Ao fazer um curso buscamos aprimoramento em uma determinada área, visando sempre o crescimento pessoal e/ou profissional. Adquirir novos conhecimentos nunca é demais e hoje em dia há muitas formas de se fazer isso, sobretudo em cursos online ou presenciais. Mas será que o diploma dessas duas modalidades tem diferenças?

Esse é um tema bem recorrente entre as pessoas que querem se capacitar, mas não sabem por onde começar. A certificação é um quesito importante para quem deseja atuar no mercado de forma legal, crescer profissionalmente, prestar concursos e até mesmo complementar horas na faculdade ou em cursos técnicos. 

Acompanhe este artigo e descubra se o certificado de curso online tem a mesma validade que o de curso presencial, além de outras características sobre esse tipo de ensino.

Será que meu diploma de curso online é diferente de um presencial?

Uma modalidade de ensino que tem crescido cada vez mais no Brasil é a EAD (educação a distância). Muitas pessoas procuram cursos que possam ser realizados pela internet, pois oferecem a praticidade e a eficácia que o mundo moderno exige. Afinal, eles podem ser feitos a partir de computadores e dispositivos móveis em qualquer espaço que o aluno desejar e, além disso, estão à disposição em qualquer horário, garantindo mais flexibilidade.

Junto com a grande demanda por esse tipo de aprendizado, surgiram questões vindas de alunos e interessados em se capacitar desta maneira. A principal delas é se o diploma seria aceito legalmente assim como os cursos realizados de modo convencional. Há o receio que o mercado não veja com bons olhos ou que a faculdade rejeite quando precisamos deles como atividades complementares, por exemplo.

No entanto, não há motivo algum para ter dúvida ou medo. Saiba que certificados de cursos a distância são válidos e podem fazer a diferença em sua vida profissional e acadêmia. Essa informação é comprovada, inclusive, pela legislação brasileira. Existe no país uma Lei, a de nº 9.394, que especifica as Diretrizes e Bases da Educação. Criada em 1996, ela destaca tópicos relacionados aos cursos online, entre eles um que determina a existência dessa modalidade em diferentes vertentes da educação, desde a básica, como ensino médio e técnico, até a superior, como graduação e pós-graduação. Além disso, prevê a aprovação de cursos livres realizados online, que têm como objetivo especializar as pessoas em diferentes áreas.

É essa a lei que impõe que o certificado de curso online seja aceito por qualquer estabelecimento ou órgão como válido, da mesma forma que aquelas capacitações realizadas presencialmente. Portanto, caso você vá apresentar seus dcertificados de cursos EAD em concursos públicos, como atividades complementares ou em caso de outra necessidade no mercado de trabalho, você pode argumentar que eles estão amparados pela legislação brasileira. É sempre aconselhável pesquisar bem sobre as regras das empresas e instituições sobre a aceitação deste documento, pois apesar de ser válido, cada local estabelece suas próprias determinações, porém, descobrir que seu certificado está amparado por lei é incrível, não é mesmo?

Cursos relacionados que podem te interessar:

O MEC ou a CAPS reconhecem os cursos livres a distância?

Esta é outra dúvida que surge entre os alunos de capacitações a distância, principalmente os que realizam cursos livres. Sobre estes especificamente, é importante saber que o Ministério da Educação (MEC) ou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) não conferem reconhecimento pelo fato de que eles ainda não estão amparados pela legislação do MEC. No entanto, esse fator não influi na qualidade dos cursos oferecidos no mercado online, que costumam ser muito requisitados e bem avaliados pelo público. 

O decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004 diz que os cursos livres estão dentro da base legal, no entanto, eles estão inseridos no grupo de educação não-formal por que não têm uma duração fixa para todas as capacitações, cada uma tem uma carga horária, que é determinada pelos portais de ensino. Contudo, de modo algum esse dado exclui a confiança e validade dos certificados dos cursos online livres; eles serão aceitos da mesma forma.

Para quem não sabe, os cursos livres oferecem aprendizados importantes para a formação pessoal e profissional. Eles podem ajudar qualquer aluno a desenvolver habilidades e/ou potencialidades em variadas áreas, sendo indicados para quaisquer pessoas, tanto estudantes, quanto profissionais, que queiram se atualizar e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Para que as instituições de ensino criem cursos a distância, não é preciso que o governo federal ou o Conselho de Educação (CNE) emitam um documento de autorização. Isso é exposto também pela Lei nº 9.394 e pelo Decreto Presidencial nº 5.154, já citados anteriormente. Os métodos de aprendizagem e os conteúdos programáticos são de responsabilidade de cada instituição online, e cabe ao aluno pesquisar e se identificar com a que mais lhe apresenta confiabilidade. É essencial procurar referências em redes sociais ou em sites que expõem reputação de empresas, como o Reclame Aqui.

Por que então as pessoas acham que cursos online não são bons?

Há ainda certo desconhecimento sobre os métodos de educação a distância. Muitas pessoas acreditam que um curso online não vai oferecer ao aluno todos os subsídios de que ele precisa para aprender ou que não vai exigir disciplina dele. Entretanto, isso é um mito quando se trata de boas instituições de cursos EAD. Quando se pesquisa bem um portal para ingressar em uma ou mais dessas capacitações, pode se ter a certeza que estará garantido condições perfeitas de estudo, você não deve se preocupar. 

A maioria dos cursos online oferece conteúdos diversos para o aprendizado, incluindo vídeo aulas, áudios, questionários e meios de avaliação online. Além disso, o aluno, que aprenderá tudo individualmente, pode escolher seu horário de estudo (em qualquer dia da semana e feriados) e o melhor local para realizar. Isso evita trânsito, gasto de dinheiro e de tempo de deslocamento. Ótimas vantagens, não é mesmo?

Com materiais físicos e professores em sala de aula, os cursos presenciais apresentam a desvantagem de ter horário marcado para começar e terminar, além de não funcionar em feriados. Quanto ao conteúdo programático, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) exige que seja semelhante, não deixando a desejar para os estudantes. Na verdade, os cursos de ensino a distância são conhecidos por exigirem bastante de seus alunos: eles precisam ser extremamente organizados, utilizar meios de otimização do tempo, ter muita concentração e clareza dos conteúdos na hora de estudar. Por isso tendem a ser mais indicados para quem deseja ter uma formação de qualidade.

A mesma Lei que valida os diplomas, determina que cursos online com certificado tenham um tempo de duração pré-estabelecido e isso serve para qualquer setor da educação, como falamos anteriormente. Para você entender melhor: mesmo podendo ser feito de forma flexível, na melhor hora do dia para o aluno, esse tipo de curso tem uma carga de tempo que deve ser concluída para que o certificado seja gerado e validado. Isso foi estipulado para beneficiar o aprendizado do estudante, que precisa de tempo para assimilar o conteúdo, fazer suas avaliações, trabalhos, etc.

Como posso me beneficiar dos certificados de cursos online?

Quem escolhe obter um certificado de curso online precisa ter em mente como ele será útil para sua vida profissional. Hoje em dia, essa modalidade de ensino tem sido muito procurada por pessoas que visam crescimento na carreira, sendo que isso pode ser conseguido de diferentes formas. Os diplomas valem para:

  • Concursos públicos

Se você está se preparando para um concurso público específico ou já é um concurseiro nato, saiba que poderá se beneficiar realizando cursos online com certificado. Isso por que essa documentação é válida em prova de títulos, muito comum na maioria dos certames. No entanto, é preciso ficar atento aos editais, pois eles explicam as regras de cada etapa da avaliação e a aceitação destes diplomas pode variar de órgão para órgão.

  • Complemento de horas para faculdades e cursos técnicos

Muitas instituições de ensino superior ou técnico solicitam aos alunos atividades complementares. Eles designam uma quantidade de horas que os estudantes devem utilizar para aprender algo novo e que seja bom para a formação deles. A certificação de cursos EAD também pode ser válida nesse caso, mas é preciso se inteirar na faculdade ou escola se eles aceitam certificado digital ou impresso.

  • Progredir na vida profissional

Se uma faculdade, um curso de idiomas ou uma pós-graduação podem ser de grande valia para qualquer profissional, cursos a distância não fogem à regra, já que seus certificados são válidos tanto quanto. Empresas que oferecem plano de progressão de carreira devem aceitar seu diploma EAD como modo de atestar sua capacitação em determinada área. Além disso, esses cursos têm grande poder quando inseridos no currículo profissional.

Como é um certificado de curso EAD?

Quando você realiza uma capacitação a distância, ao solicitar seu certificado, é preciso que ele esteja seguindo alguns parâmetros para que seja aceito nas diversas ocasiões que citamos. Há informações que são essenciais para esse documento, conheça quais são elas para não ficar para trás em seus objetivos:

  • Seu nome e número de CPF completos;
  • Data que iniciou e terminou o curso;
  • Nome dos cursos a distância;
  • Carga horária;
  • Nota alcançada na avaliação final;
  • Se é um curso de capacitação, atualização ou aperfeiçoamento;
  • Leis de amparo aos cursos livres;
  • CNPJ da instituição de especialização a distância;
  • Assinatura do procurador ou diretor da instituição à mão;
  • Código que permita a verificação da validade do certificado.

Além do documento impresso, muitas instituições oferecem o certificado digital, que é aquele que será enviado ao aluno através da internet, dando a chance dele acessar em qualquer lugar. É uma forma moderna de comprovar seus conhecimentos, além de ser muito prática.

Uma dica imprescindível é verificar se a escola de educação a distância onde vai estudar tem a intenção somente de vender certificados, sem dar valor ao conteúdo aplicado, ou se é séria, e quer certificar seus alunos da melhor maneira possível. Mais importante que obter certificação, é garantir seu conhecimento na área que deseja.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Requisitos e direitos de quem faz cursos online

Está decidido a se capacitar em cursos online com certificado, mas não sabe se você atende aos pré-requisitos? Bom, você vai gostar de saber que a modalidade de cursos livres não pede que os futuros alunos tenham formação específica. Ou seja, você não precisará comprovar sua escolaridade por meio de qualquer documentação oficial. 

Ao fazer cursos online, os alunos devem se atentar à carga horária deles, e avaliar se é a que mais se encaixa com seu perfil. Algumas instituições dão a chance do participante escolher quantas horas ele quer que conste em seu certificado, como é o caso do Foco Educação Profissional. Vale lembrar que há capacitações para todos os gostos e necessidades: de horas, dias e até meses, basta você escolher qual é a melhor para o seu caso.

É dever do aluno de EAD analisar a reputação da instituição antes de iniciar um curso. Isso se deve pelo fato de que não é realizado um supervisionamento por meio de órgãos federais. Por conta disso que é primordial que a pessoa interessada em estudar pela internet faça uma varredura sobre a instituição em questão, incluindo sobre suas didáticas, a opinião de quem já estudou nela, a qualidade da equipe pedagógica, entre outros.

Tendo a certeza de que escolheu a escola de especialização a distância ideal, o participante deve ficar de olho quanto ao material fornecido para o aprendizado. Uma boa instituição dá ao aluno inúmeras formas de estudar online, como vídeos, artigos, e-books, além de conteúdos avaliativos no decorrer do curso. Você precisa se sentir seguro ao aprender e testar seus conhecimentos.

Invista em cursos online e valorize seu certificado

Agora que você já sabe que seu certificado de curso online é válido da mesma forma que de um curso presencial, não pode deixar de lado a oportunidade de crescer ainda mais no mercado de trabalho. Use o conhecimento adquirido em uma especialização a distância para desenvolver novas habilidades em sua área e se destacar diante dos concorrentes.

No Foco Educação Profissional tanto o certificado digital, quanto o físico é válido em todo território nacional e tem ampla aceitação nas empresas e faculdades. Uma dica é consultar se a organização onde você vai apresentar o documento possui alguma regra que delimite a concordância ou não dele. Se você quer e precisa realizar um curso de qualidade e obter um certificado, aqui no portal há muitas opções de cargas horárias, que variam de 5h a 360h para todos os cursos disponibilizados – é o aluno que escolhe quantas horas quer, dependendo de sua necessidade: atividades complementares, concursos públicos, entre outros. Quer apostar em um ensino a distância seguro e com credibilidade? Faça sua inscrição agora e aproveite os cerca de 700 cursos online dentro do período de um ano investindo uma taxa.

O que achou do artigo? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para a gente que responderemos o mais rápido possível. Até mais!