Um empreendimento não caminha sozinho, certo? É preciso que todos os envolvidos trabalhem para atingir os objetivos em comum. Sendo assim, nada mais inteligente do que favorecer as boas relações e alinhar a cultura organizacional entre os colaboradores, antes mesmo de pensar em estratégias voltadas para o público externo. O primeiro passo consiste em estruturar uma boa comunicação interna nas empresas, conceito indispensável para o mercado atual.
Também chamada de comunicação empresarial, tal disciplina tem sido requisitada por organizações de todos os portes para melhorar o ambiente de trabalho, unificar os setores, motivar os funcionários, entre muitos outros benefícios. Segundo a consultoria Endeavor Brasil, com a alta competitividade mercadológica, as empresas não podem mais focar somente nos números e resultados financeiros. Elas precisam se concentrar nas formas que serão utilizadas para alcançar o sucesso - apresentar um diferencial macro, que possa ser visto tanto externa quanto internamente.
Por ser tão importante na esfera contemporânea, o tema é abordado por diversos cursos online com certificado, considerados as melhores fontes de conhecimento e qualificação hoje em dia. Práticos, econômicos e eficientes, eles ensinam conceitos e técnicas excepcionais sem que você precise se deslocar. Basta ter um computador ou tablet com acesso à internet para realizar um bom curso online no dia e na hora que desejar.
Incrível, não é mesmo? O Foco Educação Profissional possui entre suas opções de estudos o Curso Online Comunicação Interna, que retrata completamente o conteúdo pertinente à área, sendo ideal para capacitar, atualizar e aperfeiçoar estudantes, profissionais, empresários e demais interessados.
Para que você conheça tudo sobre nosso curso de comunicação interna e compreenda os principais tópicos, elaboramos este artigo repleto de dados e dicas importantes para se dar bem nesse quesito. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.
Conceito de comunicação interna nas empresas
A comunicação organizacional pode ser conceituada como a gestão dos relacionamentos dos públicos internos. Com uma otimização clara e específica de tais relações, é possível sintonizar as equipes para vestirem a camisa da empresa. Isto é, elas se sentirão muito mais motivadas a trabalhar unidas em prol dos mesmos objetivos.
É essencial que os líderes busquem melhorar a comunicação com seus funcionários, afinal, sem eles a empresa não funciona. Eles precisam de alguém que consiga explicar, por exemplo, a missão, a visão e os valores da corporação, quais são suas principais metas, as atividades de cada um, entre muitas informações. Devem ser empregados artifícios que mostrem "o caminho das pedras" para toda a equipe.
Um bom plano de comunicação interna é o método mais eficaz para isso. Em nosso curso online você verá que esse projeto pode ser elaborado sem complicação, partindo da análise geral sobre a empresa. Qual é sua história? Como é a comunicação interna atual? Quais os problemas organizacionais presentes? Há pontos positivos? Bom, são muitas perguntas que podem ser feitas para constatar o que deve ser implantado para melhorar o empreendimento de uma forma globalizada.
Vale saber que a comunicação organizacional está ganhando mais adeptos hoje em dia, com a necessidade de se investir em metodologias que prezam pelas relações humanas. Antes, eram mais utilizadas estratégias de assesoria de imprensa e marketing, mas na maioria das vezes somente para focar nos consumidores finais e na imagem das empresas perante a mídia.
Para "cuidar" do ambiente interno, os setores de Recursos Humanos eram os mais requisitados, mas agora enxergou-se que, além de ter especialistas em RH para atender os funcionários, é necessário contar com a ajuda de profissionais de comunicação ou administração que tenham know-how para implementar ferramentas de comunicação interna na empresa em questão.
É uma tendência que surgiu para integrar os públicos internos aos externos a fim de aumentar a produção e a lucratividade. Que tal participar desse processo? Aposte em cursos online com certificado para aprender todos os fundamentos e formas dinâmicas para se comunicar assertivamente com os colaboradores, instigando a criatividade, a busca pelos resultados e diminuindo a taxa de rotatividade.
Práticas de comunicação empresarial
Quando as ideias estão "amarradas" internamente, a marca garante forças para competir no mercado. Muito do que acontece no ambiente organizacional é transparecido para o público externo. Isso é discutido em diversos estudos, que explanam sobre a eficácia da comunicação empresarial para a motivação total dos funcionários, que se unem para buscar o sucesso da empresa.
Grandes corporações são consideradas cases de sucesso neste âmbito. Podemos citar a Pirelli, multinacional do ramo de pneus, que relatou descrença de seus quase 10 mil funcionários em relação ao discurso e à cultura organizacional.
A empresa optou por reestruturar os veículos internos de comunicação, como o e-mail corporativo, o jornal mural e o informativo circular. Mas além disso, foi feito um planejamento para a completa reorganização do plano de comunicação interna com a instauração de novas políticas e procedimentos, reformulação dos processos práticos, e o treinamento da equipe responsável, a fim de deixar os relacionamentos interpessoais bem mais naturais.
Todos esses procedimentos são ensinados detalhadamente em cursos online referentes. É indispensável que os líderes desta área conheçam as práticas certeiras, sobretudo no que se trata do atual cenário do mercado. Conheça algumas delas:
- Alinhamento: é importante alinhar a cultura organizacional com a equipe inteira, dos gestores aos estagiários - todos vão compartilhar a visão e os valores da corporação. Assim, eles saberão com clareza qual é o caminho que devem percorrer para atingir os objetivos da empresa, desde os gerais aos mais específicos. Além disso, esse ajuste proporciona a compreensão do papel de cada um dentro da organização.
- Valorização: além de informar com assertividade os setores, os líderes precisam enxergar cada um de seus funcionários. Isto quer dizer que não adianta alinhar a missão primordial da empresa, se os componentes que fazem a "máquina girar" não são valorizados. É bacana criar um plano de carreira interno, reuniões mensais para dar feedbacks, ouvir os colaboradores em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, entre outras situações. Aproximar-se da equipe e se manter á disposição para atendê-la são fatores que contribuem para um bom clima organizacional.
- Canais de comunicação: para que os funcionários saibam tudo o que acontece com a empresa, é preciso criar alguns canais para que essas informações sejam transmitidas. Os líderes podem utilizar a TV corporativa para fazer comunicados ou lançar campanhas internas; redes sociais para promover mais interação; canais próprios no Youtube; jornais e revistas com circulação interna; sistemas de intranet; além, claro, das reuniões periódicas e dinâmicas de grupo.
- Responsabilidade social: umas das maneiras mais eficientes de agregar equipes e setores, além de promover uma boa troca de conhecimento e habilidades é o incentivo à criação ou à participação de projetos sociais. Muitas empresas renomadas, como a Natura, por exemplo, apostam na união da comunicação organizacional com a responsabilidade social para fortalecer a imagem da empresa e instigar o engajamento de seus colaboradores. Ademais, esse tipo de ação favorece o desenvolvimento sustentável, seja ela em benefício da sociedade, do meio ambiente ou da economia. Em nossa grade você encontra um curso online específico sobre Responsabilidade Social empresarial, vale a pena conhecer.
Além destas, inúmeras funcionalidades da comunicação interna nas empresas podem ser empregadas para trazer resultados expressivos em médio ou longo prazo. Há outros cursos a distância super efetivos como o "Comunicação Empresarial", que oferece um material abrangente sobre essa temática.
Principais obstáculos da boa comunicação interna
Empresas que ainda não enxergaram a importância das ferramentas de comunicação interna ou que já tentaram implementá-las, mas não obtiveram sucesso, devem estar cometendo alguns deslizes ou se deparando com certas barreiras. É válido dizer que conceber um bom projeto de comunicação e marketing voltado para o público interno não é algo feito de um dia para o outro. Demanda cautela, análise, testes, obtenção de conhecimentos, treinamento de líderes, entre muitas outras etapas.
O curso de comunicação interna mostra um panorama geral do que acontece comumente nas organizações. São falhas que podem acontecer em qualquer tipo de empresa, mas que, ao mesmo tempo, podem ser revertidas em bons resultados após a implementação das ferramentas de comunicação interna. Veja os principais obstáculos:
Ausência de planejamento
É imprescindível que a empresa tenha um plano de comunicação interna. Ela não pode ser iniciada sem um critério pré-estabelecido, tampouco sem seguir as etapas necessárias. Inclusive, o passo a passo, que é explanado em cursos a distância, não deve ser ignorado pelos gestores.
É preciso destacar os pontos positivos e negativos da empresa, contextualizar a empresa no mercado atual, estudar a concorrência, definir as metas, as estratégias para alcançá-las, implementar sistemas de comunicação, buscar tecnologias agregadoras, entre outros. Depois, deve-se colocar tudo isso em prática e fazer uma mensuração dos resultados obtidos.
A ausência de todo esse planejamento pode colocar em risco a comunicação interna nas empresas. Portanto, o mais indicado é expor tudo o que se deseja no papel, reunir os responsáveis e ponderar o que pode funcionar ou não. Afinal, não são todas as ferramentas existentes que servirão para todas as organizações - cada uma possui missões, culturas, objetivos e histórias diferentes, e isso deve ser considerado de forma exclusiva.
Omissão de informações
Esse é um problema sistêmico presente em boa parte das empresas. A omissão pode ocorrer despropositadamente, pela falta de know-how sobre os benefícios de uma comunicação interna assertiva, ou também de maneira pensada, o que é grave e algo que precisa ser combatido.
Muitas vezes, os gestores imaginam que, se forem transmitidas muitas informações a respeito da empresa, perderão espaço entre a liderança e ficarão ameaçados. Porém, esse é um equívoco que só prejudica o ambiente organizacional e favorece o surgimento de outros aborrecimentos.
O psicólogo Abraham Maslow, criador da pirâmide da hierarquia das necessidades, expõe que "sigilo, censura, desonestidade e bloqueio da comunicação ameaçam todas as necessidades básicas do ser humano".
Esta afirmação só demonstra a importância de agir com transparência e cooperação em todos os âmbitos da vida, incluindo o ambiente de trabalho. É comum ouvirmos frases do tipo "desculpe, pensei que você já estivesse sabendo" ou até mesmo "eu ia te avisar, mas acabei esquecendo", que atrapalham todo o fluxo de comunicação que deve haver dentro da empresa.
Falta de empatia e confiança
É preciso quebrar a barreira hierárquica, comum no ambiente organizacional e, por isso, muito debatida em nosso Curso Online Comunicação Interna. Os chefes precisam agir com mais empatia para com seus funcionários a fim de ganhar a confiança deles. Isso é muito importante, pois muitas falhas na comunicação ocorrem porque os colaboradores não sabem como interagir com seus líderes.
Quando é preciso comunicar algo desagradável, por exemplo, se o chefe tem fama de injusto, incoerente ou displicente, os funcionários pensarão duas vezes antes de fazê-lo. E esta é uma grande barreira da comunicação interna nas empresas - não conseguirá ser aplicada de forma assertiva, nem trará os benefícios para a empresa.
O Curso Online Liderança é uma ótima opção para você aprender mais sobre as relações interpessoais dentro das empresas, sobretudo quando se trata de questões hierárquicas complexas, porém muito comuns neste âmbito.
Inadequação da linguagem
Nada mais inteligente do que adequar a linguagem para atingir os públicos internos certos e mais assertivamente. É preciso dar uma atenção a mais ao tipo de comunicação empregada para cada setor, a fim de que todos compreendam as mensagens passadas. Do mesmo modo, o conteúdo também deve ser escolhido para que atraia a atenção dos colaboradores. Deve ser verdadeiro, dinâmico e interessante.
Dinâmicas de grupo são ótimas para ajudar a reforçar a comunicação interna de um modo geral, mostrando qual é o tipo de linguagem que mais tem a ver com a equipe e qual tipo de material mais cativante. Outra maneira bacana de "aprender" qual é o estilo de linguagem mais adequado é preparando reuniões específicas para dar e receber feedbacks - os gestores poderão ouvir as opiniões de seus subordinados e vice e versa.
Assim, os jornais, as newsletter, as redes sociais e o sistema de intranet ganharão muito mais adeptos e aumentarão o engajamento dos funcionários em relação aos objetivos da corporação.
Rádio-peão: como combater esse vício sistêmico
A famosa rádio-peão é um dos principais problemas que afetam a comunicação organizacional. Ela consiste na rede de mentiras que se cria a partir de um boato, que vai crescendo, passando de setor a setor, até atingir grandes proporções. Infelizmente, esse "vício sistêmico" está presente em corporações de todos os portes e nichos.
E o que começa com uma ingênua fofoca, pode causar consequências desastrosas no núcleo da organização, a começar pelos conflitos e desentendimentos. Essa problemática faz com que a empresa perca bastante tempo, principalmente quando não há profissionais de RH ou psicologia para resolvê-la definitivamente.
A partir disso, surgem outros dilemas, como a queda de produtividade, piora do clima organizacional, desmotivação dos colaboradores, diminuição da retenção de talentos e pode até mesmo prejudicar a imagem da empresa perante o mercado.
Especialistas afirmam que a rádio-peão pode originar de duas maneiras: a partir de um líder informal que age de má fé ou de uma gestão de comunicação interna ruim. No primeiro caso, a solução viável é trazer esse colaborador para mais perto da diretoria, conferindo-lhe uma posição de destaque, na qual ele vai atuar em prol da empresa.
No segundo caso, quando há falhas graves de comunicação empresarial, as resoluções são mais complexas e podem ser estudadas no curso de comunicação interna que oferecemos aqui no portal. Veja algumas ideias interessantes:
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Passe mensagens claras: evite utilizar termos técnicos para se comunicar com a equipe de sua empresa. Facilite o entendimento com um discurso claro, objetivo e que não faça "rodeios", ou seja, vá direto ao ponto, falando a linguagem do colaborador. Quando há dificuldade na compreensão, abre-se portas para más interpretações e desentendimentos.
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Crie murais informativos: expor as ideias e decisões da empresa em um mural informativo é uma ótima maneira de aproximar a equipe e reduzir as fofocas. O espaço será utilizado para esclarecer fatos e comunicar mudanças, por exemplo, retirando as chances de surgir algum mal entendido.
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Pergunte de forma indireta: é comum que o chefe queira saber o que ocorre nas entrelinhas de sua empresa. No entanto, perguntar diretamente para a equipe o que está achando dos processos internos pode assustar um pouco, principalmente quando o plano comunicação interna está fragilizado. A saída, neste caso, é perguntar para um colaborador que seja mais próximo da chefia.
Aqui no Foco Educação Profissional temos cursos online que podem auxiliar na resolução dos problemas que acometem o ambiente organizacional. Um deles é o "Administrando Conflitos", perfeito para quem visa melhorar o ambiente de trabalho como um todo.
Aprenda tudo sobre comunicação interna em um curso de referência
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