Home / Blog / Certificação / Top 10 cursos online profissionalizantes: os mais buscados
  • 21/12/2020

Top 10 cursos online profissionalizantes: os mais buscados


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Cursos profissionalizantes a distancia

A busca por cursos online profissionalizantes segue em constante crescimento, uma vez que não somente no mercado profissional, mas, também, em âmbito acadêmico, manter-se atualizado, capacitado e qualificado para atender às mais diversas demandas faz parte de um bom currículo. Neste sentido, os cursos online são uma alternativa eficaz para quem necessita da formação profissional e deseja otimizar seu tempo, além de economizar financeiramente.

Para você ter uma ideia, os cursos a distância oferecidos pelo Educamundo podem ser acessados em sua totalidade, mediante ao investimento único de R$ 79,90 - muito menos do que as principais plataformas EAD que oferecem cursos profissionalizantes online, onde um único curso pode custar por volta de R$400,00. Outro diferencial: os cursos profissionalizantes a distancia do portal ficam disponíveis aos inscritos pelo prazo de 1 ano.

Aqui, disponibilizamos centenas de cursos profissionalizantes em áreas como Saúde, Educação, Direito, Meio Ambiente, Administração e muito mais. Para que você conheça quais os cursos EAD mais populares, listamos neste artigo os 10 cursos online profissionalizantes mais buscados no portal. Acompanhe conosco e conheça, em detalhes, o que cada um dos cursos a distância pode te oferecer, bem como agregar ao seu currículo acadêmico, pessoal ou profissional. Boa leitura!

Cursos online profissionalizantes: os 10 mais buscados

1. Licitação

Quando um cidadão comum necessita adquirir um produto, bem ou serviço, procede normalmente com a compra, optando pelo fornecedor que melhor lhe atenda naquele momento. Quando a aquisição parte de um órgão público, há a necessidade de abrir um processo licitatório, de forma transparente, que proceda com a análise das empresas concorrentes no processo, legalidade, qualidade dos produtos ou serviços e, principalmente, valor monetário cobrado no contrato. No entanto, todas estas fases devem ser acompanhadas de perto por profissionais qualificados e que dominem todos os conceitos e leis envolvidas no processo.

Para servidores públicos que atuam nesta vertente, cursos profissionalizantes - como o curso online Licitação do Educamundo, por exemplo – auxiliam na elaboração de licitações, bem como no entendimento de conceitos, modalidades, modo de funcionamento de cada uma destas modalidades e, principalmente, abordam toda a legislação vigente neste tema. Excelente opção para servidores públicos, estudantes e demais interessados em entender como funcionam as licitações públicas.

2. Comunicação Alternativa

Visando valorizar ainda mais os processos de inclusão social, tornam-se essenciais os métodos de comunicação alternativa para cidadãos que enfrentam dificuldades de comunicação – principalmente na área da saúde e educação.

Cursos online como o curso online Comunicação Alternativa oferecem subsídios para que os interessados na temática sejam capacitados a adotar e estimular o uso de novas, e simbólicas, linguagens. Desta forma, o direito à informação, conhecimento e compreensão é garantido a todos, principalmente aos que portadores de deficiências mentais.

Ao longo do curso, os inscritos estarão aptos a acolher as pessoas e respeitar suas diversidades, proporcionando total comunicação e respeito, indo muito além das comunicações oral e escrita.

Composto por 5 módulos + conteúdo complementar, o curso ofertado pelo Educamundo aborda tópicos relacionados aos sistemas de comunicação alternativa, sua relação com a paralisia cerebral e quais os recursos disponíveis para o uso destas modalidades de comunicação.

O cronograma também dá destaque para a importância da comunicação alternativa na fase pré-escolar, garantindo assim que educadores interessados no curso obtenham conhecimento total sobre linguagem e mediação na escola inclusiva.

Cursos relacionados que podem te interessar:

3. Introdução à Criminalística

Alguns concursos públicos na área do Direito exigem dos candidatos pleno conhecimento sobre assuntos relacionados à área de perícia e criminalística. Neste sentido, cabe ao interessado buscar por cursos profissionalizantes que, além de capacitá-los e atualizá-los, permitam a obtenção de novos conhecimentos. Além de auxiliar este grupo de interessados, o curso online Introdução à Criminalística possibilita que qualquer outra pessoa que se interesse pela temática desvende os elementos criminalísticos pertencentes à área da psiquiatria, antropologia, genética e ciências forenses.

Dentre os assuntos abordados, destacam-se a importância da criminalística na investigação criminal, bem como a perícia realizada exatamente no local do crime e dos laudos periciais. Aborda, inclusive, a relevância do laudo pericial diante das certidões de óbito, especialmente em casos de silicose, que se trata de uma pneumoconiose provocada pela inalação de poeira de sílica. Conteúdo de extrema importância para estudantes da área de Direito e demais interessados nas práticas forenses.

4. Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD)

Principalmente na área da Educação, é preciso ter domínio total quanto aos transtornos que dificultam a interação social entre as crianças, principalmente nos anos escolares iniciais. É justamente neste período que pais e profissionais da área observam as necessidades diferenciadas de cada criança. Recomendado tanto para colaboradores da área da Educação como para qualquer pessoa que deseje obter informações sobre estes transtornos, o curso online Transtorno Globais de Desenvolvimento (TGD) oferece embasamento teórico acerca dos principais tipos de transtornos, como observá-los e diagnosticá-los nas crianças. Trata ainda sobre os direitos educacionais resguardados às crianças com TGD, de modo que aproveitem todos os recursos oferecidos pelas unidades escolares.

Cursos profissionalizantes online que abordem a temática TGD, como o curso oferecido pelo Educamundo, trazem em seu cronograma tópicos que discutem os principais conceitos dos transtornos globais de desenvolvimento, os vários tipos de transtornos existentes e orientações gerais sobre como lidar com as ocorrências escolares. Os inscritos também têm acesso às principais metodologias de tecnologia assistiva que podem ser utilizadas com alunos com transtornos globais de desenvolvimento.

5. Alfabetização e Letramento

Você sabia que alfabetizar não é o mesmo que letrar? Num primeiro momento os conceitos podem parecer idênticos, mas são bem diferentes. Enquanto no processo de alfabetização as crianças são expostas à aprendizagem através do conhecimento de letras, palavras e sílabas, o letramento aborda as experiências sociais e pessoais como método de aprendizagem. Uma criança pode, por exemplo, saber escrever o seu próprio nome, mesmo sem ser alfabetizada.

É sobre estes aspectos tão importantes, principalmente nas fases da educação infantil, bem como na educação de jovens e adultos, que trata o curso online Alfabetização e Letramento. Recomendado para o público que deseja obter conhecimentos sólidos sobre os processos de alfabetização, como também para os demais interessados na temática, o curso online disponibiliza conteúdos valiosos para que educadores possam planejar suas aulas, por exemplo, apostando em recursos que tornem a rotina da alfabetização mais leve e atraente para os estudantes.

Fazem parte do cronograma de estudos tópicos que tratam dos conceitos de Alfabetização e Letramento, das fases que pertencem ao processo e dos métodos que podem ser utilizados. Além disso, o curso aborda ainda questões sobre as dificuldades enfrentadas ao longo do processo, capacitando os interessados para atuar de forma prática e eficaz na avaliação da alfabetização e organização dos métodos de ensino.

cursos online profissionalizantes

6. Primeiros Socorros

Engana-se quem pensa que os cursos profissionalizantes online de primeiros socorros são úteis apenas a quem atua na área da saúde. Saber como proceder em ocorrências médicas pode, inclusive, salvar vidas. E é exatamente o que pretende o curso online Primeiros Socorros oferecido pelo portal: disponibilizar conhecimentos  teóricos para que seja possível agir com rapidez e priorizar a vítima, seja em um acidente doméstico, no trânsito ou em qualquer outra situação.

O conteúdo é recomendado para fortalecimento do conhecimento ou atualização profissional, não sendo indicado para processos relacionados a órgãos reguladores de trânsito.

Realizando cursos profissionalizantes a distancia que abordem práticas de primeiros socorros, os inscritos serão apresentados aos conceitos básicos e primários de um atendimento de emergência, promovendo o conhecimento necessário para que a vítima seja prontamente atendida até a chegada de uma equipe médica de emergência. Ao longo do curso são abordadas ocorrências como choques elétricos, acidentes automobilísticos e queimaduras.

Ao finalizar o curso online Primeiros Socorros, espera-se que os inscritos estejam aptos a seguir o protocolo de atendimento pré-hospitalar até a chegada de socorro especializado, garantindo que o atendimento ideal, através do uso das técnicas de primeiros socorros, seja prestado às vítimas, reduzindo possíveis sequelas futuras e auxiliando o serviço medico de urgência.

7. Deficiência Intelectual 

Cursos online são excelentes ferramentas de atualização quando o assunto são as deficiências intelectuais. Através de conteúdos atualizados, como os oferecidos pelo curso online Deficiência Intelectual, os interessados capacitam-se não somente para lidar diariamente com a deficiência, mas, também, para prevení-las. Espera-se que ao longo do curso os inscritos dominem as relações e habilidades pessoais em prol da inclusão social de pessoas com deficiência.

Os tópicos abordados pelo curso também valorizam a importância na relação família-escola neste processo de inclusão, sempre valorizando as ações sociais inclusivas. Auxiliando nas atividades diárias escolares, o conteúdo também trabalha ideias de atividades práticas e teóricas para alunos com deficiências intelectuais, independentemente da faixa etária.

Como conteúdo especializado, os cursos EAD desta temática abordam o atendimento educacional especializado e suas características, bem como as causas, níveis e tipos de deficiência intelectuais. Sem sombra de dúvidas, tais assuntos e abordagens enriquecem tanto o currículo profissional como o pessoal.

8. Tecnologia Assistiva

Em dúvida sobre fazer cursos online com certificado de Tecnologia Assistiva? Saiba que o conteúdo é de grande valia para quem deseja entender, de forma prática e simples, como utilizar os recursos, técnicas e ferramentas ideais para um satisfatório processo inclusivo de pessoas com deficiência. Além da abordagem tecnológica, o curso online Tecnologia Assistiva traz os principais conceitos da Tecnologia Assistiva na Educação Especial, com destaque para as ferramentas pedagógicas que podem ser utilizadas no processo.

Além de abordar em seu conteúdo os recursos de acessibilidade mais utilizados pelos processos de inclusão no Brasil, o curso oferece aos inscritos conhecimentos sobre as leis e políticas públicas relacionadas ao tema, de modo que sejam garantidos o acesso à educação por pessoas com deficiência, educadores e demais interessados. Lembre-se de que a inclusão social é dever de todos e, para tanto, é preciso conhecer em detalhes todos os tópicos relacionados à discussão.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

9. Estatuto da Criança e do Adolescente

Quem lida com crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social deve ter ainda mais sensibilidade para abordar, discutir e propor soluções para problemas rotineiros. Ter total domínio acerca dos direitos e deveres das crianças e adolescentes propostos pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – é primordial para o sucesso dos atendimentos e abordagens.

Com o curso online Estatuto da Criança e do Adolescente disponível no Educamundo, por exemplo, os interessados se aprimoram na temática, atualizando tanto quanto às leis vigentes no país, incluindo documentos e questões burocráticas, quanto aos aspectos sociais, emocionais e pessoais que circundam o assunto.

Com 5 módulos + conteúdos complementares ricos e selecionados minuciosamente por um capacitado departamento de pedagogia, o curso aborda a contextualização histórica do Estatuto da Criança e do Adolescente, com forte discussão relacionada à Constituição Federal. Ao longo do curso também são estudados todos os pontos do ECA, destacando o papel do conselho tutelar nos processos. Visando uma capacitação relacionada ao contexto escolar, os inscritos refletem ainda sobre a indisciplina e o ato infracional dentro das unidades escolares.

Participando de cursos profissionalizantes online relacionados ao ECA, qualquer cidadão, principalmente os que mantém contato diário com crianças e jovens em situação de risco, estarão capacitados a compreender os direitos das crianças e adolescentes, garantindo sua segurança e bem-estar.

10. Artes Visuais para Educação Infantil

Muitos cursos online com certificado, como é o caso do curso online Artes Visuais para Educação Infantil, oferecem uma qualificação profissional que – aliada aos conhecimentos já adquiridos na faculdade, por exemplo – valorizam o currículo do profissional e possibilitam um upgrade na carreira. No caso dos professores de artes, apostar em cursos online na área de Artes recicla os conhecimentos, traz outros novos e garante a atualização de assuntos rotineiramente abordados dentro de sala de aula.

No curso online Artes Visuais para Educação Infantil, os inscritos têm acesso ao histórico do ensino de artes visuais no Brasil, relacionando-o com a arte no cotidiano escolar. Através de assuntos relacionados às ilustrações presentes em publicações infantis, exploração da linguagem plástica entre crianças de 0 a 3 anos e o papel das artes visuais na construção da identidade pessoal, os interessados capacitam-se, qualificam-se a atualizam-se quanto ao processo de desenvolvimento infantil. Recebem também dicas de atividades de artes visuais na faixa etária que compreende a educação infantil, valorizando assim a formação docente.

Agora que você já conheceu os 10 cursos online profissionalizantes mais buscados do portal, não há desculpa para fugir da formação profissional, não é mesmo? Seja na área do Direito, Educação, Saúde ou Meio Ambiente, o Educamundo tem os cursos online ideais para sua a necessidade.

Todos os cursos EAD do portal oferecem certificação com cargas horárias que variam entre 5h e 420 horas. Você pode utilizar o certificado para diversos fins, como enriquecimento do currículo, prova de titulação em concursos públicos, complementação de cargas horárias em cursos técnicos e de graduação ou até mesmo para apresentar ao recrutador durante aquele processo seletivo dos sonhos. Bacana demais, não é mesmo?

Faça hoje mesmo sua inscrição no Educamundo. Comece a trilhar sua jornada de sucesso e deixe-nos fazer parte disso com os nossos cursos online com certificado. Caso tenha qualquer dúvida relacionada ao processo de inscrição, conteúdos, cursos a distância ou certificação, deixe um comentário que logo em breve te retornaremos.

Escolha um (ou mais!) dos nossos cursos profissionalizantes a distância e bons estudos!

Pesquisar