Se você vai a uma empresa e o vendedor não te trata bem por causa da roupa que está vestindo, tem má vontade para te mostrar os produtos ou não sabe responder a nenhuma de suas dúvidas, você:
a) Não se importa e indica a empresa para os seus amigos.
b) Se importa e, provavelmente, não irá comprar no local ou indicar a empresa para outras pessoas.
Caso tenha optado pelo item 'b', saiba que você faz parte da maioria dos consumidores brasileiros, que não são obrigados a tolerar um atendimento ruim, não é mesmo? Ainda mais em um mercado competitivo, que oferece aos clientes diversas opções de compra: se não foi bem atendimento em um lugar, é melhor procurar por um local no qual será tratado com mais respeito.
Por isso, se você trabalha na área comercial ou em qualquer outro setor que envolva o atendimento ao público, não deixe de investir nessa área. Isso porque o bom atendimento é o carro chefe de qualquer empresa. Quer saber como fazer para investir? Os cursos online são uma boa opção. Por serem a distância, você não precisa se deslocar para algum lugar, além de permitir que você faça os seus próprios horários. Assim, poderá conciliar as tarefas que precisa desenvolver durante o dia com as aulas para se tornar um profissional ainda mais capacitado.
O Foco Educação Profissional oferece uma diversidade de cursos online com certificado para turbinar o seu atendimento ao público e obter os melhores resultados nas vendas. O curso online Excelência no Atendimento ao Público é um dos cursos EAD que irão te deixar inteirado sobre o que é atendimento ao público e as melhores técnicas de atendimento ao público.
A nossa sugestão é que você continue a leitura para saber algumas dicas de como fazer para ter um cliente satisfeito e, assim, atingir os objetivos propostos.
Saiba com ter excelência em atendimento ao cliente
O que é o atendimento ao cliente?
Pode parecer óbvio, mas explicação nunca é demais. De forma resumida, atendimento ao cliente ou atendimento ao público, é trabalhar para que o cliente esteja sempre satisfeito com o produto e serviço que você disponibiliza para ele. Ou seja, não se trata apenas de receber ou recepcionar o cliente, é preciso conquistá-lo, buncado sempre a fidelização. Agora que você já sabe o que é atendimento ao público, podemos prosseguir com a leitura.
Por que devo querer um cliente satisfeito?
Se não existir o cliente, não existe empresa, certo? O cliente é e sempre será um dos motivos de você trabalhar todos os dias. Não é para menos que seja tão importante que você se torne cada vez mais capacitado para deixá-lo satisfeito com o seu atendimento. É por ele que você melhora os seus resultados e também os seus produtos. Mas até mesmo os produtos podem ser relegados a um segundo item nas prioridades dos consumidores se o seu atendimento ao público for ruim.
Você pode investir pesado no produto e em estratégicas de marketing para atrair clientes, no entanto, se o consumidor for até o empreendimento e não tiver as suas expectativas atendidas, pode dizer adeus à venda, afinal ele pode sempre recorrer à concorrência. E já reparou que poucas empresas no mercado podem se orgulhar por tratarem bem os seus clientes? Apesar de ser o mínimo que elas podem fazer para os consumidores, os empreendimentos parecem desconhecer o que é o atendimento ao público ou não darem à mínima para esse quesito.
Nesse contexto de pouca qualificação e vontade de fazer o melhor trabalho para que o consumidor fique sempre satisfeito, o que é uma obrigação – tratar bem os clientes - se torna um diferencial. E porque não fazer desse o seu principal diferencial e se destacar no mercado?
É certo que o cliente bem atendido pode até não encontrar o que estava procurando naquele momento, mas possivelmente retornará à empresa e poderá ser um propagador em potencial. Um cliente satisfeito possui muito mais valor do que 10 insatisfeito.
Por isso, é tão importante estar por dentro das técnicas de atendimento ao público. Você pode aprender em cursos a distância, como o curso online Excelência no Atendimento ao Público, que já indicamos anteriormente.
A melhor experiência que posso oferecer
Muito se engana quem pensa que o processo de atendimento ao cliente é algo simples. Ele engloba um conjunto de fatores, que vão desde a estrutura física do ambiente, no caso de empresas físicas, à honestidade em transmitir informações verdadeiras, a disponibilidade e comprometimento do vendedor, rapidez na resolução de problemas, dentre outros fatores.
O fato é que o consumidor quer ser tratado com exclusividade. Como você é pessoa que realiza o atendimento, você é a cara da empresa e quem será responsável por proporcionar a experiência de tratamento exclusivo. Dados do Relatório Global do SAC Multicanal da Microsoft, de 2015, mostraram que mais da metade dos clientes - 62% - optaram por não comprar mais ou usar produtos ou serviços de um empreendimento ou marca devido às experiências negativas com atendimento.
Por isso, batemos sempre na tecla de que é bom o profissional se aperfeiçoar por meio de cursos online para que supere sempre as expectativas do cliente.
Cumprir com o básico, como a própria palavra já diz, é básico demais, que se torna insuficiente. Ir muito além da confiança e realmente surpreender o seu público pode ser a chave para um relacionamento mais duradouro, o que aumenta consideravelmente as chances de fidelização a uma marca.
E nada de deixar a peteca cair. Mesmo se for o último cliente do dia, lembre-se que para ele é a primeira experiência. O cansaço e a pressa para ir embora muitas vezes prejudica e interfere na experiência do consumidor. Então, você também precisa manter um padrão de excelência para que a vivência do cliente seja sempre prazerosa e inesquecível.
Quer saber como fazer isso? Te damos algumas dicas. Mas, não se esqueça que para turbinar o seu atendimento ao público, é bom ir um pouco além e investir em cursos, como os cursos EAD ofertados pelo Foco Educação Profissional.
Dicas
O que fazer?
A regra geral do atendimento é: nunca deixe o cliente sair da empresa com a sensação de que não foi bem atendido. Como discutimos no item anterior, a experiência do cliente deve ser única. Por isso, o atendimento jamais pode se mostrar uma função rotineira para o profissional. Isso porque cada cliente tem necessidades diferentes e o profissional deve fazer com que ele sinta-se especial. Apesar da particularidade de cada caso, algumas dicas são importantes de serem aplicadas em quaisquer ocasiões. Falaremos sobre elas a seguir.
Seja cortês
Um modo de nos mostramos sempre gentis e corteses é cumprimento as pessoas com um sorriso. Essa é uma forma agradável de recepcionar o seu público, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que for possível, chame o seu cliente pelo nome, pronunciando-o corretamente.
Outra dica importante é se despir de preconceitos. Não importa a idade, maneira como a pessoa se veste ou fala. Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir a você.
Cartão de visita
Você se lembra quando dissemos que o profissional responsável pelo atendimento é o cartão de visitas da empresa. Isto é, ele corresponde a imagem do empreendimento. Por isso, é importante que ele cuide do vestuário, para que esteja sempre apresentável, mantendo-o limpo e bem cuidado. É importante também que o material de trabalho esteja organizado. Para se aperfeiçoar nesses quesitos, indicamos o curso online Markenting Pessoal, aqui do Foco Educação Profissional.
Confira também nosso artigo: Marketing pessoal: capriche no seu com dicas prime e cursos online!
Ninguém gosta de esperar
Portanto, não faça o seu cliente perder tempo. Há pessoas que aguardam por dois minutos, mas tem a impressão de que se passaram mais de dez minutos. Por isso, atenda-o com rapidez. Após a pessoa ter sido inicialmente atendida, ela consegue aguardar com mais calma.
Também é importante saber se antecipar. Por exemplo, se um cliente está à procura de um bloco de notas para utilizar, mas tem dificuldades para achá-lo, não deixe que ele perca tempo com isso. Será muito gentil e simpático da sua parte oferecer um papel para que ele possa fazer as suas anotações.
Outro fator importante é dar sempre um retorno. Se um cliente, por exemplo, aguarda atendimento no caixa enquanto este está organizando a bancada para atendê-lo, ao invés de não dizer nada, é gentil que o atendente diga: “um momento que já vou atendê-lo”. Assim, o cliente fica ciente de que foi percebido e evita com que se sinta rejeitado.
De forma geral, o cliente quer que a sua necessidade seja satisfeita com a maior rapidez possível. No entanto, tenha bom senso para que você não dê a impressão de que está querendo ficar livre dele rapidamente.
Procure entender os seus clientes
Não tente simplesmente presumir o que o seu cliente quer. Ao invés disso, tente entendê-lo. Só assim será possível oferecer a ele o que realmente precisa. Além disso, é muito importante não generalizar, uma vez que as expectativas e necessidades variam muito.
Dê espaço
Não tem nada mais chato do que entrar em uma empresa e a pessoa que realiza o atendimento ficar na sua cola, sem te dar espaço para que conheça os produtos e serviços. Por isso, deixe o consumidor à vontade. Inicia o contato com expressões do tipo “em que posso servi-lo, senhor?”, e preste a ele um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra sem sufocá-lo, de maneira clara e educada.
Conheça os produtos e serviços que oferece
Uma das piores coisas é ser atendimento por quem não conhece bem a empresa, seus serviços ou produtos. Você não precisa ser um especialista (se for, melhor ainda), mas precisa conhecer sobre os serviços e produtos para que saiba descrever todos os seus benefícios e esclarecer as principais dúvidas.
Contorne mal entendidos
Lidar com pessoas de diferentes tipos exige habilidade para saber contornar as mais diversas situações. Diante de um cliente que é mais autoritário, tente atendê-lo da melhor forma possível, com todas as explicações que ele precisa. para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que a situação pode piorar, peça a ajuda de um supervisor.
Essas são algumas dicas de técnicas de atendimento ao público que você encontra no curso online Excelência no Atendimento ao Público. Assim como os demais cursos a distância do Foco Educação Profissional, ele oferece um conteúdo completo sobre a área para dar um up na sua carreira. Entre outros temos, o curso também dá um diagnóstico de problemas no atendimento. Mas vamos adiantar alguns aqui:
O que não fazer?
O mau atendimento está nos detalhes. Para que você capte alguns deles, fizemos uma lista com 6 itens.
- Nunca dê uma ordem ao cliente como “fica atrás dessa linha”. Prefira expressões cordiais como: “o senhor poderia ficar atrás dessa linha, por favor?”.
- Evite use expressões negativas como “não pode”, “está errado”, “não deve”.
- Não fale mentira. Mesmo sendo desagradável, é preferível ser honesto e assumir uma falha. Assim, você ganhará a confiança do consumidor e não irá passar a impressão de que esconde informações.
- Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
- Não seja evasivo. A falta de objetividade contribui para que o cliente tenha dúvidas ou tenha um atendimento incompleto.
- Não tenha má vontade. Gentileza, atenção, respeito e zelo fazem parte dos melhores atendimentos.
Seja o melhor profissional que poder ser
Um bom profissional é aquele que procura sempre o crescimento e a aprendizagem. Por isso, para turbinar o atendimento ao público, busque sempre aprender e a renovar constantemente os conhecimentos. Estudar deve fazer parte do dia a dia de qualquer vendedor e os cursos online são uma boa opção para isso.
Agora que você já sabe tudo sobre o que é o atendimento ao público, nossa dica final é investir em cursos EAD O Foco Educação Profissional está sempre pronto para oferecer ótimos cursos online com certificado, com tudo o que é fundamental para uma formação eficiente. O nosso já foi atestado por mais de 140 mil pessoas, que confiam na qualidade dos cursos a distância que oferecemos em mais de 20 áreas do conhecimento.
Você pode ter acesso aos cursos e seus benefícios durante um ano, investindo apenas um valor único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Não há mensalidades. Estude tranquilamente, escolha sua carga horária e turbine o seu atendimento ao público. Então, inscreva-se agora e comece já.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre como desenvolver um atendimento ao público de excelência e as dicas sobre os cursos online com certificado quem podem te auxiliar nisso. Tem dúvidas? Comente. Aproveite para compartilhar o artigo também. Até mais.