A brincadeira é algo muito importante para qualquer fase da vida. Na infância, ela pode permitir um caminho saudável no desenvolvimento de importantes habilidades.

Para entender mais sobre esse universo lúdico, vamos falar sobre a ludicidade na perspectiva de Luckesi e como as atividades lúdicas podem contribuir para a evolução do indivíduo, seja no aspecto emocional, social ou cognitivo. Vale lembrar que a formação do professor é fundamental para se trabalhar a ludicidade na escola. Você já pensou em fazer algum curso online e se atualizar? O nosso site possui cursos diversos que podem te auxiliar profissionalmente.

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Vamos conhecer mais sobre a ludicidade? Veja abaixo o conteúdo que selecionamos para você.

O conceito de ludicidade para Luckesi e a influência das atividades lúdicas

Luckesi é um importante pesquisador da área de educação, que também analisa como o lúdico pode ser uma ferramenta interessante para o desenvolvimento humano.

O autor observa que as atividades lúdicas podem fornecer uma experiência única para o sujeito. Ele analisa o conceito de lúdico como algo muito individual, pois o que pode ser uma atividade lúdica para uma pessoa, nem sempre será para outra.

A ludicidade está presente durante toda a nossa vida desde o útero materno até a fase adulta. Ela é considerada um estado interno e único para cada um, que pode ser experimentado seja em atividades simples ou nas mais complexas. Para conhecer mais sobre esse campo é muito importante se atualizar. Hoje, os cursos online são uma ótima opção e você pode estudar onde e quando quiser. O curso online Ludicidade do Foco Educação Profissional vai te mostrar mais sobre o lúdico na educação infantil e te ajudar entender como a brincadeira pode auxiliar no processo de desenvolvimento da criança.

A diferença entre os conceitos ludicidade e atividades lúdicas é algo evidente para Luckesi. A ludicidade é considerada um “estado de consciência individual”, enquanto a atividade é objetiva, um jogo ou uma brincadeira. Para ele “ao afirmar que a atividade lúdica traz uma oportunidade de experiência plena, importa estar atento para o “olhar” a partir do qual estamos afirmando isso: a dimensão do eu, do interno”.

“Pular corda”, por exemplo, pode ser considerada uma atividade lúdica. Porém, se a criança que está brincando, por algum motivo, não gostar ou achar a prática chata, dificilmente ela será envolvida pela ação ou vivenciará uma experiência agradável. A ludicidade então é ligada a uma experiência interna de cada um e para que ela ocorra é preciso estar totalmente envolvido na ação.

No caso da dança, para vivenciar o lúdico, o dançarino precisa se entregar à música, assim seus movimentos corporais serão espontâneos, trazendo prazer ao indivíduo. Se, durante a dança, a pessoa fica observando os outros de maneira crítica ao invés de apenas dançar, ela não será envolvida e não alcançará a vivência lúdica proporcionada por aquele momento.

Para compreender tudo isso, Luckesi busca nos conceitos de Ken Wilber as dimensões que fazem parte das expressões humanas, são elas:

  1. Individual/interior (ligada ao crescimento interno, ao “Eu”, ao pensamento filosófico, à espiritualidade e assimilação estética).
  2. Individual/exterior (diz respeito ao comportamento psicossocial, à anatomia e às manifestações do corpo, às ciências comportamentais, à fisiologia, entre outros).
  3. Coletiva/interior (relaciona à convivência com os outros, à vivência em comunidade e à experiência cultural).
  4. Coletiva/exterior (faz parte das “relações sistêmicas” que influenciam o nosso modo de vida, conhecida como “Ele coletivo” é área de estudo da política e da sociologia.)

A experiência integral é aquela que possui essas características, portanto, os jogos lúdicos naturalmente incluem essas dimensões. Todos constituem os indivíduos e fazem parte da nossa vida, embora em determinados momentos uma dimensão específica possa ficar mais evidente do que as outras.

Outra questão importante apontada pelo autor é a do professor que atua com a prática educativa. Nessa perspectiva, o educador precisa se conhecer emocionalmente e vivenciar a brincadeira na prática para conseguir experimentar diferentes sensações. Assim, ele poderá observar a atividade que irá propor para seus alunos de outra forma. O conhecimento é fundamental para o docente que deseja trabalhar com a ludicidade, então uma forma de saber mais sobre esse campo é fazer cursos online com certificado. Eles podem ser muito interessantes profissionalmente, além de valorizar o seu currículo. 

Para Luckesi, o professor precisa ficar atento às reações emocionais dele e de seus alunos, pois somente fazendo essa reflexão interna e buscando o lúdico dentro de si é possível conduzir o aprendizado voltado para a ludicidade. O profissional que estiver por dentro desses conceitos com certeza conseguirá destaque no mercado de trabalho, por isso o nosso curso online de ludicidade pode ser uma ótima opção para você aprender mais sobre o assunto e conhecer os nossos cursos a distância.

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Ludicidade na Educação Infantil

A educação infantil recebe crianças de 0 a 6 anos, nessa fase a escola é muito importante e ajuda no desenvolvimento físico, cognitivo e social.

A palavra ludicidade faz referência à “ludus”, que significa jogo ou brincadeira. O lúdico na educação infantil acompanha as crianças a todo o momento, pois a brincadeira é algo que faz parte da infância, dessa forma o professor pode trabalhar com diversos jogos e enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos educandos.

Por meio do lúdico, as crianças podem descobrir e analisar o mundo. A educação lúdica pode contribuir para o desenvolvimento do aluno, para a mudança da realidade e para a formação do sujeito crítico.

A brincadeira para a criança é uma necessidade como qualquer outra e faz parte do crescimento saudável, além de trazer ganhos por toda a vida. 

Para a psicologia, é por intermédio do brinquedo que a criança trabalha o raciocínio, a criatividade, a compreensão do mundo e as relações afetivas. É brincando que conseguimos desenvolver habilidades motoras, socializar, estimular a sua sensibilidade e criar a sua independência. No universo lúdico, também é possível deixarmos o egocentrismo de lado, favorecendo o aprendizado da empatia e da solidariedade. É aprender com o outro.

Hoje, infelizmente, o espaço para brincar está cada vez mais reduzido. Em alguns casos, vemos crianças sendo ocupadas com diversas atividades extracurriculares, como: natação, inglês, informática, entre outros, sobrando pouco tempo para a brincadeira. Quando há muito tempo ocioso, geralmente, ele é ocupado com eletrônicos, tanto televisão quanto videogame, limitando o momento direcionado a outros passatempos. Fazer o curso de educação infantil é uma maneira de compreender como os aspectos lúdicos são importantes e podem mudar a realidade das crianças.

Em relação à educação, trabalhar com a ludicidade em sala de aula é muito importante, pois já ultrapassamos a fase em que o aluno era simplesmente ouvinte e o docente “detentor do saber”. Pensando nisso, usar o lúdico na educação infantil como apoio para novas aprendizagens pode ser muito significativo e trazer o prazer pelo aprender.

A escola precisa repensar as suas práticas e refletir sobre os educandos, suas individualidades, suas vivências e o repertório que cada um traz para a sala de aula. Trabalhar esses aspectos e incluir o lúdico na escola, é pensar no aluno enquanto sujeito, valorizando o aprendizado pelos elementos cognitivos, sociais, relacionais e pessoais.

Com o curso online Ludicidade do Foco Educação Profissional, você pode entender como aplicar o conhecimento à prática educativa na sua escola. Os cursos online são perfeitos para educadores que desejam saber mais sobre o lúdico, portanto, não perca tempo e faça a sua inscrição no nosso portal. Lá, você terá acesso a diversos cursos online com certificado!

atividades lúdicas

Atividades lúdicas

Conforme mencionamos anteriormente, a brincadeira faz parte da infância, pois além de participar da vida da criança em muitos momentos, ela também exerce bastante influência no seu desenvolvimento. As atividades lúdicas estão ligadas ao brincar e é por meio delas que as crianças descobrem diferentes papéis sociais, identificam suas habilidades e as de seus colegas. Por este motivo, o professor precisa sempre refletir sobre a sua prática. Ao realizar o curso de educação infantil o docente poderá ter novas ideias e trabalhar com criatividade na escola. O Foco Educação Profissional possui cursos online com certificado que podem ajudar na sua área de atuação.

Elkoin (1998) afirma que a trajetória do lúdico está muito ligada a nossa, isso porque o brinquedo muda conforme ocorrem mudanças na sociedade. Para perceber isso, basta compararmos as bonecas de vinte anos atrás com as atuais. Você vai ver que o material, a vestimenta e o estilo são muito diferentes. Porém, mesmo com suas características distintas, a brincadeira sempre estimula a criança.

Outro grande avanço que os jogos lúdicos podem proporcionar é o desenvolvimento emocional. Crianças que sofrem algum tipo de violência, muitas vezes, expressam o que vivenciaram na brincadeira. Com ela, é possível externalizar sentimentos, medos e inquietudes.

Para Friedmann (1996), no jogo é possível entender a relação de causa e consequência, que muitas vezes a pessoa não experimenta na vida real. Como muitas vezes os pais acabam restringindo essa experiência por medo de acidentes, na fantasia é possível brincar com muitas possibilidades. Quando acontece o jogo em grupo, a criança precisa analisar suas estratégias e resolver os conflitos que possam aparecer durante a ação.

No âmbito escolar, os jogos lúdicos precisam ser trabalhados com consciência pelo educadores para que façam parte da estratégia pedagógica, dessa forma, é possível pensar em diversos meios que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem. Analisar o jeito como as crianças gostam de brincar é uma das formas de conhecer os alunos e compreender suas expectativas. O curso de educação infantil pode ser uma forma interessante de saber mais sobre essa área e incorporar os conhecimentos adquiridos na escola.

A interferência do professor durante a brincadeira dará o rumo que ela seguirá. Vale lembrar que essa ação deve ser sempre no sentido de explicar e clarear as ideias, ele não deve comandar a brincadeira, pois desse jeito acabaria perdendo o sentido da atividade. Quando o docente dirige a brincadeira e adiciona conteúdo, a prática acaba perdendo o seu caráter lúdico, eliminando a espontaneidade.

Quando a criança apresenta algum tipo de dificuldade, as atividades lúdicas também podem contribuir de diversas formas. Na área cognitiva, é possível trabalhar jogos de tabuleiro e a montagem de brinquedos. No campo social, o professor pode estimular os alunos pelo esporte ou até mesmo com atividades em grupo. Já a linguagem pode ser trabalhada no “faz de conta” ou na contação de histórias.

A brincadeira deve ser uma grande aliada da escola. Com ela, professores e alunos conseguirão desenvolver diversos aprendizados, construir um ambiente saudável e ricamente lúdico. Pensando nisso, os cursos a distância do Foco Educação Profissional podem te auxiliar a encarar esses desafios do dia a dia, dando a oportunidade de você aprender mais sobre essa área, afinal o portal é referência no ensino a distância e possui certificados válidos em todo o Brasil.

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A importância da brincadeira na infância

Na infância, o brincar é uma forma de a criança lidar com diversas questões. Como mencionamos anteriormente, é na brincadeira de faz de conta que ela vai imitar o pai, a mãe, o super-herói e experimentar os papéis sociais.

A brincadeira promove muitos benefícios e é relacionando-se em sociedade que a noção de respeito ao próximo é compreendida. Pais e professores podem conhecer outras opções de trabalhar a brincadeira com um curso online. É possível estudar no local que você desejar de forma simples e prática.

Hoje, fala-se muito sobre a resiliência, que é a capacidade de lidar com a frustração. Quando perdemos no jogo, temos que trabalhar com a angústia e superar uma decepção. Aprender brincando é carregar esse aprendizado por toda a vida e saber lidar com as adversidades.

Abaixo, vamos listar alguns motivos sobre a importância da brincadeira. Vamos lá?

  1. Sensação de prazer e otimismo: a criança que brinca se sente mais otimista e prazerosa com o lúdico, isso acontece porque a atividade lúdica renova as energias, transmite essa sensação de alegria e contribui para a saúde mental do indivíduo.
  2. Colabora para o trabalho em grupo: ao ter que lidar com o outro, a criança aprende a respeitar regras e a pensar no coletivo. Essa habilidade é cada vez mais valorizada e pode ser levada até a vida adulta.
  3. Oposição ao sedentarismo: ao correr, pular e se movimentar, a criança corre menos risco de enfrentar uma obesidade desde cedo. Em contato com o ar livre, é possível experimentar diferentes sensações, diminuir a hiperatividade e melhorar a aprendizagem.
  4. Conhecimento do próprio corpo: quando aprendemos a andar de skate, por exemplo, estamos conhecendo o nosso corpo, entendendo os limites que ele pode ou não ultrapassar.
  5. Compreensão dos limites: para que o jogo dê certo, naturalmente, será necessário aprender os limites e a respeitar o próximo. Quanto mais o indivíduo entrar em contato com as regras tanto para seguí-las quanto para discutí-las, mais essa capacidade será desenvolvida.

Diante de tantos benefícios, é inquestionável o poder de influência que a brincadeira pode proporcionar às pessoas. Por isso, a responsabilidade de conduzir os pequenos a esse mundo rico de aprendizagem cabe a nós, professores, pais e responsáveis. Dessa forma, precisamos sempre ir em busca de novos conhecimentos.

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