Home / Blog / Mercado de Trabalho / Curso de cinema e 6 áreas em que o profissional pode atuar
  • 04/01/2023

Curso de cinema e 6 áreas em que o profissional pode atuar


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
curso de cinema

 

Fazer um curso de cinema permite que profissionais apaixonados pela sétima arte consigam explorar várias áreas e atuar em diferentes frentes.

O profissional da área pode trabalhar em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção etc.

Além disso, pode trabalhar no âmbito de gerenciamento e planejamento, como diretor ou diretor de arte. No aspecto operacional, pode atuar com a captação e edição de som, escolhendo os equipamentos adequados de acordo com o local de gravação. 

Além dessas, há outras possibilidades de atuação nessa área que é o sonho de muitos. Inclusive, esse é o tema do post. 

Para isso, o interessado na área de cinema precisa ter a qualificação adequada para a área, mas, pode começar por meio de cursos online, na modalidade livre, para conhecer mais sobre a profissão e tudo que a envolve. 

Que tal saber mais sobre esse tema? Continue a leitura!

O perfil do profissional de cinema e o mercado de trabalho

A criatividade é sem dúvida a maior característica do profissional que pretende atuar em Cinema. 

É interessante que este profissional conheça as diferentes tecnologias relacionadas à produção audiovisual, e esteja sempre atualizado quanto às novas tendências no setor.

A internet trouxe, inclusive, novos caminhos para o desenvolvimento da carreira de profissionais de cinema. O YouTube é um exemplo, assim como o setor corporativo, que cada vez mais utiliza recursos audiovisuais para expor determinada marca ou empresa. 

6 possibilidades de carreira para o profissional de cinema

1. Produção

Tudo o que envolve filmes, séries ou novelas, do roteiro até o produto pronto, se concentra na produção. Isso significa filmar, montar, fazer a edição de som e a correção de cor das imagens. 

Tudo que se refere à execução do audiovisual é produção, como roteiro, continuidade, figurino, maquiagem, técnicos de som e trilha sonora.

 2. Distribuição e difusão

Após ter o produto pronto, a distribuição e difusão é a área responsável por fazê-lo circular, nas mais variadas formas: sala de cinema, na televisão ou mesmo na internet. 

3. Preservação

Na área de preservação, o profissional pode atuar em instituições como cinematecas e até mesmo em produtoras, ou seja, em qualquer lugar que entenda a importância de guardar filmes. 

É também nessa área que se trabalha a recuperação e restauração de filmes em cópias físicas, já que películas sofrem a ação do tempo e se deterioram. Esse trabalho consiste nos processos de digitalização.

4. Políticas públicas 

Há também a possibilidade de profissionais da área de cinema trabalharem em órgãos públicos, como a Agência Nacional do Cinema, secretarias municipais e estaduais de cultura organizando festivais, mostras, simpósios e cursos livres para comunidades, entre outras ações.  

5. Educação e cultura

Após fazer um curso de cinema online, como cursos livres, e optar por se profissionalizar na área, o profissional pode se especializar para trabalhar em pesquisas ou dar aulas. 

Nesse sentido, ele pode criar cursos, simpósios, fazer curadoria de festivais e mostras ou projetos culturais como cineclubes. Também há casos em que uma pessoa se forma em Cinema porque gosta do tema, mas prefere se dedicar à crítica em vez de trabalhar na área de produção.

6. Ambiente digital

 O audiovisual se popularizou demais nas redes sociais e hoje a demanda pela criação de produtos para esse nicho ampliou as janelas convencionais do cinema e da televisão. 

Com as tecnologias portáteis, o aumento da velocidade da internet e as redes sociais há muitas oportunidades de trabalho para quem se forma em Cinema e Audiovisual. 

O YouTube, por exemplo, tem sido uma vitrine para webséries, além dos tradicionais clipes. Outra possibilidade são os cursos online e a produção de material para empresas, como vídeos corporativos ou de treinamento.

Comece com o conteúdo teórico

 É importante salientar que a atuação como profissional na área de cinema vai exigir uma qualificação profissional, como graduação e pós. No entanto, para iniciantes, um curso livre de cinema ajuda bastante a compreender todos os aspectos que envolvem a profissão e até mesmo a se identificar melhor com uma ou outra área. 

Por isso, nosso portal criou um o Curso Online Cinema para iniciantes, uma opção que traz muito conhecimento teórico para quem está começando a trilhar esse caminho. 

Então, se você é apaixonado por cinema, aproveite e comece agora a conhecer as várias interfaces desse universo, fazendo nosso curso online de cinema.

Faça sua matrícula agora mesmo! Por apenas R$ 79,90 você tem acesso ao curso de cinema e a mais de 1.500 cursos online, na área que quiser. 

Aproveite e compartilhe com seus amigos, colegas e conhecidos!

QUERO ME MATRICULAR!

Pesquisar