Home / Blog / Estudo / Conheça 5 cursos na área da saúde promissores para sua carreira
  • 27/01/2021

Conheça 5 cursos na área da saúde promissores para sua carreira


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Cursos na área da saúde

Estudar e se qualificar para o mercado de trabalho tem sido a rotina de milhares de estudantes e profissionais de todo o mundo. Como se sabe, um profissional que possui qualificação ganha bem mais do que aquele que não busca manter os estudos em dia. Essa tese foi confirmada pelo IBGE, que por meio de um recente estudo revelou que um profissional qualificado ganha até 2,5 vezes a mais do que aquele que possui apenas o ensino médio.

A qualificação profissional é ainda mais exigida em algumas áreas como a da saúde, que lida a todo instante com a vida das pessoas. Nesse caso, é fundamental que o profissional tenha a capacitação necessária para atuar na linha de frente do combate a doenças e recuperação de pacientes.

Para que haja essa qualificação, uma boa opção é recorrer a cursos na área da saúde e nós separamos algumas opções promissoras para sua carreira.

Os cursos na área da saúde e a amplitude de atuação profissional

Quem escolheu a área da saúde possui um mar de oportunidades, seja pelo variado leque de atuação, seja pela enorme quantidade de vagas. No campo da qualificação, esses profissionais possuem possibilidades que variam de cursos de graduação a cursos de capacitação.

Além disso, é uma das áreas que mais demanda mão de obra, seja aqui ou fora do país, o que dá a oportunidade de um mesmo profissional trabalhar em diversos locais para melhorar a sua renda.

Não podemos deixar de citar a possibilidade de altos ganhos. Seja no setor público ou privado, é na área da saúde que estão as profissões mais bem pagas do país.

Quais as profissões na área da saúde que ganham bem?

Existe uma infinidade de profissões dentro da área da saúde, entretanto, profissionais de áreas como odontologia, medicina ou gestão hospitalar possuem os maiores salários. O salário médio dessas três áreas pode iniciar em R$ 4 mil e ultrapassar facilmente os R$ 20 mil. 

Conheça os 5 cursos relacionados à saúde promissores para sua carreira

Agora que você já viu os benefícios dessa área, vamos apresentar alguns cursos relacionados à saúde que prometem aquecer o mercado neste ano.

1. Gestão em saúde hospitalar (ou gestão hospitalar)

O curso de gestão em saúde hospitalar é aquela opção que inaugura nossa lista. Ele foi um dos escolhidos pela alta demanda de profissionais qualificados e a grande quantidade de vagas espalhadas pelo país.

Com o curso de gestão hospitalar, o estudante vai aprender assuntos fundamentais para a sua atuação profissional como o planejamento estratégico em hospitais, ética profissional, auditoria e gestão de contratos, monitoramento de dados e muitos outros assuntos relacionados à gestão de ambientes hospitalares.

Para quem já está atuando como profissional da saúde, mas deseja ser promovido a gestor, então precisa obter a qualificação necessária e este curso tem o que você precisa.

2. Atenção primária à saúde e o Programa Saúde da Família

Um outro curso que promete ser um dos que abrem mais portas neste setor é o Programa Saúde da Família (PSF). Trata-se de um dos temas que contém assuntos relacionados a atenção primária à saúde que abordam aspectos relevantes sobre este importante programa implantado pelo Governo Federal desde 1994.

Com este curso, o profissional poderá aprender temas relacionados a estratégia de saúde pública no país, processos de trabalho das equipes que tratam da saúde da família, os desafios de gestão desse programa e muito mais.

O tema pode ser estudado por profissionais que atuam especialmente no setor público.

3. Primeiros socorros

A área de primeiros socorros está em constante ascensão e o profissional que possui qualificação na área sai na frente.

Com o curso, o estudante aprenderá sobre situações que exigem atendimento de urgência, técnicas de atendimento a vítimas, aprenderá sobre as principais infecções e acidentes que podem acontecer no âmbito doméstico ou laboral e como agir para evitar tragédias.

O profissional que possui qualificação em primeiros socorros não está limitado apenas a atuação em hospitais ou redes de pronto atendimento. Com a capacitação ele pode atuar, por exemplo, em grandes empresas que pela quantidade de funcionários que ali trabalham, torna a presença de um socorrista indispensável.

4. Descartes de resíduos em laboratórios

No Brasil há uma exigência legal da necessidade de descarte correto dos resíduos químicos e materiais produzidos ou manipulados em laboratório. Os órgãos responsáveis por esse controle são dois, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Diante dessa necessidade, surge um mercado promissor para aqueles profissionais que queiram se aprofundar na temática e trabalhar com isso, qualificando-se para atuar de maneira assertiva seguindo os procedimentos estabelecidos.

No curso de descarte de resíduos em laboratórios, o aluno aprenderá sobre definições, normas técnicas de segurança em laboratório, gerenciamento de resíduos, procedimentos de manejo, manipulação e descarte correto de resíduos e muito mais.

5. Gerontologia

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, este último termo refere-se ao estudo do envelhecimento em seus aspectos psicológicos, sociais, biológicos, dentre outros.

A área se destaca pelo envelhecimento da população brasileira e a necessidade de profissionais que acompanhem esses pacientes neste processo natural da vida. 

A área não é destinada exclusivamente a médicos, mas trata-se de um campo de estudos aberto a profissionais da psicologia, do Serviço Social, da Nutrição e até do Direito.

O profissional que deseja entrar na área pode optar por cursos online com certificado de capacitação e em seguida buscar a obtenção do título de especialista por meio da SBGG.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como obter qualificação nessas áreas?

Como foi possível perceber, existem diversas vertentes ao qual o profissional pode se capacitar e iniciar sua atuação na área da saúde. Aqui apresentamos apenas cinco opções.

Uma excelente forma de obter essa qualificação é por meio de cursos online. Com esses “treinamentos Vvrtuais” o aluno estuda de onde estiver e faz o seu horário, mantendo a qualificação e obtendo o conhecimento necessário para tornar-se o profissional ideal para cada oportunidade.

Aqui no Educamundo você se matricula e pode ter acesso completo a estes cursos citados e a todos os mais de 1500 cursos online disponibilizados pelo nosso setor pedagógico.

Não deixe para depois, faça sua matrícula e aproveite para aprender mais e se qualificar com os cursos que são verdadeiras oportunidades para você mudar de vida.

Pesquisar