Com o mercado em pleno vapor, as empresas precisam se mexer para se destacar e conseguir um "lugar ao sol" em meio a tanta concorrência. Neste sentido, entender o que é comunicação empresarial tem sido uma das prioridades de muitos empreendimentos para criar um planejamento estratégico e garantir uma boa reputação em seu nicho de atuação.
Pensando na importância dessa ferramenta, o Foco Educação Profissional lançou o Curso Online Comunicação Empresarial, específico para gestores e profissionais de marketing, jornalismo, relações-públicas, publicidade, entre outros segmentos ligados à comunicação social.
Este curso online foi elaborado por um setor pedagógico dedicado em selecionar conteúdos relevantes e atualizados para serem oferecidos aos alunos. Temas como comunicação empresarial interna e outros relativos estão em constante transformação, principalmente por conta da ascensão tecnológica e da globalização, portanto, é válido apostar em cursos a distância sempre renovados por especialistas competentes.
Para que você conheça os tipos de comunicação empresarial, os benefícios de apostar nesse conceito e outros tópicos importantes retratados em nosso curso online específico, elaboramos um artigo muito completo. Acompanhe do começo ao fim para tirar todas as suas dúvidas.
Comunicação empresarial: o que é e razões para investir
A comunicação empresarial se faz valer para pequenas, médias e grandes corporações. De uma forma ou de outra, as estratégias pensadas pelo setor responsável, juntamente aos líderes, vão auxiliar no alcance de inúmeras metas, que podem ser internas e também externas, dependendo da necessidade.
De modo integrado, os profissionais de comunicação, marketing e até mesmo de recursos humanos, deverão elaborar um plano de comunicação empresarial para contribuir ricamente para o desenvolvimento do negócio. Se é um empreendimento novo, serão traçados objetivos que visam o crescimento dele como um todo, analisando as equipes necessárias, as tecnologias úteis, as tendências de mercado, os concorrentes, o público-alvo, entre outros.
Já no caso de uma empresa já consolidada, podem ser empregados alguns tipos de comunicação empresarial para solucionar problemas sistêmicos ou pontuais, e até mesmo implementar novas regras e atividades no ambiente interno, visando a melhoria de inúmeros processos. Há corporações que precisam de uma reformulação completa, outras, somente de mudanças em questões específicas.
Nos cursos a distância sobre a temática você poderá descobrir o passo a passo para implementar estratégias eficientes de acordo com cada tipo de empresa. São explorados tópicos indispensáveis para melhorar a comunicação empresarial interna e, consequentemente, a externa, levando em conta os objetivos da corporação.
Evolução da Comunicação Empresarial
Antigamente, o plano de comunicação empresarial era mais voltado para o público externo, visando o lucro por meio de propagandas, ações de marketing e relacionamento com os clientes. Não há dúvidas de que esse tipo de planejamento também seja necessário e muito eficaz, no entanto, com o passar dos anos, as empresas notaram que era preciso um investimento maior e mais abrangente em comunicação interna.
Com a inovação tecnológica, o aumento da concorrência e a globalização, foi-se instalando a necessidade de adotar outros tipos de comunicação empresarial para se destacar no mercado, em qualquer nicho que fosse. Além de garantir clientes satisfeitos e uma boa divulgação nas mídias, as marcas começaram a pensar em táticas para potencializar a produtividade de suas equipes internas.
Afinal, como conseguir uma produção de excelência, com funcionários motivados e alinhados com os objetivos da empresa? A partir desta questão, passou a haver um interesse maior em descobrir o que é comunicação empresarial, de fato, seus principais benefícios para o ambiente organizacional e como aplicá-la corretamente.
Com diversos resultados expressivos da comunicação corporativa pelo mercado afora, cresceu também a busca por aprendizados extras, que pudessem agregar na implantação desse novo sistema dentro da empresa. Estagiários e profissionais de marketing, comunicação social e até mesmo de recursos humanos que fazem um curso de comunicação empresarial hoje em dia chamam a atenção na hora de pleitear uma vaga de emprego ou promoção de carreira.
Não se pode mais imaginar uma empresa de sucesso sem voltar seus olhos para a comunicação empresarial interna. Sabendo como colocá-la em prática, os gestores e líderes conseguirão valorizar cada um de seus colaboradores, elaborar projetos voltados para a cultura organizacional, manter as equipes bem treinadas e informadas sobre tudo que ocorre na instituição, entre outras ações benéficas.
Importância da escrita na comunicação empresarial
Os tipos de comunicação empresarial são diversos e podem ser conhecidos de forma aprofundada em cursos online com certificado. Saber diferenciá-los é imprescindível para profissionais que queiram atuar no mercado ativamente, garantindo sempre melhores posições, salários e reconhecimentos.
Quando se trata de comunicação empresarial interna, não podemos deixar de citar a preocupação que deve existir com a produção escrita na hora de passar informações diversas e como ela continua importante mesmo diante de tantas opções audiovisuais.
No curso online comunicação empresarial você descobre macetes incríveis para criar textos diversos, que podem fazer parte de jornais e revistas internas, boletins, murais, newsletter, cartas oficiais e comerciais, informativos físicos ou virtuais, entre outros. Conhecer dicas sobre a escrita empresarial é essencial até mesmo para a criação de e-mails corporativos, portanto, não dá para deixar esse tópico de lado.
Modelos de escrita
Escrita comercial
A comunicação empresarial deve agrupar estratégias internas e externas para atingir a eficiência dos serviços oferecidos. Os colaboradores devem conhecer, por exemplo, como redigir cartas e outros comunicados comerciais, voltados para fornecedores, clientes, sócios, investidores, patrocinadores, entre outros agentes.
Esses documentos servem para informar ou firmar um acordo e para isso não podem ser esquecidas as normas cultas nem as características comuns à redação comercial, como a clareza e a estética.
Isto é, o texto comercial deve ser objetivo, elaborado de forma que evite interpretações múltiplas; deve ter uma linguagem que seja compreensível por todos, sem conter termos muito técnicos; e deve ser bem apresentável, priorizando a comunicação visual, com fontes de fácil visualização e imagens condizentes com o texto.
Escrita oficial
Ter conhecimento sobre a escrita oficial também é um importante diferencial para atuar com comunicação empresarial. É comumente utilizada em trâmites formais documentados ou ainda quando envolvem os três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Chamamos de redação oficial o tipo de texto utilizado pelo Poder Público para formalizar atos normativos e demais comunicações. Por conta disso, aprender mais sobre isso em cursos online pode ser excelente para quem visa uma carreira no setor público, e vale dizer, não só na área da comunicação. Todos os setores precisam de pessoas que saibam redigir documentos oficiais seguindo a norma culta.
A escrita oficial se caracteriza basicamente por seis pilares: formalidade, padronização, concisão, impessoalidade, clareza, uso correto e culto da língua.
Há boas dicas de cursos online com certificado nesse sentido, como a capacitação específica sobre Redação Oficial, muito procurada e bem avaliada pelos inscritos de nosso portal. Vale a pena conhecer para se destacar no mercado.
Entonação e emoção através do texto escrito
É importante ressaltar também o uso correto das palavras no âmbito empresarial para que a entonação seja adequada às ocasiões, não resultando em um texto com duplo sentido ou mal interpretado. Deve-se prestar atenção principalmente na pontuação, que, quando não é empregada corretamente, pode causar ambiguidade e até passar um outro significado.
Jornalistas, relações-públicas e outros profissionais de comunicação comumente possuem uma base sobre elaboração de textos diversos, levando em consideração também a emoção passada pela escrita. É uma estratégia muito recorrente no âmbito empresarial, tanto privado quanto público, sobretudo quando se trata de questões políticas.
Quando presenciamos o discurso de agradecimento do dono de uma empresa para seus funcionários no final de ano, por exemplo, podemos perceber uma entonação emotiva, através das pausas e das palavras utilizadas. Para pegar o público pela emoção também são usadas frases de efeito que, dependendo da ocasião, funcionam muito bem.
Essas táticas podem ser aprendidas em bons cursos online com certificado, auxiliando na criação de artigos, informativos, cartas diversas e discursos. Para aprender tudo a respeito deste tema em específico, sugerimos o Curso Online Oratória, muito completo e que pode complementar seu currículo com excelência.
Emojis, memes e outros símbolos na comunicação empresarial interna
Diferente do que muita gente pensa, os emojis, muito utilizamss hoje nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens não são provenientes da alta tecnologia e da globalização. Antes mesmo da criação da web, os emojis já tinham seu espaço na computação, mas ainda não eram criados a partir de um código padronizado. Nos anos 80 houve uma organização maior nesse sentido pelas empresas de telefonia e de software, gerando um boom de símbolos interativos.
De lá para cá, os emoticons começaram a fazer parte da vida da sociedade moderna de forma mais intensa, sendo utilizados em larga escala não só nas conversas informais pela internet, mas também em reuniões e reactions no setor corporativo. Muitas empresas têm apostado em elementos descontraídos, como os próprios emojis, os gifs e os memes, símbolos indispensáveis para a interação nas redes de relacionamento, para envolver seus colaboradores e promover um clima mais agradável.
Especialistas apontam que a inclusão de recursos divertidos pode ser uma forma eficiente de simplificar as conversas dentro do ambiente organizacional. Algumas empresas têm utilizado o chamado "escritório virtual" para tratar de assuntos internos mais objetivos, que precisam ser solucionados com rapidez. Desta forma, os emojis e gifs podem facilitar certas respostas, como um ok a alguma ideia de um colaborador, por exemplo, ou a expressão de emoções após algum comunicado.
Cursos online que abordem tópicos sobre Marketing Digital e demais novidades tecnológicas que envolvam os tipos de comunicação empresarial podem ajudar a implementar serviços como este em qualquer tipo de negócio.
Marketing de conteúdo aliado à comunicação empresarial
Tanto os profissionais quanto as empresas de um modo geral precisam entender que o marketing de conteúdo também pode ser considerado no plano de comunicação empresarial para melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho desenvolvido.
Internamente, a produção de conteúdo sobre temas de grande interesse pode ser uma maneira eficaz de alinhar todos os envolvidos com o negócio, seja ele de qualquer nicho de mercado. Com boas estratégias, a empresa garante uma mesma linguagem, bem uniforme e coerente, pois terá acesso às mesmas informações.
Em nosso curso online, além de saber o que é comunicação empresarial, você descobrirá o conceito de marketing de conteúdo, cuja meta principal é atrair o potencial cliente através de materiais explicativos e bem feitos, solucionando dúvidas e anseios.
Aplicada ao ambiente corporativo, essa técnica vai alinhar o atendimento ao público externo com a rotina de trabalho interna. Tudo o que acontece dentro da empresa, é transmitido para fora, portanto, este é um ponto que merece muita atenção.
Mas como as características percebidas pelos públicos externos podem ser enxergadas também dentro da empresa? Aspectos como criatividade, rapidez, eficiência, qualidade, entre outros, são facilmente vistos pelos clientes, por exemplo, mas podem não estar sendo observado em processos internos. Nesse mote, um bom plano de comunicação empresarial poderá ajudar as equipes a entenderem o que se passa lá fora e alinhar com o que se trabalha diariamente.
Podemos dizer, assim, que a qualidade total de uma empresa depende diretamente de uma boa comunicação. O aprimoramento em cursos a distância relativos vai ajudar a construir a identidade e a cultura organizacional, além de passar eficientemente os princípios e valores do seu negócio para todos os seus colaboradores.
Com conteúdos abrangentes deste curso de comunicação empresarial, você saberá como evitar ruídos e falhas, conhecendo casos reais de corporações que melhoraram a qualidade dos relacionamentos internos, assim como a produtividade, a compreensão das etapas de trabalho, o clima organizacional e o cumprimento de inúmeras metas.
Formas de disseminar conteúdos internos
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Blog - um dos canais mais utilizados hoje em dia por profissionais de todos os ramos. É um veículo barato, muito eficientes para atrair públicos, incluindo o interno, e personalizável. Ou seja, qualquer empresa pode abrir um blog para disseminar conteúdos relacionados ao setor de atuação, novidades da empresa e emitir comunicados diversos. Antes de publicar, no entanto, é necessário seguir a padronização da linguagem, a norma culta da língua e a coerência conforme o público.
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Canal de vídeos - plataformas de vídeo online como o Youtube são unanimidade entre as pessoas que desejam ficar antenadas sobre diversos assuntos de forma simples e objetiva. As empresas também podem levar essa interatividade para o seu dia a dia, informando e/ou treinando seus funcionários através de vídeos bem produzidos.
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Redes Sociais - uma conta no Facebook ou no Twitter pode ajudar na comunicação entre os colaboradores da empresa. Esse canal pede uma linguagem mais leve e informal, e por isso não é recomendado para fazer comunicados oficiais e que demandam mais seriedade. É uma excelente via para estreitar relacionamentos e motivar equipes.
Deu para perceber que a comunicação estabelecida dentro das corporações envolve inúmeros processos, não é mesmo? Como todos os segmentos podem se beneficiar destas estratégias, não há indicação mais certeira do que o aprendizado completo em um curso de comunicação empresarial para conseguir bons resultados no mercado atual.
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