Indo logo na raiz da palavra, intercâmbio significa estabelecimento de relações recíprocas de ordem cultural, social ou comercial. Em resumo, intercâmbio significa “troca”. Em um intercâmbio de viagens, por exemplo, o que deve acontecer é justamente isso; Uma troca entre pessoas de nacionalidades diferentes e que falam idiomas distintos. O nosso artigo irá sanar todas as suas dúvidas em relação à realização de um intercâmbio. Além de oferecer motivos para fazê-lo e mostrar porque fazer intercâmbio nos Estados Unidos.

Por que fazer intercâmbio nos EUA?

A ideia de fazer um intercâmbio foi se tornando cada vez mais possível com a globalização e, é claro, com o avanço da tecnologia. As pessoas conhecem determindos lugares e começam a ter contato maior com a língua estrangeira por músicas, filmes ou séries e necessitam de uma oportunidade de viajar. Além disso, com as empresas estrangeiras expandindo suas filiais, por exemplo, a exigência do domínio de um outro idioma é enorme. E qual seria esse idioma? Há um senso comum de que o inglês é a língua universal, não é mesmo? Apesar da língua mais falada no mundo ser o Mandarim, ela não é considerada a língua universal. A grandiosidade da língua perpassa pelos tempos coloniais e também pela grande presença de empresas de origem inglesa ou americana no mercado. Ou seja, neste contexto, todos nós sabemos que falar inglês é um passo importante para conquistar sucesso, tanto profissional quanto acadêmico. E isso independe da sua área de atuação. O inglês será importante mesmo se não trabalhar em uma agência de turismo, por exemplo.

Os EUA possuem estados incríveis, como a Califórnia, um dos destinos mais procurados em uma agência de intercâmbio. E sabe o que é melhor? Fica bem pertinho do Brasil, se comparado a outros países da Europa que tem o inglês como primeira língua, ou até mesmo da Austrália.

Por falar em melhor destino para se fazer intercâmbio, em San Diego, na Califórnia, você encontra a melhor oportunidade da sua vida. Nós, do Foco Educação Profissional, já oferecemos os melhores cursos online em idiomas e decidimos aprimorar ainda mais os nossos serviços, pensando especialmente em você. Queremos que os alunos tenham experiências cada vez mais profundas e aprendam de uma vez por todas outra língua. Afinal, para se destacar no mercado de trabalho, é fundamental ter o domínio do inglês, no mínimo. Foi por isso que firmamos uma parceria para expandir fronteiras. Juntamente com a Internexus, agência de intercâmbio mais conceituadas da América. Ainda está em dúvida sobre fazer mesmo um intercâmbio? E mais: está se perguntando porque Intercâmbio em San Diego? Calma. As respostas para todas as suas perguntas vem logo a seguir.

6 motivos para fazer intercâmbio na Califórnia

1. Fluência em outro idioma

Cansou de ficar apenas no “The book is on the table”? Ou tem o sonho de sair do “embromation” e cantar sua música estrangeira preferida da maneira mais correta? Fazer intercâmbio em San Diego irá te ajudar demais. O processo de imersão em uma língua é a maneira mais fácil e rápida de conseguir a fluência no inglês. Seja no entendimento, na fala ou na escrita. Passar um tempo e estudar inglês no país estrangeiro faz com que você aprenda a língua como um nativo, o que é muito mais eficiente. E você, depois de um período, pode alcançar a mesma pronúncia destes nativos.

2. Ótimo clima

Você jamais vai esquecer as paisagens da Califórnia e do clima, que é muito parecido com o Brasil. San Diego tem clima ideal, já que tem mais de 200 dias do ano com sol e temperatura acima de 21º graus. Chover, na cidade, é uma raridade. Ótimo para os turistas, que podem programar a viagem para qualquer período do ano, não é mesmo? Por isso é uma das melhores cidades para se fazer intercâmbio na Califórnia.

3. Proximidade com pontos turísticos

Além de estudar, é claro que você precisa agregar ainda mais experiência cultural ao seu intercâmbio nos Estados Unidos. A cidade de San Diego está bem próxima de diversos pontos turísticos. Nem que seja em foto ou em filmes, você já ouviu falar na Disneylândia ou na Universal Studios, né? Estes lugares mágicos ficam pertinho e é claro que você terá a oportunidade de conhecer. E olha que nem falamos ainda das famosas ondas de Huntington Beach, das lojas de South Coast Plaza ou de Hollywood e Beverly Hills.

Os exemplos de lugares turísticos que citamos e os passeios mencionados podem ser coisas que você normalmente não faria se estivesse no Brasil. Fazer intercâmbio com a Internexus é a oportunidade perfeita para você se aventurar pela América do Norte, explorar o desconhecido e investir em atividades que, dentro do seu ritmo de vida aqui no país, talvez não faria. O que também é um aspecto que liga o nosso quarto ponto.

4. Sair da zona de conforto

A melhor forma de sair da sua zona de conforto é viajando para um lugar totalmente desconhecido. Quem não se propõe a sair do comodismo, não consegue resolver determinados problemas. A todo momento surgem situações novas e inesperadas. Por isso, viajar pode ser uma grande experiência para quem precisa se arriscar um pouco e aprender a lidar com adversidades. Nas viagens você se depara com situações desconhecidas e é preciso resolver de imediato. Claro que, com o auxílio da Internexus, você nunca estará desamparado. No entanto, você precisará pedir informações mesmo não conhecendo o idioma direito, no início, por exemplo. Ou ainda, se esforçar para fazer amigos e isso te faz amadurecer muito. Sem contar que o intercambista precisará lidar com pessoas de culturas completamente diferentes, lidar com a distância da família e outros problemas.

5. Experimentar as melhores comidas típicas

Bom, já falamos das belezas do lugar, agora vamos de comida. Assunto que interessa a todos, não é mesmo? Um turista que se preze deve experimentar as comidas típicas do local que está visitando. E em San Diego você vai ficar com água na boca. A cultura californiana é uma mistura de ritmos, povos e também, de sabores. E não pense que só tem fast food não. Tem uma infinidade de pratos (prepare-se para voltar com alguns poucos quilos a mais). Você terá o prazer de sentir o gostinho do Ramen Burrito, do Sushirrito ou do Fish Tacos, por exemplo. Ao fazer o intercâmbio na Califórnia, será apresentado um dos centros gastronômicos mais famosos da cidade de San Diego.

6. Saber cuidar das próprias finanças

O intercâmbio da Califórnia será um importante avanço para a sua total independência. Você terá a oportunidade de cuidar das suas próprias finanças e gerir o suas economias. Ou seja, deverá programar um orçamento mensal e se propor a seguir aquilo. Além disso, morando em outro país, você se vê forçado a compreender outros tipos de moedas, emergindo ainda mais na cultura estrangeira.

intercambio nos eua

Agora que já listamos as vantagens de se fazer um intercâmbio na Califórnia. Você deve estar pensando: por que contratar uma agencia de intercambio? Os agentes que trabalham nestas empresas já possuem contato e sabem quais são as melhores escolas para estudar inglês. Além disso, disponibilizam todas as informações necessárias. Sendo assim, você não precisa ficar entrando em mil sites para procurar as escolas de determinada cidade e não terá nenhum outro trabalho. O que é preciso fazer é optar por uma agência de qualidade.

Uma boa agência de intercâmbio deve ter oferecer o melhor destino para realização de um intercâmbio, cursos de qualidade e com profissionais de alto nível, que conheça bem a cidade que você pretende ficar e o país como um todo, seus costumes, outras cidades para visitar, pontos turísticos famosos, etc. Escolher entre um dos diversos programas que as agências de intercâmbio oferecem pode ser muito útil na hora de resolver as burocracias com a viagem, traslado, dar segurança para que os seus direitos sejam preservados em sua estadia no exterior, e, principalmente, no seu momento de chegada em terras “estranhas”.

Elas são responsáveis por por oferecer programas de intercâmbio com variações por idade, objetivo da viagem (trabalho voluntário, programa cultural, etc.), transporte, lugares (estadia, curso, etc.), documentação (vistos, condições de seguro, passagens, etc.), duração do programa e muito mais. Por isso elas são tão importantes, já que possuem a expertise sobre estes serviços. Contudo, é necessário pesquisar a idoneidade da empresa e, principalmente, verificar os depoimentos de outras pessoas que fizeram o intercâmbio.

O que a Internexus, em parceria com o Foco, oferece?

A parceria entre a Internexus e o Foco Educação Profissional não tinha como dar errado. Uma instituição é referência em ensino à distância em todo território nacional, inclusive em cursos de idiomas online, a outra, tem a expertise de uma agência de intercâmbio e está bem consolidada neste ramo. Ambas com o intuito de desenvolver e capacitar pessoas, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da vida das pessoas. Oferecemos os melhores planos de intercâmbio na Califórnia e criamos um para cada necessidade. Confira abaixo os programas que foram pensados especialmente para você.

Workplace - Tenha a oportunidade de trabalhar no exterior

Este programa são para aquelas pessoas que desejam trabalhar voluntariamente durante o intercâmbio nos EUA e aprender o inglês da vida real. Pagar para trabalhar “sem receber nada em troca” pode parecer loucura, mas é justamente o que muitas pessoas fazem durante os intercâmbios. Isso acontece porque a experiência adquirida é cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho.

O trabalho desenvolvido é em Organizações Sem Fins Lucrativos (ONGs) americanas em diversos ramos. O aluno pode optar pelo seguimento de negócios, tecnologia e informática, marketing, hotelaria e várias outras opções. Você escolhe o segmento de acordo com suas habilidades e com aquilo que mais se identifica.Já pensou voltar do seu intercâmbio em San Diego fluente em inglês e com uma experiência profissional no currículo? No programa Workplace, além do trabalho, o aluno também vai para a sala de aula aprender o idioma.

University Placement - Ingresse no ensino superior em uma universidade americana

Fazer intercâmbio nos Estados Unidos e estudar fora do país, além de ser um sonho, é muito vantajoso. No sistema educacional brasileiro, os alunos precisam decidir antes de entrar na faculdade qual carreira irão seguir. Em outros países essa escolha pode ser mais flexível. Nos Estados Unidos, por exemplo, o estudante pode ter uma formação em vários segmentos e áreas do conheicmento. Ele pode ir se identificando e optando por qual curso escolher.

Ter estudado em uma universidade no exterior abre a mente daquele que se tornará um profissional. Uma vivência no exterior irá contribuir muito para que você desenvolva competências que podem se adequar ao cenário do mundo globalizado que vivemos hoje. O mercado exige cada vez mais que os trabahadores conheçam da economia internacional, capacidade de trabalhar em equipes formadas com pessoas dos quatro cantos do mundo, além, é claro, de exigir o domínio da língua estrangeira. Estudando fora, o aluno se torna um aluno mais ativo, que corre atrás do conhecimento. Ainda mais pelo aspecto que já mencionamos: sair da zona de conforto.

O programa University Placement é ideal para você que deseja viver este sonho e se encaixa neste perfil. É necessário apenas conquistar a nota exigida pelas universidades na prova do exame TOEFL. Mas nisso o Foco Educação Profissional pode ajudar. Aqui você faz o Curso Online Avaliações de Proficiência em Inglês - Fundamentos Essenciais e se prepara para o teste.

Website building weekend -  Aprenda a criar um site

É isso mesmo. Além de aprender inglês, você também aprende a fazer um website. Nós acreditamos queremos que você deslache profissionalmente após a experiência incrível que irá viver. Por isso, pensamos no programa Website Building Weekend. Você poderá criar e customizar seu site pessoal ou feito para uma empresa. Que tal voltar do intercâmbio nos EUA fluente e iniciando sua carreira de Web Designer?

Teacher Trainning - Capacitação para professores

Este programa foi pensado para quem já possui um certo nível de inglês. Se você é intermediário ou avançado nos estudos da língua, este programa é ideal para você. No Teacher Trainning, o intercambista receberá uma capacitação especializada para dar aulas. Disponibilizamos um equipe pedagógica profissional que direciona os ensinamentos ao aproveitamento do conhecimento didático dos alunos. O aluno terá acesso a metodologias de primeira linha e, com essa experiência, poderá sair na frente no mercado de trabalho.

Os programas envolvidos nesta parceria incluem aulas de inglês, acesso a laboratórios de informática e bibliotecas, camisa, material didático, certificado, hospedagem,transporte para o aeroporto de San Diego e excursões maravihosas para conhecer o território americano.

Agora que você entendeu que fazer um intercâmbio em San Diego, é fundametal para alavancar a sua carreia profissional e acadêmica, já está com vontade de fazer as malas e ir logo conhecer a Califórnia? Estamos apenas esperando o seu contato. Não deixe de tirar suas dúvidas conosco, compartilhar experiências de intercâmbio nos EUA ou mesmo o sonho de fazê-lo. Até a próxima!