Home / Blog / Estudo / Soft skills X hard skills: você sabe a diferença?
  • 17/05/2022

Soft skills X hard skills: você sabe a diferença?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
softskill

Provavelmente você já ouviu falar em soft skill e hard skill. Afinal, esses termos estão em alta no mercado de trabalho. Até porque, muitos recrutadores estão em busca de profissionais que entregam mais do que capacitação técnica.

Um estudo feito pela IBM mostrou que mais de 45% dos gestores de RH afirmam que os profissionais saem com as habilidades digitais necessárias da faculdade. Porém, sem as que focam no trabalho em equipe, na resolução de problemas ou em liderança.

Você se interessou pelo assunto e quer saber a diferença entre soft skill e hard skill? Então, continue a leitura deste artigo que tiraremos todas as suas dúvidas!

Saiba o que é soft skill

Do inglês, soft skill quer dizer competências. Porém, o significado vai muito além do que somente isso. Soft skill se trata de habilidades comportamentais de um profissional para lidar consigo e com o outro.

Por se tratar de competências mentais para enfrentar emoções e relacionamentos, as soft skills são difíceis de mensurar e ensinar. Afinal, são habilidades subjetivas, ou seja, ligadas à personalidade e outros fatores desenvolvidos ao longo da vida de uma pessoa.

Em um processo seletivo, por exemplo, elas podem ser observadas por meio de testes comportamentais ou dinâmicas. Para você entender melhor, veja, a seguir, alguns exemplos de soft skills!

Resiliência

Essa habilidade se trata de como o indivíduo lida com situações adversas, principalmente quando precisa tomar um decisão imediata e sob pressão. Ou seja, é a capacidade que o profissional tem de enfrentar problemas de maneira assertiva e se adaptar a eles.

Inteligência emocional

Como você lida com as suas emoções? E com as dos outros? Isso é o que chamamos de inteligência emocional. Trata-se de saber conviver com os mais variados cenários e pessoas. O descontrole pode interferir, por exemplo, nas tomadas de decisões. Afinal, tanto as emoções quanto os pensamentos racionais podem afetar o resultado.

Comunicação assertiva

Saber se comunicar é primordial para qualquer situação. No trabalho, essa habilidade é ainda mais importante. Isso porque, dependendo de como a mensagem for transmitida, pode gerar ruídos e conflitos internos.

Pensamento criativo

A criatividade é mais uma das soft skills mais buscadas. Cada vez mais, as empresas desejam profissionais que consigam pensar coisas inovadoras que solucionam problemas de forma rápida e eficiente.

Gerenciamento de tempo

A gestão de tempo é fundamental para se ter produtividade e entregas dentro do prazo. Logo, é preciso definir o tempo dedicado a cada obrigação, projeto e até mesmo ao descanso. Assim, com o mesmo prazo, facilmente você produz mais e gera valor.

Conheça o conceito de hard skill

Do inglês, hard skill significa habilidade difícil. Porém, no mercado de trabalho, o termo é conhecido por habilidades técnicas. Diferentemente das soft skills, elas são mais fáceis de mensurar e quantificar.

Para ficar ainda mais claro, estamos falando de competências ensinadas em cursos, treinamentos, livros ou até mesmo durante a vivência no mercado de trabalho. Em um processo seletivo, elas podem ser notadas por meio de testes técnicos e de conhecimento.

Separamos alguns exemplos de hard skills. Veja:

Desenvolva habilidades na prática

Agora que você já conhece os termos, é hora de buscar formas de desenvolver as habilidades. Tanto soft skill quanto hard skill podem ser desenvolvidas na prática. A seguir, separamos alguns exemplos do que pode ser feito.

Soft skill

Por mais que essas competências sejam adquiridas ao longo da vida de um profissional, ainda assim é possível desenvolvê-las. Confira, a seguir, algumas maneiras:

trabalhe em equipe: o trabalho em conjunto desenvolve algumas habilidades, como colaboração e comunicação;

adquira novos conhecimentos: saber mais permite que você exerça uma boa comunicação para defender um projeto na empresa, por exemplo;

converse com profissionais de outros setores: a troca de informações com colegas de outros setores desenvolve a relação interpessoal;

saiba receber feedbacks: retornos positivos ou negativos colaboram para o desenvolvimento de pontos fortes e fracos.

Hard skill

Como dissemos, essas são competências mais técnicas. Confira algumas sugestões de como desenvolvê-las:

participe de treinamentos: por meio deles, é possível se atualizar das novidades e se aprofundar na sua área de atuação;

busque por especializações: faça uma análise da função que mais se encaixa com o seu perfil e se especialize nela;

faça cursos: o aprendizado tem papel importante no desenvolvimento de novas habilidades.

Nós ajudamos você a se preparar para o mercado

Como vimos, o desenvolvimento de habilidades é muito importante para se dar bem no mercado de trabalho. E nós estamos aqui para ajudar você a se tornar um profissional ainda melhor.

A Educamundo é uma plataforma com mais de 1.500 cursos online com certificados opcionais. Eles têm carga horária entre 5h e 420h. Com um investimento de apenas R$ 98,70, você tem acesso a todos eles por um ano.

Oferecemos cursos nas seguintes áreas:

Administração;

Administração Pública;

Agricultura;

Artes;

Assistência Social;

Bem-estar e Cotidiano;

Comunicação e Marketing;

Direito;

Educação;

Educação Especial;

Educação Infantil;

Formação Profissional;

Idiomas;

Indústria e Tecnologia;

Informática;

Meio Ambiente;

Psicologia;

Recursos Humanos;

Saúde.

Com os nossos cursos, você conseguirá desenvolver tanto novas hard skills quanto soft skills. Não deixe de conferir!

Agora, você já sabe a diferença entre os dois termos e a importância de se preparar para o mercado. Todo o seu desenvolvimento profissional pode ser feito por meio da internet. Saiba como o ensino a distância se tornou tendência após a pandemia.

 

Pesquisar