Home / Blog / Certificação / Conheça os principais cursos online da área de Administração
  • 20/01/2021

Conheça os principais cursos online da área de Administração


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
cursos a distância administração

Existem algumas áreas de atuação que são bem comuns a todos os segmentos, ou seja, são essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio, independente do setor. Neste grupo, podemos destacar o setor administrativo. E não é à toa que você encontra dezenas de cursos online disponíveis na web: para realizar todas as tarefas pertinentes ao setor, os profissionais que nele trabalham devem ser qualificados e, principalmente, estar 100% atualizados quanto às novas demandas, sejam estas processuais ou tecnológicas. Todos os anos surgem novos processos que devem ser guiados com excelência e, simultaneamente, novos cursos EAD.

Para que você se destaque em meio aos muitos concorrentes que disputam uma vaga na administração de pequenas, médias e grandes empresas é essencial que o seu currículo não seja composto somente por uma faculdade de Administração, caso você considere o ensino superior, mas também por cursos à distância, sejam estes profissionalizantes ou de qualificação. Os cursos online com certificados são amplamente reconhecidos pelo mercado de trabalho!

Visando auxiliá-lo a entender de uma vez por todas as principais atividades executadas pelos profissionais do setor administrativo, preparamos este artigo mais do que completo! Elaboramos algumas listas contendo tudo sobre administração. Além disso, relacionamos os 10 cursos online mais buscados na área de Administração, os quais você deve priorizar no momento de escolher o seu curso de administração. Acompanhe todas as informações relacionadas e turbine sua carreira administrativa. Boa leitura!

Setores da área administrativa

A área administrativa é um grande departamento que engloba diferenciados setores, cada um responsável por atividades distintas, seja controle financeiro, gestão de pessoas, operacional, marketing, etc. Cada um destes setores exige profissionais capacitados e atualizados quanto às demandas existentes que, dependendo da dimensão da empresa, exigem ainda mais foco e disciplina. Veja abaixo os principais setores do departamento administrativo, junto às suas principais responsabilidades.

• Recursos Humanos: atração, desenvolvimento e retenção de talentos, processo de contratação e demissão, acompanhamento de cargos, salários e benefícios, acompanhamento de ações conjuntas aos sindicatos da categoria.

• Finanças: gestão e análise de investimentos, registro de contas a pagar e receber, emissão, recebimento e arquivo de notas fiscais e boletos bancários, emissão de cheques de pagamento, pagamento de tributos.

• Comunicação: publicação de comunicados internos, atendimento ao cliente e fornecedores via canais oficiais, presenciais ou digitais, relacionamento com a imprensa, acompanhamento da reputação da companhia na mídia utilizando clippings, comunicação clara e precisa sobre escalas, folgas, datas importantes e demais eventos.

• Planejamento e Controle de Riscos: criação e aplicação de estratégias que alavanquem as vendas, principalmente em períodos de crise, além de prevenção de riscos através de reuniões e projetos com os demais setores.

• Infraestrutura e Projetos: controle de estoque, cuidados com o armazenamento da matéria prima e acompanhamento do meio ativo do trabalho, de modo que novos colaboradores sejam agregados ao setor para que sejam prevenidas falhas durante os processos e, também, entre a equipe.

Saiba mais sobre a carreira administrativa

Ao contrário do que pode parecer, nem sempre é preciso possuir uma faculdade de Administração para ingressar na área administrativa. A maior parte das vagas disponibilizadas por empresas de pequeno porte, por exemplo, são destinadas a cargos de assistência que exigem ensino médio completo e também à pessoas capacitadas através de cursos livres online ou presenciais em administração. Porém, quanto mais alto for o nível de formação e qualificação, melhores serão as oportunidades, salários e benefícios ofertados pelos empregadores.

De níveis de gerência à assistência, sua carreira na área de Administração de Empresas pode relacionar cargos como:

• Assistente administrativo

• Auxiliar administrativo

• Analista administrativo

• Administrador geral

• Diretor administrativo

• Gerente administrativo

Devido aos cursos de graduação em Administração de Empresas, cursos livres e técnicos possuírem grades bem generalistas, oferecendo conhecimento de tudo sobre administração, os profissionais de Administração podem atuar em vários setores e segmentos, tais como Logística, Marketing, Gerenciamento de Custos, Processos Gerenciais, Administração Orçamentária, Recursos Humanos e Gerenciamento de Projetos. Um bom curso de administração aborda todos estes tópicos!

 

 

Cursos online em Administração que não podem faltar em seu currículo

Já fez uma faculdade de Administração e está em busca de um curso de administração para turbinar seu currículo? Ou, ainda, não possui graduação mas precisa se qualificar com cursos à distância, que lhe garantam o conhecimento necessário? Selecionamos abaixo os 10 cursos online mais buscados na área de Administração de Empresas aqui do Educamundo. Acompanhe e veja quais cursos on line não podem faltar em seu currículo:

Licitação

Quem trabalha na área administrativo-financeira de órgãos públicos já está familiarizado com a necessidade de realizar processos de licitação para a contratação de determinados serviços ou aquisição de produtos. Existem regras e protocolos que devem ser minuciosamente seguidos durante a abertura, apresentação e utilização da licitação.

Fazer o curso online Licitação permite que os interessados entendam todos os detalhes sobre o processo, como os tipos de licitação existentes, as fases do processo, as modalidades de licitação pública e as leis pertinentes à modalidade.

Gestão Publica Participativa

Em tempos nos quais a população segue cada vez mais engajada nos processos políticos do país, é grande o número de pessoas interessadas em obter conhecimento sobre gestão pública.

O curso online Gestão Pública Participativa possibilita que os interessados obtenham conhecimento sobre os principais conceitos da participação popular na gestão pública, com foco em orçamento participativo, administração estratégica, ética e gestão pública e participativa na área da educação. O curso EAD é bem interessante para a qualificação de profissionais das áreas de Administração, Ciências Políticas, Sociologia, Comunicação Social e Antropologia.

Assédio Moral no Trabalho

Para que as relações no ambiente de trabalho tornem-se saudáveis, é preciso que as duas partes envolvidas – empregado e empregador – sejam responsáveis quanto aos seus direitos e deveres. O assédio moral no trabalho, por exemplo, é um dos grandes exemplos de desrespeito. Muitos, principalmente no papel de empresa, desconhecem as consequências legais destes atos. Para isso, é preciso que os envolvidos tenham conhecimento teórico acerca do tema, conhecimentos estes que podem ser desenvolvidos com o curso online Assédio Moral no Trabalho.

Ao longo dos cursos on line na área, os cursistas recebem informações claras sobre as atitudes que devem ser tomadas em casos de assédio moral. Complementando, o curso traz abordagens que permitem o reconhecimento de um agressor moral por meio da análise da fala e comportamento. O cronograma também destaca as questões de assédio moral contra a mulher, tão presente na sociedade atual.

Auxiliar de Escritório/Administrativo

Os setores administrativos são bem democráticos, já que estão presentes em todos o segmentos, de pequenas empresas à grandes corporações. O auxiliar de escritório – ou auxiliar administrativo - por exemplo é essencial para o bom andamento de qualquer empresa. Porém, somente será capaz de exercer suas atividades com êxito se possuir a qualificação ideal – que pode ser obtida através de cursos EAD. Dentre as principais funções exercidas pelos assistentes administrativos podemos frisar o atendimento telefônico, organização de arquivos e documentos, emissão de boletos bancários e notas fiscais, controle de contas a pagar e receber e conciliação bancária. As atividades são diárias e rotineiras, mais um motivo que comprova a importância e necessidade dos cursos EAD.

Realizando o curso online Auxiliar de Escritório/Administrativo, o interessado aprenderá técnicas de redação empresarial, matemática e contabilidade básica. Além disso, receberá dicas valiosas sobre como atender bem o telefone, fazer seu próprio marketing pessoal e elaborar atas de reunião.

Noções de Direito Administrativo

Engana-se quem pensa que o Direito Administrativo é direcionado apenas aos funcionários públicos, sejam estes municipais, estaduais ou federais. Profissionais atuantes em empresas privadas também devem dominar os conceitos de direito relacionados às áreas administrativas. Os interessados podem recorrer ao curso online Noções de Direito Administrativo para que sejam capacitados e saibam decifrar os principais conceitos.

Durante o curso à distância os alunos acompanharão tópicos relacionados aos princípios básicos e responsabilidades da Administração Pública, bem como do servidor público. Além disso, o cronograma do curso aborda os principais conceitos do Direito Administrativo e a composição dos poderes administrativos – tópicos essenciais para os iniciantes na temática.

Gestão de Pessoas - Fundamentos Essenciais

Gerir pessoas é um grande desafio, uma vez que cada ser humano possui emoções, ações, reações e pensamentos diferentes. Quando estamos no ambiente corporativo, o desafio torna-se ainda maior, já que os relacionamentos interpessoais, quando prejudicados, afetam diretamente a produtividade da empresa. Quem trabalha na área de RH (ou quem pretende) deve, recomendavelmente, apostar no curso online Gestão de Pessoas – Fundamentos Essenciais.

Ao longo do curso a distância são abordados temas relacionados à comunicação, ética, relações interpessoais, trabalho em equipe, líderes e tipos de liderança. O cursista aprenderá também as principais estratégias que devem ser utilizadas em momento de crise e, ainda, como atrair, desenvolver e reter talentos.

Administrando Conflitos

Junto ao curso online Gestão de Pessoas – Fundamentos Essenciais, uma grande dica para profissionais da área que desejam ampliar seu leque de conhecimentos é apostar no curso online Administrando Conflitos. Através dos conceitos e métodos abordados ao longo do curso à distância, o profissional terá em mãos ferramentas capazes de controlar conflitos em equipe, garantindo assim um relacionamento saudável e, também, produtivo. Os cursos profissionais na área abordam tópicos como tipos, causas e consequências de conflitos, administração de conflitos na escola e no trabalho e desenvolvimento de técnicas de negociação de conflitos.

Realizando o curso online, o interessado será capaz de diagnosticar e analisar possíveis conflitos em ambientes domésticos e corporativos, utilizando as melhores táticas para solucioná-los e superá-los.

Gestão da Informação e do Conhecimento

Principalmente para profissionais que estão em busca de cargos de liderança – mas não menos importante para os demais cargos e níveis hierárquicos – saber gerir a informação e o conhecimento é essencial para o planejamento e desenvolvimento de ações e projetos. Nem sempre tais estratégias são conquistadas no dia a dia: nestes casos, profissionais que realizam o curso online Gestão da Informação e do Conhecimento destacam-se em meio aos demais.

No curso online, são abordadas as características e especificações da gestão da informação e do conhecimento, com ênfase nas áreas da Educação, Saúde e Administração Pública.

Administrando Melhor o Tempo

Para que as tarefas sejam realizadas pontualmente e na data estipulada, os profissionais devem dominar a administração do tempo. Além de elevar os níveis de produtividade, uma boa gestão de tempo permite que haja tempo disponível para o lazer e relaxamento, sem interferência nos compromissos diários.

Durante o curso online Administrando Melhor o Tempo o cursista receberá dicas e informações sobre como organizar a agenda e elaborar cronogramas reais e uteis. Afinal, nada pior do que planejar metas irreais e que não podem ser cumpridas com êxito, não é mesmo? O curso online traz ainda métodos de administração de tempo nos estudos e a famosa técnica de gestão de tempo em 20 minutos.

Ao final deste curso à distância, espera-se que o aluno seja capaz de otimizar sua rotina pessoal e corporativa, trazendo benefícios não somente à empresa mas também em âmbito pessoal.

Controle de Arquivos e Documentos

Manter os documentos organizados e catalogados faz parte da rotina da área administrativa. Recibos, comprovantes, notas fiscais, comunicados e demais documentos. Quando a empresa mantém tal organização, fica mais simples disponibilizar os documentos quando estes forem solicitados por outros departamentos. Para isso, é essencial que os atuantes na área busquem pelo curso online Controle de Arquivos e Documentos, que qualifica os profissionais abordando os conceitos e tipos de arquivos e documentos. Além do controle físico, o curso EAD também aborda as novas tecnologias e metodologias de arquivamento.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Agora que você já sabe quais cursos a distância são os mais buscados na área da Administração, que tal se matricular no Educamundo e escolher dentre as centenas de cursos profissionais disponíveis, que vão muito além da área administrativa? Nós possuímos um grande diferencial, comparando à concorrência no segmento de cursos online com certificados: não cobramos mensalidades! Nosso portal trabalha com matrícula única, investimento de apenas R$ 79,90, que dá direito a 1 ano de acesso a todos os cursos on line disponíveis!

Todos os cursos do Educamundo possuem cargas horárias que vão de 5h a 420 horas, além de possibilidade de emissão de certificados de conclusão. Os cursos online com certificados podem ser úteis na titulação em concursos públicos e processos seletivos, por exemplo. Para que seu certificado seja emitido, é necessário validar os conhecimentos através de um teste simples no estilo ‘Verdadeiro ou Falso’. Esse sistema de validação torna o processo de certificação ainda mais ágil, o que é de extrema importância para quem possui pouco tempo disponível.

Agora que você já sabe tudo sobre administração (ou quase tudo!), matricule-se hoje mesmo no portal, escolha um curso de Administração, ou outros cursos profissionais que lhe interesse, e comece a sua jornada de qualificação profissional. Caso possua dúvidas, deixe seu comentário que responderemos o mais breve possível.

Pesquisar