Home / Blog / Mercado de Trabalho / Como se destacar profissionalmente em tempos pós pandemia
  • 28/07/2021

Como se destacar profissionalmente em tempos pós pandemia


  • Autor: Parceiros
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
destacar mercado de trabalho

O mercado de trabalho brasileiro foi transformado pela pandemia. A COVID-19 impactou não somente a saúde pública, mas também a administração dos negócios. Do dia para a noite, milhões de empresas, entre micro e multinacionais, precisaram reavaliar os seus processos. Isso acabou incluindo a maneira como se contrata um funcionário.

Hoje, a maioria das empresas busca um empregado que possa atuar de forma independente. Como o trabalho remoto ganhou força, é fundamental que o funcionário possa atuar sem a necessidade de uma cobrança direta de um gestor, por exemplo. Afinal, com todos trabalhando a distância, ter colaboradores autossuficientes é fundamental para facilitar a  gestão de equipe.

Abaixo, em destaque, estão 4 características para se destacar no cenário atual do mercado de trabalho brasileiro.

1 – Flexibilidade

Trabalhar durante a pandemia, seja em casa, seja no escritório, é um desafio para a maioria das pessoas. Nesse cenário, as empresas procuram por candidatos que possam ter tranquilidade para trabalhar sob essa pressão extra.

Muitas vezes, para segurança de todos, é necessário alterar o horário e o local das reuniões, por exemplo. Além disso, nesse período, diversos imprevistos podem ocorrer. Alguns funcionários podem adoecer ou precisam ajudar algum familiar que tenha sido contaminado. Com isso, o restante do time precisa ter a flexibilidade e a compreensão necessária para encarar um período tão difícil.

Por outro lado, como cresceu o volume de empresas que estão contratando fora de seus países, aumentou também o número de estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro. Com isso, além da flexibilidade para atuar em diferentes fuso-horários, há outra característica muito importante nos dias de hoje.

Ela está no tópico a seguir. 

2 – Comunicação

Essa é uma das habilidades mais procuradas pelos empregadores nesse período. Afinal, se já era complicado realizar um  planejamento em tempos de pré-pandemia, imagine no atual momento. É preciso retirar ao máximo das reuniões, e se comunicar por meios digitais, como aplicativos de mensagens e e-mails, da forma mais direta e objetiva possível.

Portanto, ser claro na comunicação é uma das principais virtudes que um empregado pode ter atualmente.

3 – Empatia

Definitivamente, não tem sido fácil ter uma rotina regular na pandemia. Há restrições para se movimentar, isolamento, crescente número de pessoas com a saúde mental abalada, entre outros motivos. Nenhuma pessoa está encarando esse momento da mesma maneira. Portanto, ter empatia pelo próximo é fundamental, sobretudo nas empresas. Hoje, não há mais espaços para chefes tiranos, por exemplo.

Por outro lado, um funcionário que está disposto para ajudar os membros da equipe será sempre bem-vindo. As empresas já perceberam que incluir em seus quadros pessoas com esse perfil tem um impacto positivo nos negócios.

4 – Motivação

Nenhuma empresa vai querer um candidato sem motivação. Ainda mais para vagas de profissões que estão em alta no mercado de trabalho brasileiro, como especialistas em vendas. Afinal, além de conhecimentos na área e domínio de ferramentas como o  CRM, esses profissionais necessitam de alta resiliência e força de vontade para bater suas metas. Isso vale para o time de vendas, mas também para outros segmentos.

Atualmente, as empresas buscam candidatos que tenham, além da própria motivação, capacidade de inspirar os outros funcionários.

Portanto, ser capaz de se adaptar às mudanças, encontrar novas soluções, se comunicar bem e ter paixão pelo trabalho é o caminho mais certo para se destacar no mercado de trabalho. E, com isso, alcançar a tão sonhada vaga.

É importante ainda se qualificar. Hoje, há diversas opções de  cursos online para aprimorar o currículo e sair na frente de outros candidatos. Por isso, quem não está atualizado, deve começar hoje mesmo.

Pesquisar