão para um contato futuro e perguntar se o indivíduo tem interesse em se atualizar sobre o assunto.
Fazer uma triagem é primordial. A partir do follow up você percebe quem é um potencial cliente e quem não deseja mesmo aderir ao seu produto/rede. Por isso é importante respeitar todas as posições e manter-se sempre à disposição de todos. Não seja totalmente insistente: aproveite as aberturas na conversa e na relação para atrair os contatos.
Dica: experimente estudar com cursos online complementares para dominar o MMN. O Curso Online Técnicas de Vendas - Como vender mais e melhor é uma alternativa interessante.
Duplicação
Todo sistema de marketing multinível se baseia no modelo de duplicação em várias estratégias, tanto na apresentação quanto no follow up. Tal esquema se estrutura em métodos funcionais, aqueles que são vistos como sucesso. A grande questão é que a duplicação às vezes pode ficar saturada, com a mesma abordagem sendo usada sempre – como mensagens de superação e vídeos motivadores, por exemplo. Logo, é preciso buscar sempre inovar e usar artifícios particulares, para evitar cair em armadilhas.
Planos de Compensação
Os planos de compensação são comuns em toda empresa de MMN e atraem diversos consultores. Acontecem de acordo com os objetivos de cada organização e podem ser desde uma comissão em dinheiro por metas de vendas até um programa de formação de líderes. Geralmente, há níveis denominados "baldes". Ao atingir determinado balde um vendedor usufrui de tal benefício – o que pode funcionar tanto no plano geral da empresa quanto na rede de cada colaborador.
Liderança
A liderança é o ponto máximo e o exemplo de sucesso em uma campanha de marketing multinível responsável. Formar novos representantes para comandar novas redes rende benefícios a toda a empresa, como o estabelecimento da marca e boas perspectivas de lucro. Você pode começar como investidor e aos poucos se tornar representante tanto da rede em geral quanto de seus próprios associados - para isso é fundamental ter bons resultados, aprimorar o perfil de liderança e qualificar-se com um excelente treinamento. Além do suporte oferecido pela empresa, outro modo de se capacitar é apostar nos cursos a distância de marketing e correlatos.
Investir no marketing multinível não é simples como muitas pessoas dizem, mas também não é um sistema ilusório. Como tudo na vida, é essencial ter empenho e trabalhar bastante para colher bons frutos. Por isso, além desse artigo e de uma diversidade de materiais sobre o assunto, você pode tirar todas as suas dúvidas com o Curso Online Marketing Multinível.
Destaque do Foco Educação Profissional, esse curso pode ser acessado quando e onde você quiser. Ao se inscrever no portal, você investe apenas uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) e tem a possibilidade de realizar os cursos online com certificado de seu interesse por até um ano. Seu acesso as opções do Pacote Master é livre durante esse tempo, para aprender sobre infinitos assuntos e até se certificar – caso seja seu objetivo.
Aproveite essas vantagens e faça sua inscrição o quanto antes. Conte pra gente o que achou do artigo e explane suas dúvidas. Esperamos que tenha gostado. Boa sorte e até breve.