De 2016 para cá, o Brasil teve um aumento de 26% no número de empreendedores, segundo dados de um estudo da Unitfour. A crise econômica pela qual o país vem passando aflorou a criatividade em muitos brasileiros, que decidiram dar um novo rumo à vida profissional para sair do desemprego e/ou complementar a renda.
Entre os negócios que mais têm dado certo ultimamente estão os empreendimentos digitais, principalmente porque há mais pessoas com acesso à internet e inúmeras ferramentas para vender ou comprar bens e serviços. Quem se interessa pelo tema e está refletindo sobre abrir sua própria empresa, pode aprender todo o passo a passo em um curso de empreendedorismo com tópicos voltados para web. Aqui no Foco Educação Profissional há o Curso Online Empreendedor Digital, destaque do portal pela excelência de seu conteúdo.
Formulado por uma equipe pedagógica exclusiva, este curso online oferece uma série de materiais para qualificar quaisquer pessoas que estejam buscando parâmetros e informações seguras sobre como empreender. Que tal realizá-lo para ficar craque em diferentes conceitos e técnicas?
Pensando em esclarecer pontos principais acerca do empreendedorismo digital, elaboramos este artigo cheio de dados importantes e dicas de cursos online com certificado que podem fazer a diferença na hora de você abrir uma empresa. Confira e tire todas as suas dúvidas.
Como começar um negócio digital
Muitas pessoas têm procurado a fórmula secreta de como empreender com sucesso na esfera digital, e não há maneira melhor de aprender todas as táticas do que em cursos online, que são dinâmicos e acontecem 100% no mundo virtual, facilitando a vida de todo mundo.
É preciso saber que começar não é fácil - perseverança, paciência e dedicação são as palavras-chave para se dar bem com um negócio na internet. Mas estando certo de que é isso mesmo que você quer, e que está pronto para diversas batalhas, tanto com a concorrência quanto para a sobrevivência neste âmbito, já representa meio caminho andado.
O especialista em marketing para pequenos negócios, Erico Rocha, diz que há três ingredientes primordiais para quem quer desbravar o empreendedorismo digital do zero, antes mesmo de pensar no produto/serviço a ser criado:
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Autoridade: existem inúmeras formas de ganhar autoridade na internet, mas todas estão relacionadas à disponibilização de conteúdos de qualidade. Pode ser um artigo opinativo, um vídeo de receita ou um e-book sobre um tema que você domine. A construção de sua credibilidade na interface virtual começa aos poucos e esse é o primeiro passo. Qualquer material que você divulgue em seu blog, por exemplo, deve ser verdadeiro e completo, de modo que responda as dúvidas dos internautas sem que eles lhe perguntem. Assim, com certeza eles voltarão sempre em seu canal para conferir outros conteúdo e indicarão para amigos, isto é, você terá conquistado autoridade na web.
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Audiência: este quesito é consequência da autoridade. Quando você oferece bons materiais em alguma plataforma digital - portal próprio, blog, site de compartilhamento de vídeos, rede social, e-book, etc -, desperta o interesse das pessoas, que, ao se identificarem, provavelmente retornarão para conhecer mais e mais, como falamos anteriormente. Isso fará com que você estabeleça uma audiência.
É o caso dos canais do Youtube: uma pessoa posta um vídeo com uma explicação completa e dinâmica sobre decoração. Você, interessado, gosta e salva aquele canal em seus favoritos. Sempre que quiser, voltará lá para conferir outras dicas para decorar ambientes. Isso torna você uma parte da audiência de tal canal.
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Relacionamento: garantindo autoridade e a audiência necessária para continuar produzindo conteúdos relevantes, você deve seguir para o próximo passo: desenvolver um relacionamento com aqueles que lhe seguem. Para isso, existem desde ações básicas, como responder comentários, até implementar ferramentas específicas, como newsletters, notificação de atualizações, pesquisas de opinião, entre outras. Priorizar o "cliente" antes mesmo de você lançar um produto, fará com que seu empreendimento deslanche facilmente para o caminho certo.
Engraçado pensar que tudo isso faz parte do empreendedorismo digital, não é mesmo? Mas com essas três missões incompletas, dificilmente você terá o suporte que precisa lá na frente, quando for lançar a sua marca e os seus produtos. Pode ter certeza que os principais empreendedores da internet, incluindo os blogueiros e youtubers, levam essas técnicas em consideração para se tornarem conhecidos e bem qualificados pelo público.
O curso de empreendedorismo digital aqui do portal é uma ótima escolha para você que deseja se aventurar neste universo. Ele expõe detalhes direcionados tanto para iniciantes neste processo quanto para aqueles que já tentaram empreender, mas por algum motivo, não tiveram muita sorte. Outra ideia de curso online é o "Como iniciar seu próprio negócio", que dispensa apresentações sobre seu conteúdo básico.
Benefícios do planejamento de marketing digital
É inegável que um bom plano de marketing digital traga benefícios, seja antes de se lançar como empreendedor ou depois de já ter um produto consolidado. Muitas empresas já entenderam que essa é uma ferramenta indispensável para alcançar visibilidade entre a profusão de anúncios na internet, sem arcar com altos custos, comparando com o marketing convencional. No entanto, a adesão ainda é baixa, e o desconhecimento de suas vantagens pode ser o principal responsável por isso.
Para se ter uma ideia, atualmente há 16 milhões de empresas operando no Brasil, todavia, apenas 10 mil estão utilizando soluções de Marketing Digital para conseguir melhores resultados - isso revela uma porcentagem ínfima de apenas 0,06%. Um bom curso de empreendedorismo digital, nesse caso, pode ser a alternativa ideal para que gestores compreendam os objetivos de cada estratégia e como elas podem ajudar na produtividade e obtenção de lucros.
Tanto em nosso curso de empreendedorismo quanto em outras opções de cursos a distância sobre marketing, você descobre o porquê de escolher o marketing digital como instrumento de divulgação e manutenção de sua marca. Vamos explanar um pouco sobre seus principais benefícios, veja abaixo.
Presença sólida nos buscadores
Não tem jeito, quando alguém tem uma dúvida hoje em dia, vai diretamente no Google ou outro buscador de sua preferência para encontrar a resposta. Por isso, não há acerto maior do que investir em estratégias de marketing digital para fazer seu produto ou serviço aparecer nas primeiras páginas do serviço de busca.
Há diferentes táticas que auxiliam nessa missão, como o SEO, que otimiza conteúdos para serem "enxergados" pelo Google. Os materiais mais valorizados são aqueles que contêm as informações completas, bem escritas e de fácil leitura. Lembre-se: se sua empresa não é encontrada através dos buscadores da internet, as chances de não contratarem seu serviço são muito maiores no atual contexto.
Contato com a persona certa
Toda empresa deve definir sua buyer persona, que é uma representação de quem são seus clientes em potencial, com todas as características gerais, como faixa etária e preferências. Com a ajuda do MD, você vai conseguir identificar qual é o seu público-alvo e, além disso, saber qual é o momento certo de se comunicar com ele. Dependendo do nicho, é possível segmentar seus conteúdos, produtos ou serviços para mais de um público, criando campanhas bem mais objetivas e assertivas, o que só é possível utilizando o marketing online.
Canais conhecidos do Youtube, por exemplo, estudam seu público para saber qual é a melhor hora para publicar os vídeos. Esse método, explanado em nosso curso de empreendedorismo digital, pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio digital, alcançando um maior número de clientes/seguidores.
Além disso, claro, é essencial priorizar as necessidades de seu cliente e tratá-lo bem. Sendo assim, você deve: conhecer quem é seu cliente, identificar quando se comunicar com ele e criar um ótimo relacionamento interpessoal. Felizmente, há cursos online que agregam conhecimentos sobre isso também, como a capacitação sobre Relações Interpessoais aqui de nosso portal.
Precisão nos resultados
É claro que a adoção de técnicas de marketing digital no dia a dia de seu portal de conteúdo, e-commerce, canal de vídeos, entre outros, é primordial para alavancar seu trabalho. No entanto, não valerá muito a pena se você não se organizar para analisar os resultados de tudo o que você divulgou. Quantas pessoas visitaram sua página? Quantas interagiram? Há comentários negativos? Qual é o estilo de conteúdo que mais agradou? Bom, são muitos quesitos que devem ser verificados para descobrir a situação de sua empresa perante a rede.
Podemos comparar a estratégia online com a offline utilizando o exemplo dos típicos panfletos que são distribuídos na rua. É simples contabilizar quantos foram produzidos e impressos, no entanto, é praticamente impossível mensurar a quantidade de exemplares que foram realmente lidos. Sendo que no âmbito digital, no caso de um e-mail marketing, por exemplo, você tem plataformas que indicam com precisão quantos foram abertos e proporcionaram algum tipo de feedback para sua empresa.
Além destes benefícios, o marketing digital pode oferecer muito outros. Em cursos online com certificado, você pode obter saberes completos acerca de práticas modernas que têm dado super certo no meio online. O Curso Online Marketing é um ótimo exemplo, vale a pena apostar.
Desafios do empreendedorismo digital
Você já percebeu que a web proporciona um ambiente perfeito para empreender, não é mesmo? Contudo, precisamos lhe dizer que esse mercado, apesar de oferecer espaço para profissionais de diferentes nichos, demanda criatividade, organização pessoal, dedicação, profissionalismo e conhecimentos técnicos - muitos deles explorados em nosso curso online empreendedor digital - para chegar aos resultados esperados.
Elencamos abaixo os principais desafios encarados por empreendedores digitais e que podem ser ultrapassados com a ajuda de um curso online de excelência.
- Dificuldades para inovar: como falamos acima, a criatividade está entre os quesitos necessários para se dar bem no empreendedorismo digital. Afinal, podemos encontrar quaisquer tipos de serviços e produtos na internet, voltados para inúmeros objetivos. Dessa forma, fica bem difícil encontrar um espacinho para inovar no meio disso tudo. Esse fator é comprovado por um estudo do Fórum Econômico Mundial, que revela que apenas 16% dos empreendedores brasileiros possuem ideias diferenciadas em relação ao que já existe no mercado atual. A solução? Faça pesquisas e analise as possibilidades antes de abrir seu negócio próprio - veja se há algo semelhante, se há concorrentes diretos, etc. Se por acaso sua ideia estiver muito "batida", é melhor reformular o projeto do zero.
- Superar a concorrência: na internet, é bem difícil lançar algo que seja 100% original, mas não é impossível. Porém, mesmo sendo algo inovador, algum dia surgirão concorrentes tanto indiretos quanto diretos e você precisará se precaver. É muito comum toparmos com algum empreendedor que tenha desistido de seu negócio online por conta da concorrência desleal - não é qualquer um que consegue se destacar em uma disputa tão acirrada. A dica para superar as expectativas dos públicos e do mercado como um todo é utilizar todas as ferramentas, conhecimentos e know-how para manter o nome de sua empresa sempre em alta, e de forma positiva, claro. Apostar em cursos online com certificado para se manter atualizado também ajuda bastante.
- Aliar-se à tecnologia: mesmo sendo imprescindível saber lidar com o meio digital, alguns empreendedores têm dificuldade de considerar os aplicativos e demais plataformas como aliados ao seu trabalho. E olha que são muitas as ferramentas que ajudam a mensurar resultados, otimizar tarefas, economizar tempo, estruturar projetos etc. Às vezes, essa relutância surge pela falta de habilidade com certas tecnologias, o que acaba deixando o ato de empreender muito mais difícil. Por essas e outras que workshops, e-books e até cursos a distância relativos devem fazer parte do dia a dia de qualquer profissional que visa abrir um negócio.
Realmente o mercado digital é desafiador. No entanto, é uma área que disponibiliza um verdadeiro universo de possibilidades para pessoas que querem ter mais autonomia, flexibilidade e trabalhar com algo que tenha sido criado por elas mesmas. Se você faz parte desse grupo, além de saber como empreender na web, busque referências atualizadas em um curso de empreendedorismo de qualidade como o que oferemos aqui no portal.
Curso de empreendedorismo: qualifique-se e garanta bons retornos
É só começarmos a debater o empreendedorismo digital que percebemos como é um tema extremamente amplo. Do insight inicial passamos para o marketing, do marketing passamos para a gestão, e depois para a análise, mensuração de resultados, pós-atendimento... são muitos e muitos tópicos relacionados que não caberiam completamente neste artigo. Para um estudo mais aprofundado, o que é ideal para quem visa empreender com sucesso, não há dica melhor do que nosso Curso Online Empreendedor Digital - de fato, ele vai lhe ensinar disciplinas essenciais para a sua carreira.
Aproveite a chance de se diferenciar com seu negócio próprio na internet. Faça sua inscrição no Foco Educação Profissional e garanta o acesso a mais de 1000 cursos a distância do Pacote Master, que podem ser realizados onde e quando você quiser. O único investimento é no valor de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), válido por um ano inteiro. Ou seja, você terá todo esse tempo para se qualificar em quantos cursos online desejar.
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