Home / Blog / Estudo / Artes Visuais para Educação Infantil: conceitos e dicas
Artes Visuais para Educação Infantil: conceitos e dicas
curso de artes para educação infantil
Já ouviu falar que as artes visuais são essenciais para o desenvolvimento e aprendizado das crianças? Saiba mais sobre seus conceitos valiosos e como aplicá-los
Equipe Foco Educação Profissional
10/07/2017

Artes visuais para crianças: já pensou o quanto pode ser proveitoso para a educação infantil ter contato com tudo que se refere a essa disciplina desde cedo? Embora seja natural o acesso a imagens, pinturas, estampas, rótulos, entre tudo que permeia a arte em si desde as primeiras idades, adaptá-lo ao aprendizado e desenvolvimento dos pequenos leva a resultados proveitosos.

Se os pais, familiares e educadores incentivam as atividades de artes visuais na educação infantil, com certeza a criança crescerá com um conhecimento enriquecedor, poderá exercer seu pensamento crítico, deixar transparecer a ludicidade e ter um ótimo desenvolvimento psicomotor e geral. Não é à toa que muitos especialistas recomendam que o ensino da arte seja obrigatório tanto na escola quanto em casa. 

Quando se trata das artes visuais, os responsáveis podem usar muitos materiais e ferramentas interessantes, com recursos indispensáveis e simples que fazem toda a diferença. E, se faltam ideias, dá para aperfeiçoar o conhecimento por meio de cursos online sobre esse tema, como no Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil.

Esse é um dos cursos a distância do Foco Educação Profissional direcionado para essa pauta, explanando tudo que é necessário para praticar e melhorar a metodologia de artes visuais na educação infantil. Sendo assim, com base nesse conteúdo, preparamos um artigo com aspectos gerais para você se inspirar e começar a se qualificar nesse campo.

Entenda a importância, principais conceitos da arte na educação, dicas e cursos online com certificado essenciais que servem como verdadeiro suporte para todos os interessados. Acompanhe o texto, informe-se e incremente o ensino das crianças com ótimas ações.

 

Artes visuais e educação infantil: uma relação essencial

O ensino da arte nas escolas brasileiras

Muito além da educação artística tradicional, o ensino da arte nas escolas públicas e privadas do Brasil tem se fortalecido cada vez mais, graças aos esforços de especialistas e profissionais que visam quebrar paradigmas e tornar a disciplina parte fundamental de todas as metodologias.

Para muitos educadores, felizmente a arte deixou de ser lazer. Além de incrementar as aulas, muitas abordagens levam ao aprendizado íntegro e democrático, com o pleno desenvolvimento do aluno desde os primeiros anos de vida. Essa motivação é necessária para que ele cresça interessado em tirar o máximo proveito de todos os componentes das artes visuais na educação infantil: pinturas, colagens, desenhos, modelagens, entre muitos outros.

Nesse contexto, não vale apenas dar espaço às artes apenas na matéria específica, e sim utilizar seus conceitos em toda a grade curricular. Não é difícil aplicar, por exemplo, a arte na geografia, na língua portuguesa e até na matemática. Por meio de atividades lúdicas e eficientes, uma criança pode aprender muito em algo que sempre foi visto apenas como brincadeira e distração.

De olho na importância das artes visuais para crianças, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante o ensino obrigatório em todas as escolas brasileiras. O decreto revela que "o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". Já a Lei 13.278, promulgada em 2016, coloca como parte essencial desse cronograma tanto as artes visuais quanto a música, a dança e o teatro.

Mesmo com certo atraso em relação a outros países que desenvolvem a cultura artística nas instituições desde cedo, o Ministério da Educação dá passos necessários para que o curso de artes para educação infantil tenha cada vez mais destaque no ensino, fato que não deve se perder mesmo que haja uma eventual reforma no sistema – nesse caso, refere-se atualmente ao fundamental e ao médio.

Sendo assim, basta que os gestores, educadores e demais envolvidos nas atividades com crianças estejam abertos para abordar diversos aspectos dessa disciplina em sua metodologia, com um espaço realmente proveitoso, unindo aprendizado e desenvolvimento com entretenimento. Com o estímulo de todos os lados, com certeza uma criança se sentirá cada vez mais livre, segura e espontânea em diversos quesitos.

Então, vale para todos os professores pensarem em estratégias que deem espaço para a arte na escola, seja como reforço ao conteúdo ou parte integrante do mesmo. Quem trabalha com educação infantil sabe que o empenho em ministrar ótimas aulas é sempre recompensado e ajuda, inclusive, a moldar talentos e mudar realidades. Tais objetivos devem ser inerentes a qualquer educador.

Nossa dica preliminar e fundamental para começar a pensar nas melhores atividades de artes visuais na educação infantil é investir em conhecimento, fazendo muitos cursos online que destacam boas técnicas. No Foco Educação Profissional, por exemplo, há inúmeros cursos EAD sobre arte e educação que impressionam por conteúdos de qualidade. Ao final do artigo, vamos abordar alguns deles para você conhecer e se apaixonar.

Artes visuais: ideias e conceitos

Mas, afinal, quais os principais conceitos das artes visuais que podem ser utilizados na escola? Bom, de acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), do MEC, as atividades de artes visuais na educação infantil envolvem desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, fotografia, desenho no computador, vídeo, cinema, televisão e outros.

Pensando tanto de modo teórico e prático, percebemos que hoje em dia é possível utilizar todos esses métodos tranquilamente, sem a necessidade de estruturas grandiosas e materiais requintados. Quando se trata de arte, com o básico uma criança já consegue desenvolver seus sistemas cognitivos, emocionais, perceptivos, psicomotores, além de toda a expressão de sentimentos: medos, frustrações, alegrias, motivações, potencialidades, entre muitos outros.

"As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes, etc." - Manual do Ministério da Educação.

Como a imagem visual tem uma presença bastante marcante no cotidiano das pessoas, a partir de seus componentes, o pequeno molda sua personalidade, criatividade, pensamento crítico, impressões próprias, opiniões e talentos. Quantas vezes você não se deparou com seu filho ou aluno entretido em um desenho, uma pintura ou um vídeo?

Logo, desde que ele seja estimulado e monitorado tanto para reconhecer essas impressões quanto para criar suas próprias obras, se sentirá animado e pronto para usar e valorizar o melhor da arte conforme seu crescimento e desenvolvimento. Assim, elabora suas construções e interpretações por meio do lúdico e de conceitos que amplificam e se tornam muito favoráveis.

Essa é a linha que muitos especialistas seguem e definem como uma arte educação competente na escola, como a maior referência nesse tema no Brasil, Ana Mae Barbosa. Para ela, "a arte deve ser uma fonte de alegria e prazer para a criança quando permite que a organizem seus pensamentos e sentimentos presentes em suas atividades criadoras".

Desde que o pequeno encontre um ambiente acolhedor, com ótimos recursos disponíveis e mentores preparados que o deixe à vontade para criar, as aulas serão extremamente dinâmicas e com resultados incríveis. É assim que se faz uma educação de excelência e um modelo de ensino acolhedor e autêntico, muito além de práticas engessadas e ultrapassadas.

Portanto, nunca deixe de se qualificar nessa pauta e aproveitar tudo o que as artes visuais têm a oferecer. São muitos benefícios que você pode ter acesso estudando com cursos a distância especiais, como o Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil, do Foco Educação Profissional, um material essencial que mostra o quanto esse tema pode ser inovador no cotidiano da escola.

cursos online artes visuais para educação infantil

Como utilizar as artes visuais na escola?

E como a escola se transforma para dar espaço às artes visuais na educação infantil? Como os educadores aprendem a ver esse conceito e seus parâmetros como fundamentais, muito além de uma hora de recreação ou "descanso"? Bom, não tem segredo e nem técnicas totalmente apuradas e complexas para isso. Basta incrementar o ensino e dar o espaço que a arte realmente merece.

Um curso de artes para educação infantil pode ser trabalhado seguindo etapas, com ferramentas básicas, porém efetivas. No caso, a instituição – e até os pais - devem fornecer bons materiais para o educador, que atua como mediador entre a criança e o objeto de conhecimento. A partir daí, ele precisa instiga-la e desafia-la para que perceba seu potencial e habilidades, essenciais para começar a ter noção do mundo que a cerca.

Fazer um desenho pode remeter a muitas ações específicas e gerar questionamentos e aprendizados produtivos, por exemplo. E isso funciona com qualquer outra atividade lúdica, como aponta o livro Metodologia do Ensino da Arte, de Maria Heloísa Ferraz e Maria Resendi e Fusari: "quando o educador sabe intermediar os conhecimentos, ele é capaz de incentivar a construção e habilidades: do ver, do observar, do ouvir, do sentir, do imaginar e do fazer da criança".

Um profissional apto e capacitado para lidar com crianças de vários tipos, personalidades e condições (inclui-se as pessoas com deficiência e condutas típicas) com certeza saberá como passar uma metodologia ideal para todas e que considere suas limitações, competências e toda a educação em si. Desse modo, contribui para a construção do conhecimento, ajuda os alunos a aprender, comunicar e se expressar melhor, forma cidadãos mais conscientes e engajados e prontos para transformar a sociedade.

Além do referencial proposto pelo MEC, que conta com atividades essenciais e de grande valia para os educadores e toda a equipe gestora das escolas, indicamos nossos cursos online sobre artes visuais para crianças e educação infantil para que todos se qualifiquem e atualizem, como o Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil. São muitas alternativas eficazes que abordam temas distintos e plurais, pronto para tornar qualquer educador um verdadeiro especialista.

Para ter uma noção prática dessas atividades na sala de aula, assista ao vídeo do canal Nova Escola:

 

 

 

 

 

 

E a família, também pode ajudar nessa pauta?

Com tanto empenho da escola em tornar as artes visuais para crianças mais acessíveis, cabe à família apoiar essa metodologia e, melhor que isso, ajudar a fortalecê-la. De nada adianta os educadores passarem tarefas e atividades se elas são vistas com desdém em casa, fato que deixa a criança totalmente desmotivada.

A incitação à arte visual não precisa de muitos parâmetros estabelecidos, já que no dia a dia o pequeno já terá contato com variadas manifestações, tanto na escola quanto em casa e no ambiente externo. A imagética está em todos os lugares e remete a diversas interpretações, criações e pensamentos. Ao assistir um desenho, por exemplo, a criança exercita sua imaginação e personalidade. 

O papel da arte nunca acaba, ao contrário, se renova sempre. E, desse modo, acompanha o indivíduo em todos os estágios de sua vida. Começar desde cedo nesse meio é um privilégio, logo a família nunca deve agir como obstáculo para que essa relação e ligação sejam dificultosas.

Por mais que você não entenda um termo específico ou como abordar tal tarefa, somente a abertura em deixar a criança exercer suas habilidades já é ótimo. Nunca se deve criticar, por mais que a cultura artística não esteja estabelecida ou compreendida pelos adultos. E, conforme já dissemos, com apenas materiais básicos já é possível agradar os pequenos.

Um lápis e um pedaço de papel para que ele possa desenhar rende momentos de aprendizado e diversão. Um tempo estabelecido para assistir um programa educativo também abre espaço para vários sentimentos. Se for possível, tire um tempo para participar dessas atividades também. Você perceberá que ele ficará bastante satisfeito com esse momento ao lado da(s) pessoa(s) que ama.

Com atitudes básicas e práticas, dá para alcançar níveis excelentes e promover uma educação que faz diferença. As atividades de artes visuais na educação infantil são altamente benéficas e rendem aprendizado não só para os pequenos, mas também para aqueles que as fazem acontecer. Se você pretende ter um olhar mais amplo desse conceito e ajudar uma criança a ter contato latente com a arte, é recomendado se preparar também.

Fazer um curso de artes para educação infantil não serve somente para os profissionais da área, mas também para familiares e demais interessados em se capacitar e compreender todos seus aspectos. Por meio de cursos EAD, dá para conhecer tudo que permeia essa pauta em casa mesmo, de modo flexível e versátil, com carga horária variada e muitas vantagens exclusivas dos cursos online com certificado do nosso portal.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Comece agora: prepare-se e fortaleça o ensino da arte

O ensino da arte nas escolas brasileiras pode ser ainda mais estruturado e fortalecido do que nos tempos atuais, e mudar esse cenário depende de um trabalho conjunto. Assim como o sistema educacional precisa de melhorias, em muitas escolas também são primordiais algumas modificações, na gestão e nas aulas em si. Destacar a arte visual, como você pôde ver, só traz vantagens.

O corpo docente de toda instituição pode fazer sua parte e realmente alcançar bons resultados desde que se capacite, atualize e aperfeiçoe em muitos conceitos. Investir em cursos a distância é uma boa aposta, na qual qualquer pessoa pode aproveitar e manter-se sempre qualificada, com uma boa formação e ótimas orientações.

Nessa linha de artes visuais na educação infantil, há muitas opções interessantes que você pode estudar, veja:
Curso Online Arte na Educação‍; 
Curso Online A Arte como Forma de Comunicação‍; 
Curso Online Capacitação em Arte‍; 
Curso Online História da Arte‍; 
Curso Online Releitura de Obras de Arte na Educ. Infantil‍.

Além dessas alternativas, o Foco Educação Profissional possui mais de 700 cursos online com certificado atestados e aprovados por mais de 140 mil alunos, que se certificam por meio de um conteúdo preparado por um setor pedagógico exclusivo e com um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico e moderno. Junte-se a eles e inscreva-se agora em nosso portal. Investindo apenas uma taxa única de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), você tem acesso a todos os cursos EAD por um ano, sem mensalidades. Uma ótima oportunidade que não dá para deixar de lado.

Aproveite também para deixar um comentário e compartilhar o artigo com os amigos. E, tenha em mente sempre uma frase da especialista Ana Mae:

"Arte não é apenas básica, mais fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite, arte é cognição, é profissão e é uma forma diferente da palavra interpretar o mundo, a realidade o imaginário e é conteúdo. Como conteúdo, arte representa o melhor trabalho do ser humano".

Até mais.

Equipe Foco Educação Profissional
Equipe Foco Educação Profissional

.